Este manual encontra-se em construção. Desta forma, alguns links podem direcionar para páginas com conteúdo em desenvolvimento.

Manutenção Automotiva

As empresas do agronegócio possuem frotas de equipamentos agrícolas e de transporte que são utilizados em todas as etapas do processo produtivo, desde o preparo do solo até o transporte do produto final, passando por operações de plantio, tratos culturais e colheita. A frota é composta por diversas classes de equipamentos motorizados, como tratores, colhedoras, pulverizadores, caminhões, veículos de apoio, implementos agrícolas e implementos rodoviários.

É de suma importância contar com um sistema de gerenciamento de informações que vise otimizar o uso da frota, permitindo a realização de manutenções de forma eficiente, a fim de obter o melhor desempenho, aumentar a eficiência operacional e prolongar a vida útil dos equipamentos.

As etapas de produção têm tempos definidos e relativamente curtos e a frota precisa estar disponível o maior tempo possível, para isso a ferramenta de controle é fundamental para planejar as paradas e propiciar os reparos rápidos e de baixo custo.

Para a operação e manutenção da frota, insumos como combustível, lubrificantes, peças e pneus representam uma parcela significativa dos custos de produção. O controle da manutenção da frota, aliado ao acompanhamento constante de indicadores, possibilita a compreensão detalhada desses custos e contribui para sua redução.

Otimização da Gestão da Frota no Agronegócio

Objetivo Geral

Disponibilizar para o mercado uma solução completa para a gestão de manutenção da frota:

Otimização da Gestão de Frotas no Agronegócio

Este artigo ajudou você?