Este manual encontra-se em construção. Desta forma, alguns links podem direcionar para páginas com conteúdo em desenvolvimento.

ADM0053 - Grupo de Usuário

Esta tela objetiva criar e gerenciar os Grupos de Usuário, para organizar permissões de forma centralizada e padronizada. Essa estrutura facilita o controle de acesso às funcionalidades do sistema, associando múltiplos usuários a um mesmo conjunto de permissões.

O que você pode fazer?

Cadastro Inicial

Criar Grupo de Usuário

Para criar um Grupo de Usuário:

  1. Acesse o menu Grupos de Usuário e clique em Adicionar;
  2. Preencha as informações básicas:
    • Descrição do grupo;
    • Alterar imagem do Grupo;
  3. Clique em Salvar para criar o grupo;
  4. O novo grupo será exibido na lista com opção para editar ou excluir.
Adicionar Usuários a um Grupo

Para adicionar Usuários a um grupo:

  1. Acesse a lista de grupos e clique em Editar no grupo desejado;
  2. Na guia Usuários, clique em Adicionar Usuários;
  3. Selecione os usuários desejados na lista apresentada;
  4. Clique em Salvar;

Importante

Um usuário pode estar em mais de um grupo e as permissões serão combinadas de forma cumulativa.

Configurar Permissões de Grupo

Para configurar Permissões de Grupo:

  1. Acesse a edição do grupo desejado;

  2. Vá até a guia Telas e selecione as páginas que o respectivo grupo possuirá acesso, juntamente com seu nível de permissão:

    • Visualizar
    • Criar
    • Alterar
    • Excluir
    • Total
  3. Clique em Salvar Permissões no final da página;

Importante

Se houver integração com outros sistemas, algumas permissões podem ser restritas ou controladas por regras externas. Consulte o administrador do sistema antes de alterar permissões padrão.

Verificar Acesso por Registro

Esta funcionalidade permite restringir o acesso dos usuários a registros específicos, com base em filtros configurados para o grupo.

  1. Acesse a tela Grupos de Usuário;
  2. Selecione o grupo desejado ou crie um novo grupo;
  3. Acesse a guia Acesso por Registro;
  4. Clique em + Adicionar Regra;
  5. Escolha a funcionalidade à qual deseja aplicar a restrição;
  6. Configure os filtros desejados (por exemplo, Empresa, Regional etc.);
  7. Clique em Salvar para finalizar a configuração;

Importante:

A funcionalidade Duplicar Perfil de Acesso permite copiar as permissões de um grupo de usuários já existente para outro grupo, evitando retrabalho e garantindo consistência na configuração de acessos.

Essa opção é ideal quando é necessário criar um novo grupo com permissões semelhantes ou expandidas em relação a um grupo já configurado.As informações parametrizadas nas guias Telas, Acesso por registro e Comercialização são replicadas automaticamente. Já os dados das guias Informações básicas, IPs de acesso e Usuários devem ser configurados manualmente após a duplicação e antes de salvar o novo grupo.

Conferir Guias

Telas

Esta Guia contempla as configurações de permissão para todas as páginas do sistema. Pode-se atribuir permissões dos seguintes modos:

  1. Individualmente - a partir do cadastro de Usuário;
  2. Em Grupo - nos cenários em que vários usuários possuam as mesmas permissões dentro do sistema SimpleFarm.

IPs de Acesso

Esta guia viabiliza o cadastro dos IPs de Acesso de forma específica para cada grupo. Para cadastrar:

  1. Clique no botão + Adicionar;
  2. Preencha o modal apresentado;
  3. Clique em Salvar.

Acesso por Registro

A guia Acesso Por Registro tem a função de filtrar qual tipo de informação o usuário terá acesso, além das permissões previamente atribuídas (visualização/criação/edição/exclusão de registros por tela).

Exemplo:

Por unidade produtora- ao aplicar o filtro (Acesso por Registro) da Unidade Produtora para todas as telas em que o usuário possui acesso, ele manipulará apenas os dados referentes à Unidade Produtora selecionada na configuração. Na prática considerando a permissão e o uso da página Pesagem (BAL0105), o usuário estará limitado a manipular apenas os tickets da Unidade Produtora correspondente.

Usuários

Esta guia apresenta a relação dos usuários inseridos no grupo, para que se verifique se eles se encontram ativos, ou para exclusão/adição de usuário. Todas as permissões e parametrizações atribuídas ao respectivo grupo, serão direcionadas aos usuários inseridos nesta guia.

Comercialização

Esta guia permite a configuração dos percentuais de limite, para a aprovação da certificação e autorização de peso e qualidade, tais informações são direcionadas ao módulo de Comercialização.

Importante

Sempre que uma pesagem for salva com divergência entre equipamento e equipe, o sistema envia uma notificação automática para os usuários pertencentes a um grupo específico. A mensagem detalha os dados envolvidos na divergência, e é enviada tanto via sistema Simple Farm quanto por e-mail. Essa funcionalidade garante rastreabilidade e visibilidade sobre situações que exigem atenção operacional.

Este artigo ajudou você?