ADM0012 - Unidade Produtora
Esta tela objetiva cadastrar as unidades pertencentes a cada polo registrado anteriormente na tela ADM0011 - Polo. Esse cadastro será utilizado na tela AGR0023 - Local, para o início do cadastro da Estrutura de Local.
A Unidade Produtora é uma unidade administrativa que pode ter apenas uma Árvore de Local e mais de uma filial associada (essas filiais não podem estar vinculadas a outra Unidade Produtora). A associação da filial à Unidade Produtora depende de fatores como compartilhamento de balanças e a forma como ocorrem as trocas de insumos entre elas. Essa validação não é realizada pelo sistema SimpleFarm, mas sim pelo consultor junto ao cliente, durante a definição do cadastro na implantação.
O que você pode fazer?
Cadastro Inicial
Para cadastrar uma unidade produtora acesse- SimpleFarm > Menu Administração > Estruturas Administrativas > Unidade Produtora e então:
- Clique em Adicionar;
- Insira um Grupo Organizacional;
- Insira um Código;
- Insira um nome;
- Clique em Salvar.
Para criar um vínculo com o polo cadastrado acesse SimpleFarm > Menu Administração > Estruturas Administrativas > Unidade Produtora e então:
- Clique em Adicionar;
- Insira um Grupo Organizacional;
- Insira um Código;
- Insira um nome;
- Selecione uma Filial;
- Clique em Salvar.
Importante:
A seção de Filiais tem como objetivo realizar o vínculo da unidade produtora com as filias cadastradas na tela ADM0010 - Empresa, e disponibilizar apenas as filiais que ainda não foram vinculadas em outra empresa.
Na Guia Parâmetros é possível parametrizar alguns comportamentos do sistema SimpleFarm por Unidade Produtora. Para parametrizar por unidade produtora acesse SimpleFarm > Menu Administração > Estruturas Administrativas > Unidade Produtora e então:
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Preencha a guia Informações Básicas, onde se parametriza a logo da Unidade Produtora, que aparecerá nos relatórios padrão do sistema SimpleFarm. A seguir, algumas orientações sobre o preenchimento desta guia:
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Dimensão Divisão: é um nível de detalhe dentro do cadastro de local, permitindo subdivisões (por exemplo, dentro de um talhão). Caso esta dimensão seja utilizada pela empresa, deve-se marcar o campo Ativar o uso de divisão no Cadastro de Local durante o processo de vínculo entre as culturas. Após a marcação, o campo é liberado para nomeá-la conforme a necessidade do cliente.
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Categoria de Semente: para utilizar uma categoria de semente, o parâmetro Controlar categoria de semente deve estar ativo. Este parâmetro é essencial para produtores de sementes que necessitam controlar com precisão as variedades e categorias cultivadas nos talhões. Ele possui duas funções: Habilitar o campo Categoria na abertura de todos os tipos de OS e tornar obrigatório o preenchimento do campo Variedade nas OS do tipo colheita.
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Preencha a guia Ordem de Serviço, onde se encontram os parâmetros que afetam os comportamentos das ordens de serviço (AGR0090 - Painel Gráfico da Ordem de Serviço). Há algumas informações acerca do preencimento desta guia, as quais estarão expostas a seguir:
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A parametrização dos campos Previsão de Início e Previsão de Término, afetará a tela AGR0090 - Painel Gráfico da Ordem de Serviço, ao criar uma ordem de serviço. Ao ativar o parâmetro na tela ADM0012 - Unidade Produtora, e configurar a quantidade prevista para os dias de início e término, as datas serão preenchidas conforme a parametrização. Contudo caso o parâmetro não esteja ativado, as datas da previsão de início e término serão iguais a data da abertura da ordem de serviço.
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Dias encerramento automático: parametriza em quantos dias após a abertura de uma ordem de serviço ela se encerrará automaticamente.
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Geração de Lançamento ao Encerrar uma Ordem de Serviço: ao ativar essa regra parametrizam-se os tipos das ordens de serviço, e se não houver lançamentos ao encerrá-las, gera-se automaticamente um lançamento, aplicando-se a área total disponibilizada para os locais na ordem de serviço, o qual virá como encerrado. Posteriormente a ordem de serviço será encerrada.
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Fechar os Lançamentos Abertos ao Encerrar uma Ordem de Serviço: ao ativar essa regra parametrizam-se os tipos das ordens de serviço, e ao encerrá-la, caso haja lançamentos abertos para ela, eles serão automaticamente encerrados.
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Equipe Obrigatória na Ordem de Serviço: ao ativar essa regra o preenchimento do campo Equipe torna-se obrigatório para a abertura de uma ordem de serviço.
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Produtos com Saldo Disponível no Estoque: ao ativar essa regra, só ocorrerá a inclusão de produto em uma ordem de serviço, caso haja disponibilidade no estoque. Encontrando-se desativado essa validação não ocorrerá, tornando-se possível a inclusão de produto na ordem de serviço, ainda que não haja disponibilidade no estoque.
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Princípio Ativo Obrigatório na Ordem de Serviço: ao ativar essa regra, só ocorrerá a inclusão de produto em uma ordem de serviço, caso haja o cadastro do princípio ativo para o item na tela ADM0034 – Aba Item.
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Habilitar uso de Espaçamento padrão da cultura: ao ativar este parâmetro, na abertura de uma Ordem do Serviço de Plantio tela AGR0090 - Painel Gráfico da Ordem de Serviço, o sistema torna obrigatório o vínculo de um espaçamento padrão no cadastro da cultura que está sendo informada, este vínculo é realizado na tela AGR0035 - Cultura,Quando o parâmetro estiver Ativo, caso não haja vínculo de espaçamento com a cultura no momento de informá-la na Ordem de Serviço, o sistema exibirá um aviso impedindo a sequência de processo, até que se ajuste o cadastro.Caso o parâmetro esteja Ativo, e haja vínculo de espaçamento com a cultura na abertura da Ordem do Serviço de Plantio, o sistema preencherá automaticamente o campo Espaçamento da tela AGR0090 - Painel Gráfico da Ordem de Serviço,com a informação vinculada à cultura. Caso esteja Desativado na abertura da Ordem do Serviço de Plantio, o sistema exibirá todos os espaçamentos cadastrados na tela AGR0040 - Espaçamento, para que o usuário defina qual utilizará.
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Bloquear a Alteração da Data da Abertura das Ordens de Serviço com Apontamento: ao ativar essa regra na tela ADM0012 - Unidade Produtora, a data da abertura da Ordem de Serviço com apontamento ficará bloqueada para edição. Não havendo apontamento realizado, a data de abertura poderá ser alterada. Após ativar o parâmetro é possível que se crie uma ordem de serviço, e edite sua data de abertura sem limitações no momento de criação.
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Habilitar Vínculo Entre Locais de Estoque (De/Para): ao ativar este parâmetro habilitam-se os campos: [De: Estoque Físico, Para: Estoque Virtual], [De: Estoque Virtual, Para: Estoque Físico], [De: Estoque Físico, Para: Estoque Físico] e [De: Estoque Virtual, Para: Estoque Virtual]. Ao serem assinalados, esses campos habilitarão a funcionalidade da realização da transferência de produto entre os locais de estoque (apenas para produtos vinculados à Ordens de Serviço), e controlarão o sentido permitido entre essas movimentações (De/Para selecionados). Caso este parâmetro esteja desativado, os campos anteriormente citados ficarão indisponíveis.
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Tipo de Movimentação Entre Estoques: ao ativar este parâmetro, ele apresentará as opções: Vínculo Entre Estoques e Transferência Entre Estoques. Este parâmetro deverá ser ativado apenas quando o parâmetro Habilitar Movimentação Entre Locais de Estoque [De/Para] estiver assinalado, e por padrão a opção Vínculo Entre Estoques virá preenchida.
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No item Fator de Aplicação o marcador Habilitar a função de Fator de Aplicação (%): é um dos pré-requisitos para ativar os novos comportamentos da guia de Recursos na Abertura da Ordem de Serviço e no Lançamento da Ordem de Serviço. Ao ativar o parâmetro, será liberado um campo de Limite de fator de aplicação que fará com que o usuário possa estabelecer um percentual máximo (de 1 a 100) de acréscimo do recurso do tipo Produto na O.S.Além disso, para complementar a funcionalidade, habilitará a opção para ativar uma justificativa ao utilizar o fator de aplicação.
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Parâmetro:
- Marcador Permissão de Encerramento, Reabertura e Cancelamento de OS por Usuário : por padrão, o campo está inativo. Quando ativado, na tela AGR0090, apenas o usuário que possuir a devida permissão poderá realizar o encerramento e a reabertura das OS pertencentes à respectiva Unidade Produtora.
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Preencha a guia Balança: essa parametrização adequa o controle de produção às operações que não seguem o calendário convencional de 00:00 a 23:59, refletindo com precisão os turnos operacionais da balança especificamente.
- Horário inicial da produção: permitirá a configuração do horário que marca o início do ciclo produtivo diário, definindo a virada do dia de produção. Exemplo: se o horário configurado for 07:00 (7h da manhã), todos os registros de produção entre 07:00 de um dia até 06:59 do dia seguinte serão agrupados sob a mesma data de produção. Consequentemente, qualquer produção registrada antes do horário definido (ex: até 06:59) será considerada como pertencente ao dia produtivo anterior.
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Preencha a guia Planejamento: ao ativar este parâmetro a unidade produtora estará disponível para o módulo de planejamento, nas telas PLA0620 - Culturas Anuais e PLA0610 - Culturas Perenes.
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