Cadastro e consulta de contas

O módulo de Contas é o principal módulo do Gestão de Relacionamento | CRM, visto que qualquer processo realizado no sistema é vinculado a uma conta. As contas são o principal cadastro do sistema e sobre elas serão inseridas todas as informações dos demais módulos.

O que você pode fazer:

Cadastrar uma nova conta
  1. Acesse o módulo de Contas, clique em Nova Conta e preencha os campos necessários;
  2. Ao salvar a conta, são abertas guias de detalhamento que permitem vincular diversos cadastros à conta criada. Alguns deles já podem ter sido previamente cadastrados ou podem ser cadastrados na respectiva guia;
  3. Após realizar os cadastros nas guias de detalhamento, as informações são exibidas na listagem da respectiva guia. Através do botão Ações, é possível Detalhar, Editar ou Remover o cadastro realizado.

Observação

No campo CNPJ é possível realizar uma integração com banco de dados.

Guias de detalhamento da conta

Definições

Permite adicionar e visualizar definições gerais da conta.

  1. Clique no botão Cadastrar Definição para iniciar o cadastro;
  2. Campos a serem preenchidos:
    • Empresa: permite selecionar a empresa relacionada à conta;
    • Filial: permite selecionar a filial relacionada à conta;
    • Tipo de Conta: permite selecionar o tipo de conta;
    • Rating: permite classificar ou dar um nível para a conta. Os ratings devem ser previamente cadastrados no módulo de cadastros;
    • Status: permite definir um status para a conta. Caso seja selecionada a opção Inativo, é aberto um novo campo para que seja digitado o motivo da inativação da conta;
    • Tabela de Preço: seleciona uma tabela de preço previamente cadastrada;
    • Transportadora e Redespacho: permite selecionar uma transportadora, já cadastrada;
    • Prazo de Pagamento: possibilita selecionar um prazo de pagamento, previamente cadastrado;
    • Meta Anual de Vendas: define a meta de vendas anual para a conta;
    • Vendedor: permite selecionar um contato cadastrado;
    • Representante: permite selecionar um contato cadastrado;
    • Recebe campanha: configura se a conta receberá as campanhas de marketing e abordagem;
    • Recebe pesquisa: configura se a conta receberá pesquisas a serem disparadas;
    • Monitorar E-mails desta Conta: permite monitorar recebimento e leitura de e-mails enviados nas campanhas. Caso tenha sido definido que a conta não receberá campanhas, este assinalamento não terá impacto;
    • Cliente Desde: possibilita preencher a data de início do relacionamento com a conta;
    • Observações: permite incluir observações gerais pertinentes à conta.
  3. Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.

Importante

Não é possível cadastrar mais de uma definição para uma conta com a mesma empresa e filial.

Endereços

Permite cadastrar e visualizar endereços pertinentes à conta.

  1. Clique no botão Cadastrar Endereços para iniciar o cadastro;
  2. Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Endereços

Permite cadastrar e visualizar endereços pertinentes à conta.

  1. Clique no botão Cadastrar Endereços para iniciar o cadastro;
  2. Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Telefones

Permite cadastrar e visualizar telefones pertinentes à conta.

  1. Clique no botão Cadastrar Telefones da Conta para iniciar o cadastro;
  2. Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.

O cadastro de endereços possibilita definir qual o endereço principal da conta. Para isso, marque a opção desejada no campo Principal.

Contatos

Permite adicionar e visualizar contatos pertencentes à conta.

  1. Clique no botão Cadastrar Contatos para iniciar o cadastro;
  2. Campos a serem preenchidos:
    • Dados Gerais
      • Nome: preencha com o nome do contato;
      • Nome de Tratamento: permite informar um nome/apelido de tratamento para o contato;
      • Gênero: marque o gênero do contato;
      • Data de Nascimento: informe a data de nascimento do contato. Esta informação auxiliará para o envio de cartões de aniversário;
      • CPF: informe o CPF do contato;
      • RG: informe o RG do contato;
      • Visibilidade: selecione a opção desejada. Se Público, determina que o contato estará visível para todos nas listagens. Se Privado, determina que o contato só estará visível a quem o cadastrou;
      • Origem do Contato: selecione a origem do contato previamente cadastrada;
      • Departamento: selecione o departamento ou área em que o contato atue, já previamente cadastrado;
      • Função: informe a função ou cargo do contato, já previamente cadastrados;
      • Subordinado de: permite selecionar outro contato cadastrado, que seja o líder ou superior do contato atual;
      • Nível de decisão: permite selecionar o nível de decisão em relação à conta. Este assinalamento auxilia na forma de se relacionar com o contato, uma vez que dependendo do nível de decisão que a pessoa possua, podem ser utilizadas diversas formas de abordagens;
      • Favorável à Empresa: define se o contato é promotor da empresa ou não;
      • Motivo (Favorável à Empresa): permite destacar os motivos pelos quais o contato é ou não é a favor da empresa.
    • Endereços
      • Permite incluir informações referentes ao endereço do contato.
    • Contatos:
      • Permite adicionar todas as formas de contato, facilitando o relacionamento com a pessoa.
    • Outros
      • Observações: permite incluir observações gerais pertinentes ao contato.
  3. Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Responsáveis

Permite cadastrar e visualizar os responsáveis da conta e definir um grupo ao qual eles pertencem. Esta definição serve para delimitar quais usuários do sistema farão as tratativas com a referida conta e é valida para diversas funcionalidades do sistema.

  1. Clique no botão Ações e clique em Editar;
  2. Em Usuários, selecione os usuários do sistema que serão os responsáveis pela conta;
  3. Em Grupos, selecione os grupos de usuário a serem vinculados. Estes grupos já devem estar previamente cadastrados;
  4. Salve as informações clicando em Salvar.
Relacionamentos

Permite cadastrar e visualizar os relacionamentos com outras contas.

  1. Clique no botão Cadastrar Relacionamentos para iniciar o cadastro.
  2. Campos a serem preenchidos:
    • Tipo de Relacionamento: selecione qual a opção que já deve estar previamente cadastrada;
    • Com a conta: selecione a conta qual a qual existe o relacionamento;
    • Data de início e Hora de início: informar desde quando há o relacionamento entre as contas;
    • Data de término e Hora de término: nos casos em que o relacionamento já tenha encerrado, é possível também informar data e horário de término;
    • Observações: permite incluir observações pertinentes ao relacionamento.
  3. Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Características

Permite cadastrar e visualizar as características específicas da conta.

  1. Clique no botão Cadastrar Característica para iniciar o cadastro;
  2. Em Característica Principal, selecione a característica previamente cadastrada;
  3. Em Sub Característica nível 1, selecione uma das sub-características na listagem. Se houver sub características de outros níveis, conforme as opções forem selecionadas, o sistema habilita o campo do próximo nível;
  4. Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Áreas de interesse

Permite cadastrar e visualizar as áreas de interesse da conta.

  1. Clique no botão Cadastrar Áreas de Interesse para iniciar o cadastro;
  2. Campos a serem preenchidos:
    • Tipo de Interesse: permite informar o nível de interesse da conta;
    • Área de interesse: permite selecionar a área de interesse já previamente cadastrada;
    • Observações: permite incluir observações pertinentes ao assunto.
  3. Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Documentos

Permite anexar arquivos de documentos relevantes. Para mais informações, acesse o conteúdo sobre Documentos.

Identificadores

Permite cadastrar identificadores adicionais que permitem identificar a conta no caso de integrações com outros sistemas.

  1. Clique no botão Cadastrar Identificadores da Conta para iniciar o cadastro;
  2. Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Compromissos

Permite consultar todos os compromissos pertencentes à conta.

Localização

Permite visualizar no mapa a localização da conta a partir de filtros.

Consultar contas
Filtro de contas

É possível inserir filtros para a pesquisa de contas. São eles:

DADOS DA CONTA

  • Nome: pesquisa todas as contas que contenham o nome/razão social;
  • Tipo de Pessoa: pesquisa todas as contas que contenham o tipo de pessoa (jurídica/física/pública/estrangeira);
  • Aniversariando em: busca todas as contas que contenham a data de aniversário para pessoas físicas ou estrangeiras;
  • Quantidade de funcionários de… Até: busca todas as contas que contenham, dentro período especificado, de quantidade de funcionários no cadastro da conta;
  • Grupo de Empresa: busca todas as contas que contenham o grupo de empresa especificado;
  • Porte da Empresa: busca todas as contas que contenham o porte da empresa especificado;
  • Área de Interesse: busca todas as contas que contenham a área de interesse especificada;
  • Ramo de Atividade: busca todas as contas que contenham o ramo de atividade especificado;
  • Origem da Conta: busca todas as contas que contenham sua origem especificada no cadastro da conta;
  • CPF: busca todas as contas que contenham o CPF especificado no cadastro da conta;
  • CNPJ: busca todas as contas que contenham o CNPJ especificado no cadastro da conta;
  • ID: busca todas as contas que contenham o código de cadastro no CRM;
  • ID ERP: busca todas as contas que contenham o código de cadastro no ERP integrado ao CRM.

RESPONSÁVEL

  • Usuário: busca todas as contas em que o responsável seja o usuário pesquisado;
  • Grupo de Usuário: busca todas as contas em que o responsável esteja no grupo de usuário pesquisado;
  • Hierarquia do Usuário: busca todas as contas em que há a seleção de usuário com nível hierárquico superior e apresenta as contas em que o responsável seja da hierarquia selecionada.

DEFINIÇÕES DE CONTA

  • Tipo de Conta: busca todas as contas de acordo com o relacionamento com a empresa;
  • Rating: busca todas as contas no nível de classificação de importância para a empresa;
  • Status: busca todas as contas no grau de atividade com a empresa;
  • Cadastradas entre… Até: busca todas as contas cadastradas entre um período inicial e final;
  • Cliente desde… Até: busca todas as contas com a informação de cadastro “Cliente desde” entre um período inicial e final;
  • Características: busca todas as contas registradas com as características relacionadas;
  • Sub Características: busca todas as contas registradas com as sub características relacionadas;
  • Representante: busca todas as contas que possuem o representante selecionado em sua definição;
  • Vendedor: busca todas as contas que possuem o vendedor selecionado em sua definição;
  • Sem interações: busca todas as contas que não interagiram com Oportunidades, Ações, Ocorrências Tarefas, Compromissos, Contratos, Campanhas e Pesquisas entre o intervalo selecionado.

ENDEREÇOS

  • Endereço: busca todas as contas em que o endereço selecionado esteja registrado;
  • Bairro: busca todas as contas em que o bairro selecionado esteja registrado;
  • País: busca todas as contas em que o país selecionado esteja registrado;
  • Estado: busca todas as contas em que o estado selecionado esteja registrado;
  • Cidade: busca todas as contas em que a cidade selecionada esteja registrada;
  • Região: busca todas as contas em que a região selecionada esteja registrada;
  • Código da Região (DDD): busca todas as contas em que o DDD selecionado esteja registrado.

FINANCEIRO

  • Receita Anual a partir de… Até: busca todas as contas em que exista registro do campo “Receita Anual”;
  • Último Faturamento ERP entre… Até: busca todas as contas em que a integração com o Gestão Empresarial | ERP traga informações do último faturamento da empresa;
  • Último Pedido ERP entre… Até: busca todas as contas em que a integração com o Gestão Empresarial | ERP traga informações do último pedido adicionado no ERP.

COLABORATIVO

  • SEM Compromissos entre… Até: busca todas as contas que não tenham compromissos registrados entre um determinado período;
  • COM Compromissos entre… Até: busca todas as contas que tenham compromissos registrados entre um determinado período;
  • Participou dos Eventos: busca todas as contas com registro de participação em eventos.

CAMPANHAS (no sistema tá campanha)

  • Campanhas de abordagem ativa: busca todas as contas com registro de participação em uma determinada campanha de abordagem ativa.

ORIGEM DO REGISTRO

  • Cadastro entre… Até: busca todas as contas que tiveram registro de inserção entre um determinado período;
  • Alteração entre… Até: busca todas as contas que tiveram registro de alteração entre um determinado período;
  • Usuário criador: busca todas as contas que tiveram registro de criação por parte de um determinado usuário;
  • Usuário efetuou alteração: busca todas as contas que tiveram registro de alteração por parte de um determinado usuário.

OPORTUNIDADES

  • Sem oportunidades: busca todas as contas que não possuem oportunidades cadastradas de acordo com a quantidade de dias informado;
  • Sem oportunidade no intervalo de dias: busca o período em que não houve oportunidade no intervalo de dias determinado;
  • Com oportunidades: busca todas as contas que possuem oportunidades cadastradas de acordo com a quantidade de dias informado;
  • Com oportunidade no intervalo de dias: busca o período em que houveram oportunidades no intervalo de dias determinado.

OCORRÊNCIAS

  • Sem ocorrências: busca todas as contas que não possuem ocorrências cadastradas de acordo com a quantidade de dias informado;
  • Sem ocorrências no intervalo de dias: busca o período em que não houve ocorrência no intervalo de dias determinado;
  • Com ocorrências: busca todas as contas que possuem ocorrências cadastradas de acordo com a quantidade de dias informado;
  • Com ocorrências no intervalo de dias: busca o período em que houve ocorrência no intervalo de dias determinado;
  • Tipo de ocorrência: busca todas as contas que possuem alguma ocorrência;
  • Status da ocorrências: busca todas as contas que possuem ocorrências com o status selecionado;
  • Ocorrências abertas entre… Até: busca todas as contas que possuem ocorrências com a data de abertura entre o intervalo selecionado.
  • Ocorrência fechadas entre… Até: busca todas as contas que possuem ocorrências onde a data de fechamento está entre o intervalo selecionado.

RELACIONAMENTO DE CONTAS

  • Contas com relacionamento: busca todas as contas que possuem algum tipo de relacionamento;
  • Contas que a conta se relaciona: busca todas as contas FILHAS da conta selecionada;
  • Contas que se relacionam com a conta: busca todas as contas PAI da conta selecionada.

CAMPOS COSTUMIZADOS

Esta área refere-se aos campos que foram personalizados no ambiente do Gestão de Relacionamento | CRM do cliente.

Para consultar as contas cadastradas:

  • Acesse o módulo de Contas e clique em Consultar Contas. Será exibida uma listagem com todas as contas cadastradas. Através do botão Ações, é possível Detalhar, Editar ou Remover o cadastro da conta.
    • O botão Cadastrar Conta permite realizar o cadastro de uma nova conta. Para saber mais, consulte a documentação sobre o assunto;
    • Clicando no botão Mapa, é exibido um mapa abaixo da listagem de contas que permite visualizar a localização das contas cadastradas;
    • Através do botão Selecionar Filtragem é possível selecionar ou informar parâmetros que já estejam cadastrados, de forma a facilitar a consulta;
    • Ao clicar em uma das contas, o sistema traz o detalhamento da conta e através do botão Ações, é possível Cadastrar uma nova conta, e Editar ou Remover a conta selecionada;
    • Ao clicar nos títulos das colunas, o sistema ordena a listagem em ordem alfabética.

Este artigo ajudou você?