Cadastro e consulta de contas
O módulo de Contas é o principal módulo do Gestão de Relacionamento | CRM, visto que qualquer processo realizado no sistema é vinculado a uma conta. As contas são o principal cadastro do sistema e sobre elas serão inseridas todas as informações dos demais módulos.
O que você pode fazer:
- Acesse o módulo de Contas, clique em Nova Conta e preencha os campos necessários;
- Ao salvar a conta, são abertas guias de detalhamento que permitem vincular diversos cadastros à conta criada. Alguns deles já podem ter sido previamente cadastrados ou podem ser cadastrados na respectiva guia;
- Após realizar os cadastros nas guias de detalhamento, as informações são exibidas na listagem da respectiva guia. Através do botão Ações, é possível Detalhar, Editar ou Remover o cadastro realizado.
Observação
No campo CNPJ é possível realizar uma integração com banco de dados.
Guias de detalhamento da conta
Permite adicionar e visualizar definições gerais da conta.
- Clique no botão Cadastrar Definição para iniciar o cadastro;
- Campos a serem preenchidos:
- Empresa: permite selecionar a empresa relacionada à conta;
- Filial: permite selecionar a filial relacionada à conta;
- Tipo de Conta: permite selecionar o tipo de conta;
- Rating: permite classificar ou dar um nível para a conta. Os ratings devem ser previamente cadastrados no módulo de cadastros;
- Status: permite definir um status para a conta. Caso seja selecionada a opção Inativo, é aberto um novo campo para que seja digitado o motivo da inativação da conta;
- Tabela de Preço: seleciona uma tabela de preço previamente cadastrada;
- Transportadora e Redespacho: permite selecionar uma transportadora, já cadastrada;
- Prazo de Pagamento: possibilita selecionar um prazo de pagamento, previamente cadastrado;
- Meta Anual de Vendas: define a meta de vendas anual para a conta;
- Vendedor: permite selecionar um contato cadastrado;
- Representante: permite selecionar um contato cadastrado;
- Recebe campanha: configura se a conta receberá as campanhas de marketing e abordagem;
- Recebe pesquisa: configura se a conta receberá pesquisas a serem disparadas;
- Monitorar E-mails desta Conta: permite monitorar recebimento e leitura de e-mails enviados nas campanhas. Caso tenha sido definido que a conta não receberá campanhas, este assinalamento não terá impacto;
- Cliente Desde: possibilita preencher a data de início do relacionamento com a conta;
- Observações: permite incluir observações gerais pertinentes à conta.
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Importante
Não é possível cadastrar mais de uma definição para uma conta com a mesma empresa e filial.
Permite cadastrar e visualizar endereços pertinentes à conta.
- Clique no botão Cadastrar Endereços para iniciar o cadastro;
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar endereços pertinentes à conta.
- Clique no botão Cadastrar Endereços para iniciar o cadastro;
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar telefones pertinentes à conta.
- Clique no botão Cadastrar Telefones da Conta para iniciar o cadastro;
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
O cadastro de endereços possibilita definir qual o endereço principal da conta. Para isso, marque a opção desejada no campo Principal.
Permite adicionar e visualizar contatos pertencentes à conta.
- Clique no botão Cadastrar Contatos para iniciar o cadastro;
- Campos a serem preenchidos:
- Dados Gerais
- Nome: preencha com o nome do contato;
- Nome de Tratamento: permite informar um nome/apelido de tratamento para o contato;
- Gênero: marque o gênero do contato;
- Data de Nascimento: informe a data de nascimento do contato. Esta informação auxiliará para o envio de cartões de aniversário;
- CPF: informe o CPF do contato;
- RG: informe o RG do contato;
- Visibilidade: selecione a opção desejada. Se Público, determina que o contato estará visível para todos nas listagens. Se Privado, determina que o contato só estará visível a quem o cadastrou;
- Origem do Contato: selecione a origem do contato previamente cadastrada;
- Departamento: selecione o departamento ou área em que o contato atue, já previamente cadastrado;
- Função: informe a função ou cargo do contato, já previamente cadastrados;
- Subordinado de: permite selecionar outro contato cadastrado, que seja o líder ou superior do contato atual;
- Nível de decisão: permite selecionar o nível de decisão em relação à conta. Este assinalamento auxilia na forma de se relacionar com o contato, uma vez que dependendo do nível de decisão que a pessoa possua, podem ser utilizadas diversas formas de abordagens;
- Favorável à Empresa: define se o contato é promotor da empresa ou não;
- Motivo (Favorável à Empresa): permite destacar os motivos pelos quais o contato é ou não é a favor da empresa.
-
Endereços
- Permite incluir informações referentes ao endereço do contato.
- Contatos:
- Permite adicionar todas as formas de contato, facilitando o relacionamento com a pessoa.
-
Outros
- Observações: permite incluir observações gerais pertinentes ao contato.
- Dados Gerais
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar os responsáveis da conta e definir um grupo ao qual eles pertencem. Esta definição serve para delimitar quais usuários do sistema farão as tratativas com a referida conta e é valida para diversas funcionalidades do sistema.
- Clique no botão Ações e clique em Editar;
- Em Usuários, selecione os usuários do sistema que serão os responsáveis pela conta;
- Em Grupos, selecione os grupos de usuário a serem vinculados. Estes grupos já devem estar previamente cadastrados;
- Salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar os relacionamentos com outras contas.
- Clique no botão Cadastrar Relacionamentos para iniciar o cadastro.
- Campos a serem preenchidos:
- Tipo de Relacionamento: selecione qual a opção que já deve estar previamente cadastrada;
- Com a conta: selecione a conta qual a qual existe o relacionamento;
- Data de início e Hora de início: informar desde quando há o relacionamento entre as contas;
- Data de término e Hora de término: nos casos em que o relacionamento já tenha encerrado, é possível também informar data e horário de término;
- Observações: permite incluir observações pertinentes ao relacionamento.
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar as características específicas da conta.
- Clique no botão Cadastrar Característica para iniciar o cadastro;
- Em Característica Principal, selecione a característica previamente cadastrada;
- Em Sub Característica nível 1, selecione uma das sub-características na listagem. Se houver sub características de outros níveis, conforme as opções forem selecionadas, o sistema habilita o campo do próximo nível;
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite cadastrar e visualizar as áreas de interesse da conta.
- Clique no botão Cadastrar Áreas de Interesse para iniciar o cadastro;
- Campos a serem preenchidos:
- Tipo de Interesse: permite informar o nível de interesse da conta;
- Área de interesse: permite selecionar a área de interesse já previamente cadastrada;
- Observações: permite incluir observações pertinentes ao assunto.
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite anexar arquivos de documentos relevantes. Para mais informações, acesse o conteúdo sobre Documentos.
Permite cadastrar identificadores adicionais que permitem identificar a conta no caso de integrações com outros sistemas.
- Clique no botão Cadastrar Identificadores da Conta para iniciar o cadastro;
- Após preencher todos os campos necessários, salve as informações clicando em Salvar.
Permite consultar todos os compromissos pertencentes à conta.
Permite visualizar no mapa a localização da conta a partir de filtros.
É possível inserir filtros para a pesquisa de contas. São eles:
DADOS DA CONTA
- Nome: pesquisa todas as contas que contenham o nome/razão social;
- Tipo de Pessoa: pesquisa todas as contas que contenham o tipo de pessoa (jurídica/física/pública/estrangeira);
- Aniversariando em: busca todas as contas que contenham a data de aniversário para pessoas físicas ou estrangeiras;
- Quantidade de funcionários de… Até: busca todas as contas que contenham, dentro período especificado, de quantidade de funcionários no cadastro da conta;
- Grupo de Empresa: busca todas as contas que contenham o grupo de empresa especificado;
- Porte da Empresa: busca todas as contas que contenham o porte da empresa especificado;
- Área de Interesse: busca todas as contas que contenham a área de interesse especificada;
- Ramo de Atividade: busca todas as contas que contenham o ramo de atividade especificado;
- Origem da Conta: busca todas as contas que contenham sua origem especificada no cadastro da conta;
- CPF: busca todas as contas que contenham o CPF especificado no cadastro da conta;
- CNPJ: busca todas as contas que contenham o CNPJ especificado no cadastro da conta;
- ID: busca todas as contas que contenham o código de cadastro no CRM;
- ID ERP: busca todas as contas que contenham o código de cadastro no ERP integrado ao CRM.
RESPONSÁVEL
- Usuário: busca todas as contas em que o responsável seja o usuário pesquisado;
- Grupo de Usuário: busca todas as contas em que o responsável esteja no grupo de usuário pesquisado;
- Hierarquia do Usuário: busca todas as contas em que há a seleção de usuário com nível hierárquico superior e apresenta as contas em que o responsável seja da hierarquia selecionada.
DEFINIÇÕES DE CONTA
- Tipo de Conta: busca todas as contas de acordo com o relacionamento com a empresa;
- Rating: busca todas as contas no nível de classificação de importância para a empresa;
- Status: busca todas as contas no grau de atividade com a empresa;
- Cadastradas entre… Até: busca todas as contas cadastradas entre um período inicial e final;
- Cliente desde… Até: busca todas as contas com a informação de cadastro “Cliente desde” entre um período inicial e final;
- Características: busca todas as contas registradas com as características relacionadas;
- Sub Características: busca todas as contas registradas com as sub características relacionadas;
- Representante: busca todas as contas que possuem o representante selecionado em sua definição;
- Vendedor: busca todas as contas que possuem o vendedor selecionado em sua definição;
- Sem interações: busca todas as contas que não interagiram com Oportunidades, Ações, Ocorrências Tarefas, Compromissos, Contratos, Campanhas e Pesquisas entre o intervalo selecionado.
ENDEREÇOS
- Endereço: busca todas as contas em que o endereço selecionado esteja registrado;
- Bairro: busca todas as contas em que o bairro selecionado esteja registrado;
- País: busca todas as contas em que o país selecionado esteja registrado;
- Estado: busca todas as contas em que o estado selecionado esteja registrado;
- Cidade: busca todas as contas em que a cidade selecionada esteja registrada;
- Região: busca todas as contas em que a região selecionada esteja registrada;
- Código da Região (DDD): busca todas as contas em que o DDD selecionado esteja registrado.
FINANCEIRO
- Receita Anual a partir de… Até: busca todas as contas em que exista registro do campo “Receita Anual”;
- Último Faturamento ERP entre… Até: busca todas as contas em que a integração com o Gestão Empresarial | ERP traga informações do último faturamento da empresa;
- Último Pedido ERP entre… Até: busca todas as contas em que a integração com o Gestão Empresarial | ERP traga informações do último pedido adicionado no ERP.
COLABORATIVO
- SEM Compromissos entre… Até: busca todas as contas que não tenham compromissos registrados entre um determinado período;
- COM Compromissos entre… Até: busca todas as contas que tenham compromissos registrados entre um determinado período;
- Participou dos Eventos: busca todas as contas com registro de participação em eventos.
CAMPANHAS (no sistema tá campanha)
- Campanhas de abordagem ativa: busca todas as contas com registro de participação em uma determinada campanha de abordagem ativa.
ORIGEM DO REGISTRO
- Cadastro entre… Até: busca todas as contas que tiveram registro de inserção entre um determinado período;
- Alteração entre… Até: busca todas as contas que tiveram registro de alteração entre um determinado período;
- Usuário criador: busca todas as contas que tiveram registro de criação por parte de um determinado usuário;
- Usuário efetuou alteração: busca todas as contas que tiveram registro de alteração por parte de um determinado usuário.
OPORTUNIDADES
- Sem oportunidades: busca todas as contas que não possuem oportunidades cadastradas de acordo com a quantidade de dias informado;
- Sem oportunidade no intervalo de dias: busca o período em que não houve oportunidade no intervalo de dias determinado;
- Com oportunidades: busca todas as contas que possuem oportunidades cadastradas de acordo com a quantidade de dias informado;
- Com oportunidade no intervalo de dias: busca o período em que houveram oportunidades no intervalo de dias determinado.
OCORRÊNCIAS
- Sem ocorrências: busca todas as contas que não possuem ocorrências cadastradas de acordo com a quantidade de dias informado;
- Sem ocorrências no intervalo de dias: busca o período em que não houve ocorrência no intervalo de dias determinado;
- Com ocorrências: busca todas as contas que possuem ocorrências cadastradas de acordo com a quantidade de dias informado;
- Com ocorrências no intervalo de dias: busca o período em que houve ocorrência no intervalo de dias determinado;
- Tipo de ocorrência: busca todas as contas que possuem alguma ocorrência;
- Status da ocorrências: busca todas as contas que possuem ocorrências com o status selecionado;
- Ocorrências abertas entre… Até: busca todas as contas que possuem ocorrências com a data de abertura entre o intervalo selecionado.
- Ocorrência fechadas entre… Até: busca todas as contas que possuem ocorrências onde a data de fechamento está entre o intervalo selecionado.
RELACIONAMENTO DE CONTAS
- Contas com relacionamento: busca todas as contas que possuem algum tipo de relacionamento;
- Contas que a conta se relaciona: busca todas as contas FILHAS da conta selecionada;
- Contas que se relacionam com a conta: busca todas as contas PAI da conta selecionada.
CAMPOS COSTUMIZADOS
Esta área refere-se aos campos que foram personalizados no ambiente do Gestão de Relacionamento | CRM do cliente.
Para consultar as contas cadastradas:
- Acesse o módulo de Contas e clique em Consultar Contas. Será exibida uma listagem com todas as contas cadastradas. Através do botão Ações, é possível Detalhar, Editar ou Remover o cadastro da conta.
- O botão Cadastrar Conta permite realizar o cadastro de uma nova conta. Para saber mais, consulte a documentação sobre o assunto;
- Clicando no botão Mapa, é exibido um mapa abaixo da listagem de contas que permite visualizar a localização das contas cadastradas;
- Através do botão Selecionar Filtragem é possível selecionar ou informar parâmetros que já estejam cadastrados, de forma a facilitar a consulta;
- Ao clicar em uma das contas, o sistema traz o detalhamento da conta e através do botão Ações, é possível Cadastrar uma nova conta, e Editar ou Remover a conta selecionada;
- Ao clicar nos títulos das colunas, o sistema ordena a listagem em ordem alfabética.
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