Gestão dos Usuários
A Gestão dos Usuários permite administrar os acessos ao sistema, por meio dessa funcionalidade, é possível cadastrar novos usuários e ativar ou inativar acessos conforme necessário. A seguir, veja como realizar essas ações.
Criar novo usuário
Para gerenciar os dados do usuário ou definir suas permissões, é necessário que o usuário esteja cadastrado na base do sistema. O processo de criação de um novo usuário no CRM envolve a inclusão de informações essenciais, como nome, login, e-mail e perfil de acesso, além da ativação para que ele possa utilizar o sistema. A seguir, confira as instruções para realizar esse cadastro corretamente.
- Acesse Senior X > Tecnologia > Administração > Gestão de usuários;
- Clique no botão Adicionar;
- Informe o nome completo do usuário;
- Coloque o login que será utilizado pelo usuário.
Nota
Recomendamos utilizar o e-mail individual do usuário. Caso não houver um e-mail individual, deve-se adotar o padrão nome.sobrenome.
Importante destacar que não é possível que usuários distintos compartilhem o mesmo acesso.
- Selecione o domínio da sua organização;
- Digite o endereço de e-mail do usuário;
- Defina uma senha para o usuário e confirme a mesma;
- Se desejar, preencha os campos Descrição, Idioma e Celular, que são opcionais;
- Assinale a opção Alterar senha após autenticar, para que a senha seja alterada após o primeiro acesso;
Observação
A foto no perfil é opcional neste primeiro momento. Caso queira inseri-la, clique no ícone de câmera para selecionar uma imagem em JPG ou PNG de até 1 MB. Após o upload, ajuste a posição arrastando a imagem e clique em Recortar para que ela seja automaticamente adicionada ao cadastro.
- Em Papéis, clique em Adicionar e selecione o perfil desejado para o usuário e clique em Salvar.
Caso prefira usar o mesmo perfil de outro usuário existente, clique em Copiar de outro usuário, escolha o usuário desejado, e o sistema automaticamente exibirá o perfil associado. Após selecionar o perfil escolhido, clique em Salvar para concluir; - Entre em Gestão de Relacionamento | CRM > Usuários > Gestão dos Usuários;
- Em Filtros clique no botão + para Filtrar pelo usuário ou selecione diretamente em Detalhar ao lado do usuário correspondente;
- Em Ativo, marque a opção sim garantindo que o botão fique azul, e em seguida, em Salvar para ativar o usuário.
- Por fim, clique em Sincronizar Usuários, Papéis e Recursos. Pronto! Usuário criado e ativo no sistema.
Ativar e inativar usuário
- Para ativar usuários do Gestão de Relacionamento | CRM, realize os passos a seguir.
- Entre em Gestão de Relacionamento | CRM > Usuários > Gestão dos Usuários;
- Em Filtros clique no botão + para Filtrar pelo usuário ou selecione diretamente em Detalhar ao lado do usuário correspondente;
Importante
Ao filtrar o usuário e ele não for exibido na relação, mesmo com cadastro no Senior X, clique no botão Sincronizar Usuários, Papéis e Recursos e realize uma nova busca.
- Em Ativo, marque a opção sim garantindo que o botão fique azul, em seguida, clique em Salvar.
- Por fim, clique em Sincronizar Usuários, Papéis e Recursos. Agora o usuário está ativo.
- Pra inativar usuários do Gestão de Relacionamento | CRM, siga as instruções abaixo.
- Entre em Gestão de Relacionamento | CRM > Usuários > Gestão dos Usuários;
- Em Filtros clique no botão + para Filtrar pelo usuário ou selecione diretamente em Detalhar ao lado do usuário correspondente;
- Em Ativo, marque a opção não garantindo que o botão fique azul, em seguida, clique em Salvar. Assim o usuário estará inativo.
Observação
Ao realizar a inativação do usuário, ele não conseguirá mais acessar o Gestão de Relacionamento | CRM. Também é necessário bloquear o acesso na Senior X, caso o usuário não deva ter acesso a outros sistemas da Senior.
Gerenciar Usuários
O gerenciamento de usuários permite que sejam aplicadas diversas configurações específicas de cada usuário, que servirão de base para sua navegação e atividades em toda a jornada dentro do Gestão de Relacionamento | CRM.
Nota
Para gerenciar usuários, acesse Gestão de Relacionamento | CRM > Sistema > Gerenciar Usuários CRM.
Com essa funcionalidade, é possível administrar cadastros, definir papéis, aplicar restrições, definir parâmetros e acessar diversas outras configurações conforme as necessidades da sua organização. A seguir, veja como realizar esses ajustes de forma eficiente.
Criar usuário restrito
É possível cadastrar um usuário restrito, geralmente utilizado para representantes. Esse tipo de usuário não possui acesso ao sistema e não gera cobrança, mas pode ser utilizado em filtros e vinculações dentro do Gestão de Relacionamento | CRM.
O usuário restrito é criado para permitir a atribuição de responsabilidade nos módulos Contas e Oportunidades. Isso possibilita vinculações sem exigir acesso integral ao sistema. Siga as etapas a seguir para efetuar o cadastro de forma correta.
- Acesse Gestão de Relacionamento | CRM > Sistema > Gerenciar Usuários Restritos;
- Clique em Cadastrar Usuário Restrito;
- Selecione a empresa ou filial a qual o usuário será vinculado;
- Informe nome e sobrenome do usuário;
- Preencha o endereço de e-mail utilizado pelo usuário;
- Se desejar, preencha os campos Subordinado de, ID ERP, ID Representante e ID Vendedor, que são opcionais;
- Na opção Visível para seleção nos campos, assinale sim;
- Clique no botão Salvar para concluir a criação do usuário restrito.
Dados do usuário
Permite incluir os dados básicos do usuário, como nome, sobrenome, informações de contato, função, entre outras. Também é necessário fazer algumas configurações específicas, tais como:
- Recebe Notificações da Hierarquia Oportunidades e Recebe Notificações da Hierarquia Ocorrência: define se o usuário receberá e-mails de notificação quando algum subordinado criar uma oportunidade ou ocorrência;
- Usuário Visível: usuário pode ser selecionado nos combo-box do sistema.
Nota
Esta configuração se aplica apenas para a versão do Gestão de Relacionamento | CRM da Senior X.
Empresas e Filiais
Defina quais empresas e filiais o usuário está vinculado e possui acesso. Esta guia permite configurar por exemplo, um caso em que há um gerente regional na empresa, de forma que ele possua abrangência para todas as filiais daquela região.
Restrições de Acesso
Configure as restrições de acesso para o usuário, como por exemplo, limitar os dias e horários em que o usuário pode estar logado no Gestão de Relacionamento | CRM. Permite ainda definir se será monitorada a hora de acesso do usuário no sistema.
Restrições de IP
Configure restrições de IP para acesso ao sistema para cada usuário. Um exemplo de aplicação desta configuração, é para os casos em que seja necessário restringir que usuários acessem o sistema quando estiverem em casa, permitindo apenas que o acesso seja realizado através do IP interno da empresa.
Grupos de Usuário
Lista os grupos no qual o usuário está vinculado, e permite vincular novos grupos. Para saber mais sobre o cadastramento de grupos de usuário, consulte a documentação sobre o assunto.
Parâmetros Gerais
Define as configurações gerais do usuário que não são controladas pela tela de permissionamentos.
Nota
Esta configuração se aplica em sua maioria, para a versão do Gestão de Relacionamento | CRM da Senior X.
Parâmetros APP
Define as configurações do usuário para o aplicativo do Gestão de Relacionamento | CRM.
Parâmetros CTI
Permite configurar a integração com CTI (Central Telefônica Integrada) do usuário, definindo o Ramal a ser utilizado, Agente, Token e Senha.
Parâmetros Despesas
Configure alguns parâmetros do usuário para o módulo de Despesas. É possível informar dados bancários para ressarcimento das despesas, bem como o valor que a empresa paga por quilômetro rodado em viagens. Este valor quando configurado, gera um cálculo automático nas despesas de visitasno módulo Minhas Visitas.
Parâmetros E-mail
Define a configuração de IMAP (Internet Message Access Protocol) para ler a caixa de entrada de e-mails do usuário, apresentada na versão 6.2 do Gestão de Relacionamento | CRM. IMAP é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico que utiliza, por padrão, as portas TCP 143 ou 993 (conexão criptografada via SSL).
Alterar status de follow-ups em massa
Permite que o usuário altere o status de follow-ups em massa nos módulos do sistema. Para conceder esse acesso, siga as instruções a seguir.
- Acesse Senior X > Gestão de Relacionamento | CRM > Sistema > Gerenciar Perfis/Papeis;
- Selecione o perfil dos usuários para os quais o acesso será liberado;
- Clique em Visualizar Permissões;
- Localize a seção Follow-ups e marque Permitir na opção Alterar status de follow-ups em massa;
- Pressione o botão Salvar Permissões do Perfil e o acesso será configurado para os usuários do perfil selecionado.
Nota
Ao realizar essa parametrização, todos os usuários que utilizam o perfil selecionado terão permissão para alterar o status de follow-ups em massa.
Alterar status de compromissos em massa
Permite que o usuário altere o status do compromisso em massa, no módulo de compromissos. Para isso, realize os passos a seguir.
- Acesse Senior X > Gestão de Relacionamento | CRM > Sistema > Gerenciar Perfis/Papeis;
- Selecione o perfil dos usuários para os quais o acesso será liberado;
- Clique em Visualizar Permissões;
- Localize a seção Colaborativo e marque Permitir na opção Alterar status de compromissos em Massa;
- Pressione o botão Salvar Permissões do Perfil e o acesso será configurado para os usuários do perfil selecionado.
Nota
Ao realizar essa parametrização, todos os usuários que utilizam o perfil selecionado terão permissão para alterar o status de compromissos em massa.
Alterar status de ocorrências em massa
Permite que o usuário altere o status de ocorrências em massa, no módulo de ocorrências. Para essa permissão, siga as instruções abaixo.
- Acesse Senior X > Gestão de Relacionamento | CRM > Sistema > Gerenciar Perfis/Papeis;
- Selecione o perfil dos usuários para os quais o acesso será liberado;
- Clique em Visualizar Permissões;
- Localize a seção Ocorrências e marque Permitir na opção Alterar status de Ocorrências em Massa;
- Pressione o botão Salvar Permissões do Perfil e o acesso será configurado para os usuários do perfil selecionado.
Nota
Ao realizar essa parametrização, todos os usuários que utilizam o perfil selecionado terão permissão para alterar o status de ocorrências em massa.
Alterar etapa de oportunidades em massa
Permite que o usuário altere a etapa das oportunidades em massa, no módulo oportunidades. Para conceder esse acesso, execute os passos a seguir.
- Acesse Senior X > Gestão de Relacionamento | CRM > Sistema > Gerenciar Perfis/Papeis;
- Selecione o perfil dos usuários para os quais o acesso será liberado;
- Clique em Visualizar Permissões;
- Localize a seção Oportunidades e marque Permitir na opção Alterar etapa de Oportunidades em Massa;
- Pressione o botão Salvar Permissões do Perfil e o acesso será configurado para os usuários do perfil selecionado.
Nota
Ao realizar essa parametrização, todos os usuários que utilizam o perfil selecionado terão permissão para alterar as etapas das oportunidades em massa.
Identificadores
Permite relacionar o usuário no Gestão de Relacionamento | CRM com outros sistemas. Como exemplo, qual a identificação do usuário no Gestão Empresarial | ERP, e a identificação no Gestão de Relacionamento | CRM. Se houver outros sistemas integrados, também é possível visualizar as relações.
Consultas
Nesta tela é possível visualizar todas as consultas gravadas do usuário, nas filtragens das telas, e também realizar a exclusão das consultas.
Estatísticas de Acesso
Exibe uma listagem com os acessos do usuário no sistema.
Gerenciar Metas
Cadastra os dados de metas para os usuários do módulo de metas do Gestão de Relacionamento | CRM nas versões 6.2 e Senior X.
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