WebSocket
O Gestão de Relacionamento | CRM, através do WebSocket permite integrações com CTI (CentraisTelefônicas Integradas) de parceiros e/ou empresas do ramo que se adequem às características exigidaspara melhor entregar a integração entre os sistemas.
Utilizando uma chamada WebSocket para envio e recebimento de mensagens/eventos, oGestão de Relacionamento | CRM provê alguns serviços que podem ser de execução do cliente do CRM, que podem ser escutados pelo provedor, ou de execução do provedor (fornecedor do CTI)que serão escutados pelo cliente. Verifique o fluxo abaixo para entender a rotina do WebSocket:
Importante
Os eventos (identificados por símbolos) poderão ocorrer a qualquer momento e sem contexto prévio, somente com a mensagem correspondente a cada evento, desde que sejam disparados pelo fornecedor ou pelo CRM. Os únicos eventos que irão ocorrer independente do disparo são os de login.
Cliente - Eventos emitidos pelo Gestão de Relacionamento | CRM (Client to Provider)
O cliente ao entrar no sistema, emite um evento de login para o WebSocket CRM, que por sua vez realiza as operações necessárias para vincular o usuário CRM com seu ramal ao identificador no WebSocket CRM, e em seguida, emite um evento de login ao provedor (fornecedor CTI) que pode ou não escutar esse evento e realizar suas operações.
Para esse evento são emitidos os seguintes parâmetros, no formato:
{
"action": "login",
"auth": {
"login":"usuario",
"passwd":"senha"
},
"params": {
"tenant":params.tenant,
"ramal":params.ramal
}
} O cliente ao sair do sistema, emite um evento de logout para o WebSocket CRM, que por suavez realiza as operações necessárias para desvincular o usuário CRM ao seu identificador noWebSocket CRM, e em seguida, emite um evento de logout ao provedor (fornecedor CTI) que pode ou não escutar esse evento e realizar suas operações.
Para esse evento são emitidos os seguintes parâmetros, no formato:
{
"action":"logout",
"auth": {
"login":"usuario",
"passwd":"senha"
},
"params": {
"ramal":params.ramal
}
} No sistema, é possível iniciar ligações, e ao realizar a ação o sistema emite um evento de discarpara o WebSocket CRM. Enviando as informações necessárias, o sistema localiza o usuário edispara o evento de início da ligação para provedor (fornecedor CTI) que pode ou não, estarouvindo esse evento e realizar suas ações necessárias.
Para esse evento são emitidos os seguintes parâmetros, no formato:
{
"action":"discar",
"auth": {
"login":"usuario",
"passwd":"senha"
},
"params": {
"ramal":params.ramal,
"telefone":params.telefone
}
} No sistema, é possível finalizar as ligações em execução, e ao realizar a ação o sistema emite umevento de desligar para o WebSocket CRM. Enviando as informações necessárias, o sistemalocaliza o usuário e dispara o evento de desligar a ligação em execução para o provedor(fornecedor CTI) que pode ou não, estar ouvindo esse evento e realizar suas ações necessárias.
Para esse evento são emitidos os seguintes parâmetros, no formato:
{
"action":"desligar",
"auth": {
"login":"usuario",
"passwd":"senha"
},
"params": {
"ramal":params.ramal,
"telefone":params.telefone
}
} Durante o dia, usando o Gestão de Relacionamento | CRM é possível pausar as ligações para seu ramal, prática comum para campanhas em abordagem ativa. Para tanto, o sistema envia um evento de parada para o WebSocket CRM, que ao identificar o usuário envia o evento ao provedor (fornecedor CTI) que pode ou não, estar escutando essa chamada e realizar suas ações necessárias.
Para esse evento são emitidos os seguintes parâmetros, no formato:
{
"action":"parada",
"auth": {
"login":"usuario",
"passwd":"senha"
},
"params": {
"ramal":params.ramal
}
} Ao realizar a parada das ligações, fica disponível ao usuário informar que está livre novamente,para que as ligações tornem a ser realizadas ao seu ramal. Dessa forma, o sistema envia o eventode livre ao WebSocket CRM, que valida as informações e em seguida, envia o evento de livre aoprovedor (fornecedor CTI) que pode ou não, estar escutando essa chamada e realizar suas açõesnecessárias.
Para esse evento são emitidos os seguintes parâmetros, no formato:
{
"action":"livre",
"auth": {
"login":"usuario",
"passwd":"senha"
},
"params": {
"ramal":params.ramal
}
} Provedor - Eventos emitidos pelo Fornecedor CTI (Provider to Client)
O provedor deve estar sempre logado no WebSocket CRM, para que seja possível acomunicação entre os sistemas. Desta forma, ao iniciar o provedor, deve ser enviado o evento de loginpara vincular o mesmo como provedor de um determinado tenant do Gestão de Relacionamento | CRM.
Comando a ser enviado:
{
"action":"login",
"params": {
"tenant":"x"
}
} Ligações entrantes são primeiramente recebidas pelo CTI e devem, o mais breve possível, serdirecionadas ao CRM através de um evento de chamada, pra informar ao usuário que estáocorrendo essa chamada em seu ramal.
Comando a ser enviado:
{
"action":"chamada",
"params": {
"telefone":params.telefone,
"ramal":params.ramal
}
} Durante o tempo da ligação, pode ser realizada a finalização da mesma pelo telefoneque iniciou o contato (número externo), dessa forma, novamente o CTI recebe primeiro ainformação e deve repassar o evento de finalizar para o WebSocket CRM, para que sejamcontabilizadas as informações da ligação.
Comando a ser enviado:
{
"action":"finalizar",
"params": {
"ramal":"x",
"telefone":"x"
}
}
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