Configurar Permissionamentos

Tela de configuração do sistema que permite definir o permissionamento dos diversos perfis de usuários no acesso e realização de ações no Gestão de Relacionamento | CRM.

Para realizar a configuração de permissionamento, primeiramente é importante selecionar o Perfil do Usuário e a Categoria dos Programas disponíveis na área de Filtros.

Perfil do UsuárioCategoria dos Programas
São os diversos perfis de usuários criados para acesso ao sistema. Estes perfis são criados no momento da implantação.

Permite selecionar os módulos e funcionalidades disponíveis no Gestão de Relacionamento | CRM.

Módulos

Ao selecionar o módulo ou funcionalidade no filtro Categoria Programas, é exibido o respectivo detalhamento. Através do botão Editar, é possível marcar ou desmarcar as caixas de seleção que permitem acesso, visualização de informações, inclusão, edição, exclusão, exportação e filtragem de dados ou informações. Veja abaixo maiores detalhes sobre o que cada uma destas caixas controlam.

Permissões

As caixas de seleção controlam tanto o permissionamento da tela, quanto do back-end do sistema. Isto significa que, a permissão é aplicada na ação realizada na tela, e também em ações realizadas por exemplo, através de envios de requisição por APIs.

PermissõesPermitir Acesso Programa
Visualizar informações
Incluir
Editar
Excluir
Exportar
Filtragem
DescriçãoAdiciona ou remove do menu o item selecionado para o respectivo perfil, permitindo ou bloqueando o acesso total.

Mantém o item no menu do usuário, porém permite ou remove o acesso ao botão Detalhar do item selecionado. Também não permite que, ao clicar na lista, as informações sejam expandidas para visualização dos detalhes.

Remove ou permite acesso ao botão Cadastrar do item selecionado. Esta marcação permite que o usuário acesse uma tela de cadastro, porém, ao tentar salvar será exibido um aviso de alerta, informando que ele não possui permissão para realizar o cadastro.

Remove ou permite acesso ao botão Editar do item selecionado.

Remove ou permite acesso ao botão Remover do item selecionado.

Remove ou permite acesso ao botão Exportar do item selecionado. Esta permissão funciona somente para as telas que possuem o recurso de exportação para arquivos Excel, CSV ou PDF. Como esta permissão aparece em todos os itens do sistema, não necessariamente ela será aplicada, pois alguns itens não possuem o botão Exportar ou, ainda, não possuem todos os tipos de exportação.

Limita o acesso ao botão Novo filtro na filtragem do item selecionado. Este botão permite que seja realizada uma filtragem customizada, com diversas informações, conforme a necessidade do usuário. De qualquer forma, esta caixa de seleção quando desmarcada, continua permitindo que o usuário acesse os filtros padrões, já pré-configurados ou consultas já gravadas anteriormente. A configuração deste filtro é realizada através do botão Alterar Permissões, na guia Filtragem.

Permissões avançadas

Definem as particularidades de cada formulário para a abrangência do usuário. Para acessar as permissões avançadas, clique no botão Alterar Permissões. As guias Filtragem, Cadastro, Edição e Detalhamento possuem características semelhantes, apresentando as mesmas opções de permissionamentos. Já a guia Fitragem Padrão, é um pouco diferente, e por isso, separamos abaixo as opções disponíveis para cada uma das guias.

Guias Filtragem, Cadastro, Edição e Detalhamento

Permite limitar a filtragem exibida para o usuário nos campos do formulário do botão Novo Filtro, exibido na lista de filtros da tela selecionada.

Define a abrangência do usuário para os campos das telas de cadastro do sistema.

Define a abrangência do usuário para os campos das telas de detalhamento do sistema.

Define a abrangência do usuário para os campos das telas de cadastro do sistema.

Na tabela abaixo estão detalhadas quais as funcões de cada caixa de seleção, disponíveis em cada uma das guias.

Nome do campo
Ocultar
Desabilitar
Obrigar
Valor padrão
Filtragem das opções
Exibe o nome do campo presente no formulário.Oculta o campo selecionado, não permitindo que o usuário visualize-o no formulário, e, consequentemente não permitindo que o usuário utilize o campo no filtro, cadastro, edição ou detalhamento.Mantém o campo na tela, porém desabilita o preenchimento para o usuário, não permitindo que ele utilize o campo no filtro, cadastro, edição ou detalhamento.

Permite criar um campo obrigatório no formulário, exigindo que sejam informados para o filtro, cadastro, edição ou detahamento. Este recurso se aplica somente a alguns módulos do sistema.

Define um valor padrão para o campo, fazendo com que o usuário visualize a informação com base no valor definido. Porém, o usuário pode alterar o que está informado ou incluir novas informações no filtro, cadastro, edição ou detalhamento.Limita as informações a serem selecionadas na filtragem. Um exemplo que se aplica a esta opção seria um gestor, que deve possuir permissão para visualizar apenas os seus subordinados. Neste permissionamento o administrador do sistema limita a abrangência para quais usuários ou grupos de usuário deverão aparecer para este gestor.

Notas

  • No permissionamento dos formulários de Cadastro, quando um campo for definido como obrigatório, não é possível ocultá-lo ou desativá-lo. Será possível apenas definir valores padrões e filtragem das opções, quando se aplicarem estas condições.
  • No permissionamento dos formulários de Edição, a permissão definida sobrescreve o valor padrão do registro no formulário.
  • No permissionamento dos formulários de Detalhamento, todos os campos são definidos como desabilitados, visto que o formulário serve apenas para consulta do usuário. Também não é possível obrigar determinado campo a ser preenchido, pois ele já estará desabilitado por padrão. A opção Ocultar, pode ser utilizada pois desta forma fará com que o campo selecionado não seja exibido no formulário.
Guia Filtragem Padrão

Permite definir, ativar ou desativar os filtros padrões a serem exibidos para o usuário.

Nome do filtroAtivar/Desativar Filtro

São os filtros padrões pré-definidos para o usuário na tela selecionada. Estes filtros são configurados no momento da implantação.

Permite ativar ou desativar os filtros padrões para seleção do usuário.
Filtro Padrão

Permite selecionar o filtro já pré-configurado para ser exibido como padrão na tela. Quando um filtro é definido neste campo, ele já aparece pré-selecionado na tela para consulta.

Este artigo ajudou você?