Integração via web services

As informações de parametrizações com o Gestão de Relacionamento | CRM se aplicam tanto para o Gestão Empresarial | ERP quanto para o Gestão Empresarial PME | GO UP.

Pré-requisitos

No Gestão Empresarial | ERP ou no Gestão Empresarial PME | GO UP:

Nota

Para mais informações sobre as proprietárias exigidas para o uso dos web services do Gestão Empresarial | ERP, consulte a documentação sobre****Pré-requisitos de Proprietária para habilitar integração via web service

InformaçãoWeb servicePorta
Clientescom.senior.g5.co.cad.clientesExportar_2
Ramo Atividadecom.senior.g5.co.cad.ramoatividadeExportar
Grupo de Empresascom.senior.g5.co.cad.grupoempresasExportar
Condições de pagamentocom.senior.g5.co.cad.condicaopagamentoConsultarGeral
Formas de pagamentocom.senior.g5.co.cad.formapagamentoExportar
Representantecom.senior.g5.co.cad.representanteExportar
Família de produtocom.senior.g5.co.cad.familiasExportar
Produtoscom.senior.g5.co.cad.produtosExportar
Serviçoscom.senior.g5.co.cad.servicosExportar
Depósitocom.senior.g5.co.cad.depositoExportar
Tabela de Preçocom.senior.g5.co.cad.tabelaprecoExportar
Transportadoracom.senior.g5.co.cad.transportadoraExportar
Unidades de medidacom.senior.g5.co.cad.unidadedemedidaExportar
Pedidocom.senior.g5.co.ven.pedido

Exportar
ConsultarGeral

Nota fiscal de saídacom.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida

Exportar
ConsultarGeral

Contas a Pagarcom.senior.g5.co.prj.contaspagarExportar
Contas a Recebercom.senior.g5.co.prj.contasreceberExportar

Nota

Para que seja possível liberar uma porta, torna-se necessário configurar o web service, conforme exemplo abaixo:

**http://example.com:8080**/g5-senior-services/sapiens_Synccom_senior_g5_co_cad_clientes?wsdl

Onde:

  • http://example.com:8080: é alterado pelo IP externo + porta do web service do cliente;
  • /g5-senior-services/sapiens_Synccom_senior_g5_co_cad_clientes?wsdl: caminho do Gestão Empresarial | ERP para realizar a conexão entre os sistemas.

O web service precisa sempre estar ativo devido à rotina criada para atualização dos dados.

Para envio ao Gestão Empresarial | ERP:

InformaçãoWeb servicePorta
Envio de contas ao ERPcom.senior.g5.co.ger.cad.clientesGravarClientes
Envio de pedidos ao ERPcom.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos

GravarPedidos
SimularPedidos

Parametrizações

Passo a passo para integração entre o Gestão Empresarial | ERP ou o Gestão Empresarial PME | GO UP e o Gestão de Relacionamento | CRM:

  1. Na tela Sistemas Integrados (F000SIS), cadastre um sistema do tipo Gestão de Relacionamento, informando:

    • Código: número sequencial de sua escolha;
    • Descrição: descreva a integração, podendo ser Gestão de Relacionamento - ou conforme sua escolha;
    • Sigla: CRM;
    • Tipo: 99 - Outros (esse tipo é exibido apenas quando a proprietária possui integração com o Gestão de Relacionamento | CRM);
    • Situação: A - Ativo;
    • Clique no botão Informações.
  2. A tela Configuração de Tipos de Informação (F000SXT) é aberta. Nela, é possível selecionar as informações do Gestão Empresarial | ERP, ou do Gestão Empresarial PME | GO UP, que devem ser integradas ao Gestão de Relacionamento | CRM:

    1. Integração de contas: Condições de Pagamento; Formas de Pagamento; Representante; Cliente; Ramo de Atividades; Grupo de Empresas.

    Nota

    Para que seja possível utilizar a Integração de pedidos, Integração de visão financeira e Integração Agro, torna-se necessário possuir a Integração de contas.

    1. Integração de pedidos: Pedidos; Tabelas de Preço; Condições de Pagamento; Formas de Pagamento; Representante; Fornecedor; Transportadora; Produtos; Depósitos; Unidade de Medida; Famílias; Serviços.
    2. Integração de visão financeira: Empresa/Filial; Condições de Pagamento; Formas de Pagamento; Representante; Agrupamentos; Nota Fiscal de Saída; Títulos Contas a Pagar; Títulos a Receber; Tipos de Título; Centro de Custos.
    3. Integração Agro: Empresa/Filial; Produtos; Depósitos; Unidade de Medida; Famílias; Ordem de Compra; Origem do Produto; Espécie de Bens; Bem; Safra; Propriedades e Sub-propriedades; Contrato de Compra. Para cada tipo de informação a integrar:
      1. No campo Filial, informe o código da filial que integra com o Gestão de Relacionamento | CRM. Caso o campo seja deixado em branco, são consideradas todas as filiais da empresa logada;
      2. No campo Informação, selecione o que deseja integrar com o Gestão de Relacionamento | CRM;
      3. Clique em Mostrar;
      4. Marque o registro na coluna Sel.;
      5. Altere a Situação para A - Ativo, clique em somente para o item atual na mensagem de confirmação que é exibida e, então, clique em Processar;
      6. Realize novamente os passos descritos a partir do item 1 ao 5 para cada tipo de informação que deve integrar;
      7. Clique em Sair.
  3. Acesse a tela Carga Inicial (F000CIV) para enviar as informações para o Gestão de Relacionamento | CRM pela primeira vez:

    1. Informe a Filial que foi configurada nas parametrizações da integração;

    2. No campo Sistema, selecione o Gestão de Relacionamento | CRM ou equivalente que tenha cadastrado;

    3. Clique em Mostrar;

    4. No painel Integrações, deixe selecionados os itens que devem ser integrados:

      • Integração de contas: Condições de Pagamento; Formas de Pagamento; Representante; Cliente; Ramo de Atividades; Grupo de Empresas.

      Nota

      Para que seja possível utilizar a Integração de pedidos, Integração de visão financeira e Integração Agro, torna-se necessário possuir a Integração de contas.

      • Integração de pedidos: Pedidos; Tabelas de Preço; Condições de Pagamento; Formas de Pagamento; Representante; Fornecedor; Transportadora; Produtos; Depósitos; Unidade de Medida; Famílias; Serviços.
      • Integração de visão financeira: Empresa/Filial; Condições de Pagamento; Formas de Pagamento; Representante; Agrupamentos; Nota Fiscal de Saída; Títulos Contas a Pagar; Títulos a Receber; Tipos de Título; Centro de Custos.
      • Integração Agro: Empresa/Filial; Produtos; Depósitos; Unidade de Medida; Famílias; Ordem de Compra; Origem do Produto; Espécie de Bens; Bem; Safra; Propriedades e Sub-propriedades; Contrato de Compra.
    5. Clique em Processar;

    6. Clique em OK na mensagem Processado com sucesso;

    7. O sistema (Gestão Empresarial | ERP ou Gestão Empresarial PME | GO UP, conforme o que você possui) valida se todos os campos necessários para a integração estão devidamente preenchidos. Caso haja informações faltantes, ou erradas em algum cadastro, esses cadastros não geram pendências para envio ao Gestão de Relacionamento | CRM. Os cadastros com problemas são apresentados na parte inferior da tela, no painel Detalhes.

  4. Libere os seguintes web services para integração com o Gestão de Relacionamento | CRM, através da tela Configuração de web services (F000CWS):

    InformaçãoWeb servicePorta
    Clientescom.senior.g5.co.cad.clientesExportar
    Condições de pagamentocom.senior.g5.co.cad.condicaopagamentoConsultarGeral
    Depósitocom.senior.g5.co.cad.depositoExportar
    Família de produtocom.senior.g5.co.cad.familiasExportar
    Formas de pagamentocom.senior.g5.co.cad.formapagamentoExportar
    Produtoscom.senior.g5.co.cad.produtosExportar
    Serviçoscom.senior.g5.co.cad.servicosExportar
    Tabela de Preçocom.senior.g5.co.cad.tabelaprecoExportar
    Transportadoracom.senior.g5.co.cad.transportadoraExportar
    Unidades de medidacom.senior.g5.co.cad.unidadedemedidaExportar
    Nota fiscal de saídacom.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida

    Exportar
    ConsultarGeral

    Pedidocom.senior.g5.co.ven.pedido

    Exportar
    ConsultarGeral

    Saldo Estoquecom.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoqueExportar
    Representantecom.senior.g5.co.cad.representanteExportar

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