Checklist de integração

Para que a integração do Gestão de Relacionamento | CRM com o sistema Gestão Empresarial PME | GO UP ou Gestão Empresarial | ERP ocorra corretamente, recomendamos realizar as etapas abaixo.

Para facilitar, imprima esse documento em formato PDF, no leiaute “Paisagem”, a partir do ícone de impressão visível no início desta página.

Descrição dos itens

EtapaNecessidadeProcedimentoResponsabilidade
1Integração via banco de dados

Liberar banco de dados para acesso externo

Possuir endereço IP fixo para acessar o servidor de banco de dados via internet. Deve ser solicitado para gerência do ambiente de rede que realize este [processo](https://documentacao.senior.com.br/bancodesolucoes/erp/anexos/16833/exemplo de liberação de conexão odbc.pdf).

Usuário
Liberar endereços do CRM em ferramentas de segurança

Liberar em todas as ferramentas de proteção de rede interna (firewall, proxy, etc) o acesso externo a uma determinada porta dos endereços do Gestão de Relacionamento | CRM, conforme preferência: 18.228.227.211 ou 189.16.40.2.

Usuário
Criar usuário do banco de dados, homologação e/ou produção, como somente leitura

Criar um usuário para o sistema que está sendo instalado.

Usuário

[Testar](http://mobile.crmsenior.com.br/teste_webservice.php) acessos de conexão com o banco de dados

Conforme necessidades da integração, configure configurado a ferramenta de teste. É necessário: * selecionar o banco de dados;

  • informar o endereço externo para conexão com o banco de dados em Host;
  • informar o usuário e senha disponibilizado para acesso;
  • informar nome do banco de dados.
Consultor de implantação
2

Integração via web services

Criar usuário do Gestão Empresarial | ERP para acesso via web services do CRM

Criar um usuário na tela Cadastro de Usuários (F099UCA).

Usuário
Adicionar permissão ao usuário criado

Cadastrar as permissões por usuário na tela Cadastro de Usuários (F099UCA).

Usuário

Liberar e configurar acessos aos web services informados nas parametrizações para integração com o sistema

Parametrizar Gestão Empresarial | ERP para integração

Usuário

Liberar demais web services necessários para funcionamento do sistema

Verificar, conforme necessidade, novas liberações de web services

Usuário

Testar acesso de conexão com o web service

Configurar, conforme necessidade da integração, a ferramenta de teste: * Selecione o banco de dados;

  • Informe o endereço externo para conexão com o banco de dados em Host;
  • a porta para acesso externo;
  • o usuário e senha disponibilizado para acesso;
  • demais campos indicando a porta especifica para cada serviço.
Consultor de implantação

Observação

O integrador cria a conexão com o banco de dados e finaliza o processo sem gerar querys durante o processo. Ou seja, não é feito um teste do permissionamento por tabelas. Além disso, o teste é feito somente das integrações de visão financeira, contas e pedidos (envio e recebimento) e suas dependências.

Qualquer necessidade de consultar novas integrações, utilize a ferramenta SoapUI, que está homologada para validações.

Este artigo ajudou você?