CRM - AI Corretor (Assistente imobiliário via WhatsApp)
AI Corretor
O AI Corretor é uma funcionalidade que permite ao corretor interagir com sua carteira de clientes diretamente pelo WhatsApp, utilizando comandos de texto ou áudio em linguagem natural. A inteligência artificial interpreta os pedidos e executa ações no CRM, sem que o corretor precise acessar o sistema manualmente.
O que o AI Corretor faz
Manter os cadastros atualizados no CRM pode ser desafiador na rotina agitada do corretor. Para simplificar esse processo, o AI Corretor atua como um assistente pessoal inteligente, capaz de entender os pedidos do corretor, interpretar sua intenção e registrar informações ou executar ações diretamente no sistema.
Como funciona
- O corretor envia uma mensagem (texto ou áudio) para o WhatsApp do AI Corretor;
- A IA identifica o corretor pelo número de telefone cadastrado no CRM;
- A mensagem é interpretada e a IA executa a ação ou responde com as informações solicitadas;
- Se falta alguma informação ou há dúvida sobre o cliente ou a ação solicitada, a IA solicita esclarecimentos antes de continuar;
- As respostas são enviadas diretamente no WhatsApp, com confirmação de cada ação realizada;
- Todas as ações são executadas em nome do corretor e registradas automaticamente na Timeline do Cliente.
Observação
O AI Corretor responde apenas a corretores ativos no sistema. Para isso, o número de telefone do corretor deve estar cadastrado e vinculado ao seu usuário no CRM.
- Acesse CRM > Configurações > Usuários > Gerenciar;
- Na lista de usuários cadastrados, clique sobre o corretor desejado;
- Uma aba será exibida com os detalhes do usuário;
- Clique no botão Editar, no final da aba;
- A tela de edição do perfil será aberta;
- Adicione o número de telefone no campo correspondente, localizado na primeira parte da tela, conforme imagem abaixo;
- Clique em Salvar, no canto inferior direito da tela, para registrar a alteração.
Certifique-se de que o número está no formato correto e com DDD.
Benefícios da funcionalidade
O corretor não precisa acessar o CRM para consultar ou atualizar informações — tudo pode ser feito pelo WhatsApp.
As informações dos clientes ficam acessíveis em segundos, o que facilita o retorno rápido e preciso durante conversas ou visitas.
A IA confirma todas as ações realizadas e solicita informações adicionais quando necessário, evitando registros incorretos.
Comentários, visitas e agendamentos são registrados diretamente na Timeline do Cliente, mantendo o histórico sempre atualizado.
O corretor pode consultar ou atualizar informações rapidamente pelo WhatsApp, mesmo quando estiver fora do CRM, como durante uma visita ou entre atendimentos.
As informações registradas via IA mantêm a base de clientes atualizada, o que facilita a análise de campanhas e o acompanhamento da jornada do cliente por parte dos times de marketing e gestão.
Recursos disponíveis
O AI Corretor pode executar as seguintes ações:
| Ação | Descrição | Exemplo |
|---|---|---|
| Consultar clientes do dia | Apresenta nomes, interações recentes e números de telefone dos clientes com atividades previstas para o dia. | ”Quais são meus clientes para hoje?” |
| Obter resumo de um cliente | Exibe dados cadastrais (nome, e-mail, telefone e produto de interesse), status e perfil (canal e mídia de origem, temperatura, objetivo, momento etc.) e histórico de interações do cliente (um resumo da Timeline do Cliente). | ”Me dá um resumo do cliente João Silva.” |
| Agendar visita | Cria um compromisso com o cliente para a data e hora informadas pelo corretor. | ”Marca uma visita com a Maria para a próxima sexta, às 14h.” |
| Adicionar comentário | Registra observações na Timeline do Cliente, com o conteúdo exato informado pelo corretor. | ”Adiciona no cadastro do João Silva que ele quer um apê de dois quartos no centro.” |
| Pedir sugestões | Avalia o perfil do cliente e sugere outros produtos disponíveis na carteira do corretor. | ”O cliente achou o apê pequeno. O que mais posso oferecer pra ele?” |
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