Acessibilidade

Na Konviva, compreendemos acessibilidade como um processo contínuo de descoberta e aprimoramento, visando levar o aprendizado aos mais diversos públicos.

Considerando a complexidade do tema, a diversidade dos tipos de deficiência e os vários requisitos, estamos em constante evolução na implementação das diretrizes de acessibilidade.

Abaixo você encontra os recursos que já estão disponíveis na plataforma.

Recursos de acessibilidade para deficiência auditiva
VLibras

O VLibras é uma suíte de ferramentas do Governo Federal Brasileiro, destinada a tradução de conteúdos digitais em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Todas as informações referentes à funcionalidade da ferramenta podem ser encontradas diretamente na página específica do Governo Federal.

Dentro da Konviva, o administrador da plataforma pode escolher se deseja habilitar ou não o recurso. Uma vez habilitado, o próprio aluno pode decidir se deseja utilizá-lo.

Importante!
A ferramenta VLibras faz a tradução do HTML da página. Dessa forma, conteúdos como vídeos, SCORM, áudios, dentre outros, não são interpretados, sendo responsabilidade do administrador da plataforma a implementação de recursos acessíveis em seus materiais publicados.

Compatibilidade e Pré-Requisitos

O VLibras, dentro da plataforma Konviva, foi testado homologado nos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge e Mozila Firefox, funcionando tanto em computadores e notebooks, quanto em dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Atenção!
No caso de dispositivos móveis, o VLibras funciona para o acesso através de navegadores responsivos citados acima. A ferramenta não está incorporada no aplicativo Konviva.

Habilitação do VLibras pelo administrador

Para habilitar o recurso, primeiramente, você deve solicitar ao suporte através de um chamado para que seja habilitado o módulo “Acessibilidade”, após a confirmação do suporte, você poderá acessar, através do perfil de Administrador, o menu Configurações > Configurador Geral > Acessibilidade:

Na opção Habilitar a ferramenta VLibras no sistema, clique sobre o toggle (botão interruptor) para ativá-lo ou inativá-lo. Em seguida, clique em salvar. Para verificar se a ativação/inativação ocorreu com sucesso, é necessário atualizar a página web.

Ao habilitar o recurso e atualizar a página web, um ícone do VLibras será exibido na página. Ao clicar sobre ele, será possível fazer uso do recurso.

Ícone VLibras

Ao clicar pela primeira vez, a ferramenta oferece um tutorial de utilização.

Utilização do VLibras pelo aluno

Para que o Aluno utilize a ferramenta VLibras, ela deve estar habilitada nas configurações administrativas de seu ambiente de aprendizagem. Para saber se o recurso está habilitado, basta identificar se há o ícone do VLibras sendo exibido na página do ambiente.

Ícone VLibras

Ao clicar sobre o ícone, o aluno habilita o uso da ferramenta. Durante a primeira utilização, o VLibras oferece um tutorial de utilização de seus recursos. Destacamos aqui os principais:

  • Dicionário de Regionalismos
  • Configurações de opacidade e posição do widget em tela
  • Alteração do Avatar
  • Tradução de textos
  • Velocidade da interpretação
  • Habilitar legendas

Com o recurso habilitado, o aluno consegue selecionar a área do site que deseja traduzir. Sempre que o cursor do aluno estiver sobre uma área em que o VLibras consegue atuar, o ícone do cursor é alterado para o ícone do VLibras. Clicando na área, a ferramenta faz a interpretação, respeitando as configurações definidas pelo aluno.

Além disso, caso o item em tela exerça algum tipo de interação, como um link ou menu, por exemplo, um botão de interação é exibido, para que o aluno consiga executar tal ação.

Para desabilitar o uso da ferramenta, basta clicar no “x” do canto superior direito do widget do VLibras.

Recursos de acessibilidade para deficiência visual
NVDA

O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um leitor de tela utilizado para auxiliar pessoas com deficiência visual a navegar e interagir com computadores com sistema operacional Windows. É um sistema gratuito e de código aberto, desenvolvido pela organização sem fins lucrativos NV Access. O NVDA utiliza síntese de voz e suporte a Braille para transformar elementos visuais da interface em informações audíveis ou táteis. Ele é amplamente utilizado por sua acessibilidade, versatilidade e custo zero, oferecendo suporte a diversos idiomas, aplicativos e funcionalidades como navegação na web, edição de documentos e uso de softwares profissionais. Você pode saber mais sobre o software em seu site oficial ou em sua página na Wikipédia.

Para adequar a plataforma a quem utiliza o software, implementamos internamente recursos que auxiliam na navegação utilizando o NVDA. Dentro da plataforma, a pessoa com deficiência consegue navegar entre os conteúdos utilizando a tecla Tab, as setas e outros atalhos comuns. Além disso, a plataforma conta com a possibilidade de indicar rótulos em imagens, fornecer descrições padrão para as imagens e aplicar semântica dentro do HTML do sistema.

Pré-requisitos para uma melhor experiência de uso:

  • Tema 3.0 habilitado
  • Portal externo: Login Clássico 2.0
  • Página do curso: Nova landing page (modelo 3.0)
  • Sala de aula: Sem ferramentas de colaboração, apenas com uso dos objetos de aprendizagem
  • Trilha 3.0 no modelo padrão (não contempla trilha do tipo jornada)

Estas adequações na plataforma estão sendo desenvolvidas e aplicadas em diversas áreas do sistema. Hoje, as áreas que já estão adequadas para navegação são:

  • Portal Externo: Login Clássico 2.0
  • Sala de aula
  • Eventos em sala de aula
  • Avaliações

Este artigo ajudou você?

Ir para o topo da página