Pesquisa de Satisfação

A Pesquisa de Satisfação é uma funcionalidade padrão da Konviva onde o Administrador pode criar, aplicar e gerenciar pesquisas com o objetivo de medir a satisfação dos colaboradores com os treinamentos. Até o momento, a Escala Likert é o único tipo de pergunta disponível para se criar uma pesquisa de satisfação no Konviva.

Adicionar Pesquisa de Satisfação

A adição de pesquisas de satisfação é feita pelo usuário Administrador em Repositório > Avaliações > Pesquisa de Satisfação > Adicionar pesquisa. Ao clicar no botão Adicionar pesquisa, o cadastro da pesquisa de satisfação será iniciado, contendo as etapas de Cadastro da pesquisa e Cadastro das questões da pesquisa

Cadastro da pesquisa

O cadastro de uma pesquisa é feito para avaliar a satisfação e, conforme as perguntas, poderá abranger didática, metodologia, profissionais e conteúdo:

  • Nome da pesquisa: aqui é necessário informar o nome da pesquisa a ser cadastrado;
  • Disponibilizar a pesquisa para os cursos: esse campo obrigatório define se a pesquisa ficará disponível (Ativo) ou indisponível (Inativo) para os cursos da plataforma;
  • Permissões de administração: ao clicar no botão Selecionar unidades, um modal é aberto onde é possível definir quais unidades terão permissão de administração da pesquisa a ser cirada;
  • Orientações de preenchimento: aqui é possível escrever orientações que serão apresentadas ao usuário no começo da pesquisa;
  • Feedback geral ao final da pesquisa: esse campo permite inserir um feedback geral que será apresentado aos usuários assim que terminarem a pesquisa.

Feito esse processo, basta clicar em Avançar para continuar o cadastro.

Cadastro das questões na pesquisa

Na área de cadastro de questões é possível adicionar novas questões ou selecionar questões previamente usadas em pesquisas do mesmo tipo, além de poder agrupá-las para organizar a pesquisa:

  • Adicionar grupo de questões: nesse campo obrigatório, é necessário agrupar as questões a fim de organizar a pesquisa para resposta pelos usuários. Ao clicar no botão Adicionar grupo, um modal é aberto onde será necessário informar o Nome do grupo de questões, assim como selecionar uma das categorias previamente cadastradas no sistema;

    Importante

    • A quantidade de categorias selecionadas determinam quantas vezes um grupo de questões será exibido para o respondente da pesquisa;
    • Questões adicionadas que não fazem parte de um grupo de questões são agrupadas e recebem a categoria Questões avulsas.
  • Adicionar questões: aqui é possível criar uma nova questão ou selecionar uma questão dentre as questões já criadas no sistema para adicionar à pesquisa sendo cadastrada a partir dos botões Cadastrar questão e Selecionar questão, respectivamente.

    • Cadastrar questão: ao clicar nessa opção, um modal será apresentado na página, permitindo que o usuário Administrador informe o enunciado da questão numa caixa de texto e defina o status da pergunta como Ativo ou Inativo;

    Observação

    Ao salvar a questão, ela é adicionada à pesquisa que se está cadastrando e também é salva no banco de dados, o que permite que ela possa ser reutilizada outras vezes na mesma pesquisa ou em outras pesquisas de satisfação a serem criadas futuramente.

    • Selecionar questão: essa opção permite utilizar questões previamente cadastradas, buscando pelos enunciados cadastrados

Para organizar a pesquisa, pode-se definir a ordem dos grupos de questões, sendo que as questões avulsas podem ser ordenadas apenas no início ou no final da pesquisa. Também é possível definir a ordem das questões dentro desses grupos.

Ao terminar o cadastro, basta clicar em Salvar.

Editar questões

Caso seja necessário, é possível eeditar as questões que foram adicionadas à pesquisa. Para isso, na ára de cadastro de questões, clique no botão . Ao editar e salvar, a alteração é aplicada apenas para a questão que se está editando.

No entanto, ao editar uma questão, pode-se selecionar a opção “Desejo aplicar as alterações em todas as pesquisas em que ela está associada” para que as alterações sejam aplicadas em todas as pesquisas e em todos os lugares onde a questão é utilizada, uma vez que as questões ficam salvas no banco de dados.

Ademais, ao editar uma questão, é possível, também, criar uma nova questão a partir dela.

Além disso, as questões podem ser excluídas da pesquisa, mas permanecerem no banco de dados, ficando disponível para seleção em pesquisas futuras.

Escala Likert

A Escala Likert é um tipo de questão utilizado na Pesquisa de Satisfação disponível na Konviva. Essa escala é usada em perguntas que possuem opções de respostas com extremos como “Concordo totalmente” e “Discordo totalmente”, também sendo chamada de escala de satisfação. Por definição, esse tipo de questão utiliza uma escala com 5 ou 7 opções de resposta, que varia de uma atitude extrema a outra, incluindo uma opção moderada ou neutra entre as respostas extremas

Independentemente do método utilizado para se adicionar questões à pesquisa, é necessário selecionar o tipo de Escala Likert que se deseja utilizar, podendo defini-las em Concordância, Frequência, Importância, Probabilidade, Personalizada e Discursiva, apresentando as seguintes opções:

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