Perfis

A plataforma Konviva apresenta diferentes perfis, criados para serem atribuídos aos usuários, visando à melhor navegabilidade na plataforma de acordo com as necessidades, os perfis ocupacionais e os níveis de gestão que o usuário Administrador defina para estes.

Apenas o usuário com o perfil de Administrador possui a permissão para associar um perfil a um usuário da plataforma. Essa ação pode ser feita em Administração > Usuários, ao clicar em Adicionar usuário ou no botão de ação Editar e selecionando uma opção na sub-seção Perfil:

Perfis

Importante

Os perfis podem ser atribuídos manualmente ou via planilha de importação. O processo de associação de importação pode ser encontrado na página de Importação de Perfis

A definição de cada perfil determinará a quantidade de acessos e permissões para cada usuário.

Perfil Administrador

O perfil Administrador gerencia todas as funcionalidades e possui acesso total a todas as unidades, com navegação livre aos seguintes menus:

  • Administração: cadastro e edição de unidades, usuários, setores, cargos, público-alvo, termo de aceite e acesso à central de importação;
  • Aprendizagem: gestão de todos os módulos de aprendizagem — catálogos, bibliotecas, cursos, turmas, trilhas, acompanhamento de usuários certificados, lista de interesse, solicitação de matrícula, pílulas de conhecimento, requisição de cursos, cursos extras, cadastro de sala de aula física e recursos físicos, acesso ao calendário, configuração de tags;
  • Repositório: cadastro de conteúdos, avaliações e certificados. Configuração de permissão de utilização dos mesmos por administradores de unidade;
  • Comunicação: cadastro de destaques, banners, FAQ, correio, fale conosco, configuração de notificações de sistema, posts, pesquisa e fórum;
  • Colaboração: cadastro de comunidades e rede social da plataforma;
  • Gamificação: cadastro de desafios, missões, jornadas, campanhas, administração de pontos, criação de loja com produtos para resgates de prêmios pelos usuários;
  • Relatórios: acesso aos relatórios padrões da plataforma, de log e possibilidade de criação de relatórios personalizados;
  • Configurações: acesso a diversas personalizações que afetam o comportamento da plataforma, bem como layout, tipos de portais de acesso, cadastro de tour e habilitação ou não dos módulos.

Observação

Alguns menus necessitam a ativação de módulos no configurador geral para que estejam visíveis.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Administrador e associando ao menos uma unidade ao perfil.

Observação

O perfil será administrador geral da plataforma mesmo que seja associado a apenas uma única unidade, ou seja, não é necessário selecionar mais de uma unidade para esse perfil.

Perfil Administrador de cursos

O Administrador de cursos possui acesso à área de cursos, avaliações e recursos, além de poder acessar os relatórios relacionados aos cursos por ele criados.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Administrador de cursos e associando todas as unidades que serão gerenciadas por esse perfil.

O perfil Administrador de cursos pode:

  • Cadastrar recursos em bibliotecas já existentes;
  • Cadastrar cursos e conteúdos;
  • Cadastrar avaliações e banco de questões;
  • Visualizar cursos cadastrados apenas por ele;
  • Ter acesso a relatórios referentes aos cursos cadastrados por ele.
Perfil Administrador de unidade

Este perfil possui, em suma, as mesmas permissões do perfil Administrador, mas restrito apenas às unidades em que foi associado.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Administrador de unidade e associando todas as unidades que serão gerenciadas por esse perfil.

Ao usuário associado ao perfil Administrador de unidade é possível:

  • Adicionar usuários e editá-los manualmente e via importação;
  • Cadastrar catálogo, trilhas, cursos, turmas e conteúdos;
  • Cadastrar avaliações e banco de questões;
  • Visualizar cursos, turmas, conteúdos cadastrados e liberados para visualização pelo administrador;
  • Administrar solicitações de matrícula e lista de interesse de usuários de sua unidade;
  • Cadastrar destaques, banners e pesquisa para usuários de sua unidade;
  • Ter acesso a relatórios referentes aos cursos cadastrados por ele.
Perfil Aluno

O perfil aluno pode, diferentemente dos outros, ser associado apenas à uma unidade, e possui acesso restringido às funcionalidades desta.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Aluno e associando à unidade a qual será alocado.

O perfil aluno pode:

  • Acessar as turmas que está matriculado, conteúdo, avaliações e ferramentas interativas e de tutoria disponíveis na turma;
  • Acessar o catálogo para matricular-se ou solicitar aprovação de matrícula, conforme o fluxo configurado pelo administrador no cadastro da turma;
  • Se inscrever em lista de interesse de curso e lista de espera das turmas com vagas esgotadas;
  • Acessar salas de aula e as ferramentas configuradas para interação da turma;
  • Visualizar em destaques avisos gerais do sistema, publicados pela administração;
  • Acessar seu histórico de curso e trilhas;
  • Acessar trilhas configuradas para o seu perfil e relatórios sobre o seu desempenho nos cursos e trilhas;
  • Visualizar e acessar as comunidades.

Observação

Algumas funcionalidades dependem da ativação de módulos ou configurações pelo Administrador no configurador geral para que estejam visíveis ao perfil Aluno.

Perfil Autor

Esse perfil possui permissão de acesso e cadastro de conteúdo dentro da plataforma à todas as unidades em que for necessário. O perfil é associado aos cursos para que o usuário Autor possa inserir conteúdos por ele feitos.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Autor e associando quantas unidades forem necessárias a este.

O Autor pode:

  • Cadastrar conteúdos em cursos que esteja associado e em biblioteca;
  • Cadastrar e administrar avaliações e banco de questões;
  • Acessar ferramentas interativas (fórum, correio, pesquisa, e social do módulo colaboração);
  • Gerar relatórios relativos aos cursos em que está associado.
Perfil Gestor

Um usuário associado ao perfil Gestor pode acompanhar equipes que estejam em diferentes unidades. Para isso, é necessário que todas as unidades sob sua gerência sejam associadas à ele no cadastro.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Gestor e associando quantas unidades forem necessárias a este.

Uma vez associadas as unidades, este perfil poderá:

  • Administrar e adicionar usuários;
  • Cadastrar recursos em bibliotecas;
  • Adicionar e aprovar cursos extras de seus subordinados;
  • Adicionar e aprovar requisições de curso de seus subordinados;
  • Acessar avaliações de comportamento;
  • Aprovar solicitações de matrículas de seus subordinados;
  • Associar seus subordinados às trilhas de aprendizagem (feita através do catálogo);
  • Acessar informações dos catálogos;
  • Gerenciar matrículas de seus subordinados nos cursos disponibilizados no catálogo;
  • Acessar ferramentas interativas (fórum, correio, pesquisa, e social do módulo colaboração);
  • Visualizar ranking no módulo gamificação;
  • Acessar relatórios da área de aprendizagem com dados de seus subordinados.

Observação

A funcionalidade Superior Imediato permite que um aluno gerencie matrículas, administre usuários, acesse os dashboards e gere relatórios de liderados, exercendo um papel similar ao Gestor. No entanto, por não ser um perfil, e sim uma funcionalidade, sua ativação é ligeiramente diferente. Para mais detalhes, acesse a documentação Superior Imediato

Perfil Instrutor

Esse é o perfil que deverá ser associado aos usuários que terão papel de professor dentro dos cursos presenciais ou blended. O usuário associado a esse perfil precisa estar ligado à todas as unidades em que será professor para que possa:

  • Visualizar listas de turmas as quais é responsável e acessar as Salas de aula correspondentes;
  • Visualizar e excluir avaliações realizadas de seus alunos que ainda não concluíram o curso (via relatório de acompanhamento das avaliações);
  • Visualizar notas dos alunos em conteúdo online;
  • Gerenciar as ferramentas da sala de aula (fórum, biblioteca, enquete, grupos, correio, FAQ, avisos da turma)
  • Acessar relatórios com dados referentes as suas turmas
  • Atribuir notas, controlar a frequência dos alunos (área de desempenho) e corrigir avaliações.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Instrutor e associando quantas unidades forem necessárias a este.

Perfil Moderador

O perfil Moderador funciona como um perfil de professor de cursos síncronos, sendo responsável por moderar/mediar as reuniões (aulas ao vivo na ferramenta e webconferências) dentro da plataforma.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Moderador e associando as unidades com cursos síncronos em que este usuário terá o papel de professor.

O usuário do perfil Moderador pode:

  • Visualizar a lista de turmas que é responsável e acessar a Sala de aula;
  • Visualizar e excluir avaliações online realizadas de seus alunos que ainda não concluíram o curso (via relatório de acompanhamento das avaliações);
  • Visualizar nota dos alunos em conteúdo online;
  • Gerenciar as ferramentas da sala de aula (fórum, biblioteca, enquete, grupos, correio, FAQ, avisos da turma);
  • Acessar relatórios com dados referentes às suas turmas;
  • Acessar a área de desempenho, atribuir notas e controlar a frequência dos alunos;
  • Corrigir avaliações.

Observação

Algumas funcionalidades dependem da ativação de módulos ou configurações pelo Administrador no configurador geral para que estejam disponíveis ao perfil Moderador.

Perfil Mediador de Aprendizagem

Esse perfil oferece maior flexibilidade e abrangência nas ações de acompanhamento e gestão das turmas, unificando as principais atribuições dos perfis voltados à mediação do processo de ensino.

O Mediador de Aprendizagem reúne todas as permissões dos perfis Tutor, Instrutor e Moderador padrão do sistema, com exceção das permissões relacionadas ao Monitor.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Moderador e associando as unidades com cursos síncronos em que este usuário terá o papel de professor.

O usuário desse perfil pode:

  • Criar e editar bibliotecas nas suas unidades associadas;
  • Acessar salas de aula e desempenho na sua unidade;
  • Visualizar calendário da sua unidade;
  • Visualizar pesquisas;
  • Visualizar fóruns criados;
  • Visualizar o correio;
  • Visualizar as FAQs cadastradas;
  • Extrair relatórios padrão da sua unidade.
Perfil Monitor

O Monitor é o perfil responsável pela liberação do acesso aos alunos matriculados nos cursos do tipo Prova às avaliações.

Esse perfil deve ser atribuído ao usuário na área de edição do cadastro de usuários (Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis), ativando a opção Monitor e associando as unidades às quais esse usuário terá acesso.

Importante

Para que o Monitor possa definir data (início e fim) e horário em que a prova estará liberada para os alunos, é necessário que a opção Necessita liberação seja ativada pelo Administrador ao cadastrar uma turma. Caso contrário, não haverá necessidade de liberação da prova pelo Monitor e o aluno poderá realizá-la enquanto sua matrícula estiver vigente, não havendo ação para o monitor realizar.

Perfil Provedor de Conteúdo

O Provedor de Conteúdo tem como principal finalidade criar, editar e gerenciar conteúdos, cursos, turmas, avaliações e certificados dentro do escopo da sua unidade associada, sem acesso a outras áreas ou unidades do ambiente. Essa segmentação garante que cada usuário com este perfil mantenha autonomia sobre seus materiais, sem interferir em conteúdos de outras unidades.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Provedor de Conteúdo e associando as unidades com cursos síncronos em que este usuário terá o papel de professor.

O perfil foi projetado com permissões específicas e limitadas para:

  • Criar e editar cursos na sua unidade;
  • Criar e editar o cadastro de turmas na sua unidade (demais ações, como acessar sala de aula, desempenho etc., ficam ocultas);
  • Criar e editar conteúdos na sua unidade;
  • Criar questões e avaliações na sua unidade;
  • Criar e editar certificados para associar aos cursos da sua unidade;

Importante

  • O perfil Provedor de Conteúdo deve ser exibido apenas quando o módulo Konviva Studio estiver habilitado;
  • Durante a implantação do perfil, é recomendado ao Administrador da plataforma criar uma unidade separada para cada fornecedor ou provedor de conteúdo. Essa configuração garante que cada provedor tenha acesso apenas aos cursos, turmas e conteúdos que ele próprio gerencia, mantendo o ambiente seguro e organizado.
Perfil Responsável de Turma

O perfil Responsável de Turma possui os mesmos acessos dos perfis de professores (tutor, instrutor e moderador), mas com permissões extras, apoiando na gestão da aprendizagem da plataforma

Esse perfil deve ser atribuído ao usuário na área de edição do cadastro de usuários (Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis), ativando a opção Responsável de Turma e associando as unidades às quais esse usuário terá acesso.

Como um Responsável de Turma, o usuário poderá:

  • Acessar catálogos e realizar matrícula de usuários que sejam de sua unidade;
  • Gerir usuários das unidades em que é responsável;
  • Criar novas bibliotecas e cadastrar recursos em bibliotecas existentes;
  • Visualizar listas de turmas que é responsável e acessar a Sala de aula;
  • Adicionar turmas em cursos já existentes e que o Administrador tenha definido como responsável;
  • Visualizar notas dos alunos em conteúdo online;
  • Gerir ferramentas interativas configuradas para a turma sob sua responsabilidade (fórum, biblioteca, enquete, grupos, correio, FAQ, avisos da turma, webconference);
  • Acessar relatórios com dados referentes às suas turmas;
  • Atribuir notas (área de desempenho) e corrigir avaliações.

Importante

Este perfil não se encontra habilitado por padrão na plataforma. Para o fazer, basta fazer a solicitação para o Suporte Konviva e confirmar para quais modalidades de curso esse perfil será disponibilizado.

Perfil Tutor

O perfil Tutor é o usuário professor que atua em turmas de cursos À distância ou Blended, realizando a gestão da sala de aula.

A configuração desse perfil é feita em Administração > Usuários > Editar/Cadastrar usuário > Perfis, ativando a opção Tutor e associando as unidades com cursos À distância ou Blended em que este usuário terá o papel de tutor.

O perfil Tutor tem permissões para:

  • Visualizar listas de turmas que é responsável e acessar a Sala de aula;
  • Visualizar e excluir avaliações realizadas de seus alunos que ainda não concluíram o curso (via relatório de acompanhamento das avaliações);
  • Visualizar notas dos alunos em conteúdo online;
  • Gerir ferramentas interativas configuradas para a turma sob sua responsabilidade (fórum, biblioteca, enquete, grupos, correio, FAQ, avisos da turma, webconference);
  • Acessar relatórios com dados referentes às suas turmas;
  • Atribuir notas (área de desempenho) e corrigir avaliações.

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