Pré-Onboarding

O Onboarding foi desenvolvido para facilitar e tornar mais eficiente a integração de novos colaboradores, oferecendo uma experiência organizada e acolhedora desde o primeiro contato. Pensando tanto no RH quanto no colaborador, o recurso permite centralizar informações, orientar etapas e garantir que todos os envolvidos estejam alinhados desde o início da jornada.

Integração Konviva x Onboarding

É possível realizar a integração da Plataforma Konviva com o Onboarding, permitindo que o RH estabeleça os cronogramas de estudos; gestores acompanhem o engajamento de sua equipe, atuando junto aqueles que não iniciaram, estão em andamento, estão atrasados ou concluíram cada etapa da trilha, de uma maneira mais efetiva e pro-ativa, e alunos tenham controle e ciência sobre o processo de integração.

A integração do módulo de onboarding com a plataforma Konviva visa criar uma experiência inovadora de integração dos novos colaboradores com seus gestores, fazendo uso da Trilha de onboarding da plataforma.

Para fazer a integração, é necessário realizar algumas configurações dentro da plataforma Konviva, tanto pelo usuário Administrador quando pelo suporte da Konviva.

Atenção!

A parametrização na plataforma Konviva é feita diretamente pelo time de suporte. Logo, o cliente que deseja realizar a integração deverá informar os dados necessários para a configuração com o Gestão de Desempenho através de um chamado. O time de suporte, após realizar as devidas configurações na plataforma, também repassará ao cliente os dados necessários para configuração no Gestão de Desempenho.

1º passo: Abertura de chamado para o suporte

O primeiro passo para iniciar o processo de integração da Konviva ao módulo Onboarding é contatar o suporte da Konviva e fornecer os dados para que o suporte faça as parametrizações necessárias.

  • Informações de chave de acesso e chave secreta: é necessário ter acesso e salvar as informações da chave de acesso e chave secreta. Isso pode ser feito em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações > Nova aplicação. Preencha o nome, descrição, e selecione o tipo da geração de token. Para esta aplicação, recomendamos o tipo “Gerar um token diferente para cada sessão da aplicação”. Em seguida, clique em salvar. Você poderá copiar a chave de acesso e a chave secreta. A chave secreta deve ser copiada e mantida em um local seguro pois, após sair do formulário, não será possível recuperá-la;

  • Criar e habilitar a associação de um papel de integração com a Konviva: após ter em mãos a chave de acesso e a chave secreta, é necessário criar um papel de integração com a Konviva em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis > Novo Papel, e crie um papel de integração com a Konviva. Na aba de aplicações, basta habilitar a associação da aplicação que foi criada anteriormente;

  • Tenant do cliente Talent Acquisition: o tenant do cliente;

  • URL tenant Talent Acquisition: a URL base da XPlatform.

Tendo essas informações em mãos, basta abrir um chamado para o time de suporte solicitando o cadastro do curso na plataforma da Konviva. Em seguida, o time de suporte também disponibilizará os dados necessários para que você consiga realizar as configurações no Gestão de Desempenho e Carreira.

Observação

Os passos 2 e 3 podem ser efetuados tanto pelo suporte, quanto pelo usuário Administrador.

2º passo: Parametrizar a conclusão automática do sistema

Realizada a integração, ainda no Configurador geral, no menu Turmas, é necessário definir o campo Conclusão automática de matrículas com a parametrização “Ao atingir 100% de andamento no conteúdo e status de aprovado”;

3º passo: Parametrizar a conclusão automática das turmas

Ao criar uma turma que será integrada às trilhas de Onboarding, é necessário definir o campo Conclusão automática de matrícula no menu Conclusão do curso com a opção Ao atingir 100% de andamento no conteúdo e status de aprovado.

Cadastro de Trilhas e Usuários

Uma vez feita a integração da plataforma ao Módulo e parametrizado todos os campos necessários, basta fazer o cadastro da trilhas de onboarding e dos usuários na plataforma, assim como a associação dos colaboradores às trilhas.

Cadastro da trilha

O cadastro de trilhas de onboarding pode ser feito seguindo as informações disponíveis na página Trilha de onboarding.

Cadastro de usuários

Em casos onde não haja integração com outros módulos Senior ou mesmo o Painel de Gestão, mas haja integração com o Talent Acquisition e o uso do Onboarding, é necessário cadastrar novos usuários na plataforma em Administração > Usuários > Adicionar usuário.

Nesses casos, o cadastro deve levar em conta os seguintes parâmetros além dos campos obrigatórios:

  • Campo login: nesse campo é necessário informar o CPF do usuário a ser cadastrado, para que este seja salvo como o ID de usuário e enviado ao Talent Acquisition;
  • Data de admissão: o preenchimento desse campo é obrigatório para que o Talent Acquisition gere os indicadores de engajamento do colaborador.
Associar colaboradores à trilha

A associação de colaboradores às trilhas de onboarding é o gatilho para que a integração com o Talent Acquisition ocorra. A adição de usuários em trilhas segue o método padrão de associação, podendo ser feita pela seleção de usuários dentro do cadastro/edição de trilhas ou via associação de público alvo.

Importante

  • Caso seja utilizada a opção de associação via público-alvo, é necessário usar a opção Atributos de usuário com data de admissão a partir de, respeitando a data de acordo com o dia da instalação da integração instalada;
  • Se houver trilhas de onboarding diferentes (uma para cada cargo), é necessário combinar ambos os critérios, garantindo assim que apenas novos colaboradores sejam enviados para integração com o Talent Acquisition.

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