Pré-Onboarding
O Onboarding foi desenvolvido para facilitar e tornar mais eficiente a integração de novos colaboradores, oferecendo uma experiência organizada e acolhedora desde o primeiro contato. Pensando tanto no RH quanto no colaborador, o recurso permite centralizar informações, orientar etapas e garantir que todos os envolvidos estejam alinhados desde o início da jornada.
Integração Konviva x Onboarding
É possível realizar a integração da Plataforma Konviva com o Onboarding, permitindo que o RH estabeleça os cronogramas de estudos; gestores acompanhem o engajamento de sua equipe, atuando junto aqueles que não iniciaram, estão em andamento, estão atrasados ou concluíram cada etapa da trilha, de uma maneira mais efetiva e pro-ativa, e alunos tenham controle e ciência sobre o processo de integração.
A integração do módulo de onboarding com a plataforma Konviva visa criar uma experiência inovadora de integração dos novos colaboradores com seus gestores, fazendo uso da Trilha de onboarding da plataforma.
Para fazer a integração, é necessário realizar algumas configurações dentro da plataforma Konviva, tanto pelo usuário Administrador quando pelo suporte da Konviva.
Atenção!
A parametrização na plataforma Konviva é feita diretamente pelo time de suporte. Logo, o cliente que deseja realizar a integração deverá informar os dados necessários para a configuração com o Gestão de Desempenho através de um chamado. O time de suporte, após realizar as devidas configurações na plataforma, também repassará ao cliente os dados necessários para configuração no Gestão de Desempenho.
O primeiro passo para iniciar o processo de integração da Konviva ao módulo Onboarding é contatar o suporte da Konviva e fornecer os dados para que o suporte faça as parametrizações necessárias.
-
Informações de chave de acesso e chave secreta: é necessário ter acesso e salvar as informações da chave de acesso e chave secreta. Isso pode ser feito em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações > Nova aplicação. Preencha o nome, descrição, e selecione o tipo da geração de token. Para esta aplicação, recomendamos o tipo “Gerar um token diferente para cada sessão da aplicação”. Em seguida, clique em salvar. Você poderá copiar a chave de acesso e a chave secreta. A chave secreta deve ser copiada e mantida em um local seguro pois, após sair do formulário, não será possível recuperá-la;
-
Criar e habilitar a associação de um papel de integração com a Konviva: após ter em mãos a chave de acesso e a chave secreta, é necessário criar um papel de integração com a Konviva em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis > Novo Papel, e crie um papel de integração com a Konviva. Na aba de aplicações, basta habilitar a associação da aplicação que foi criada anteriormente;
-
Tenant do cliente Talent Acquisition: o tenant do cliente;
-
URL tenant Talent Acquisition: a URL base da XPlatform.
Tendo essas informações em mãos, basta abrir um chamado para o time de suporte solicitando o cadastro do curso na plataforma da Konviva. Em seguida, o time de suporte também disponibilizará os dados necessários para que você consiga realizar as configurações no Gestão de Desempenho e Carreira.
Observação
Os passos 2 e 3 podem ser efetuados tanto pelo suporte, quanto pelo usuário Administrador.
Realizada a integração, ainda no Configurador geral, no menu Turmas, é necessário definir o campo Conclusão automática de matrículas com a parametrização “Ao atingir 100% de andamento no conteúdo e status de aprovado”;
Ao criar uma turma que será integrada às trilhas de Onboarding, é necessário definir o campo Conclusão automática de matrícula no menu Conclusão do curso com a opção Ao atingir 100% de andamento no conteúdo e status de aprovado.
Cadastro de Trilhas e Usuários
Uma vez feita a integração da plataforma ao Módulo e parametrizado todos os campos necessários, basta fazer o cadastro da trilhas de onboarding e dos usuários na plataforma, assim como a associação dos colaboradores às trilhas.
O cadastro de trilhas de onboarding pode ser feito seguindo as informações disponíveis na página Trilha de onboarding.
Em casos onde não haja integração com outros módulos Senior ou mesmo o Painel de Gestão, mas haja integração com o Talent Acquisition e o uso do Onboarding, é necessário cadastrar novos usuários na plataforma em Administração > Usuários > Adicionar usuário.
Nesses casos, o cadastro deve levar em conta os seguintes parâmetros além dos campos obrigatórios:
- Campo login: nesse campo é necessário informar o CPF do usuário a ser cadastrado, para que este seja salvo como o ID de usuário e enviado ao Talent Acquisition;
- Data de admissão: o preenchimento desse campo é obrigatório para que o Talent Acquisition gere os indicadores de engajamento do colaborador.
A associação de colaboradores às trilhas de onboarding é o gatilho para que a integração com o Talent Acquisition ocorra. A adição de usuários em trilhas segue o método padrão de associação, podendo ser feita pela seleção de usuários dentro do cadastro/edição de trilhas ou via associação de público alvo.
Importante
- Caso seja utilizada a opção de associação via público-alvo, é necessário usar a opção Atributos de usuário com data de admissão a partir de, respeitando a data de acordo com o dia da instalação da integração instalada;
- Se houver trilhas de onboarding diferentes (uma para cada cargo), é necessário combinar ambos os critérios, garantindo assim que apenas novos colaboradores sejam enviados para integração com o Talent Acquisition.
English
Español

English
Español

