Gestão de Desempenho e Carreira

O módulo Gestão de Desempenho e Carreira da Senior contribui para mensurar o desempenho de colaboradores, identificar as necessidades de capacitação e de adequação funcional, estimular o diálogo e o reconhecimento através do processo de feedback e contribuir para o desenvolvimento de gestores em relação à evolução das equipes.

Integração com o PDI - Plano de Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) tem o propósito de desenvolver a carreira dos colaboradores, por meio de um plano que visa aprimorar as competências necessárias para que possam assumir determinadas funções e papéis dentro da organização.

É possível realizar a integração da Plataforma Konviva com o PDI da Senior, permitindo que o aluno adicione um curso como ação de aprendizagem dentro de seus objetivos. Esta integração faz com que o aluno seja matriculado automaticamente no curso escolhido, e envia as informações de conclusão do curso e status da aprovação para o Gestão de Desempenho.

Para fazer a integração, é necessário realizar algumas configurações, tanto na Konviva, quanto no Gestão de Desempenho. Em seguida, é necessário configurar a visualização dos cursos na Konviva e indicar quais cursos estarão disponíveis para a inclusão no PDI. Abaixo encontra-se a explicação detalhada de cada etapa.

Atenção!

A parametrização na plataforma Konviva é feita pelo time de suporte. Logo, o cliente que deseja realizar a integração deverá informar os dados necessários para a configuração com o Gestão de Desempenho através de um chamado. O time de suporte, após realizar as devidas configurações na plataforma, também repassará ao cliente os dados necessários para configuração no Gestão de Desempenho.

1º passo: Abertura de chamado para o suporte

O primeiro passo para iniciar o processo de integração da Konviva ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira é contatar o suporte da Konviva e fornecer os dados para que o suporte faça as parametrizações necessárias.

  • Informações de chave de acesso e chave secreta: é necessário ter acesso e salvar as informações da chave de acesso e chave secreta. Isso pode ser feito em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações > Nova aplicação. Preencha o nome, descrição, e selecione o tipo da geração de token. Para esta aplicação, recomendamos o tipo “Gerar um token diferente para cada sessão da aplicação”. Em seguida, clique em salvar. Você poderá copiar a chave de acesso e a chave secreta. A chave secreta deve ser copiada e mantida em um local seguro pois, após sair do formulário, não será possível recuperá-la;

  • Criar e habilitar a associação de um papel de integração com a Konviva: após ter em mãos a chave de acesso e a chave secreta, é necessário criar um papel de integração com a Konviva em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis > Novo Papel, e crie um papel de integração com a Konviva. Na aba de aplicações, basta habilitar a associação da aplicação que foi criada anteriormente;

  • Tenant do cliente PDI: o tenant do cliente;

  • URL tenant PDI: a URL base da XPlatform.

Tendo essas informações em mãos, basta abrir um chamado para o time de suporte solicitando o cadastro do curso na plataforma da Konviva. Em seguida, o time de suporte também disponibilizará os dados necessários para que você consiga realizar as configurações no Gestão de Desempenho e Carreira.

2º passo: Configurações no Painel de Gestão Senior

O processo de configuração de integração dos cursos ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira deve ser feito seguindo as informações descritas na documentação oficial do módulo Gestão de Desempenho e Carreira.

3º passo: Configurações de layout de exibição na plataforma Konviva

Feitas as configurações de integração, tanto na plataforma Konviva quanto no Gestão de Desempenho Senior, você pode configurar a exibição dos cursos integrados ao PDI que o aluno está matriculado. A exibição pode ser feita por meio de um carrossel na página inicial do aluno, pela inclusão no menu ou, ainda, por ambas as opções.

Para incluir o carrossel na página inicial, é necessário fazer a solicitação ao time de suporte. Para incluir no menu, basta seguir as instruções abaixo.

Incluindo visualização de cursos no menu

Para adicionar um item ao menu que direcione para cursos integrados com o PDI em que o aluno está matriculado, acesse o menu Configurações > Layout > Interface Web.

Na guia Configurações de interface > aba Menu, clique sobre o componente “Meu PDI” e arraste-o para o local desejado no menu. Em seguida, clique em Salvar.

4º passo: Disponibilizando um curso para integração com PDI

Para fazer com que um curso esteja disponível para a integração com o PDI, é necessário fazer a parametrização dentro do curso. Acesse Aprendizagem > Cursos > Administrar, busque o curso que deverá ser integrado ao PDI e em ações, selecione clique em editar.

Importante!

Apenas os cursos da modalidade a distância podem ser integrados ao PDI. Não será aplicada nenhuma restrição de matrícula relativa ao catálogo. Quando a requisição de matrícula vier do PDI, o aluno poderá se matricular, mesmo que o curso não esteja publicado para ele em nenhum catálogo e/ou trilha.

Habilite a opção Integrar curso com PDI - HCM, para indicar que o curso deverá ser apresentado para inclusão no PDI. Habilitando e salvando as configurações, será criada uma nova turma automaticamente, chamada “PDI - Nome do curso” e a opção para visualizá-lo no botão Ações na página de objetivos do PDI será habilitada. Os alunos que se inscreverem pelo PDI serão matriculados nesta turma.

Observação

Ao habilitar a opção Integrar curso com PDI - HCM, o campo Exibir turma no catálogo, na aba Catálogo, ficará desabilitado por padrão. Caso seja necessário, o administrador poderá definir que a turma estará disponível no catálogo diretamente na área de administração da turma.

Com todas as configurações feitas e os respectivos cursos marcados para a integração, o usuário pode selecionar um curso ao adicionar uma ação, na tela de objetivos de PDI. Ao fazer isso, ele é automaticamente matriculado no curso selecionado. Ao finalizar o curso, a plataforma envia para o Gestão de Desempenho a informação de que o aluno concluiu o curso, e se ele foi aprovado ou reprovado, alterando o status da ação dentro do PDI.

Importante!

Apenas os cursos da modalidade a distância podem ser integrados ao PDI. Não será aplicada nenhuma restrição de matrícula relativa ao catálogo. Quando a requisição de matrícula vier do PDI, o aluno poderá se matricular, mesmo que o curso não esteja publicado para ele em nenhum catálogo e/ou trilha.

Restrições e informações adicionais

A integração da plataforma Konviva com o PDI possui algumas particularidades, funcionando da seguinte maneira:

Tipos de curso

Alterações feitas na plataforma Konviva

Alterações feitas no PDI

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