Gestão de Desempenho e Carreira
O módulo Gestão de Desempenho e Carreira da Senior contribui para mensurar o desempenho de colaboradores, identificar as necessidades de capacitação e de adequação funcional, estimular o diálogo e o reconhecimento através do processo de feedback e contribuir para o desenvolvimento de gestores em relação à evolução das equipes.
Integração com o PDI - Plano de Desenvolvimento Individual
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) tem o propósito de desenvolver a carreira dos colaboradores, por meio de um plano que visa aprimorar as competências necessárias para que possam assumir determinadas funções e papéis dentro da organização.
É possível realizar a integração da Plataforma Konviva com o PDI da Senior, permitindo que o aluno adicione um curso como ação de aprendizagem dentro de seus objetivos. Esta integração faz com que o aluno seja matriculado automaticamente no curso escolhido, e envia as informações de conclusão do curso e status da aprovação para o Gestão de Desempenho.
Para fazer a integração, é necessário realizar algumas configurações, tanto na Konviva, quanto no Gestão de Desempenho. Em seguida, é necessário configurar a visualização dos cursos na Konviva e indicar quais cursos estarão disponíveis para a inclusão no PDI. Abaixo encontra-se a explicação detalhada de cada etapa.
Atenção!
A parametrização na plataforma Konviva é feita pelo time de suporte. Logo, o cliente que deseja realizar a integração deverá informar os dados necessários para a configuração com o Gestão de Desempenho através de um chamado. O time de suporte, após realizar as devidas configurações na plataforma, também repassará ao cliente os dados necessários para configuração no Gestão de Desempenho.
O primeiro passo para iniciar o processo de integração da Konviva ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira é contatar o suporte da Konviva e fornecer os dados para que o suporte faça as parametrizações necessárias.
-
Informações de chave de acesso e chave secreta: é necessário ter acesso e salvar as informações da chave de acesso e chave secreta. Isso pode ser feito em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações > Nova aplicação. Preencha o nome, descrição, e selecione o tipo da geração de token. Para esta aplicação, recomendamos o tipo “Gerar um token diferente para cada sessão da aplicação”. Em seguida, clique em salvar. Você poderá copiar a chave de acesso e a chave secreta. A chave secreta deve ser copiada e mantida em um local seguro pois, após sair do formulário, não será possível recuperá-la;
-
Criar e habilitar a associação de um papel de integração com a Konviva: após ter em mãos a chave de acesso e a chave secreta, é necessário criar um papel de integração com a Konviva em Plataforma Senior X > Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis > Novo Papel, e crie um papel de integração com a Konviva. Na aba de aplicações, basta habilitar a associação da aplicação que foi criada anteriormente;
-
Tenant do cliente PDI: o tenant do cliente;
-
URL tenant PDI: a URL base da XPlatform.
Tendo essas informações em mãos, basta abrir um chamado para o time de suporte solicitando o cadastro do curso na plataforma da Konviva. Em seguida, o time de suporte também disponibilizará os dados necessários para que você consiga realizar as configurações no Gestão de Desempenho e Carreira.
O processo de configuração de integração dos cursos ao módulo Gestão de Desempenho e Carreira deve ser feito seguindo as informações descritas na documentação oficial do módulo Gestão de Desempenho e Carreira.
Feitas as configurações de integração, tanto na plataforma Konviva quanto no Gestão de Desempenho Senior, você pode configurar a exibição dos cursos integrados ao PDI que o aluno está matriculado. A exibição pode ser feita por meio de um carrossel na página inicial do aluno, pela inclusão no menu ou, ainda, por ambas as opções.
Para incluir o carrossel na página inicial, é necessário fazer a solicitação ao time de suporte. Para incluir no menu, basta seguir as instruções abaixo.
Para adicionar um item ao menu que direcione para cursos integrados com o PDI em que o aluno está matriculado, acesse o menu Configurações > Layout > Interface Web.
Na guia Configurações de interface > aba Menu, clique sobre o componente “Meu PDI” e arraste-o para o local desejado no menu. Em seguida, clique em Salvar.
Para fazer com que um curso esteja disponível para a integração com o PDI, é necessário fazer a parametrização dentro do curso. Acesse Aprendizagem > Cursos > Administrar, busque o curso que deverá ser integrado ao PDI e em ações, selecione clique em editar.
Importante!
Apenas os cursos da modalidade a distância podem ser integrados ao PDI. Não será aplicada nenhuma restrição de matrícula relativa ao catálogo. Quando a requisição de matrícula vier do PDI, o aluno poderá se matricular, mesmo que o curso não esteja publicado para ele em nenhum catálogo e/ou trilha.
Habilite a opção Integrar curso com PDI - HCM, para indicar que o curso deverá ser apresentado para inclusão no PDI. Habilitando e salvando as configurações, será criada uma nova turma automaticamente, chamada “PDI - Nome do curso” e a opção para visualizá-lo no botão Ações na página de objetivos do PDI será habilitada. Os alunos que se inscreverem pelo PDI serão matriculados nesta turma.
Observação
Ao habilitar a opção Integrar curso com PDI - HCM, o campo Exibir turma no catálogo, na aba Catálogo, ficará desabilitado por padrão. Caso seja necessário, o administrador poderá definir que a turma estará disponível no catálogo diretamente na área de administração da turma.
Com todas as configurações feitas e os respectivos cursos marcados para a integração, o usuário pode selecionar um curso ao adicionar uma ação, na tela de objetivos de PDI. Ao fazer isso, ele é automaticamente matriculado no curso selecionado. Ao finalizar o curso, a plataforma envia para o Gestão de Desempenho a informação de que o aluno concluiu o curso, e se ele foi aprovado ou reprovado, alterando o status da ação dentro do PDI.
Importante!
Apenas os cursos da modalidade a distância podem ser integrados ao PDI. Não será aplicada nenhuma restrição de matrícula relativa ao catálogo. Quando a requisição de matrícula vier do PDI, o aluno poderá se matricular, mesmo que o curso não esteja publicado para ele em nenhum catálogo e/ou trilha.
Restrições e informações adicionais
A integração da plataforma Konviva com o PDI possui algumas particularidades, funcionando da seguinte maneira:
Tipos de curso
- Apenas os cursos da modalidade à distância podem ser integrados ao PDI.
Alterações feitas na plataforma Konviva
- Caso a flag de integração com o PDI seja desabilitada do curso:
- O curso deixa de aparecer para adição no PDI;
- A respectiva turma atrelada ao PDI é inativada, logo, todas as matrículas feitas nesta turma são canceladas;
- É altamente recomendado manter a turma de integração de PDI, exclusiva para matrículas automáticas de PDI. Recomendamos a criação de outra turma para permitir outras matrículas.
- Caso a flag de integração com o PDI seja reabilitada no curso:
- A turma de PDI anteriormente criada é reativada;
- As matrículas anteriormente canceladas seguem canceladas. Para se rematricular, o aluno precisa adicionar o curso novamente ao seu PDI.
- Caso o colaborador cancele sua matrícula na plataforma Konviva:
- O status da matrícula no PDI é alterado para cancelado.
- Caso o aluno já tenha cursado o treinamento anteriormente:
- Ao adicionar o curso no PDI, o status não será atualizado automaticamente;
- O aluno precisará refazer o curso, para atualizar o status de conclusão.
Alterações feitas no PDI
- Caso o colaborador exclua o curso do seu PDI:
- Sua matrícula na plataforma permanece ativa;
- O curso sai do carrossel de cursos do PDI, mas ainda fica disponível ao aluno, dentro de seus cursos em andamento.
English
Español

English
Español

