Marketplace Konviva
O Marketplace Konviva permite a integração de conteúdos de um ambiente de aprendizagem com diversos outros ambientes, disponibilizando catálogos de cursos e trilhas de forma automatizada e escalável. Esse recurso elimina a necessidade de replicar manualmente os conteúdos em cada ambiente, otimizando a distribuição de treinamentos e viabilizando estratégias comerciais em larga escala.
Entendendo o funcionamento do Marketplace Konviva
Para compreender o recurso, é importante conhecer e identificar os dois papéis envolvidos:
- Tenant Provedor: É o ambiente onde os cursos e trilhas são criados e publicados. Ele define quais conteúdos serão ofertados e para quais clientes.
- Tenant Cliente: É o ambiente que consome os conteúdos publicados pelo provedor. Esses conteúdos são exibidos no ambiente do cliente como um “espelho” do catálogo do provedor.
De forma resumida, o provedor disponibiliza os cursos e/ou trilhas para que os clientes possam matricular seus alunos. Os alunos, por sua vez, ao serem matriculados em cursos ou trilhas através da plataforma do cliente, são redirecionados aos conteúdos que estão hospedados no ambiente do provedor. Toda a gestão e edição do conteúdo permanece centralizada no provedor. Entretanto, as informações relativas ao desenvolvimento do aluno nesses conteúdos ficam disponíveis tanto para o provedor quanto para o cliente.
Como configurar a integração?
Para iniciar a integração, é necessário solicitar que o ambiente seja habilitado como provedor de conteúdo marketplace, cliente, ou ambos. Essa solicitação pode ser feita para o time de suporte.
Para que a integração funcione corretamente, o provedor utilizará unidades de negócio como forma de indicar quais clientes que podem realizar a integração de seus conteúdos. Sendo assim, é necessário criar uma unidade de negócio para representar cada cliente do provedor.
Com o ambiente já habilitado como provedor, durante a criação/edição da unidade de negócio, a opção “Habilitar Token Marketplace Konviva” estará disponível. Habilitando o parâmetro, um token será gerado. Este token deve ser disponibilizado ao cliente, para que possa ser inserido nas configurações do Marketplace correspondente à esta unidade.
Uma vez ligado o token de cliente no provedor, e adicionado esse token nas configurações do cliente, a integração do Marketplace entre os ambientes estrá ativa. Ao desligá-la a integração é suspensa.
Como funciona a integração?
Serão integrados somente cursos e trilhas ativos que estiverem dentro de um catálogo. Quando o provedor publica esse catálogo para uma unidade cliente, esse catálogo é espelhado automaticamente no ambiente do cliente que ativou o token correspondente.
Nas Pemissões de Acessos das configurações de catálogos do provedor, alguns parâmetros precisam ser considerados:
- Catálogos habilitados como “Público” não podem ser integrados;
- Caso não haja nenhuma unidade selecionada, este catálogo será disponibilizado para todos os clientes;
- Caso existam unidades selecionadas, o conteúdo será disponibilizado apenas para estas unidades.
Importante!
A integração entre provedores e clientes NÃO leva em consideração as restrições de público-alvo, mesmo que estas sejam relacionadas às unidades de negócio. Sendo assim, toda a segmentação de distribuição de conteúdos em catálogos deve ser feita utilizando a seleção de unidades de negócio. Recomenda-se então a criação de catálogos exclusivos para o uso no Marketplace.
Quando o catálogo é integrado no cliente, ele fica disponível para todos os seus alunos. Caso o administrador da unidade cliente queira segmentar o acesso aos cursos e trilhas, é possível adicionar unidades e/ou públicos-alvo para restringir o acesso. Essa configuração deve ser feita na edição de catálogo do ambiente do cliente.
Administração de conteúdos marketplace
Ao compartilhar um catálogo, apenas os cursos avulsos cadastrados no provedor na modalidade à distância serão integrados. Para integrar outras modalidades de cursos, eles precisam estar dentro de trilhas para, aí sim, serem integrados.
O cliente consegue visualizar os cursos e trilhas, realizar matrículas de alunos e acompanhar o progesso de alunos diretamente de seu ambiente. Entretanto, as trilhas, cursos e turmas integradas não podem ser editadas no ambiente do cliente, e ele também não consegue criar novas turmas em cursos integrados do provedor. Todos os cursos integrados, independentemente da modalidade que estejam cadastrados no provedor, são indicados no cliente como conteúdo externo. Eles não aparecerão na listagem de cursos do ambiente do cliente, mas sim na área de Conteúdo Externo.
Nesta área o cliente consegue visualizar os cursos, seus status, o provedor responsável pelo curso e, ainda, visualizar o curso e as turmas associadas.
Acesso aos conteúdos
O armazenamento dos conteúdos continua acontecendo no ambiente do provedor, não sendo migrados para o repositório do cliente.
São integrados no cliente apenas os dados cadastrais e landing pages de cursos e trilhas. Sendo assim, no ambiente do cliente, o aluno visualiza apenas estas informações. Ao clicar em “estudar”, ele é redirecionado ao player do ambiente do provedor, através de um login SSO. Uma vez logado no provedor, o aluno poderá navegar apenas dentro dos conteúdos daquele curso ou trilha específico. Ao fechar o conteúdo ou concluir o curso, o aluno é redirecionado ao ambiente do cliente. Por conta do SSO, o aluno não percebe essa alteração entre ambientes.
Particularidades de acesso
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Nos cursos cadastrados com a modalidade prova no provedor , o aluno acessará diretamente a sala de aula, desconsiderando a liberação por horário e/ou aplicação da prova com o Easy Proctor, mesmo que essas configurações estejam ativas no provedor.
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Nas modalidades presencial, blended e/ou síncrono, o provedor consegue configurar como critério de aprovação a frequência. Como todos os cursos são cadastrados no cliente como conteúdo externo, não haverá integração de notas e/ou frequência. Ao integrar a matrícula, a plataforma registrará no cliente o status de aprovação do aluno (aprovado ou reprovado), seu percentual de aproveitamento e seu status (matriculado ou concluído) no respectivo curso.
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Caso seja configurado um termo de aceite no provedor, e o aluno optar por não aceitar, ele será direcionado para tela de login do provedor. Entretanto, o aluno não conseguirá fazer o login, pois seu acesso é diferente do acesso ao ambiente do cliente.
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Recursos de trilha publicados diretamente nas trilhas (links, PDF, podcasts, etc), terão apenas o cadastro integrado, mas não serão listados no repositório do cliente. A integração ocorre para que possam ser exibidos nos relatórios de trilhas.
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Recursos de aprendizagem que estiverem presentes em cursos (scorm, videos, avaliações, certificados, etc) não serão integrados. Apenas os dados cadastrais do curso e das turmas são integrados.
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Turmas configuradas com fluxo de solicitação de matrícula não serão integradas.
Gestão de matrículas e relatórios
A gestão de matrículas é feita no ambiente do cliente, sendo enviadas ao provedor apenas as matrículas realizadas em cursos integrados via marketplace. Entretanto, para garantir que tanto o provedor quanto o cliente consigam acompanhar o progresso e os relatórios de forma sincronizada, são integrados em ambos os ambientes os dados de usuários, cursos, turmas, matrículas, trilhas e recursos. Logo, matrículas e andamento/aproveitamento nas trilhas são registradas e sincronizadas em ambas as bases.
Quando um aluno se matricula em um curso no ambiente do cliente, é criado automaticamente um cadastro e matrícula desse aluno no ambiente provedor, atrelado à respectiva unidade de negócio. Para evitar conflitos de informação, caso um mesmo aluno esteja cadastrado em mais de um cliente, o cadastro no provedor é feito utilizando o seu login + MKP + ID da unidade do aluno.
O aluno João, CPF 123.456.789-10, possui cadastro no cliente A e no cliente B. Em ambos os clientes, o identificador de usuário é o CPF. No provedor, o ID de unidade do cliente A é 1234, enquanto do cliente B é 5678.
Quando o João fizer uma matrícula em um curso de marketplace através do cliente A, ele será cadastrado no provedor como 12345678910.MKP.1234. Ao realizar uma matrícula em um curso do cliente B, será criado um novo usuário no provedor, com o identificador 12345678910.MKP.5678. Observe que os identificadores do aluno no provedor diferem de acordo com a respectiva unidade do cliente.
O fluxo de integração de matrículas é sempre do cliente para o provedor. Sendo assim, caso um aluno seja matriculado em um curso no ambiente provedor, ele não será replicado no ambiente do cliente.
Não existem limites de quantidade usuários ou matrículas por cliente. A única restrição existente é o bloqueio de mais de uma matrícula em andamento de um mesmo usuário no mesmo curso.
Certificados
É possível criar e adicionar certificados aos cursos integrados ao Marketplace Konviva, permitindo que os alunos possam fazer o download e a impressão de seus certificados ao finalizar seus cursos e se encontrarem com o status aprovado.
Para que o certificado do curso seja disponibilizado para o Tentant Cliente, é necessário que o Tenant Provedor associe ao curso integrado.
É possível cadastrar um certificado utilizando a opção Certificado de curso em Repositório > Certificado > Cadastrar e preenchendo os campos a seguir:
- Nome: nesse campo obrigatório é necessário definir o nome do certificado a ser criado;
- Status: aqui é possível definir se o certificado se encontrará ativo ou inativo;
- Unidade: no botão Selecionar unidade é possível definir quais unidades dentre as cadastradas no sistema terão permissão para administrar o certificado;
- Frases do certificado: essa seção apresenta os tokens de integração que deverão ser usados para a criação do texto escrito do certificado. Ao se utilizar de um token (texto dentro de dois hashtags. ex: #NOME#), o sistema substituirá automaticamente a informação pelos dados do aluno que receberá o certificado;
- Frase: esse campo permite editar o texto do certificado, onde é possível descrever a informação que será apresentada no certificado final.
É imprescindível se utilizar dos tokens de frases de certificado para que os documentos finais reflitam os dados de usuários salvos na base do sistema.
- Imagem: essa seção permite definir a imagem de fundo do certificado no botão Selecionar arquivo
Observação Para que a imagem tenha uma boa resolução pra impressão em papel A4, as dimensões em pixels devem ser: 3508 (largura) x 2482 (altura) dentro dos formatos PNG, JPG ou GIF.
Terminado o processo, é possível baixar uma prévia do certificado para visualização no botão “Ver certificado”. Caso o certificado esteja correto, basta clicar em Salvar.
Uma vez cadastrado o certificado, é possível adicioná-los a um curso para que estes fiquem disponíveis para download/impressão pelos usuários aprovados ao término do curso. Esse processo pode ser feito em Aprendizagem > Cursos > Administrar.
Essa página apresenta a lista dos cursos cadastrados no sistema, permitindo editá-los no botão editar (). Selecionado o curso desejado, basta seguir até a seção 3 — Adicionar conteudo do curso e clicar em Adicionar conteúdo > Certificado. Essa página abrirá uma nova seção onde o usuário administrador poderá preencher os seguintes campos:
- Título do certificado: esse campo obrigatório exige uma identificação para o certificado que será associado ao curso escolhido;
- Adicionar certificado: aqui é necessário selecionar um certificado cadastrado no repositório para associar ao curso no botão Selecionar do repositório. Também é possível usar o link ao lado para Ir ao cadastro de certificados e realizar o registro de um novo certificado, se necessário;
- Escreva uma descrição para o certificado: essa seção permite escrever uma descrição em texto corrida para o certificado, caso desejável
- Configurações do verso do certificado: caso habilitado, esse botão permite selecionar entre três tipos de layout (uma, duas ou três colunas) e inserir informações que serão apresentadas no verso do certificado. Esse texto possui integração com os tokens de certificado.
Finalizado o processo, basta clicar em Adicionar
Diferentemente de certificados de cursos promovidos diretamente pela plataforma Konviva, os certificados podem ser liberados para acesso/download mesmo se a opção Liberar somente se a avaliação de reação estiver respondida esteja habilitada, uma vez que cursos integrados pelo Marketplace não possuem avaliação de reação associada à sua integração.
Uma vez habilitados, os certificados poderão ser visualizados pelo Tenant Cliente na página de histórico do curso, clicando no botão Certificado
Importante
- O acesso aos certificados ficará disponível apenas para usuários que tenham atingido o status Aprovado. Caso o status do usuário seja Reprovado, a opção não estará visível;
- Certificados de Trilhas ou de Turmas integradas via Marketplace não estarão disponíveis para emissão e download; uma vez que a funcionalidade abrange apenas certificados de cursos;
- Não é possível fazer a emissão ou impressão de certificados pela visão Administrador.
E se a integração for encerrada?
Caso o provedor desative um token de integração, o catálogo correspondente é automaticamente retirado do ambiente do cliente. As trilhas e cursos são inativados, e novas matrículas são bloqueadas. Entretanto, o histórico de quem já se matriculou é mantido nos dois ambientes, permitindo consulta e geração de relatórios normalmente.
O mesmo ocorre caso o curso, trilha ou catálogo seja inativado ou excluído pelo provedor.
Migração de dados do ambiente provedor para o cliente
Existem cenários anteriores ao recurso do marketplace, em que alunos de clientes precisavam ser cadastrados no ambiente provedor para que pudessem ter acesso aos conteúdos disponibilizados. Com o recurso do Konviva Marketplace ativo, estes alunos podem ter seus usuários cadastrados diretamente no ambiente de aprendizagem do cliente e, ainda assim, consumirem conteúdos disponibilizados pelo provedor.
Para ajustar essa situação, desenvolvemos a possibilidade de automatizar a migração de usuários cadastrados no provedor para o ambiente cliente, bem como o histórico de matrículas destes usuários. Dessa forma, todos os cadastros de alunos, anteriormente cadastrados no provedor, migram para o ambiente do cliente, enquanto o provedor fica com o cadastro atualizado, seguindo o padrão de integração de usuários marketplace.
O aluno João, CPF 123.456.789-10, era cadastrado anteriormente no provedor, e seu login era o CPF. Como João pertence ao cliente A, seu usário é mirgado para este ambiente, e ele passa a usar o CPF como login diretamente no ambiente de aprendizagem do cliente A. No provedor, o cadastro de João é atualizado para 12345678910.MKP.1234.
A migração de usuários e histórico de matrículas deve ser solicitada ao time de suporte. Antes de realizá-la, é necessário já deixar parametrizada a configuração marketplace entre cliente e provedor. Ao migrar os usuários, o histórico de matrículas dos últimos 30 dias também é migrado. São integradas as informações relacionadas a matriculas concluídas e em andamento de cursos ativos no momento da migração. Matrículas de crusos que não sejam de marketplace não serão migradas, bem como os dados de matrículas de usuários que não foram previamente integrados ao cliente.
É possível indicar um período maior do que 30 dias para realizar a migração dos dados. Neste caso, é necessário informar à equipe de suporte a partir de qual data os dados devem ser considerados. Uma vez feita a migração de usuários e informado o período para migração de dados de matrícula, o sistema irá executar a busca desse histórico uma única vez. Para gerar uma nova execução, é ncessário indicar uma nova data.
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