Trilhas

As trilhas são um modo de organizar diversos recursos de aprendizagem em um único local, permitindo agrupá-los, ordená-los e até sequenciá-los. É possível criar trilhas diferentes para públicos-alvo específicos, segmentar o conteúdo da trilha por etapas e, até mesmo, certificar o aluno pela conclusão de uma trilha.

Dessa maneira, você consegue elaborar um plano de aprendizagem personalizado para seus alunos, criando trilhas voltadas para as mais variadas finalidades, como treinamento de novos colaboradores, capacitação em áreas específicas, preparação para certificações, entre outros.

As trilhas dão agilidade ao treinamento e mais autonomia aos alunos, e o administrador pode acompanhar de perto o andamento e aproveitamento de cada usuário nas trilhas.

Na Konviva, disponibilizamos três modelos de trilha, a trilha do tipo desenvolvimento (trilha padrão), a trilha tipo jornada e a trilha tipo onboarding. Cada uma delas tem uma finalidade específica, permitindo que o administrador escolha o modelo mais adequado às suas necessidades.

A trilha de desenvolvimento é a trilha considerada padrão da plataforma. Ela é a trilha exibida automaticamente quando o módulo de trilhas está ativado. Nela, é possível adicionar recursos de aprendizagem, prazos de conclusão, certificados, entre outros.

A trilha de onboarding é muito semelhante à trilha de desenvolvimento. Seu principal diferencial é a possibilidade de definir se a data de início da trilha será a data de admissão do colaborador em vez da data de associação do aluno à trilha. Justamente por isso, costuma ser utilizada para o treinamento de novos colaboradores.

A trilha jornada diferencia-se das outras, pois seu acompanhamento é feito com base nas horas de treinamento realizadas pelo aluno, enquanto o andamento das trilhas de desenvolvimento e onboarding é medido com base na quantidade de conteúdos concluídos.

Para entender detalhadamente sobre cada modelo de trilha, como habilitar e cadastrar, consulte a documentação específica de cada uma delas.

Relatórios

Você pode obter dados referentes às trilhas e ao acompanhamento dos alunos nas trilhas, tanto nos relatórios padrão de trilha quanto nos relatórios personalizados de trilha e relatórios personalizados de cadastro de trilhas.

Visualização das trilhas pelo aluno

A listagem de trilhas fornece ao aluno uma visão geral das trilhas às quais ele está vinculado. Há duas guias principais: a guia Minhas trilhas, que exibe trilhas dos tipos desenvolvimento e onboarding, e a guia Minhas jornadas, que lista trilhas do tipo jornada — caso estejam habilitadas na plataforma.

Em Minhas trilhas, o aluno pode utilizar os botões disponíveis no topo da página, para selecionar se deseja visualizar todas as trilhas, apenas as trilhas em andamento ou apenas as trilhas aprovadas. Também é possível utilizar o campo de busca para encontrar a trilha pelo nome ou código.

A visualização das trilhas pode ser feita em grade ou listagem, e o aluno pode alternar entre elas conforme sua preferência. A listagem das trilhas traz a informação do nome, descrição e imagem da trilha. Ela indica se a trilha é obrigatória ou não, exibe o tipo de trilha, a quantidade de etapas e conteúdos cadastrados. Também há o indicativo de carga-horária da trilha, que é a soma das cargas-horárias dos cursos com os outros recursos de aprendizagem presentes na trilha. Nas trilhas com prazo configurado, é exibido o prazo para conclusão. Caso o aluno já tenha sido aprovado na trilha, uma etiqueta com o status de aprovado é exibida ao lado do nome da trilha.

Exemplo da exibição da página Minhas trilhas ao aluno
Exemplo de listagem de trilhas

Indicadores nas trilhas

Acessando uma trilha, abaixo do nome e descrição, existem indicadores que auxiliam na percepção de progresso do aluno. O percentual de andamento indica quantas etapas já foram concluídas em relação às etapas disponíveis. Já o percentual de aproveitamento refere-se à performance do aluno em relação ao requisito mínimo de aproveitamento dos conteúdos. Isso significa que, se o aproveitamento requirido de todos os recursos for de 70%, e o aluno conseguiu apenas 35%, o indicador de aproveitamento marcará 50% de aproveitamento.

Por fim, se a trilha tiver um prazo definido, ele será exibido no topo. Ali o aluno consegue visualizar quantos dias faltam até o prazo final de conclusão previsto ou, ainda, quantos dias ele está atrasado com relação ao prazo previsto.

Exemplo de visualização de trilha
Exemplo de visualização de trilha

Os indicadores também contam com o recurso de cores, para facilitar a identificação dos status, conforme relação abaixo:

Cores

Aproveitamento

Tempo restante

Vermelho

Abaixo de 50% do aproveitamento necessário para aprovação do aluno na trilha.

Menos de 15%

Amarelo

Entre 51% e 99% do aproveitamento necessário para a aprovação do aluno na trilha.

16% a 50%

Verde

100% do aproveitamento requerido para aprovação do aluno na trilha.

Acima de 50%

Exemplo de indicadores de cores
Exemplo de indicadores de cores

Este artigo ajudou você?

Ir para o topo da página