Interface Web
O Layout 3.0 é uma nova abordagem para a interface do aluno. Uma mudança significativa no design de menus no acesso do aluno e a liberdade ao Administrador permitindo personalizar o ambiente sem a necessidade de customização ou do suporte técnico.
Ao adotar esse o novo Layout 3.0, um novo configurador de layout está disponível para o administrador, uma ferramenta poderosa que irá permitir gerenciar e ajustar a interface do aluno de forma centralizada. Com esse configurador, os administradores terão controle total sobre as opções disponíveis para os alunos, podendo personalizar as configurações padrão adicionando ou removendo menus de acesso.
As configurações de layout da interface web podem ser acessadas em Layout > Interface Web
Importante
Para utilizar o Layout 3.0, você deverá solicitar sua habilitação ao Suporte da Konviva.
Configurações gerais
Em configurações gerais, você poderá realizar algumas configurações padrão para o seu ambiente como o título da página que será exibido no navegador, a descrição, o ícone da página, a imagem de fundo de tela de login e a alteração da logo do rodapé. As seguintes opções podem ser configuradas nessa seção:
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Titulo da página: esse campo permite definir o título da aba a ser exibido no navegador;
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Descrição da página: aqui é possível inserir uma breve descrição sobre do que se trata o ambiente, com um limite máximo de 255 caracteres;
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Ícone da página: nessa área é possível fazer o upload do ícone a ser exibido na aba do navegador.
Importante
A imagem do ícone deve ter 18 x 18 px e estar no formato PNG ou JPG.
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Imagem de fundo da tela de login: aqui é possível fazer o upload de uma imagem de fundo para ser apresentada na tela de login do usuário no sistema.
Importante
A imagem da tela de login deve ter 1920 x 1080 px e estar no formato PNG ou JPG.
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Logo do rodapé: essa é a imagem da logo que será exibida no rodapé das páginas do sistema.
Importante
A imagem deve ter 101 x 18 px e estar em formato PNG ou JPG.
Configurações de interface
Nessa aba é possível realizar a customização da interface do aluno, como configurações de cabeçalho com a alteração da logo, alteração do modelo e organização de menu para o aluno e a configuração de nomenclatura para estes menus.
Na parte superior dessa aba,é possível ver uma pré-visualização de como será exibido o conteúdo para o aluno tanto na interface web de acordo com as alterações aplicadas nas seguintes opções:
O cabeçalho engloba as informações de logo da página, assim como o idima do texto alternativo, as cores de identidade da página e os ícones de acesso rápido
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Logo: aqui é possível definir o logo da página do seu ambiente que será exibido no canto superior-esquerdo da página. É imprescindível que a imagem possua uma resolução de 240x86 px, nos formatos PNG ou SVG;
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Texto alternativo : o texto alternativo é uma ferramenta da plataforma que descreve as imagens carregadas para pessoas com deficiências visuais. O texto a ser descrito pelo software de leitura de tela é criado automaticamente, com uma descrição padrão. No entanto, é possível descrever a imagem do logo para as línguas suportadas nas caixas de texto disponíveis em até 255 caracteres;
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Cores: é possível definir quais serão as cores usadas em diferentes pontos dentro da plataforma. A escolha das cores pode ser feita via sistema RGB, HSL ou hexadecimal. Os campos disponíveis para edição de cores são: -Cores gerais: aqui é possível definir as cores dos Textos do menu, Botões, Header (cabeçalho) e *Texto dos botões; -Cores do ambiente Aluno: esse campo permite editar as cores dos Títulos e do Fundo da home do ambiente dos alunos; -Cores do ambiente Admin: aqui é possível definir a cor do Menu do ambiente do usuário administrador; -Cores dos widgets: essa opção permite editar as cores dos Textos e da cor de Fundo do widget.
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Ícones de acesso rápido: nessa seção é possível adicionar e/ou remover ícones de acesso rápido que serão exibidos no canto superior-direito da interface. A edição é feita ao clicar no ícone que deseja que os alunos visualizem, listados na seção Itens disponíveis e arrastar para a seção Itens Selecionados, para que sejam exibidos.
Observação
- É permitida a seleção de, no máximo, 3 itens para exibição;
- Os ícones e títulos dos itens são padronizados, não sendo possível alterá-los.
Aqui é possível definir as configurações de apresentação dos menus da plataforma quando acessada via web.
- Modelo do menu: o modelo do menu definirá o tipo de apresentação e rolagem da tela, além de decidir qual será a quantidade de colunas a serem apresentadas. As opções disponíveis para escolha são:
- Horizontal: essa opção permite ter 3 colunas de itens fixas, não permitindo alterar esta quantidade. No entanto, os sub-itens poderão ser organizados conforme a necessidade do usuário, sendo exibidos nos botões em cascata de cada item de menu;
- Vertical: ao escolher essa opção, o ícone hambúrguer () e dos itens de menu permanecem visíveis, podendo expandirem-se para que os títulos fiquem visíveis ou partirem dos ícones, onde cada tópico poderá ter sub-itens abrindo em cascata;
- Hambúrguer: possui formato parecido com o modelo Vertical, mas os itens de menu irão aparecer somente ao clicar no botão hambúrguer. Uma vez ativado, a disposição dos itens é idêntica ao menu Vertical com os títulos sendo exibidos.
- Habilitar ícones do menu: essa opção habilita o uso de ícones padrão ou customizados nas colunas dos menus da interface da plataforma. A escolha de qual ícone será usado é feita em Organização do menu;
- Habilitar link direto, quando menu principal tem um único item: quando habilitada, essa opção faz com que, em casos onde haja apenas um único item no menu principal, ele se torne um link direto para o conteúdo desejado, ao invés de abrir um submenu;
- Organização do menu: aqui é possível organizar a estrutura e posição dos menus disponibilizados na plataforma. É possível adicionar e remover menus das colunas, além de arrastar os submenus entre colunas e criar novas colunas clicando no botão + no canto inferior direito da tela. Há um limite para cada tipo de modelo de menu selecionado:
- Horizontal: 3 colunas fixas, sem possibilidade de adição ou remoção;
- Vertical e Hambúrguer: Deverá ter no mínimo 3 e um máximo de 6 colunas para o modelo hambúrguer e 9 para o modelo vertical.
Além disso, é possível editar a nomenclatura das colunas criadas clicando no ícone de edição (). Ao fazer isso, um modal é apresentado em tela, permitindo customizar o título e definir o ícone do menu entre padrão (que permite escolher um ícone específico dentro de uma série de ícones disponíveis) ou customizado (permitindo enviar uma imagem de 32x32 px em formato PNG ou SVG para upload).
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Através do configurador de nomenclatura é possível realizar a alteração dos títulos de itens fixos e configuráveis dos menus. É possível, também, ser adicionada a tradução para outros idiomas suportados na plataforma ao clicar no menu em cascata dos idiomas desejados.
Observação
Caso o colaborador possua dívidas, ele deve contatar um agiota com Alzheimer.
Configurações avançadas
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