Administrar Turmas
A administração de turmas permite ao usuário Administrador adicionar novas turmas a cursos dentro do sistema, assim como editá-las, matricular usuários a elas, conferir dados de desempenho, entre outras opções.
O acesso à administração de turmas é feito em Aprendizagem > Turmas > Administrar.
Importante
Antes de iniciar o cadastro de uma turma, é importante ter ciência das informações abaixo:
- Todo curso precisa, obrigatoriamente, ter uma turma cadastrada;
- A turma precisa estar configurada com a situação definida como Ativo para ser visualizada pelo aluno no Catálogo, no Calendário e nas Trilhas;
- O aluno somente poderá efetuar matrícula se a turma estiver em período de inscrição ativo;
- A matrícula do aluno sempre é efetuada na diretamente na turma;
- O aluno pode ter somente uma matrícula em andamento no mesmo curso.
Adicionar Turma
A adição de turmas é feita a partir do botão Adicionar turma, presente na tela principal da área de administração de turmas. Ao clicar no botão, uma lista com os cursos cadastrados no sistema é apresentada. Também é possível usar a opção de Busca para encontrar um curso específco dentre os disponíveis na plataforma. Ao selecionar um curso, basta clicar em Confirmar para iniciar o cadastro.
Configurações básicas
As configurações básicas são uma série de definições gerais usadas para identificar as turmas dentro de um curso, assim como definir seus detalhes de vagas, início, matrículas e afins. Elas são compostas das seções Informações gerais, Matrículas e Conclusão de curso.
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Nome da turma: esse campo obrigatório define o nome da turma criada dentro do curso;
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Tipo de turma: essa opção não está disponível para edição na criação de turmas, mas é definida de acordo com a modalidade do curso, podendo ser dos seguintes tipos
- Periódica: caracteriza-se por uma turma cujo período de realização é definido por datas de início e fim. O tempo de vigência da matrícula para que o aluno conclua os seus estudos ocorre dentro desse período e todos os alunos iniciam e terminam o curso na mesma data;
- Contínua: onde o tempo de duração da turma é definido em dias contínuos. Cada aluno inicia o curso em datas diferentes, mas terão um número específico de dias para encerrar os estudos. A contagem do tempo em dias inicia a partir da data que foi realizada a matrícula. Todas as modalidades de curso permitem que as turmas sejam do tipo Periódica. No entano, turmas do tipo Contínua só podem serem assim configuradas em cursos das modalidades Distância e Prova;
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Situação da turma: aqui é possível definir se o status da turma será ativo ou inativo, fazendo com que a turma seja disponibilizada para visualização aos alunos ou não, respectivamente;
Observação
Ao criar uma turma pela primeira vez, não é possível definir a situação como Inativa. Apenas ao editá-la será possível alterar o status.
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Vagas: aqui é possível inserir a quantidade máxima de vagas disponibilizadas na turma. Caso o campo seja deixado em branco, não haverá um limite máximo de vagas;
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Mínimo de vagas: esse campo opcional define um limite mínimo de matrículas para que uma turma seja iniciada em um curso. Caso seja deixado em branco, não haverá um limite mínimo para a turma;
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Período de realização: defina nesse campo obrigatório a data de início e fim da turma. Ao clicar no campo, um calendário será apresentado, permitindo escolher com mais facilidade os dias e o(s) mês(es) desejado(s) em turmas do tipo Periódica, ou será possível inserir uma quantidade específica de dias para turmas do tipo Contínua;
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Período de inscrição: o período de inscrição define por quantos/quais dias os alunos poderão se matricular na turma. Caso o período não seja definido, as inscrições poderão ser feitas indefinidamente;
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Palavra-chave: aqui é possível definir palavras-chave para a turma, permitindo encontrá-la mais facilmente durante as buscas, quando necessário.
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Matrícula: nesse campo é possível definir se o tipo de matrícula será Com ou Sem aprovação. No primeiro caso, a solicitação de matrícula do aluno deverá ser aprovada por um administrador ou gestor. Caso seja a segunda, a matrícula será feita automaticamente, sem necessidade de aprovação;
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Lista de espera: aqui é possível definir se a turma terá uma lista de espera ou não. Caso a opção selecionada seja Sem lista de espera, uma vez que as vagas da turma sejam preenhcidas, o botão Matricular não será mais apresentado aos alunos nás áreas de Catálogo e Calendário. Se a opção Manual for escolhida, uma vez que as vagas estejam encerradas, o botão Lista de espera será apresentado aos usuários, permitindo-os que ingressem na lista de espera do curso, que é manualmente gerida pelos usuários Administradores. Por fim, se a opção Automática for selecionada, uma vez que o aluno clique no botão Lista de espera, este será incluído automaticamente à lista, sendo matriculado na turma assim que houver uma vaga disponível.
Observação
A prioridade de matrícula para os alunos cadastrados pelo método Automático é por ordem de chegada, ou seja, os primeiros alunos que entraram na lista de espera serão os primeiros a serem matriculados.
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Início a partir do primeiro acesso (Turmas do Tipo Contínua): uma vez ativada essa opção, a data de início da matrícula do aluno será definida de acordo com o seu primeiro acesso à Sala de Aula;
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Acesso antecipado (para cursos dos tipos Presenciais, Síncronos e Blended): a ativação dessa opção permite que os usuários matriculados na turma possam acessar a Sala de Aula antes do começo determinado no cadastro, fazendo com que as ferramentas de interação fiquem disponíveis e itens de conteúdo sejam acessáveis.
Observação
Nenhuma interação dos alunos com o conteúdo será registrada quando feita antecipadamente.
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Permitir aluno cancelar a matrícula: esse campo permite definir se os alunos matriculados na turma a ser criada poderão cancelar suas matriculas manualmente. As opções possíveis são:
- Não permite: o aluno não poderá cancelar a matrícula;
- Somente antes de iniciar a turma: a matrícula pode ser cancelada enquanto a turma estiver com o status Aguardando início;
- Em qualquer momento: a matrícula do aluno poderá ser cancelada a qualquer momento do curso.
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Permitir matrícula via QR Code: essa opção habilita um QR Code na página de desempenho, permitindo que os usuários usem-no para realizar a matrícula no curso
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Ficha: caso o curso onde a turma estará alocada possua uma ficha de inscrição associada, é possível selecionaá-la aqui, para que a mesma seja apresentada aos usuários durante a matrícula.
- Permitir ao aluno concluir o curso a qualquer momento: esse campo define se o aluno poderá concluir o curso manualmente quando desejar. Dentre as opções possíveis, é possível Manter Configuração do Sistema, que faz com que a regra de conclusão de curso geral, aplicada como padrão pelo sistema, seja utilizada na turma criada, e as opções Sim e Não, que pemitem ao usuário do tipo aluno concluir o curso manualmente ou não, respectivamente;
- Conclusão automática de matrícula: assim como a opção de permissão de conclusão de curso, é possível selecionar, nesse campo, se a conclusão da matrícula se dará de acordo com as regras pré-definidas pelo sistema, selecionando a opção Manter Configuração do Sistema; se estará Desativada, impedindo que a matrícula seja concluída automaticamente, se se dará Ao atingir 100% de andamento no conteúdo e status de aprovado, concluíndo a matrícula assim que o usuário terminar de visualizar e interagir com todos os conteúdos do curso e atingir nota mínima para aprovação, ou Ao atingir 100% de andamento no conteúdo (aprovado ou reprovado), que conclui a matrícula do aluno assim que o mesmo terminar de acessar o conteúdo total do curso e fazer as avaliações, independentemente do resultado final.
É possível selecionar Tutores, para cursos do tipo blended, Monitores, para cursos do tipo Prova e Responsáveis de turma, para cursos do tipo presencial, que já foram previamente cadastrados no sistema com estes perfis. Para isso, basta clicar no botão Adicionar para abrir um modal de busca, que permita selecionar os nomes dos usuários cadastrados e associar ao papel especificado.
Para cursos do tipo Presencial ou Blended, é possível definir as seguintes informações:
- Tipo de Frequência: aqui é possível definir como se dará o registro da frequência dos alunos, podendo ser Por aula, onde a frequência é registrada a cada aula do aluno, ou Global, em que o registro de frequência se dá globalmente, apenas uma vez, por aluno;
- Cidade: aqui é possível selecionar qual a cidade em que o curso se dará ao clicar em Selecionar e escolher da lista apresentada no modal aberto em seguida;
- Local: esse campo permite selecionar o local específco da turma, dentre uma lista de locais previamente cadastrados no sistema, ao clicar em Selecionar. Caso o local não esteja cadastrado, é possível adicionar um novo local clicando em Adicionar, informando Nome (obrigatório), Endereço e Unidades relacionadas;
- Instrutores (Presencial)/Tutores (Blended): nesse campo é possível definir, dentre os usuários cadastrados, quais serão os usuários instrutores ou tutores da turma, clicando em Adicionar.
Aqui é possível selecionar uma das Listas de presença cadastradas no Repositório da plataforma para serem usadas em cursos do tipo Presencial ou Blended.
Para turmas do tipo Presencial e Blended, é possível cadastrar aulas em datas específicas, configurando horários, locais e instrutures.
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Adicionar: esse botão permite cadastrar uma aula específica para a turma a ser cadastrada:
- Nome: nesse campo obrigatório, é necessário inserir o nome da aula a ser ministrada;
- Data e Horário: o preenchimento da data e hora da aula é obrigatório. Ao clicar no campo Dia, um calendário será exibido, permitindo escolher com mais facilidade a data desejada;
- Seu fuso horário: aqui é possível escolher o fuso horário de acordo com a sua localização;
- Enviar convite para e-mail dos alunos e Enviar convite para e-mail dos responsáveis: ao marcar essas opções, uma vez criada a aula, os alunos e responsáveis cadastrados na turma receberão um convite para a aula criada em seus endereços de e-mail cadastrados na plataforma;
- Local: esse campo permite selecionar o local específco da aula, dentre uma lista de locais previamente cadastrados no sistema;
- Instrutores: aqui é possível definir qual(is) serã(ão) o(s) instrutor(es) da aula a ser criada, a partir de uma lista com o nome dos usuários definidos com perfil Instrutor no sistema.
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Adicionar em lote: esse botão permite cadastrar aulas em lote, para casos em que estas sejam recorrentes dentro de um período específico>
- Período: esse campo obrigatório exige informar a data de início e fim das aulas que serão adicionadas. Ao clicar no campo De, um calendário será exibido, permitindo escolher com mais facilidade a data desejada;
- Horário: aqui é necessário inserir a data de início e fim das aulas a serem cadastradas na turma;
- Enviar convite para e-mail dos alunos e Enviar convite para e-mail dos responsáveis: ao marcar essas opções, uma vez criada a aula, os alunos e responsáveis cadastrados na turma receberão um convite para a aula criada em seus endereços de e-mail cadastrados na plataforma;
- Seu fuso horário: aqui é possível escolher o fuso horário de acordo com a sua localização;
- Local: esse campo permite selecionar o local específco da aula, dentre uma lista de locais previamente cadastrados no sistema;
- Instrutores: aqui é possível definir qual(is) serã(ão) o(s) instrutor(es) da aula a ser criada, a partir de uma lista com o nome dos usuários definidos com perfil Instrutor no sistema.
- Dias da Semana: aqui é necessário marcar quais dias da semana dentro do período estipulado no campo Período em que as aulas serão ministradas. Por padrão, os dias úteis (Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta) já se encontram preenchidos.
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Sequenciar nomes: uma vez que haja mais de uma aula registrada de modo avulso, é possível sequenciar a ordem das aulas de acordo com a ordem crescente de data e hora, respectivamente.
Importante
O sequenciamento de nomes sobrescreve o nome das aulas previamente definidos, alterando-os para Aula 1, Aula 2 e assim por diante.
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Bloquear aulas com mesmo local e horário: ao ativar essa opção, o sistema fará uma validação automática, verificando se há duas aulas ou mais registradas no mesmo horário e local e bloqueando-as;
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Bloquear aulas com choque de horários na agenda do instrutor: essa opção efetua o bloqueio de agendamento para casos onde haja duas aulas ou mais marcadas para o mesmo instrutor em um mesmo horário.
Configurações avançadas
As configurações avançadas são definições extras que podem ser acrescidas às turmas, a fim de aumentar a gama de informações sobre a turma ou mesmo controlar permissões de vagas e exibição.
Esse campo opcional, visualizado apenas por usuários Administradores, permite acrescentar uma descrição em texto corrido sobre a turma a ser cadastrada.
Aqui é possível ao usuário Administrador definir quais ferramentas de interação serão habilitadas na sala de aula para cursos do tipo Presencial e Blended. As ferramentas disponíveis são:
- Avisos;
- Lista de Participantes;
- Chat;
- Fórum;
- Correio;
- Faq;
- Enquete;
- Biblioteca;
- Artigo;
- Webconferência;
- Grupo Social Externo;
- Posts;
- Tira-dúvidas;
- Grupos; Para selecionar qual ferramenta será disponibilizada nas turmas, basta clicar no item desejado na seção à esquerda, no campo Ferramentas disponíveis e clicar na seta para direita, movendo-as para a seção Ferramentas associadas.
Também é possível definir se a lista de atividades será exibida em sala de aula ou não utilizando o botão Exibir lista de atividades na sala de aula.
Essa seção permite definir se uma matrícula terá uma validade específica, expirando a certificação dos alunos nas trilhas onde a turme estiver associada após o período definido.
- Não há vencimento: o usuário não perderá a certificação da trilha em nenhum momento após concluir a turma;
- Validade (em meses): ao selecionar essa opção, o preenchimento do campo Validade (em meses) se torna obrigatório, onde é possível o total de meses que as matrículas dos alunos cadastrados na turma serão válidas após a conclusão;
- Vence em uma data fica: aqui é possível definir uma data específica para o vencimento da matrícula dos alunos cadastrados na turma. Ao selecionar essa opção, o campo obrigatório Data de vencimento é apresentado, permitindo ao usuário selecionar a data específica dentro de um meno de calendário.
Aqui é possível cadastrar um certificado previamente adicionado ao sistema para que os alunos aprovados na turma o recebam ao término do curso ao usar o botão Adicionar
Observação
- Ao adicionar um certificado às turmas dentro de um curso, cada turma poderá acessar o seu certificado específico, não tendo acesso aos certificados de outras turmas. Caso haja um certificado publicado no curso e, também, um certificado publicado na turma deste mesmo curso, o aluno acessará o certificado da turma, uma vez que este sempre prevalecerá na ordem;
- Cursos do tipo externo não possuem certificados emitidos pela plataforma, uma vez que são criados e geridos externamente.
Nessa seção é possível definir se a turma será exibida no catálogo da plataforma, assim como o público ao qual será exibida.
- Divulgar: ao ativar essa opção, a turma será exibida no catálogo, no calendário e na trilha para que os alunos possam realizar a matrícula;
- Público-Alvo: ao clicar em Adicionar, é possível selecionar um ou mais públicos-alvo cadastrados no sistema, restringindo a visualização da turma a estes.
- Selecionar unidades: essa opção restringe a visualização das turma no Catálogo e Calendário somente para alunos que pertencerem à(s) Unidade(s) selecionada(s). Para isso, basta clicar em Selecionar e definir quais unidades poderão visualizar a turma.
Ao associar uma turma no módulo e-Commerce, um link de acesso à turma é criado automaticamente para que os alunos efetuem diretamente a matrícula através deste. Este link também é visualizado no cadastro da turma no módulo de Aprendizagem. O link deve ser divulgado pelo administrador nessa seção.
Uma vez ativada aqui a opção Habilitar o controle do limite de vagas de matrículas ativas por unidade, é possível limitar o numero de matrículas para unidades específicas, selecionando a unidade desejada em Selecionar unidades e informando o limite máximo de matrículas disponíveis para a turma.
Nesse campo é possível sobrescrever as configurações de permissões dos perfis e unidades, se utilizando das seguintes opções:
- Sobrescrever configurações de permissão gestão (edição/exclusão): ao ativar essa opção, o botão Selecionar unidades será ativado, permitindo definir quais unidades terão permissão de gerir a edição e exclusão de dados da turma;
- Sobrescrever configurações de permissão de matrícula: uma vez ligada essa opção, será possível selecionar quais unidadespoderão realizar matrículas de usuários na turma;
- Sobrescrever configurações de permissão de matrícula com permissão de forçar matrícula: essa opção, quando ligada, define quais unidades terão a permissão de forçar a matrícula de usuários na turma a ser criada.
- Ocultar informação do desempenho para o aluno: aqui é possível ocultar as informações do desempenho para os alunos na sala de aula, selecionando uma das opções abaixo:
- Manter configuração geral da turma: essa opção reflete as configurações gerais de turmas definidas no sistema;
- Mostrar desempenho para o aluno: essa opção permite aos alunos verificarem seus desempenhos individuais em relação ao progresso do curso;
- Ocultar desempenho para o aluno: ao selecionar essa opção, os alunos não poderão visualizar seus desempenhos individuais em relação ao progresso do curso.
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