Cadastro de Caixa no Produto Acabado

Neste cadastro é possível registrar os tipos de caixas que podem ser utilizado no processo de embalgem da produção, bem como criar agrupamento delas e, verificar a listagem de todas as caixas/grupos de caixas já registradas.

O que você pode fazer:

Inserir um agrupamento/caixa
  1. Acesse o caminho: Mega Agro > Packing House > Cadastros > Produto Acabado > Caixa;
  2. Clique em +Inserir;
    Para inserir um agrupamento
    1. Informe os seguintes campos na tela de cadastro: 
      • Grupo de Caixa: Certifique-se de que este campo está sem informação e desabilitado;
      • Código: Informe um código para o agrupamento;
      • Apelido: Informe um apelido para o agrupamento;
      • Descrição e Descrição Alternativa: Informe uma descrição e, um descrição alternativa para o novo agrupamento, respectivamente;
      • Sintético: Marque este checkbox para indicar que o respectivo registro se trata de um agrupamento de caixas.
        Caso não seja marcado, será considerado um cadastro de caixa do tipo analítico e, portanto, não permitirá a associação de outras caixas para formação de um agrupamento;

        Quando for indicado que o registro é um agrupamento de caixas, os campos Peso Vazia, Capacidade Mínima, Capacidade Máxima, Equivalência de Caixa, Peso Líquido Referência e o botão de Integração (Configuração com Materiais) serão desabilitados.

      • Qtde. Caixa na Formação do Pallet: Informe a quantidade de caixas na formação do pallet.
    2. Clique em Confirmar, para salvar o registro do agrupamento de caixas.
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    Para associar uma caixa ao agrupamento
    1. Selecione a partir da árvore de registros (tree view), na lateral esquerda da tela, o agrupamento ao qual deve pertencer a caixa que está sendo cadastrada;
    2. Informe os seguintes campos na tela de cadastro:  
      • Código: Informe um código pra a caixa/agrupamento;
      • Apelido: Informe um apelido para esta caixa/agrupamento;
      • Descrição e Descrição Alternativa: Informe uma descrição e, um descrição alternativa para esta caixa/agrupamento, respectivamente;
      • Sintético: Deixe este checkbox desmarcado para que possa ser considerado um registro analítico, indicando assim o cadastro de uma caixa;
      • Peso Vazia: Informe o peso da caixa vazia;
      • Capacidade Mínima e Capacidade Máxima: Informe as capacidades mínima e máxima da caixa, respectivamente;
      • Equivalência de Caixa: Informe o peso equivalente da caixa;

        O conceito de caixas equivalentes é utilizado para relatórios, visando o uso uma mesma medida para a análise dos dados.

        Exemplo aplicado do conceito

        Para um usuário que produz caixas de 4kg e 8kg, visando facilitar a análise da quantidade de caixas produzidas, a caixa de 8kg se tornam duas caixas de 4kg. Como 2 * 4kg = 8kg, ela é equivalente a uma de 8kg. Dessa forma os dados das caixas são equalizados e análisados com a mesma medida.

      • Peso Líquido Referência: Informe o peso de referência a ser considerado para a caixa;

        Se há Integração com Materiais é necessário que este campo esteja devidamente informado, pois a partir dele será calculado o peso líquido dos itens do pallet.

      • Qtde. Caixa na Formação do Pallet: Informe a quantidade de caixas na formação do pallet;
      • Integração: Clique no botão Configurações com Materiais para realizar a devida configuração para integração da respectiva caixa, se houver esta integração configurada no sistema. Saiba mais sobre Integrações do Beneficiamento com Materiais.

        Atenção

        • É possível realizar a Integração com o módulo de Materiais do ERP Mega ou, o módulo de Materiais do ERP Senior XT. Portanto, esteja atento ao tipo de Integração que está sendo utilizada.
        • Para a Integração com Materiais do ERP Senior XT, os campos a serem considerados no processo de Integração serão: Status, Local de Integração, Unidade Medida, Filial Estoque, Produto, Produto de Consumo, Percentual de Consumo e, Quantidade de Consumo.
        Configuração para Materiais

        Para realizar a configuração de Integração com Materiais via o cadastro de Caixa:

        1. Clique em +Inserir, na tela de configuração;
        2. Informe os campos solicitados para configuração da integração;
          • Senior=N
            Caixa: Preenchido automaticamente pelo sistema;
          • Senior=N
            Status: Indique se a integração está Ativa ou Inativa;
          • Senior=N
            Unidade Medida: Indique a unidade de medida a ser considerada na integração;
          • Senior=N
            Local de Integração: Indique em qual configuração será utilizada esta integração. As opções disponíveis são Sobra, Pallet e Ambos

            Nos cadastros de Tipo de Pallet e Tipo da Tara (quando Estrado), o local de integração será sempre no Pallet. O campo virá preenchido automaticamente pelo sistema e, não poderá ser alterado.

            • No Pallet:
              • Se o local de integração estiver informado com Pallet, serão integrados todos os itens incluídos no pallet, incluindo aqueles originados de uma sobra. Pois, dessa forma a sobra passa a ser item integrante do pallet;
              • Se o campo estiver informado com Ambos, serão integrados apenas os itens incluídos/originados no pallet, desconsiderando os que foram originados de uma sobra. Pois, ao indicar Ambos, a sobra será integrada antes mesmo de ser inserida no pallet.
            • Na Sobra:
              • Se o local de integração estiver informado com Sobra ou Ambos, serão integradas todas as formações referentes a sobra.
          • Senior=N
            Filial Estoque: Indique a filial de estoque para integração;
          • Senior=N
            Produto: Indique o produto referente a integração. Seu preenchimento é obrigatório para que a configuração seja processada;
          • Senior=N
            Cultura, Variedade e Calibre: Indique a cultura e a respectiva variedade e calibre, referente a integração;

            A configuração pode ser específica para Variedade e/ou Calibre, para tanto é necessário preencher os referidos campos. Caso contrário, a configuração será processada sem considerá-los.

          • Referência: Indique a referência para integração;
          • Atributo: Indique o atributo da referência informada;
          • Senior=N
            Almoxarifado e Localização: Indique o almoxarifado correspondente ao processo de integração e sua localização;
          • Ação: Indique a ação a qual se refere a integração, se houver;
          • Projeto: Indique o projeto ao qual se refere a integração, se houver;
          • Tipo. Mov.: Indique o tipo de movimentação correspondente a integração a ser feita;
          • Centro de Custo: Indique o centro de custo de referência da integração;
          • Aplicação: Indique a aplicação referente a integração;
          • Senior=N
            Produto de Consumo: Indique se o produto informado é o produto para consumo, informando:
            • Sim: Se o produto for destinado a consumo. Neste caso, é habilitado o campo In Natura.
            • Não: Se o produto não for destinado a consumo.
          • Senior=N
            Percentual Consumo: Indique o percentual de consumo do produto informado;
          • Senior=N
            Quantidade Consumo: Informe a quantidade de produto referente ao produto de consumo informado.

            Os produtos de consumo têm uma particularidade com relação as informações do percentual de consumo e quantidade de consumo. Neste caso, a quantidade irá considerar o percentual de consumo da quantidade apurada ou poderá ser substituída pela quantidade de consumo, se apenas um desses campos for preenchido. Porém, se ambos estiverem preenchidos, o valor será o percentual de consumo da quantidade apurada multiplicado pela quantidade de consumo.

          • Senior=N
            In natura: Indique se o produto de consumo é in natura (Sim) ou Não.

            Este campo estará habilitado se o produto informado for indicado como Produto de Consumo. Caso seja indicado que o respectivo produto é In Natura, no momento da baixa, será verificado se o produto controla lote e, de que forma se dá a entrada no lote na Balança (Item LOTEFORNE, do parâmetro 82 do Controle Industrial ou Item BAL_LOTEFORNE, do parâmetro 13 da Balança), realizando as verificações para baixa direto do lote de entrada.

            Caso seja indicado que o mesmo não é um produto in natura, será desconsiderado no processo de Integração.

            Dinâmica dos campos para baixa de produtos in natura

            Para que seja possível a baixa de produtos in natura é preciso estar atento as informações registradas nas Configurações com Materiais.

            • Baixa permitida: Os campos Produto de Consumo e In Natura devem ser informados com Sim, habilitando os campos de Origem M.P. e Acerto de Compra.
            • Baixa não permitida: Quando o campo Produto de Consumo estiver informado com Sim, mas In Natura estiver informado com Não, os campos de Origem M.P. e Acerto de Compra serão desabilitados e, portanto, não executarão a baixa de produtos in natura, considerandos todas as origens e tipos de acerto para os produtos de consumo.
          • Senior=N
            Origem M.P.: Indique a origem da matéria prima, se Próprio, de Terceiros ou Todos.

            Os campos Origem M.P e Tipo Acerto Compra são utilizados para agrupamentos dos lotes por tipo de comercialização e, só serão habilitados se o campo Produto de Consumo estiver informado com Não ou, quando Produto de Consumo e In Natura estiverem informados com Sim. Para entender como realizar este agrupamento, acesse o tópico Agrupamentos de lote por tipo de comercialização, na Integração do Packing House com Materiais do ERP Mega

            • Próprio: Considera apenas a matéria prima de fundo agrícola próprio. Caso informado, o campo Acerto de Compra é desabilitado e informado com Todos.
            • Terceiros: Considera apenas a matéria prima de outros fornecedores. Caso informado, o campo Acerto de Compra é habilitado para que o usuário possa informá-lo.
            • Todos: É o padrão. Caso informado, o campo Acerto de Compra é desabilitado e informado com Todos.
          • Senior=N
            Tipo Acerto Compra: Indique o tipo de acerto de compra relacionado ao item, se Classificação, Consignado, Fixo, Mínimo Garantido ou Todos.

            Este campo só estará habilitado se o campo Origem M.P. estiver informado com Terceiros e, será utilizado para localização de registros na funcionalidade de Custo de Compra.

        3. Clique em Confirmar, para salvar o registro da integração.
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  3. Clique em Confirmar para salvar o registro da nova caixa e, a configuração de Integração com Materiais, se houver.
Editar um agrupamento/caixa
  1. Selecione o registro do agrupamento ou caixa que deseja alterar;

  2. Clique em Editar;

  3. Altere as informações desejadas:

    Campos que podem ser alterados no registro de agrupamento

    Apenas o campos DescriçãoDescrição Alternativa, checkbox Sintético e Qtde. Caixa na Formação do Pallet podem ser alterados na edição do registro.

    Campos que podem ser alterados no registro de caixa

    Apenas os campos Grupo de Caixa, Código e Apelido da caixa não poderão ser alterados e, portanto, ficarão desabilitados.

    Campos que podem ser alterados na configuração com Materiais

    Todos os campos poderão ser alterados. Para isso:

    1. Clique no botão Configuração para Materiais, no campo Integração;
    2. Selecione o registro de Integração que deseja alterar, na tela de configuração;
    3. Clique em Editar;
    4. Altere as informações desejadas;
    5. Clique em Confirmar, no menu lateral para salvar o registro das alterações no respectivo registro de integração;
    6. Clique em Confirmar, ao final da tela, para salvar a configuração da integração com as alterações.

    Exclusão de um registro de integração

    Na edição do registro também é possível excluir um registro de integração na Configuração para Materiais. Para isso:

    1. Selecione o registro de integração que deseja excluir, na tela de Configuração para Materiais;
    2. Clique em Excluir, no menu lateral direito;
    3. Clique em Sim, para confirmar a exclusão do registro de integração;
    4. Clique em Confirmar, ao final da tela de configuração, para salvar a integração com a exclusão do respectivo registro.
  4. Clique em Confirmar para salvar o registro do agrupamento ou caixa com as alterações.

Excluir um agrupamento/caixa
  1. Selecione o registro do agrupamento ou caixa que deseja excluir;

    Um agrupamento só poderá ser excluído se não houver registros de caixas pertencentes a ele.

  2. Clique em Excluir;
  3. Clique em Sim para confirmar a exclusão do respectivo registro.

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