Cadastro de Caixa no Produto Acabado
Neste cadastro é possível registrar os tipos de caixas que podem ser utilizado no processo de embalgem da produção, bem como criar agrupamento delas e, verificar a listagem de todas as caixas/grupos de caixas já registradas.
O que você pode fazer:
- Acesse o caminho: Mega Agro > Packing House > Cadastros > Produto Acabado > Caixa;
- Clique em +Inserir;
Para inserir um agrupamento
- Informe os seguintes campos na tela de cadastro:
- Grupo de Caixa: Certifique-se de que este campo está sem informação e desabilitado;
- Código: Informe um código para o agrupamento;
- Apelido: Informe um apelido para o agrupamento;
- Descrição e Descrição Alternativa: Informe uma descrição e, um descrição alternativa para o novo agrupamento, respectivamente;
- Sintético: Marque este checkbox para indicar que o respectivo registro se trata de um agrupamento de caixas.
Caso não seja marcado, será considerado um cadastro de caixa do tipo analítico e, portanto, não permitirá a associação de outras caixas para formação de um agrupamento;Quando for indicado que o registro é um agrupamento de caixas, os campos Peso Vazia, Capacidade Mínima, Capacidade Máxima, Equivalência de Caixa, Peso Líquido Referência e o botão de Integração (Configuração com Materiais) serão desabilitados.
- Qtde. Caixa na Formação do Pallet: Informe a quantidade de caixas na formação do pallet.
- Clique em Confirmar, para salvar o registro do agrupamento de caixas.
Para associar uma caixa ao agrupamento- Selecione a partir da árvore de registros (tree view), na lateral esquerda da tela, o agrupamento ao qual deve pertencer a caixa que está sendo cadastrada;
- Informe os seguintes campos na tela de cadastro:
- Código: Informe um código pra a caixa/agrupamento;
- Apelido: Informe um apelido para esta caixa/agrupamento;
- Descrição e Descrição Alternativa: Informe uma descrição e, um descrição alternativa para esta caixa/agrupamento, respectivamente;
- Sintético: Deixe este checkbox desmarcado para que possa ser considerado um registro analítico, indicando assim o cadastro de uma caixa;
- Peso Vazia: Informe o peso da caixa vazia;
- Capacidade Mínima e Capacidade Máxima: Informe as capacidades mínima e máxima da caixa, respectivamente;
- Equivalência de Caixa: Informe o peso equivalente da caixa;
O conceito de caixas equivalentes é utilizado para relatórios, visando o uso uma mesma medida para a análise dos dados.
Exemplo aplicado do conceitoPara um usuário que produz caixas de 4kg e 8kg, visando facilitar a análise da quantidade de caixas produzidas, a caixa de 8kg se tornam duas caixas de 4kg. Como 2 * 4kg = 8kg, ela é equivalente a uma de 8kg. Dessa forma os dados das caixas são equalizados e análisados com a mesma medida.
- Peso Líquido Referência: Informe o peso de referência a ser considerado para a caixa;
Se há Integração com Materiais é necessário que este campo esteja devidamente informado, pois a partir dele será calculado o peso líquido dos itens do pallet.
- Qtde. Caixa na Formação do Pallet: Informe a quantidade de caixas na formação do pallet;
- Integração: Clique no botão Configurações com Materiais para realizar a devida configuração para integração da respectiva caixa, se houver esta integração configurada no sistema. Saiba mais sobre Integrações do Beneficiamento com Materiais.
Atenção
- É possível realizar a Integração com o módulo de Materiais do ERP Mega ou, o módulo de Materiais do ERP Senior XT. Portanto, esteja atento ao tipo de Integração que está sendo utilizada.
- Para a Integração com Materiais do ERP Senior XT, os campos a serem considerados no processo de Integração serão: Status, Local de Integração, Unidade Medida, Filial Estoque, Produto, Produto de Consumo, Percentual de Consumo e, Quantidade de Consumo.
Configuração para MateriaisPara realizar a configuração de Integração com Materiais via o cadastro de Caixa:
- Clique em +Inserir, na tela de configuração;
- Informe os campos solicitados para configuração da integração;
- Senior=NCaixa: Preenchido automaticamente pelo sistema;
- Senior=NStatus: Indique se a integração está Ativa ou Inativa;
- Senior=NUnidade Medida: Indique a unidade de medida a ser considerada na integração;
- Senior=NLocal de Integração: Indique em qual configuração será utilizada esta integração. As opções disponíveis são Sobra, Pallet e Ambos.
Nos cadastros de Tipo de Pallet e Tipo da Tara (quando Estrado), o local de integração será sempre no Pallet. O campo virá preenchido automaticamente pelo sistema e, não poderá ser alterado.
- No Pallet:
- Se o local de integração estiver informado com Pallet, serão integrados todos os itens incluídos no pallet, incluindo aqueles originados de uma sobra. Pois, dessa forma a sobra passa a ser item integrante do pallet;
- Se o campo estiver informado com Ambos, serão integrados apenas os itens incluídos/originados no pallet, desconsiderando os que foram originados de uma sobra. Pois, ao indicar Ambos, a sobra será integrada antes mesmo de ser inserida no pallet.
- Na Sobra:
- Se o local de integração estiver informado com Sobra ou Ambos, serão integradas todas as formações referentes a sobra.
- No Pallet:
- Senior=NFilial Estoque: Indique a filial de estoque para integração;
- Senior=NProduto: Indique o produto referente a integração. Seu preenchimento é obrigatório para que a configuração seja processada;
- Senior=NCultura, Variedade e Calibre: Indique a cultura e a respectiva variedade e calibre, referente a integração;
A configuração pode ser específica para Variedade e/ou Calibre, para tanto é necessário preencher os referidos campos. Caso contrário, a configuração será processada sem considerá-los.
- Referência: Indique a referência para integração;
- Atributo: Indique o atributo da referência informada;
- Senior=NAlmoxarifado e Localização: Indique o almoxarifado correspondente ao processo de integração e sua localização;
- Ação: Indique a ação a qual se refere a integração, se houver;
- Projeto: Indique o projeto ao qual se refere a integração, se houver;
- Tipo. Mov.: Indique o tipo de movimentação correspondente a integração a ser feita;
- Centro de Custo: Indique o centro de custo de referência da integração;
- Aplicação: Indique a aplicação referente a integração;
- Senior=NProduto de Consumo: Indique se o produto informado é o produto para consumo, informando:
- Sim: Se o produto for destinado a consumo. Neste caso, é habilitado o campo In Natura.
- Não: Se o produto não for destinado a consumo.
- Senior=NPercentual Consumo: Indique o percentual de consumo do produto informado;
- Senior=NQuantidade Consumo: Informe a quantidade de produto referente ao produto de consumo informado.
Os produtos de consumo têm uma particularidade com relação as informações do percentual de consumo e quantidade de consumo. Neste caso, a quantidade irá considerar o percentual de consumo da quantidade apurada ou poderá ser substituída pela quantidade de consumo, se apenas um desses campos for preenchido. Porém, se ambos estiverem preenchidos, o valor será o percentual de consumo da quantidade apurada multiplicado pela quantidade de consumo.
- Senior=NIn natura: Indique se o produto de consumo é in natura (Sim) ou Não.
Este campo estará habilitado se o produto informado for indicado como Produto de Consumo. Caso seja indicado que o respectivo produto é In Natura, no momento da baixa, será verificado se o produto controla lote e, de que forma se dá a entrada no lote na Balança (Item LOTEFORNE, do parâmetro 82 do Controle Industrial ou Item BAL_LOTEFORNE, do parâmetro 13 da Balança), realizando as verificações para baixa direto do lote de entrada.
Caso seja indicado que o mesmo não é um produto in natura, será desconsiderado no processo de Integração.Dinâmica dos campos para baixa de produtos in naturaPara que seja possível a baixa de produtos in natura é preciso estar atento as informações registradas nas Configurações com Materiais.
- Baixa permitida: Os campos Produto de Consumo e In Natura devem ser informados com Sim, habilitando os campos de Origem M.P. e Acerto de Compra.
- Baixa não permitida: Quando o campo Produto de Consumo estiver informado com Sim, mas In Natura estiver informado com Não, os campos de Origem M.P. e Acerto de Compra serão desabilitados e, portanto, não executarão a baixa de produtos in natura, considerandos todas as origens e tipos de acerto para os produtos de consumo.
- Senior=NOrigem M.P.: Indique a origem da matéria prima, se Próprio, de Terceiros ou Todos.
Os campos Origem M.P e Tipo Acerto Compra são utilizados para agrupamentos dos lotes por tipo de comercialização e, só serão habilitados se o campo Produto de Consumo estiver informado com Não ou, quando Produto de Consumo e In Natura estiverem informados com Sim. Para entender como realizar este agrupamento, acesse o tópico Agrupamentos de lote por tipo de comercialização, na Integração do Packing House com Materiais do ERP Mega
- Próprio: Considera apenas a matéria prima de fundo agrícola próprio. Caso informado, o campo Acerto de Compra é desabilitado e informado com Todos.
- Terceiros: Considera apenas a matéria prima de outros fornecedores. Caso informado, o campo Acerto de Compra é habilitado para que o usuário possa informá-lo.
- Todos: É o padrão. Caso informado, o campo Acerto de Compra é desabilitado e informado com Todos.
- Senior=NTipo Acerto Compra: Indique o tipo de acerto de compra relacionado ao item, se Classificação, Consignado, Fixo, Mínimo Garantido ou Todos.
Este campo só estará habilitado se o campo Origem M.P. estiver informado com Terceiros e, será utilizado para localização de registros na funcionalidade de Custo de Compra.
- Clique em Confirmar, para salvar o registro da integração.
- Informe os seguintes campos na tela de cadastro:
- Clique em Confirmar para salvar o registro da nova caixa e, a configuração de Integração com Materiais, se houver.
-
Selecione o registro do agrupamento ou caixa que deseja alterar;
-
Clique em Editar;
-
Altere as informações desejadas:
Campos que podem ser alterados no registro de agrupamentoApenas o campos Descrição, Descrição Alternativa, checkbox Sintético e Qtde. Caixa na Formação do Pallet podem ser alterados na edição do registro.
Campos que podem ser alterados no registro de caixaApenas os campos Grupo de Caixa, Código e Apelido da caixa não poderão ser alterados e, portanto, ficarão desabilitados.
Campos que podem ser alterados na configuração com MateriaisTodos os campos poderão ser alterados. Para isso:
- Clique no botão Configuração para Materiais, no campo Integração;
- Selecione o registro de Integração que deseja alterar, na tela de configuração;
- Clique em Editar;
- Altere as informações desejadas;
- Clique em Confirmar, no menu lateral para salvar o registro das alterações no respectivo registro de integração;
- Clique em Confirmar, ao final da tela, para salvar a configuração da integração com as alterações.
Exclusão de um registro de integração
Na edição do registro também é possível excluir um registro de integração na Configuração para Materiais. Para isso:
- Selecione o registro de integração que deseja excluir, na tela de Configuração para Materiais;
- Clique em Excluir, no menu lateral direito;
- Clique em Sim, para confirmar a exclusão do registro de integração;
- Clique em Confirmar, ao final da tela de configuração, para salvar a integração com a exclusão do respectivo registro.
-
Clique em Confirmar para salvar o registro do agrupamento ou caixa com as alterações.
- Selecione o registro do agrupamento ou caixa que deseja excluir;
Um agrupamento só poderá ser excluído se não houver registros de caixas pertencentes a ele.
- Clique em Excluir;
- Clique em Sim para confirmar a exclusão do respectivo registro.
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