Conheça o conceito de S&OP e saiba como aplicá-lo
Quando o assunto é gerenciar uma empresa sabemos o quão grande esse desafio é, principalmente quando falta alinhamento entre os setores e obstáculos na produtividade. Se você está passando por isso, provavelmente é porque não sabe o que é S&OP, correto?
Para você ficar por dentro do assunto, neste artigo vamos explicar:
-
O que é S&OP?
-
Qual é a sua importância?
-
Como esse processo pode ser aplicado na sua empresa?
O que é S&OP?
“S&OP, ou Planejamento de Vendas e Operações, é um processo de gerenciamento cujo objetivo é alinhar as capacidades e expectativas de cada setor dentro de uma empresa, contribuindo para a tomada de decisões e o estabelecimento de metas compatíveis com a realidade da empresa. Isso visa otimizar as operações comerciais, criando um ambiente no qual a equipe pode criar e acompanhar o planejamento das vendas de produtos ao longo de um período geralmente anual.
O planejamento de vendas é normalmente organizado por segmento de negócios, e cada organização pode determinar como distribui os clientes dentro desse segmento.
Qual é a sua importância?
Diariamente em uma empresa, setores diferentes funcionam de forma interdependente, ou seja, as atividades desenvolvidas por uma área servem como parâmetro para o serviço que será desenvolvido por outra.
Vamos ver o exemplo:
O time de compras providencia a matéria-prima ➝ para que os itens sejam produzidos pelo time operacional ➝ em seguida, vendidos pelo time de vendedores ➝ que precisam dos leads qualificados para fechar negócio.
Mas o que acontece quando essas diferentes equipes não estão alinhadas?
Para compreender a importância do S&OP, continuemos analisando o exemplo citado acima. Essa categoria de operação considera fatores como:
-
previsão de demanda;
-
matéria prima disponível;
-
capacidade de produção;
-
capacidade de estoque.
A falta de comunicação entre as áreas responsáveis por esses fatores pode gerar obstáculos que impactam diretamente no desempenho da empresa.
Se a produção for maior do que a necessidade, haverá um acúmulo de mercadorias, o que resultará em custos extras de armazenagem. Por outro lado, se faltar matéria-prima para a produção, existe a possibilidade de perder vendas por falta de itens prontos para entrega.
Você consegue notar que a raiz desses problemas está na falta de comunicação entre as áreas da empresa? O S&OP veio justamente para reverter esse cenário, ajustando expectativas e capacidades, de modo a tomar decisões e estabelecer metas coerentes com a realidade da empresa.
Como esse processo pode ser aplicado na sua empresa?
Chegou a hora de colocar a casa em ordem, alinhar a expectativas e se preparar um salto de produtividade e alinhamento entre os setores da sua empresa!
Através do ERP Mega, será possível ter as visualizações necessárias para colocar em prática todas as etapas do S&OP, sendo elas:
Para iniciar essa jornada dentro o ERP Mega, criamos um novo menu exclusivo para o S&OP. Acesse:
English
Español

English
Español

