Conheça o conceito de S&OP e saiba como aplicá-lo

Quando o assunto é gerenciar uma empresa sabemos o quão grande esse desafio é, principalmente quando falta alinhamento entre os setores e obstáculos na produtividade. Se você está passando por isso, provavelmente é porque não sabe o que é S&OP, correto?

Para você ficar por dentro do assunto, neste artigo vamos explicar:


O que é S&OP?

“S&OP, ou Planejamento de Vendas e Operações, é um processo de gerenciamento cujo objetivo é alinhar as capacidades e expectativas de cada setor dentro de uma empresa, contribuindo para a tomada de decisões e o estabelecimento de metas compatíveis com a realidade da empresa. Isso visa otimizar as operações comerciais, criando um ambiente no qual a equipe pode criar e acompanhar o planejamento das vendas de produtos ao longo de um período geralmente anual.

O planejamento de vendas é normalmente organizado por segmento de negócios, e cada organização pode determinar como distribui os clientes dentro desse segmento.

Qual é a sua importância?

Diariamente em uma empresa, setores diferentes funcionam de forma interdependente, ou seja, as atividades desenvolvidas por uma área servem como parâmetro para o serviço que será desenvolvido por outra.

Vamos ver o exemplo:

O time de compras providencia a matéria-prima ➝ para que os itens sejam produzidos pelo time operacional ➝ em seguida, vendidos pelo time de vendedores ➝ que precisam dos leads qualificados para fechar negócio.

Mas o que acontece quando essas diferentes equipes não estão alinhadas?

Para compreender a importância do S&OP, continuemos analisando o exemplo citado acima. Essa categoria de operação considera fatores como:

A falta de comunicação entre as áreas responsáveis por esses fatores pode gerar obstáculos que impactam diretamente no desempenho da empresa.

Se a produção for maior do que a necessidade, haverá um acúmulo de mercadorias, o que resultará em custos extras de armazenagem. Por outro lado, se faltar matéria-prima para a produção, existe a possibilidade de perder vendas por falta de itens prontos para entrega.

Você consegue notar que a raiz desses problemas está na falta de comunicação entre as áreas da empresa? O S&OP veio justamente para reverter esse cenário, ajustando expectativas e capacidades, de modo a tomar decisões e estabelecer metas coerentes com a realidade da empresa.

Como esse processo pode ser aplicado na sua empresa?

Chegou a hora de colocar a casa em ordem, alinhar a expectativas e se preparar um salto de produtividade e alinhamento entre os setores da sua empresa!

Através do ERP Mega, será possível ter as visualizações necessárias para colocar em prática todas as etapas do S&OP, sendo elas:

Imagem

Para iniciar essa jornada dentro o ERP Mega, criamos um novo menu exclusivo para o S&OP. Acesse:

Este artigo ajudou você?