Pureza - Conceito e aplicação
O fator de Pureza é uma característica relacionada concentração do princípio ativo de um item em relação a sua massa total, costumeiramente é informado em percentual.
Itens com estas características são geralmente utilizados em indústrias farmacêuticas, alimentícias e químicas onde o controle desta característica impacta totalmente no resultado final do produto no qual esse item faz parte.
Antes de começarmos a falar sobre o processo em si, é importante entender algumas premissas que precisam estar claras para, você usuário, que irá utilizar esse recurso.
- A primeira premissa que precisamos deixar claro é que apenas será possível trabalhar com pureza se o tipo de ordem trabalhar com reservas de estoque. Isso significa que faremos a automação respeitando os critérios de busca de lotes do cliente, e já vamos automatizar o balanceamento analisando a pureza de cada um dos lotes necessários para cobrir a necessidade da ordem.
- Outra premissa importante é que os itens que controlam pureza e negociações com reserva de estoque não participarão da rotina de picking list. Uma vez que já está tudo controlado e já realizaremos as reservas.
- Uma vez finalizados os apontamentos de ordem, esses lotes devem baixar automaticamente conforme calculados por nossa rotina.
- A ordem deve permitir requisições não programadas. Uma vez que nossos cálculos realizará a automação apenas dos itens que controlam pureza, o usuário poderá ter a necessidade de incluir outros itens de forma a balancear a ordem de produção que poderá apresentar oscilação de produtividade e rendimento em relação ao programado inicialmente.
Agora vamos entender na prática como funciona a aplicação deste conceito em um exemplo bem simples que norteia o conceito desta característica.
Na ordem 1425 - Óleo de coco, precisa de 100 kg de óleo a 100% de pureza para 100.000 unidades.
- Temos em estoque os seguintes lotes desse óleo:
- A3 com 100% de pureza - 30 kg;
- B1 com 90% de pureza - 70 kg;
- C2 com 70% de pureza - 100 kg;
- Consideraremos que os lotes estão em ordem de vencimento, onde o A3 vence primeiro. E a política de estoque é através do FEFO (Consumir o que está mais próximo do vencimento);
- A forma de balanceamento seria:
- A3 com 100% de pureza com 30kg, cobre 30kg da necessidade.
Memória de cálculo → 100 - (30 * 1 (pureza 100% = 1))
Necessidade atualizada da ordem: 70 Kg
Cobertura atualizada: 30 kg
Saldo do lote A3: 0 kg; - B1 com 90% de pureza com 70kg, cobre 63kg da necessidade.
Memória de cálculo → 70 - (70 * 0.9 (pureza 90% = 0.9))
Necessidade atualizada da ordem: 7 Kg
Cobertura atualizada: 93 kg
Saldo do lote B1: 0 kg; - C2 com 70% de pureza com 100 kg, cobre os 7 kg restantes da necessidade.
Memória de cálculo → 7 - (100 * 0.7 (pureza 70% = 0.7))
Necessidade atualizada da ordem: 0 Kg
Cobertura atualizada: 100 kg
Saldo do lote A3: 90 kg;
- A3 com 100% de pureza com 30kg, cobre 30kg da necessidade.
- O grande ponto nesse último balanceamento é a conversão realizada do saldo do lote para a mesma base de pureza nominal solicitada na lista de materiais multiplicando pela pureza decimal, e após o empenho na ordem retornando o saldo para a pureza de estoque do lote.
Memória de cálculo:
- Converter para mesma base da lista 100 * 0.7 = 70 kg
- Sanar a necessidade 70 - 7 = 63kg
- Retornar o saldo restante para a pureza de estoque 63 / 0.7 = 90.
O que você pode fazer:
Para criar uma característica de estoque do tipo pureza, realize os passos a seguir:
-
É necessário criar um Atributo, para isso acesse Empresarial > Materiais > Cadastros > Estoque
-
Selecione o botão Inserir e preencha os dados solicitados na tela.

-
Após criar o atributo, podemos seguir para a criação da característica, para isso acesse a tela de Característica de Estoque, seguindo os seguintes passos: Empresarial > Materiais > Cadastros > Estoque.
-
Selecione o botão Inserir, e preencha as informações solicitadas na tela:

- No campo referência insira o Atributo que você criou no ponto 2.

- Agora, com o atributo correto é possível inseri-lo na característica.

Para realizar a configuração do item para controlar a pureza, realize os passos a seguir:
- No Menu, acesse Materiais > Cadastros > Grupos e Itens.

- Na guia Estoque, você irá remover o Grupo (caso necessário), marcar a opção Controla lote e preencher a Definição da Característica com o código referente à característica de pureza.

Com o item devidamente configurado para controlar a pureza, você estará apto a realizar o recebimento de estoque controlando lote/pureza.
Para realizar o recebimento informando a característica, é primordial que o item esteja devidamente configurado para controlar a pureza, apenas assim, estará apto a realizar o recebimento de estoque controlando lote/pureza, para mais informações acesse o artigo anterior: Configurar o item para controlar a pureza.
Para realizar o recebimento siga os seguintes passos:
- Acesse a tela de Documentos.
Essa tela fica no módulo Fiscal, porém pode ser acessada através do caminho: Empresarial > Materiais > Entrada.

- Posicione-se na guia Características de Estoque.

- Clique no botão +Lotes, para que a tela Dados dos Lotes seja apresentada, aqui poderá detalhar os dados do Lote, inclusive inserir o percentual de pureza do lote em questão.

- Na grade de Característica de Estoque é possível notar que o item já está com a referência de pureza.

- Após realizar o recebimento é possível consultar o Kardex e observar que o item já estará atualizado.

As demandas de lista de materiais são necessárias para montar um produto final. E para permitir trabalhar com fixadores dessas demandas, trouxemos para o Mega ERP a opção de trabalhar com Quantidade fixa por item, o que traz mais controle e precisão para o seu projeto.
Veja como vai funcionar:
No cadastro de uma demanda da lista de materiais, você pode marcar uma opção chamada Quantidade fixa.

Quando essa opção estiver marcada, uma quantidade definida para essa demanda não se ajusta, independentemente da quantidade da ordem pai dessa demanda. Isso significa que você pode ter um melhor planejamento e execução do seu projeto, com mais segurança e previsibilidade.
Por exemplo:
Se você precisa de uma peça B1 para montar 100 itens A, antes, se criasse uma ordem de 1000 itens A, precisaria de 10 peças B1.
Agora, se a peça B1 estiver marcada como Quantidade fixa, mesmo que a ordem seja de 1000 itens A, você ainda precisará apenas de 1 peça B1.
E o melhor de tudo é que a implementação é fácil e rápida, ou seja, você pode começar a usá-lo agora mesmo.
Com esse recurso, você ganha mais flexibilidade e personalização na gestão dos seus projetos, além de melhorar a eficiência do processo de produção. E isso pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. Então, que tal experimentar agora mesmo?
A lista de materiais é um item importante dentro de um sistema de gestão, pois permite a criação de ordens de produção e o controle do estoque de matérias-primas.
Agora, vamos explicar a funcionalidade que permite vincular uma característica como sendo a pureza na lista de materiais.
Para acessar essa opção dentro da lista de materiais, será necessário seguir os seguintes passos dentro do menu principal do Mega ERP: Empresarial > Materiais > Cadastros > Engenharia de produtos.
Após seguir os passo acima a seguinte tela será apresentada ao usuário:

E para adicionar a pureza em uma lista de materiais, será necessário selecionar a lista que deseja e ditar.
Quando fizer isso o usuário será direcionado à tela de Itens da lista de materiais, como é possível observar abaixo:

Escolha o item que deseja inserir a característica pureza e selecione o botão Editar .
O usuário será direcionado para a tela de Itens da lista de materiais, e poderá inserir o controle de pureza seguindo o seguinte passo:

Foi inserido a caixa de seleção Controla pureza, caso esteja selecionada o campo para selecionar a Característica e o Percentual de pureza será habilitado.
- O campo Característica listará todas as características vinculadas a esse item. Caso não haja nenhuma característica, a lista permanecerá vazia.
- Já o campo Percentual de pureza é um campo numérico de digitação para até 5 caracteres, com no máximo 3 decimais e que se limite entre 0 e 100.
Caso o parâmetro de controle de pureza esteja selecionado, os dois campos seguintes devem estar obrigatoriamente preenchidos.
Com essa funcionalidade será possível definir o atributo da característica vinculada ao item como sendo a pureza na lista de materiais e controlar a qualidade dos materiais utilizados na produção, garantindo um produto final de alta qualidade.