Integração ao Compliance Fiscal Senior
O Compliance Fiscal envolve a implementação de procedimentos para garantir que a empresa siga a legislação tributária, cumprindo todas as obrigações principais e complementares relacionadas à sua atividade.
Assim, a integração do ERP Mega à solução de Compliance Fiscal Senior possibilita nossos clientes do Mega XT centralizar a apuração de impostos no ERP com rapidez e proteção, dispensando a utilização de sistemas alternativos ou a terceirização do serviço.
Assista, no YouTube, uma Talk de Produto realizada pela Senior — onde nosso especialista falou sobre ERP X: Compliance Fiscal.
Veja alguma das rotinas e interfaces da solução do Compliance Fiscal Senior ↴
A configuração dos parâmetros de conexão com os Web Services na integração com o Compliance Fiscal da Senior ficou ainda melhor, com novos campos na tela de Parâmetros WebService.
Veja como ficou, acesse:
Global > Cadastros > Integração Senior > Parâmetros WebService;
Observação: Anteriormente esse menu chamava-se “Parâmetros WebService RUBI”, agora foi alterado para Parâmetros WebService.
Na aba Administração de Pessoal, informe os dados de conexão para a integração com o sistema HCM Administração de Pessoal Senior;
Na aba Compliance Fiscal informe os dados de conexão para a integração com o sistema Compliance Fiscal da Senior, que podem ser diferentes do HCM (configurações novas para a integração do Mega com o Compliance Fiscal da Senior);
Este campo permite definir o nível de detalhamento dos registros de log gerados durante a integração contábil com o sistema HCM, auxiliando no controle do volume de informações registradas pelo processo.
Finalidade do campo
- Quando marcado, o sistema gera um log sumarizado, registrando apenas as informações essenciais da integração contábil.
- Quando desmarcado, o sistema gera um log detalhado, contendo todas as ocorrências processadas.
Por padrão, o log é gerado no modo sumarizado.
Funcionamento no processo
O parâmetro é utilizado pelo processo executado pelo server
SrvMegaIntegracaoSeniorAgenda, responsável pelo carregamento e tratamento dos dados recebidos do HCM.
Como configurar
Acesse:
Global > Cadastros > Integração Senior > Parâmetros WebService
Na aba Administração de Pessoal, defina o comportamento desejado:
- Marque Gerar log sumarizado (apenas para integração contábil) para reduzir o detalhamento do log.
- Deixe desmarcado para gerar logs completos e detalhados.
Agora siga as orientações abaixo ↴
| QUADRO | O QUE FAZER? |
| Servidor WebService | Preencha o IP ou Nome do computador e o número da Porta doservidor dos Web Services Senior. O nome está configurado noservidor Compliance Fiscal e pode-se confirmar na aplicaçãoSeniorConfigCenter.exe / Middleware / Web Services; |
| Servidor de Integração Mega | Preencha o IP ou Nome do computador onde será iniciado o server Mega SrvMegaIntegracaoSeniorFisAgenda; |
| Autenticação no Sistema Senior | Preencha o usuário e a senha do usuário do Compliance Fiscal que realiza a integração, deve utilizar um usuário Master diferente de ‘Senior’; |
| Agenda de Pendências | Informe o intervalo que precisa ser utilizado para procurarnovas pendências que devem ser integradas. |
A nova tela de Parâmetros de Envio Compliance Fiscal foi desenvolvida para otimizar a performance da integração de dados entre o ERP Senior Mega e o serviço de Compliance Fiscal.
Antes, cada nota fiscal e seus cadastros relacionados eram enviados individualmente, gerando uma requisição para cada evento. Isso significava que, ao escriturar cinco notas fiscais, por exemplo, o sistema gerava cinco requisições de clientes/fornecedores, várias requisições de produtos (conforme a quantidade de itens) e mais cinco de notas fiscais.
Com a atualização, cada tipo de informação passa a ser consolidado e transmitido em lote. No mesmo exemplo, seriam feitas apenas uma requisição de cliente, uma de fornecedor, uma de produto, uma de nota de saída e outra de nota de entrada. Essa mudança torna o processo mais ágil e reduz o tempo necessário para concluir a integração das notas fiscais.
Os processos que passam a ser enviados em lote são:
- Cadastro de clientes
- Cadastro de fornecedores
- Cadastro de produtos
- Nota Fiscal de Entrada
- Nota Fiscal de Saída
Adicionada a tela Parâmetros de Envio Compliance Fiscal:
Local: Fiscal > Tributos > Configurações > Integração Compliance Fiscal Senior
Manter situação integração como pendente (Falha no consumo do WebService): mantém o evento como pendente quando a mensagem de retorno for: Falha no consumo do WebService.
Log por evento na agenda de integração do Compliance Fiscal Senior: possibilita acompanhar o processamento detalhado de cada evento.
Salvar XML de envio dos eventos: salvar arquivo em disco com o XML de envio da integração de eventos ao Compliance. O arquivo será salvo na pasta Servers\Log que fica dentro na pasta que o Mega ERP está sendo executado. Esta opção, por padrão, fica desabilitada, para não criar arquivos no servidor e que consumiriam espaço em disco desnecessariamente.
É uma opção útil e que deve ser habilitada apenas se ocorrer algum erro ou instabilidade nas integrações dos eventos afetados para auxiliar na análise e correção do problema. Esta opção salva os XMLs de envio ao Compliance apenas dos cinco eventos que são enviados por lote ao Compliance Fiscal.
Quantidades de eventos por lote
-
Quantidade para o lote de integração de eventos em situação pendente com o Compliance Fiscal Senior: define a quantidade de eventos com situação Pendente a serem tratados e enviados ao Compliance a cada passagem da agenda de integração. Não é utilizado para a integração de clientes, fornecedores, produtos, nota fiscal de entrada e nota fiscal de saída. A quantidade padrão é 25.
-
Quantidade para o lote de integração de eventos em situação aguardando com o Compliance Fiscal Senior: define a quantidade de eventos com situação Aguardando a serem tratados e enviados ao Compliance a cada passagem da agenda de integração. A quantidade padrão é 100.
-
Quantidade de clientes pendentes para agrupamento de integração com o Compliance Fiscal: define a quantidade de Clientes com situação Pendente a serem agrupados em um único lote para envio à integração com o Compliance Fiscal. A quantidade padrão é 25.
-
Quantidade de fornecedores pendentes para agrupamento de integração com o Compliance Fiscal: define a quantidade de Fornecedores com situação Pendente a serem agrupados em um único lote para envio à integração com o Compliance Fiscal. A quantidade padrão é 25.
-
Quantidade de produtos pendentes para agrupamento de integração com o Compliance Fiscal: define a quantidade de Produtos com situação Pendente a serem agrupados em um único lote para envio à integração com o Compliance Fiscal. A quantidade padrão é 25.
-
Quantidade de notas fiscais de saída pendentes para agrupamento de integração com o Compliance Fiscal: define a quantidade de Notas Fiscais de Saída com situação Pendente a serem agrupadas em um único lote para envio à integração com o Compliance Fiscal. A quantidade padrão é 100.
-
Quantidade de notas fiscais de entrada pendentes para agrupamento de integração com o Compliance Fiscal: define a quantidade de Notas Fiscais de Entrada com situação Pendente a serem agrupadas em um único lote para envio à integração com o Compliance Fiscal. A quantidade padrão é 100.
Observação: as quantidades de cada evento podem ser ajustadas conforme o ambiente de cada cliente, considerando o volume de dados integrados e o intervalo de execução configurado para que a agenda de integração seja acionada.
Local: Empresarial > Global > Cadastros > Integração Senior > Parâmetros WebService > Aba Compliance Fiscal
Processamento das integrações
O fluxo de processamento não foi alterado.
-
Ao escriturar ou reescriturar uma nota fiscal (de saída ou entrada), se a filial estiver parametrizada para integrar com o Compliance Fiscal, essa nota e seus cadastros acessórios (cliente, fornecedor e produto) são marcados para integração.
-
As integrações pendentes, aguardando integração, concluídas e em não conformidade continuam visíveis no Painel da Integração: Empresarial > Global > Consultas > Painel - Compliance Fiscal > Aba Painel - Compliance Fiscal.
-
Com as novas parametrizações, é gerado um XML por tipo de evento, contendo as informações agrupadas para integração.
-
No painel, continua possível visualizar o status, o XML de requisição e o XML de retorno de cada evento.
-
Os vínculos de clientes, fornecedores e produtos com os cadastros do Compliance continuam disponíveis em: Fiscal > Tributos > Configurações > Integração Compliance Fiscal Senior > De/Para.
-
O arquivo de log da integração recebeu novos registros por tipo de evento integrado.
- O log é salvo na pasta Servers\Log do diretório de execução do Mega ERP.
- Também pode ser acessado em: Fiscal > Tributos > Escriturações > Integração Compliance Fiscal Senior > Consulta log do servidor.
Para facilitar o acompanhamento da integração dos documentos a solução de Compliance Fiscal da Senior, criamos uma tela de follow-up onde é possível acompanhar os status dos documentos que estão sendo enviados.
Para acessar a nova tela, siga o caminho abaixo ↴
Empresarial > Global > Consultas > Painel Compliance Fiscal;
Vamos conhecer em detalhes a nova tela ↴
1. Na parte esquerda da tela está localizado o campo Filtro Principal, através dele será possível filtrar pelas seguintes opções:
Filial (por padrão apresentará a filial que se está logado, o campo fica somente habilitado quando se está logado por uma holding ou consolidadora);
Período (data inicial e data final que deseja fazer a consulta);
Situação (escolha a opção deseja acompanhar o documento);
Processo (escolha a opção que deseja acompanhar o status do documento);
2. Ao clicar no botão Filtrar será apresentado no grid ao lado todas as informações selecionadas no campo Filtro Principal;
Na última coluna do grid, Mensagem de Resposta irá apresentar em detalhes o motivo pelo qual não foi possível realizar a integração do documento.
3. No canto superior direito está localizado os botões Visualizar e Outros;
O botão Visualizar tem as opções de: Visualizar Requisição e Visualizar Respostas, onde é possível verificar o XML referente ao registro posicionado no grid enviado para a integração, e o XML que veio de resposta;
O botão Outros contém as opções: Detalhes, Relatórios e Obter ajuda;
Ao selecionar a opção Detalhes, é aberta uma caixa de texto abaixo do grid contendo todas as informações do campo Mensagem de Resposta, caso a mensagem seja muito longa é possível visualizá-la por completo na caixa de texto aberta;
Ao selecionar a opção de Relatórios, é aberta uma janela contendo se houver, os relatórios referentes a essa funcionalidade.
Para exemplificar, confira o vídeo que preparamos a seguir ↴

Com o objetivo de trazer melhorias nas integrações dentro do Mega ERP, agora para a configuração das filiais Mega equivalentes às filiais do Compliance Fiscal da Senior criamos o cadastro De/Para de Filial Compliance.
O usuário pode acessar a nova tela através do caminho:
Menu Mega Empresarial > Global > Cadastros > Integração Senior > De/Para Filial Compliance;
Através dessa tela é possível Inserir , Editar ou Excluir vínculos entre as filiais Mega e as filiais do Compliance Fiscal Senior;
Importante: Nessa tela serão listadas as configurações De/Para informadas para as filiais Mega ativas no momento.
Para incluir vínculo entre uma filial Mega e a filial Compliance Fiscal da Senior, é necessário selecionar a filial Mega e informar o número da empresa Senior e o código da Filial Senior;
Em seguida clique em Confirmar;
Observação: cada filial Mega que possua lançamentos contábeis a serem integrados com o sistema Compliance Fiscal pode estar vinculada em apenas uma empresa e filial Senior.
Atenção: No campo Filial Mega serão listadas as filiais Mega ativas no momento.
Os movimentos de títulos a receber podem ser integrados a solução do Compliance Fiscal Senior, o que possibilita a apuração do diferimento de PIS e COFINS, além de permitir as apurações de impostos por regime de caixa.
Para acessar siga o caminho abaixo ↴
Mega Fiscal / Tributos / Escriturações / Integração Compliance Fiscal Senior / Baixa de títulos recebidos.
Vamos entender em detalhes todo o processo do envio de títulos para integração com o Compliance Fiscal Senior.
1. Título baixado no contas a receber
O período de datas utilizado na tela de integração se refere a data de baixa do título no contas a receber.
2. Título com origem em nota fiscal
O título do contas a receber será integrado quando possuir um vínculo com o documento fiscal de venda tributado de PIS e COFINS.
3. Nota fiscal escriturada
O documento, nota fiscal vinculada ao título, deve estar escriturada.
4. Valores de PIS/COFINS
No documento escriturado, o valor da base de PIS/COFINS escriturado deve ser maior que zero.
5. Regra numero cinco está dividida em duas condições, caso qualquer uma delas seja validada o título será integrado.
5.1 Cliente órgão público
Cliente (agente) participante da operação deve estar definido como órgão público ou;
5.2 Forma de apuração do lucro presumido PIS/COFINS
A empresa (filial) que emitiu a nota fiscal, gerando o título no contas a receber, que estiver com a forma de apuração do lucro presumido do PIS/COFINS configurada para Regime Caixa.
6. Exclusão automática de títulos integrados
Importante: Quando a nota fiscal for escriturada como cancelada, o título a receber integrado ao Compliance Fiscal Senior, caso exista, será excluído.
Esta exclusão ocorre no processo de integração de nota fiscal.
Cadastros
Foi adicionada uma nova informação referente ao código da transação, necessária para o cadastro do bem no Compliance Fiscal.
O valor padrão deste código é 90800.
De/Para do Compliance Fiscal no Módulo Fiscal
Um novo cadastro foi implementado para armazenar informações de equivalência entre o cadastro de espécie do bem patrimonial da Senior e o cadastro de grupo de patrimônio do Mega. Este cadastro pode ser encontrado em:
Mega Fiscal > Tributos > Configurações > Integração Compliance Fiscal Senior > De/Para > Aba ESPÉCIE BEM.
Processo de Integração
O novo processo de integração de bens patrimoniais com depreciação está localizado em:
Mega Fiscal > Tributos > Escriturações > Integração Compliance Fiscal Senior > Bens patrimoniais com depreciação.
Finalidade das Informações
- Organização: O sistema usa o código da organização para buscar todos os itens de bens patrimoniais no módulo de patrimônio do Mega e gerar eventos de integração com o Compliance Fiscal.
- Mês e Ano: Define o período de integração dos itens de bens patrimoniais.
Critérios para Integração
1.O item deve ter um lançamento de “Aquisição” no período (código de ação igual a 1).
2.O item deve ter um lançamento de “Depreciação (Gerado)” no período (código de ação igual a 103).
3.O item não deve estar integrado ao Compliance Fiscal (não deve haver evento de integração com a situação Integrado).
Situação:
•Padrão: Não integrado - Gera bens patrimoniais que ainda não possuem evento de integração com a situação Integrado.
•Alternativa: Todos - Gera todos os bens patrimoniais, independentemente da situação de integração.
Execução do Processo
Para não bloquear o ambiente do usuário, o processo é executado em segundo plano no servidor de aplicação do módulo de fiscal (SrvMegaTribut).
Importante
Uma vez integrado ao módulo de Compliance Fiscal, o bem patrimonial fica bloqueado e não pode ser integrado novamente. Caso seja necessária uma nova integração, o bem deve ser excluído do módulo de Compliance Fiscal primeiro.
Ao tentar reintegrar, a seguinte mensagem será exibida:
“O bem: “<CÓDIGO_DO_BEM>” já existe. Não será possível atualizá-lo!”
Jornada do Usuário
No ERP Senior Mega:
1.Após adquirir um novo item de bem patrimonial com controle de depreciação, execute o novo processo de “integração de bens patrimoniais com depreciação” após o fechamento dos cálculos no módulo de patrimônio do Mega.
No Compliance Fiscal:
1.Execute a atualização patrimonial (tela F670MEM) para calcular a depreciação.
2.Realize a apuração do PIS e COFINS não cumulativos (Tela F661PAI) para buscar os créditos de PIS e COFINS originados da depreciação.
3.Gere o arquivo do SPED Contribuições (Tela F669SPC) para listar as informações no registro F120 referentes aos bens com depreciação.

Outro importante
Todas as operações patrimoniais, como venda de imobilizados, transferências entre filiais e baixas por perda, devem ser registradas no ERP Senior Mega e também manualmente no Compliance Fiscal após a integração.

Painel – Compliance Fiscal
Adicionamos uma nova opção de filtro de eventos pelo código do item de bem patrimonial no Painel – Compliance Fiscal.
Incidente 1
Mensagem: O bem: “<código do bem>” já existe. Não será possível atualizá-lo!
Causa: O código do bem patrimonial já foi integrado ao Compliance Fiscal.
Solução: Para integrar novamente, o bem patrimonial precisa ser excluído do Compliance Fiscal.
Incidente 2
Mensagem: Código não confere. Verifique a montagem do seu código!
Causa: A máscara do bem patrimonial definida no módulo de patrimônio do Mega está diferente da máscara definida no Compliance Fiscal.
Solução: Configure a máscara no Compliance Fiscal para corresponder à máscara definida no módulo de patrimônio do Mega.
Incidente 3
Mensagem: Não foi encontrado o Registro-Mestre para este Registro. E670BEM(CodEmp;CodTns) - E001TNS(CodEmp;CodTns)(TBemPatrimonio.ProcessarBem)
Causa: O código da transação informado no cadastro de parâmetros fiscais do módulo de tributos do Mega para a organização na vigência atual não existe no Compliance Fiscal.
Solução: Informe um código de transação no cadastro de parâmetros fiscais para a organização na vigência atual no módulo de tributos do Mega que esteja cadastrado no Compliance Fiscal.
Incidente 4
Mensagem: Código da espécie “6” não é compatível com o definido “4”, no componente da máscara.
Causa: O código da espécie do bem patrimonial definido no cadastro de De/Para do Mega não é compatível com o código da espécie do bem definido no Compliance Fiscal.
Solução: Informe um código de espécie no cadastro de De/Para do Mega compatível com a configuração no Compliance Fiscal.
Incidente 5
Mensagem: É necessário informar a conta contábil <Código reduzido da conta contábil>.
Causa:
1.Não foi informado o código reduzido da conta contábil do Compliance Fiscal no De/Para de Plano de Contas no módulo de contabilidade no Mega e/ou;
2.A conta contábil do tipo depreciação (DPNOR) não foi informada na aba contas do cadastro de item de bem patrimonial no módulo de patrimônio do Mega ou;
3.A conta contábil do tipo depreciação (DPNOR) não foi informada na aba contas do cadastro de grupo de item de bem patrimonial no módulo de patrimônio do Mega.
Incidente 6
Mensagem: Conta contábil reduzida <Código reduzido da conta contábil> não encontrada (VerificaContaReduzida)!
Causa: O código reduzido da conta contábil do Compliance Fiscal informado no De/Para de Plano de Contas no módulo de contabilidade no Mega não existe no Compliance Fiscal.
Solução: Informe um código reduzido da conta contábil do Compliance Fiscal no De/Para de Plano de Contas no módulo de contabilidade no Mega que exista no cadastro de plano de contas do Compliance Fiscal.
Exemplo de requisição com sucesso sucesso (OK)
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:ser="http://services.senior.com.br">
<soapenv:Body>
<ser:Importar_3>
<user>suporte</user>
<password>suporte</password>
<encryption/>
<parameters>
<gridBens>
<codEmp>1</codEmp>
<codBem>VEI000000001-000</codBem>
<desBem>TESTE PARA CAPTURA DE MENSAGENS DE RETORNO</desBem>
<codTns>90800</codTns>
<codEsp>4</codEsp>
<qtdItm>1</qtdItm>
<filAqi>1</filAqi>
<filLoc>1</filLoc>
<datEnt>01/07/2024</datEnt>
<datAqi>01/07/2024</datAqi>
<datIcl>01/07/2024</datIcl>
<datIcg>01/07/2024</datIcg>
<datIvd>01/07/2024</datIvd>
<ctaRed>1310</ctaRed>
<codFor>0</codFor>
<vlrBas>1111.11</vlrBas>
<dprAcu>222.2222</dprAcu>
<sitPat>A</sitPat>
<dprRec>P</dprRec>
<dprRia>N</dprRia>
<refRec>D</refRec>
<recPis>S</recPis>
<cstPis>50</cstPis>
<vlrAqp>1111.11</vlrAqp>
<recCof>S</recCof>
<cstCof>50</cstCof>
<vlrAqc>1111.11</vlrAqc>
<recCsl>N</recCsl>
</gridBens>
</parameters>
</ser:Importar_3>
</soapenv:Body>
</soapenv:Envelope>Exemplo de resposta com sucesso (OK)
<S:Envelope xmlns:S="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">
<S:Body>
<ns2:Importar_3Response xmlns:ns2="http://services.senior.com.br">
<result>
<gridBensResult>
<codBem xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:nil="true"/>
<codEmp>0</codEmp>
<desBem xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:nil="true"/>
<linha xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:nil="true"/>
<result>OK</result>
</gridBensResult>
<erroExecucao xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:nil="true"/>
</result>
</ns2:Importar_3Response>
</S:Body>
</S:Envelope> Esta integração permite que os processos Integração do Senior HCM com o Mega ERP Contábil e Integração do Mega Fiscal com o Compliance Fiscal Senior possam ser executados de forma independente.
Implementações realizadas no processo Integração do Senior HCM com o Mega ERP Contábil:
- Remoção do processo Integração do Mega Fiscal com o Compliance Fiscal Senior, do servidor atual, SrvMegaIntegracaoSeniorAgenda.
- O servidor SrvMegaIntegracaoSeniorAgenda agora executa exclusivamente o processo Integração do Senior HCM com o Mega ERP Contábil.
- Melhoria no log do server, SrvMegaIntegracaoSeniorAgenda, para indicar quando a integração deste processo está desabilitada.
Implementações realizadas no processo Integração do Mega Fiscal com o Compliance Fiscal Senior:
- Criação de um novo servidor chamado SrvMegaIntegracaoSeniorFisAgenda dedicado exclusivamente ao processo Integração do Mega Fiscal com o Compliance Fiscal Senior.
- Criação de uma nova tabela para armazenar os parâmetros da integração do processo Integração do Mega Fiscal com o Compliance Fiscal Senior, com as seguintes informações:
- Quantidade para o lote de integração de eventos na situação pendente com o Compliance Fiscal Senior.
- Quantidade para o lote de integração de eventos na situação aguardando com o Compliance Fiscal Senior.
- Log por evento na agenda de integração do Compliance Fiscal Senior (Sim ou Não). - Estes novos parâmetros são de controle interno, só podendo ser acessadas através do banco de dados.
- Inclusão do processamento em lote condicionando o número máximo de eventos na situação Pendente de acordo com a quantidade que estiver configurada na tabela de parâmetros da integração.
- Inclusão processamento em lote condicionando o número máximo de eventos na situação Aguardando de acordo com a quantidade que estiver configurada na tabela de parâmetros da integração.
- Alterado o as informações de log do server para que apresente as informações listadas a seguir:
- Data e horário do início da integração.
- Quantidade de eventos pendentes para integrar.
- Quantidade do lote de eventos pendente configurada para integrar a cada ciclo da agenda.
- Número do evento que está sendo integrado (condicionado ao parâmetro log por evento).
- Data e hora do início da integração do evento (condicionado ao parâmetro log por evento)
- Identificação do webservice que está sendo consumido no evento atual (condicionado ao parâmetro log por evento).
- Informação de sucesso na integração do evento atual (condicionado ao parâmetro log por evento).
- Informação de falha na integração do evento atual e mensagem identifique o motivo da falha (condicionado ao parâmetro log por evento).
- Tempo total do processo de envio do evento atual (condicionado ao parâmetro log por evento).
- Quantidade de eventos integrados com sucesso.
- Quantidade de eventos não integrados;
- Tempo total do processo de envio de eventos pendentes.
- Quantidade de eventos na situação aguardando para atualizar.
- Quantidade do lote de eventos aguardando configurada para atualizar a cada ciclo da agenda.
- Tempo total do processo de atualização de eventos na situação aguardando.
- Tempo total do processo de integração.
- Informação quando a integração do processo Integração do Mega Fiscal com o Compliance Fiscal Senior estiver desabilitada.
Importante:A execução deste servidor no ambiente do cliente pode ser condicionada ao parâmetro Filial integra documentos fiscais com o compliance da Senior, localizado no cadastro de parâmetros do módulo de tributação fiscal.
Implementamos um novo tratamento das respostas dos webservices na integração entre o Mega Contábil e o Mega Fiscal com o Senior Compliance Fiscal.
Funcionalidade Adicionada:
- Tratamento de Respostas: Agora, ao consumir webservices durante a integração, o sistema analisará a mensagem específica recebida.
- Manutenção do Status Pendente: Com base na mensagem recebida dos webservices, a situação do evento será mantida como “Pendente” quando necessário.
Foi implementada uma integração no processo de importação de lançamentos da EFD Contribuições para o registro F100: Demais Documentos e Operações Geradoras de Contribuição e Créditos, conectando automaticamente os lançamentos importados ao módulo de Compliance Fiscal.
Funcionalidade da Integração
A integração foi projetada para complementar o processo de importação existente, que é realizado por meio de uma customização específica chamada P_SPEDPISCOFINSIMPF100. Com essa nova funcionalidade, o sistema gera eventos de integração automaticamente para cada lançamento importado, facilitando o acompanhamento e o controle dos dados fiscais.

Acesso aos Eventos de Integração
Os eventos gerados pela integração podem ser visualizados diretamente no Painel do Compliance Fiscal, onde os usuários encontram todas as informações e registros importados. Essa visualização centralizada permite uma consulta rápida e eficiente dos dados de compliance e contribuições fiscais.
Cadastro de Parâmetros de Tributos e Integração do Registro F100
Para facilitar e aprimorar o processo de integração do serviço de outros documentos do Compliance Fiscal! Agora, é possível configurar os códigos de transação de entrada e saída diretamente no cadastro de parâmetros de tributos.
Novos campos adicionados
Transação Entrada: Permite configurar os movimentos de entrada na integração do serviço de outros documentos do Compliance Fiscal.
Transação Saída: Permite configurar os movimentos de saída na integração do serviço de outros documentos do Compliance Fiscal.
Integração do Registro F100
A integração do registro F100 foi ajustada para incluir automaticamente os códigos de transação e os dados contábeis necessários.
Atualizações no processo
Preenchimento da Tag codTns: Agora, o sistema preenche essa tag com os códigos de transação configurados no cadastro de parâmetros de tributos.
Preenchimento da Tag ctaRed: O preenchimento dessa tag agora ocorre conforme o de/para da conta contábil disponível no módulo Contábil do Mega Empresarial.
Foi implementado um novo processo para integrar informações relacionadas à incorporação imobiliária - Regimes Especiais de Tributação (RET) e à movimentação de unidades imobiliárias, do módulo de Construção para o módulo de Compliance Fiscal.
Configurações Necessárias
Parâmetros do Módulo Fiscal
Para o processo de integração, foram adicionados três novos campos no módulo fiscal:
1. Código da transação da receita do período.
2. Código IRPJ da tabela de presunção.
3. Código CSLL da tabela de presunção.
Processo de Integração
Localização do Processo
O novo processo está disponível no seguinte caminho:
-
Mega Fiscal > Tributos > Escriturações > Integração Compliance Fiscal Senior > Movimentação Imobiliária;
Configuração do Período
O período de integração é definido pelas datas inicial e final desejadas para a movimentação imobiliária. Dados Integrados
Os seguintes grupos de informações podem ser integrados:
-
Cadastro de unidade imobiliária.
-
Movimentação de unidade imobiliária vendida.
-
Incorporação imobiliária – Regimes Especiais de Tributação (RET).
Filiais Ativas
A integração é realizada com base nas filiais ativas cadastradas no sistema Mega. O processo busca automaticamente os dados dessas filiais para gerar os eventos de integração com o Compliance Fiscal.
Execução do Processo
-
O processo de integração é executado em segundo plano no servidor de aplicação fiscal (SrvMegaTribut) para não impactar o ambiente do usuário.
-
A integração utiliza os dados importados do módulo de Construção para os registros F200, F205, F210 e 1800. Painel - Compliance Fiscal.
Foram adicionadas novas opções de filtro no painel:
-
Filtrar eventos pelo código da unidade imobiliária vendida.
-
Filtrar eventos pelo número do contrato que formaliza a venda.
Jornado do usuário

No ERP Senior Mega
1. Movimentar unidades imobiliárias no módulo de Construção.
2. Importar movimentações imobiliárias para os registros F200, F205, F210 e 1800 no módulo Fiscal.
3. Integrar a movimentação imobiliária com o Compliance Fiscal.
No Compliance Fiscal
1. Validar informações cadastrais: Confirme os dados da unidade imobiliária na tela F056IMO.
2. Revisar movimentações e valores: Verifique movimentações, valores recebidos, e custos incorridos e orçados na tela F661UIV.
3. Checar informações do RET: Valide os dados relacionados ao Regime Especial de Tributação (RET) na tela F661IIR.
4. Apuração do PIS e COFINS: Realize a apuração no Compliance Fiscal, incorporando as informações de receita e crédito registradas na tela F661UIV.
5. Buscar créditos de PIS e COFINS: Efetue a apuração na tela F661PAI, garantindo que os créditos gerados pelas movimentações imobiliárias sejam utilizados.
6. Gerar EFD Contribuições: Crie o arquivo no Compliance Fiscal, incluindo os registros F200, F205, F210 e 1800.
7. Gerar SPED Contribuições: Exporte o arquivo na tela F669SPC, listando os registros F200, F205, F210 e 1800 para as movimentações imobiliárias e RET.
Registro já cadastrado com essa competência “MM/AAAA”
-
Causa: O período já foi integrado.
-
Solução: Excluir o período no Compliance Fiscal antes de realizar nova integração. Transação “000000” não cadastrada.
-
Causa: Código da transação no módulo fiscal não existe no Compliance Fiscal.
-
Solução: Configurar um código válido no módulo fiscal.
Tabela de presunção “0000” não cadastrada
-
Causa: Código de presunção do IRPJ ou CSLL não existe no Compliance Fiscal.
-
Solução: Informar um código válido no cadastro de parâmetros fiscais.
Para ter acesso à documentação completa da solução do Compliance Fiscal Senior acesse o produto Gestão Empresarial e selecione a versão de uso do seu sistema.
Clique em Ajuda de telas, na seguida clique em Controladoria. Será apresentado a documentação completa de todas as rotinas e interfaces da solução do Compliance Fiscal Senior.
Assista nossa Live de lancamento: Live de Lançamento | Compliance Fiscal Senior Mega.
English
Español

English
Español

