Financeiro - Cadastros - Tipos de deduções de IR
O cadastro de tipos de deduções de IR é destinado a classificação das deduções usadas no Imposto de Renda e,é utilizado em dois contextos:
- No pagamento para Fornecedor (pessoa física) onde existe a possibilidade de retenção na baixa da AP, seguindo as faixas cadastradas de IRRF (Mega Empresarial > Global > Cadastros > Impostos > IRRF).
- Na AP, ele será utilizado na aba Documentos > Retenção > Outras Deduções.
Compreenda o uso dos tipo de deduções de IR
Cada dependente do contribuinte permite dedução conforme a tabela vigente da Receita Federal.
No caso da previdência pública, contribuições descontadas do salário para a previdência.
No caso da previdência privada, contribuições do tipo PGBL, com limite de 12% dos rendimentos tributáveis.
Engloba gastoss com planos de saúde, hospitais, médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos, próteses ortopédicas e dentárias. Não há limite de dedução e inclui gastos com tratamentos de despendentes e alimentandos (quem recebe pensão alimentar), bem como tratamentos feitos no exterior.
Engloba mensalidades pagas para creche, educação pré-escolar, ensino fundamental, ensino médio e superior, cursos de especialização ou profissionalizantes do contribuinte e seus dependentes. É preciso estar atento ao limite estabelecido para este tipo de dedução.
Não inclui cursos de inglês e reforço escolar.
Em cumprimento de decisão judicial ou acordo homologado judicialmente.
Profissionais autonômos podem descontar as despesas do livro caixa. Inclui salário de terceiros, aluguel, luz, manutenção, encargos trabalhistas, entre outros. As deduções não podem superar a receita do profissional. Contudo, é possível compensar os valores entre os meses do calendário.
O patrão que paga as contribuições para a previdência da empregada doméstica pode receber o valor pago de volta por meio da declaração de IR. Nesse caso, o valor a receber é descontado do total de Imposto de Renda que será pago pelo contribuinte, não da base de cálculo.
O que você pode fazer:
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Cadastros > Tipos de deduções de IR;
- Clique em +Inserir;
- Informe os campos solicitados para o novo tipo de dedução:
- Código: Informe um código para o novo tipo de dedução de IR;
- Descrição: Informe uma descrição para facilitar a identificação do respectivo tipo de dedução.
- Clique em Confirmar para salvar o respectivo tipo de dedução de IR.
