Consolidação de Balanços Cadastros
Cadastrar as Organizações que farão parte da estrutura do processo de Consolidação de Balanços.
Para clientes que utilizam o ERP Mega, automaticamente o produto Consolidação de Balanços deverá carregar toda a estrutura de Organizações já cadastradas no ERP, permitindo também o cadastro de novas empresas direto no módulo de Consolidação de Balanços.
Dessa forma, as empresas que foram importadas de forma automática do ERP Mega manterão seus códigos de origem, já as empresas inseridas diretamente através do módulo de Consolidação, serão identificadas com o código E (de empresa externa) mais um número sequencial. Por exemplo E1; E2; E3… sucessivamente.
Para clientes que não possuem o ERP Mega, ou seja, possui apenas o módulo de Consolidação de Balanços, será necessário cadastrar as Organizações dentro do módulo.
O caminho pararealizar o cadastro é: Módulo Consolidação de Balanços / Menu Cadastros / Organização / Botão Inserir: abrirá uma tela de cadastros para inserir as informações pertinentes a Organização a ser cadastrada, sendo Código (gerado automaticamente), Razão Social, Nome Fantasia, Apelido, CNPJ. Todos campos obrigatórios.
- Através do botão Editar é possível editar as informações da empresa selecionada.
- Através do botão Excluir é possível excluir a empresa selecionada.

Cadastro do Investidor via SCP caso exista. Ao clicar no botão Inserir, o sistema atribuirá um código sequencial, sendo necessário apenas o preenchimento do campo Nome.
Através do botão Editar é possível editar o nome do Investidor via SCP.
Através do botão Excluir é possível excluir o Investidor via SCP já cadastrado, desde que ele não esteja vinculado a nenhuma organização, pois dessa forma, o sistema não permitirá a exclusão, ou será necessário desfazer o vínculo para depois realizar a exclusão.

Cadastro do período fiscal a ser utilizado no processo de Consolidação de Balanços. O sistema atribuirá um código sequencial, o usuário precisa apenas cadastrar um nome para o período que está sendo cadastrado e definir mês e ano inicial e final. Não é possível cadastrar um mesmo mês e ano para diferentes períodos fiscais.
- Através do botão Editar é possível editar o nome do Período Fiscal selecionado e/ou alterar o mês inicial e/ou final do referido período.
- Através do botão Excluir é possível excluir o Período Fiscal já cadastrado, desde que o mesmo não esteja sendo utilizado em algum plano de consolidação.

Por padrão, o Consolidação de Balanços vem com a Visão CVM cadastrada, que é a visão oficial do produto e que busca atender as exigências legais para o processo de consolidação. Mas é possível cadastrar Visões Gerenciais, quantas forem necessárias, para realizar simulações e projeções, dando ao usuário uma excelente ferramenta de gestão para sua empresa.
Ao clicar no botão Inserir, abrirá a tela de cadastro, o sistema atribuirá um código sequencial para cada visão cadastrada. O usuário precisará atribuir um nome para essa visão e definir sobre a utilização ou não de dois parâmetros:
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Elimina equivalência automaticamente? Informa se na consolidação, os valores de equivalência patrimonial serão ou não eliminados nessa visão.
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Consolida apenas a participação? Se essa opção estiver marcada, ao realizar a consolidação desta visão, o saldo da conta considerado será o valor proporcional ao percentual de participação que o investidor possuir na investidora.
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Através do botão Editar é possível editar o nome da Visão selecionada e/ou alterar a marcação nos dois parâmetros disponíveis.
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Através do botão Excluir é possível excluir a Visão já cadastrada, desde que a mesma não esteja sendo utilizada em algum plano de consolidação.

Criar a estrutura de Consolidação entre as organizações cadastradas no sistema.
Ao clicar no menu Estrutura Organizacional, abrirá uma tela com as visões cadastradas para ser selecionada.

O usuário deverá escolher uma visão através do duplo clique com o mouse ou através do botão Selecionar.
Ao escolher a visão selecionada, abrirá uma tela com os períodos contábeis cadastrados. Dentro de cada mês desse período, será necessário configurar a estrutura de organizações que farão parte da consolidação.

Uma boa prática é que a estrutura seja montada apenas para o mês que será consolidado, pois podem ocorrer mudanças na estrutura de um mês para outro, através de aquisições de novas empresas ou separação de empresas, e assim fica mais fácil a manutenção e organização da estrutura.
Para inserir uma estrutura, basta selecionar o mês a ser consolidado, clicar no botão Inserir, abrirá uma tela para o cadastro da estrutura organizacional.

- Através do botão Editar é possível editar as informações da estrutura organizacional selecionada.
- Através do botão Excluir é possível excluir a estrutura organizacional selecionada.