Centro de trabalho

Visibilidade e filtros no Centro de Trabalho

Na guia Carga Horária, chamada de Carga Horária Disponível, as informações correspondentes aos períodos das jornadas ficam ordenadas por data decrescente. Os períodos mais recentes estarão sempre no topo do grid, facilitando a manutenção do cadastro.

Para replicar as informações de carga horária em tela para todos os outros centros de trabalho pode-se utilizar a opção Atualização em Massa, localizada na guia de Carga Horária Disponível. Pode-se também replicar linhas desejadas, basta selecionar a linha e, no botão Outros, clicar na opção Inclusão em massa.

Na guia Carga Horária Disponível, além da função Incluir em Massa, você também pode editar um registro e replicar essa atualização nos demais centros de trabalho por meio do botão Atualização em Massa.

Essa filtragem tem como objetivo melhorar a manutenção do cadastro, principalmente para os usuários do CRP, que precisam atualizar os períodos das rodadas mensalmente, semestralmente ou anualmente.

Atividades de Produção
Cadastro Atividades de Produção

Para maior agilidade e melhor visibilidade, as informações na guia Atividades de Produção ficam agrupadas por similaridade em três grupos: Geral, Recebimento de Ordem e Pastas.

  • Geral: contempla as informações básicas a serem apontadas, como dados da ordem, operação, centro de trabalho, recursos e tempos;
  • Recebimento de Ordem: contempla as informações de quantidades da ordem, tipos de movimento e lotes;
  • Pastas: contempla as informações correspondentes às demais abas que podem ser exibidas durante o apontamento, como subproduto, baixa de demanda, equipe de operadores e ferramental.
Imagem

Outro facilitador é a possibilidade de clonar uma atividade já cadastrada, utilizando seus dados como base para um novo cadastro. Para isso, basta acessar o Cadastro de Atividades e editar uma atividade existente. Ao entrar na guia de edição, o botão Clonar estará disponível.

Parâmetro Considera intervalo do turno no tempo total

Marcando o novo parâmetro Considera intervalo do turno no tempo total, localizado dentro dos parâmetros das Atividades de produção, o sistema passará a considerar o tempo final apontado menos o tempo inicial apontado e, descontará também os tempos de pausa definidos pela jornada de trabalho do Centro de trabalho.

Considera intervalo do turno no tempo total
Importante: A caixa de seleção só deverá ficar habilitado se a caixa de seleção anterior, Edita atributo Tempo total, estiver marcado. Outro ponto que vale destacar, é que ao atualizar sua versão, o parâmetro virá desmarcado, se desejar que os cálculos das atividades seja da nova maneira, será preciso parametriza-lo para as atividades de produção desejada.

Para deixar mais claro como o cálculo irá funcionar, veja os exemplos abaixo:

Vamos considerar um centro de trabalho com programação de trabalho configurada com os parâmetros:

Dia 1 à 5: 08:00 às 12:00 (4:00 horas) e 13:00 às 17:00 (4:00 horas): Total de 8 horas trabalhadas e 1 hora de pausa.

Exemplo 1: Apontamento iniciou dia 1 às 09h00 da manhã e foi encerrada no dia 1 às 10h45. Como a jornada das 08h00 às 12h00, não tem intervalos e o tempo total apontado deve ser: 10h45 - 09h00 = 01h45.

Informações na tabela de apontamento:

  • Tempo Inicial: 09h00
  • Tempo Final: 10h45
  • Tempo Total: 01h45

Exemplo 2: Apontamento iniciou dia 1 às 10h00 da manhã e foi encerrada no dia 1 às 15h50. A jornada das 08h00 às 17h00, possui intervalo de 1 hora (das 12h00 às 13h00), logo o tempo total apontado deve ser: 15h50 - 10h00 = 05h50 e subtrair o intervalo de 01h00 desse total: 05h50 - 01h00 = 04h50.

Informações na tabela de apontamento:

  • Tempo Inicial: 10h00
  • Tempo Final: 15h50
  • Tempo Total: 04h50

Exemplo 3: Apontamento iniciou dia 1 às 11h00 da manhã e foi encerrada no dia 3 às 14h00. Intervalos configurados no centro de trabalho dentro desse horário:

No Dia 1: 12h00 às 13h00 / Entre os Dias 1 e 2: 17h00 às 08h00 / No Dia 2: 12h00 às 13h00 / Entre os Dias 2 e 3: 17h00 às 08h00 / No Dia 3: 12h00 às 13h00.

Tempo total apontado: Dia 3 14h00 - Dia 1 11h00 = 51h00.

Cálculo final: 51h00 - 33h00 = 18h00 trabalhadas.

Informações na tabela de apontamento:

  • Tempo Inicial: 11h00
  • Tempo Final: 14h00
  • Tempo Total: 18h00

Observação: Dentro do cálculo apresentado anteriormente, caso o centro de trabalho possua ocorrência adicional produtiva no período, este também deve compor o total de horas do apontamento. A ocorrência adicional é como se fosse uma hora extra dentro da fábrica e já é controlada pelo sistema.

Exemplo: No caso acima, podemos colocar no centro de trabalho uma ocorrência adicional das 17h00 às 19h00 no Dia 1, e isso faz com que o total de horas desse dia passe a ser de 10h00 e não apenas 08h00. A partir disso todos os apontamentos que iniciem no Dia 1 e terminem depois disso, passam a ter 02h00 a mais.

Importante: Caso haja um apontamento improdutivo, no período do apontamento, ele irá subtrair suas horas apontadas do tempo total, como se fosse um intervalo também.

Este artigo ajudou você?