Realizado

O realizado do custo do orçamento é gerado com base nas movimentações de diferentes origens, tais como: notas fiscais de materiais e serviços (geradas nos processos de compras e contratações), baixas de estoque, folha de pagamento, movimentos iniciais, realizados livres via orçamento e custos do frotas. Através destas informações é possível obter relatórios para acompanhamento de custo como também a opção de realizar a apropriação de adiantamentos pagos e não descontados, com objetivo de considerar estas informações mesmo que ainda não exista um documento fiscal cadastrado

O que você pode fazer:

Validar as informações do relatório Desempenho do Projeto

As informações apresentadas no relatório Desempenho do Projeto - EVA (Evolução de Valor Agregado) são buscadas dos cronogramas baseline e atual, inseridos no filtro do relatório e da tela do Realizado do Orçamento.

Das colunas apresentadas na grid do relatório, temos:

  • Cronograma Baseline: apresenta as informações dos períodos do Cronograma Físico/Econômico do cronograma baseline definido no filtro do relatório. São apresentadas as informações do período e acumuladas.
  • Cronograma Atual: apresenta as informações dos períodos do Cronograma Físico/Econômico do cronograma atual definido no filtro do relatório. São apresentadas as informações do período e acumuladas.
  • Custo Agregado: apresenta a evolução física da obra (medições físicas realizadas) obtida do Cronograma Físico/Econômico apresentada antes da data de corte do cronograma. São apresentadas as informações do período e acumuladas.
  • Custo Real: apresenta os valores de duas origens distintas, que são apresentadas por período e acumuladas:
    • Até a data base preenchida no filtro do relatório são apresentados os valores realizados obtidos da tela do Realizado do orçamento;
    • Após a data base do relatório, são apresentados os valores previstos obtidos após a data de corte do cronograma Financeiro/Cash, excluindo as informações das linhas C e A. São os valores em destaque na cor cinza na grid do relatório.

Observação

Se o campo do filtro do relatório Origem da Projeção/ Empenhado estiver definido como Medição do Contrato, os valores da coluna Custo Real previsto (destaque em cinza) apresentará as medições de contratos no módulo Empreiteiros lançadas após a data base do filtro do relatório, liberadas e que ainda não tenham sido vinculadas à nota fiscal..

Atualizar as informações financeiras e do realizado

Remontar Realizado

  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Realizado;
  2. . No campo Cód. Orçamento, informe o orçamento desejado e clique em Executar;
  3. Em seguida, na parte inferior da tela, clique em Imagem e nos campos Período e Origem, selecione as opções desejadas;
  4. Clique em Remontar Realizado e em Sim ;

Remonta repositório financeiro

  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Atualizar Repositório;
  2. Selecione os orçamentos que deseja remontar e clique em Confirmar.
Transferir no módulo de Vendas para apropriação no Administração de Obras.

Transferência

  1. Clique em Menu > Todos os Módulos > Fiscal > Faturamento > Tipo de Documento;
  2. Selecione o documento desejado;
  3. Clique em Editar;
  4. No campo Finalidade, escolha uma das seguintes opções: Normal, complementar ou Ajuste.

A opção Devolução, só deve ser utilizada para o fim de devolução, não se encaixando no processo de transferência.

  1. Clique na aba Transferências NF, e marque o parâmetro Gera Documento de Entrada.

Com essas configurações já parametrizadas, automaticamente já gera uma nota de entrada na obra que irá receber a transferência.

  1. Clique em Confirmar;

Emissão da Nota Fiscal de Transferência:

  1. Clique em Menu > Todos os Módulos > Fiscal > Faturamento> Emitir Nota Fiscal;
  2. Em Tipo de Doc, escolha o documento que foi realizada a transferência e clique em selecionar;

Para a integração com o Administração de obras, o campo Cód.Ação deve estar configurado para integração com o Administração de Obras

  1. Clique na guia Geral, e preencha as informações de Data Emissão, Cliente, C.Custo Padrão e Projeto Padrão;
  2. Clique na guia Condição de Venda, e no campo Cond.Pagamento, selecione a opção desejada e clique em Selecionar;
  3. Clique na guia Itens, e insira as informações dos campos Cód do Item, Quantidade, Preço Unitário, Aplicação, C.F.O.P., e clique em Confirmar ;
  4. Clique em Confirmar.
  5. Abrirá automaticamente a tela de Apropriações, e na parte inferior em Apropiação, em Orçamento informe o código, em Serviço selecione qual Cóg. Estruturado, em Insumo informe o Código do insumo, em Movimento infome a quantidade desejada;
  6. Clique em Confirmar.

Observação

Tanto a Nota de Devolução quanto a Transferência, ao serem lançadas, abrirão a mesma tela de Apropriação. A apropriação é permitida desde que os códigos de ação estejam corretamente configurados para integração com Administração de Obras.

Geração do relatório Realizado:

  1. Clique em Menu > Construção > Administração de Obras > Orçamentos> Orçamentos > Realizado;
  2. Em Orçamento, no campo Cód.Orçamento, informe o orçamento que deseja.
  3. Clique em Executar.

Observação

O valor da Nota gerará um valor negativo, devolvendo o saldo para o orçamento original. Ao chegar na obra destinada, o valor será apropriado positivamente, consumindo o saldo no orçamento de destino

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