Qual é o conceito do CRP
O CRP - Capability Resource Planning (também conhecido como Planejamento das Necessidades de Capacidade) é o responsável pela distribuição correta das operações das ordens de produção dentro da fábrica, definindo como produzir cada um dos itens a serem fabricados.
Esse recurso é utilizado nas empresas que já dominam bem o Planejamento de Materiais, pois essa funcionalidade requer uma base de informações consistente para ser executada.
O CRP é baseado na Teoria das Restrições – TOC: Theory Of Constraints – que indica que um recurso é limitado e, por isso, sua utilização deve ser priorizada a fim de distribuir melhor a capacidade dos Centros de Trabalho e entregar produtos no prazo determinado.
Para que o processo de CRP funcione corretamente é necessário:
-
Cadastramento de Centros de Trabalhos com seus recursos e capacidades;
-
Cadastramento de Processos industriais (roteiros de fabricação) por produtos com seus tempos, setups de máquina e recursos (horas máquina / horas homem);
-
Ordens sendo abertas e apontadas no chão de fábrica com boa precisão.
Para firmar o plano do CRP, realize os passos a seguir:
- No menu, clique em Indústria / Manufatura / CRP / Rodada do CRP;
- Na guia Rodada do CRP, selecione a rodada com o status da validação igual a Não;
- Clique em Firmar Plano;
- Selecione as situações desejadas a serem firmadas;
- Clique em Confirmar.
Importante: Após firmar o plano, o status da validação é atualizado para Sim.
Para gerar a rodada do CRP, realize os passos a seguir:
- No menu, clique em Indústria / Manufatura / CRP / Rodada do CRP;
- Na guia Rodada do CRP, selecione a rodada com o status da validação igual a Não;
- Clique em Gerar;
- No Plano de Capacidade, selecione a opção desejada;
- No campo Prioridade Inicial e Final, informe a prioridade;
Observação: Por default é carregado 0. - No parâmetro Calcula Tempos pelo Saldo da Ordem ou Saldo da Operação, selecione umas das opções: Ordem ou Operação;
- No campo Planejador - Centro de Trabalho Inicial e Final, selecione o planejador;
- No campo Planejador - Item, selecione o planejador do item;
- Clique em Confirmar e confirme a geração do CRP.
Para inserir a rodada do CRP, realize os passos a seguir:
- No Menu, clique em Indústria / Manufatura / CRP / Rodada do CRP;
- Na guia Rodada do CRP, clique em Inserir e verifique a filial;
- Clique em Confirmar. teste
O CRP (Planejamento das Necessidades de Capacidade) é responsável pela distribuição correta das operações das ordens de produção dentro da fábrica, definindo a forma de produção de cada item a ser fabricado.
Para melhor funcionamento desse processo, confira as atualizações disponíveis:
- Acesse a tela Rodada de CRP no Mega ERP seguindo o caminho: Indústria > Manufatura > CRP > Rodada do CRP
Seguindo essas etapas, a tela Rodada de CRP será apresentada ao usuário.
Nesta tela, o botão de ação Gerar permite o acesso à tela de Parâmetros da Rodada de CRP. Nessa interface, as informações foram reorganizadas para melhor visualização, com os campos de seleção reposicionados verticalmente, facilitando a identificação de todas as opções disponíveis.
Além disso, foi adicionado um novo parâmetro:
Permeia as datas programadas para as datas planejadas da ordem (CRP > MRP).
Quando ativado, esse parâmetro ajusta a data de recebimento da ordem para a data de término previsto do CRP. A partir disso, todas as datas planejadas são recalculadas, abrangendo não apenas a data de recebimento, mas também a de abertura da ordem.
A guia de Log de rodada do CRP também foi ajustada para considerar as alterações de datas como novos eventos. As principais atualizações incluem:
- O título da coluna “Inconsistência” foi alterado para “Evento”.
- A coluna “Evento” agora permite melhor visualização de mensagens mais extensas.
Veja a seguir a nova configuração da tela:
Ao rodar o CRP no Mega, o sistema aloca automaticamente as ordens de produção dentro dos centros de trabalho. No entanto, caso seja necessário ajustar a data e a hora em que a operação foi posicionada, é possível realocar a ordem de forma manual.
Para isso, acesse a tela Centro de Trabalho, no menu Plano de Carga, selecione a operação desejada e clique no botão Realocar. Em seguida, altere a data e a hora de início conforme necessário.
Ao realizar essa alteração, o campo Data de Abertura do CRP, localizado no Cadastro de Ordens, será atualizado com o novo valor. Esse ajuste se aplica à ordem como um todo, e não apenas à operação modificada.
Por fim, entre no CRP, selecione o CRP não validado e clique em Firmar Plano. Marque pelo menos a situação da ordem em questão e confirme a ação.
Após essa etapa, ao consultar novamente os dados da ordem, os campos Data de Liberação, Firmeza, Abertura e Recebimento serão atualizados conforme a realocação realizada.
Se for necessário que as datas das operações também sejam ajustadas, basta rodar um novo CRP, garantindo que todas as alterações sejam refletidas no planejamento da produção.
English
Español

English
Español

