Construção - Carteira de Recebíveis - Movimentações - Saldos Contratuais - Saldos
As incorporadoras devem enviar mensalmente aos bancos um relatório com a previsão de recebimentos de determinado empreendimento, necessário para que os financiamentos sejam autorizados. Esse relatório é gerado pela tela “Assistente para Geração do Demonstrativo de Saldos Contratuais para Banco”.
Para utilizá-la, é necessário configurar previamente um JOB diário, que alimenta as tabelas do Dataware Housing de Parcelas. Esse processo foi adotado para agilizar a execução da tela do assistente e facilitar a exportação do relatório para Excel.
A tela do assistente utiliza uma tabela dinâmica, cujas colunas representam os meses entre o primeiro e o último vencimento das parcelas. Quanto maior o empreendimento ou o período analisado, maior será o tempo de execução.
Observação
Esse processo pode ser feito por meio do caminho: ERP Mega > Construção > Carteira de recebíveis > Movimentações > Saldos contratuais > Configurar Agenda.
Assistente para Geração do Demonstrativo
Emite o relatório de Previsão de Recebimentos de um empreendimento específico ou de forma consolidada, a partir de dados previamente carregados no Data Warehouse.
A emissão do demonstrativo é realizada com base na filial ativa. O sistema exibe apenas os dados das filiais logadas, permitindo escolher uma única filial ou múltiplas ao mesmo tempo, conforme a necessidade de visualização.
Para isso, é possível:
-
Selecionar os parâmetros desejados manualmente ou utilizar uma visão já processada pela execução de um JOB de relatório.
-
Realizar os agrupamentos personalizados, movendo as colunas para o cabeçalho da grid.
-
Exportar o relatório para planilhas do Microsoft Excel.
A exportação não é compatível com outros editores de planilhas eletrônicas.
O que você pode fazer:
1. Acesse Mega ERP > Construção > Carteira de Recebíveis > Movimentações > Saldos Contratuais > Saldos.
2. O assistente apresenta duas opções para emissão do relatório. Escolha a que melhor atende à sua necessidade.
Definir parâmetros – Esta opção permite definir manualmente os parâmetros para a execução do relatório. O sistema criará tabelas temporárias após gerar o relatório com base nos parâmetros selecionados.
Dependendo dos parâmetros selecionados, a execução pode levar várias horas.
Escolher parâmetros já processados – Esta opção permite selecionar visões já processadas e salvas no banco de dados. O sistema apenas recupera as informações existentes e gera o relatório.
Observações
- Permite gerar o mesmo relatório quantas vezes forem necessárias.
- Para excluir uma visão armazenada, o respectivo agendamento deve ser apagado.
3. Clique em Avançar.
Opção definir parâmetros
Ao selecionar a opção ‘Definir parâmetros’, será exibida a tela do assistente para configuração dos contratos utilizados na geração do demonstrativo.
1. Preencha os seguintes campos:
-
Emitir por – Selecione se deseja emitir o relatório por Empreendimento ou Projeto. Se for selecionado Empreendimento, é possível definir o código zero, que listará todos os empreendimentos da filial logada.
-
Holding – Marque esta opção para emitir o relatório para todos os empreendimentos de todas as filiais cadastradas no sistema. Quando habilitado, o código zero será atribuído automaticamente ao campo Empreendimento.
-
Período – Informe o intervalo de datas que será considerado para as parcelas. Se os campos de data forem deixados em branco, o sistema utilizará a menor e a maior data de vencimento das parcelas envolvidas nos contratos do empreendimento ou projeto selecionado.
-
Data Base – Este campo será preenchido automaticamente com a data base da última execução do JOB. Para alterar, marque a opção “Gerar novamente o Dataware Housing”, e o campo será habilitado para seleção manual da data desejada.
-
Gerar novamente o Dataware Housing – Marque esta opção para reexecutar o Dataware Housing com os dados do empreendimento selecionado, considerando a data definida no campo “Data Base”.
Essa ação pode tornar o processo mais lento, pois o sistema recalculará as informações com base na nova data definida. Caso esta opção não seja marcada, serão utilizados os dados da última execução do JOB previamente cadastrados no banco de dados.
-
Status do Contrato – Selecione os status dos contratos envolvidos no processo. As opções são: Ativo, Inadimplente, Quitado.
-
Tipo do Contrato – Escolha os tipos de contratos que deseja incluir no relatório. As opções são: Venda, Aluguel, Permuta.
-
Contrato de – Selecione o tipo de bem relacionado ao contrato. As opções são: Unidade, Bem, Garagem.
-
Clientes no Jurídico – Filtre os contratos conforme a existência de processos jurídicos vinculados:
-
Sim: apenas contratos com clientes no jurídico.
-
Não: apenas contratos sem ocorrência no jurídico.
-
Todos: considera ambos os casos.
-
-
Origem das Parcelas – Filtre as parcelas conforme sua origem:
-
Pagas a Menor.
-
Não Pagas a Menor.
-
Todas.
-
Este filtro é aplicado apenas às parcelas vencidas.
-
Considerar Valor das Parcelas – Escolha o tipo de valor a ser considerado na apresentação:
-
Original.
-
Corrigido COM Encargos.
-
Corrigido SEM Encargos.
-
Este filtro é aplicado apenas às parcelas em aberto.
-
Classificação do Contrato – Filtre os contratos conforme sua classificação.
-
Considerar Termo – Utilize este campo para considerar um termo específico nos contratos.
-
Desconsiderar Termo 1 – Permite excluir contratos que contenham um termo específico.
-
Desconsiderar Termo 2 – Permite excluir contratos que contenham um segundo termo específico.
O valor padrão é zero para os campos: Classificação do Contrato, Considerar Termo, Desconsiderar Termo 1 e Desconsiderar Termo 2.
2. Clique em Avançar para acessar a tela de definição dos parâmetros das parcelas envolvidas na geração do demonstrativo.
3. Preencha os seguintes campos:
-
Considerar Parcelas de – Defina quais tipos de parcelas serão consideradas. As opções são: Todas, Contratos, Resíduo, Termos Contratuais e Não Contratuais, Termos Contratuais, Termos Não Contratuais.
-
Tipo Parcelas – Escolha o tipo da parcela a ser considerado. As opções são: Conclusão, Intermediária, Mensal, Resíduo, Sinal, Todas.
-
Parcelas Caução – Selecione se deseja considerar apenas parcelas Caucionadas, Não Caucionadas ou Todas.
-
Parcelas Banco – Indique se o demonstrativo deve considerar, com relação ao banco, parcelas Vinculadas, Não Vinculadas ou Todas.
-
Considerar Receitas de Baixa – Defina os tipos de receita de baixa. As opções são: Bloqueto Bancário, Boleto Avulso, Bem, TED, Cheque, DOC, Carta de Crédito, Repasse, Dinheiro, Depósito, Permuta.
-
Tipos de Receita – Selecione os tipos de receitas. As opções são: Bens, Carteira, Permuta, FGTS, Carta de Crédito, Financiamento.
-
Selecionar Ocorrências de – Filtre contratos com ocorrências de Hipoteca ou Caução. O valor padrão é zero.
-
Diversos – Opções adicionais como:
-
Considerar Baixas de Confissão de Dívida.
-
Considerar resíduo de cobrança cobrado na parcela (Em Aberto).
-
Considerar Saldo p/ Quitação zerado maior que.
-
Completar com colunas em branco meses que não tenham parcelas.
-
Listar somente parcelas em aberto nas colunas dinâmicas.
-
Considerar o Valor Futuro da Parcela.
-
Desconsidera do Fluxo de Parcelas os valores de financiamento.
-
Agrupa as parcelas nas colunas dinâmicas pela data de Baixa.
-
-
Considerar Contratos com mais de X parcelas em ATRASO – Filtra contratos com parcelas em atraso conforme o número especificado. O valor padrão é zero.
4. Clique em Gerar para processar as informações com base nos parâmetros definidos.
5. Após isso, será exibida a tela final do assistente com o resultado obtido na composição dos parâmetros selecionados.
- Agrupamentos – Oculta ou exibe o cabeçalho de agrupamentos. Neste cabeçalho, é possível arrastar as colunas da grid para formar novos agrupamentos.
Para desfazer, basta arrastar novamente a coluna de volta à grid.
- Exportação – Gera a exportação padrão dos dados da grid para os formatos: HTML, XML, TXT e XLS.
A exportação para XLS está limitada a grids com até 256 colunas nas versões do Office até o XP. A partir do Office 2007, essa limitação não se aplica.
- Excel – Gera a exportação da grid por meio de uma macro que formata os dados conforme o modelo de relatório padrão MEGA CURITIBA.
Essa exportação suporta mais de 256 colunas, que é o limite por pasta que o Excel comporta nas versões até o XP; por isso, serão criadas tantas pastas quanto forem necessárias.
6. Clique em Finalizar.
Opção escolher parâmetros já processados
Ao selecionar a opção ‘Escolher parâmetros já processados’, será exibida a tela do assistente para seleção da visão a ser utilizada na execução do relatório.
1. Selecione a visão desejada na grid e clique no botão Agenda para visualizar os parâmetros definidos na execução anterior.
Essa funcionalidade serve apenas para consulta — não permite alterar os dados.
Disponibilizar Novas colunas no Demonstrativo de Saldos para Bancos
-
Nome do Cônjuge – Mostra a informação cadastrada no registro do agente, guia “Pessoa Física/Dados Pessoais”, campo “Cônjuge”.
-
Endereço completo do cliente – Mostra o endereço cadastrado no agente (endereço, número, cidade, estado e CEP), guia “Endereçamento”.
-
Telefone(s) – Exibe os telefones cadastrados no agente (até 3 números ou 100 caracteres).
-
Valor da Compra – Exibido a partir do campo “Valor Contrato”, na edição do contrato na Carteira de Recebíveis.
-
Valor da Compra Atualizado – Soma de todas as parcelas corrigidas do contrato (valor original + juros + atraso + taxas).
Estes parâmetros são utilizados para tratar o fluxo das parcelas e os valores provenientes de financiamento. Ao marcar “Desconsidera do Fluxo de Parcelas”, esses valores não serão exibidos. A coluna “Total Valores Financ.” mostrará apenas os valores em aberto.
Parâmetro para simular a aplicação da TP
- Marque a opção “Utilizar simulação de TP aplicada” para aplicar a simulação apenas nas séries que são TP e ainda não passaram pelo processo no sistema.
Parâmetro para mostrar agrupamento pela data de baixa
- Marque a opção “Agrupa as parcelas nas colunas dinâmicas pela data de Baixa” para que as parcelas sejam listadas no relatório com base na data de baixa em vez da data de vencimento.
Se uma parcela tem vencimento em 01/08/2025 e baixa em 01/09/2025:
- Sem marcar a opção → ela será listada em agosto/2025 (data de vencimento).
- Com a opção marcada → ela será listada em setembro/2025 (data de baixa).
Essa funcionalidade altera diretamente a forma de agrupamento nas colunas dinâmicas do relatório.
English
Español

English
Español

