Apropriação Imobiliária - Processamento Mensal - Processo Societário POC/IFRS
Confira todos os detalhes sobre o processo de geração da Apropriação Societária, uma etapa crucial para a contabilização dos custos dos empreendimentos.
Acesso e Utilização do Assistente
-
Acesso ao Assistente: clique em Empresarial > Contabilidade > Apropriação Imobiliária > Processamento Mensal > Processo Societário POC ou IFRS;
-
Seleção de Empreendimentos: selecione os empreendimentos desejados e o mês/ano para o qual deseja gerar a apropriação;
- Verificação dos Saldos Iniciais: a guia de saldos iniciais exibe os valores de estoque, custo orçado, etc.
Importante
Esses valores são digitados manualmente e não podem ser alterados após a geração do processo, a menos que o processo seja excluído e recriado.
- Análise das Contas Contábeis: verifique a movimentação das contas contábeis vinculadas ao empreendimento;
-
Inclusão de Custos Adicionais (se aplicável): caso a unidade possua custos adicionais, informe-os na guia específica;
-
Correção do Orçamento: para corrigir o orçamento, selecione o empreendimento e o índice de correção. Faça ajustes no orçamento, se necessário.
Para efetuar complementos de orçamento, basta digitar no campo Ajustes o valor do complemento, que poderá ser positivo ou negativo, dependendo da situação real da obra.
O sistema realiza automaticamente a contabilização de valores de distrato com variação monetária (VM) negativa no saldo de promitente.
Essa funcionalidade é especialmente útil em casos de deflação, quando o valor de correção do contrato fica negativo e impacta o saldo de promitente.
Configuração e variáveis
Para realizar a configuração, utilize as variáveis de contabilização:
- Valor de Distrato VM Promitente (Negativo).
- Valor de Distrato VM Juros Promitente (Negativo).
Ao definir essas variáveis nos itens de contabilização da Apropriação Societária, o sistema contabilizará automaticamente esses valores, eliminando a necessidade de ajustes manuais na contabilidade.
-
Custos Específicos: os custos específicos são considerados custos de obra. Para unidades com projetos específicos, é possível fazer ajustes no custo orçado.
-
Geração do Processo: clique em Processar para confirmar a geração do processo.
Atenção
A geração do processo apagará os dados dos meses subsequentes. Verifique a data antes de confirmar.
- Verificação do Status: após a geração, uma tela mostrará o status de cada processo.
- Frequência: o processo é sugerido mensalmente.
- Alterações: alterações nos saldos iniciais exigem a exclusão e recriação do processo.
- Custos Específicos: são considerados no custo acumulado, mas não nos demais cálculos.
English
Español


English
Español

