Construção - Carteira de Recebíveis - Integração Bancária - Convênio Bancário

Convênio Bancário faz parte da Integração Bancária e possibilita a automatização da baixa de títulos (boletos) a partir do arquivo de retorno enviado pelo banco.

Principais Objetivos:

Cobrança Registrada: caso a conta financeira utilizada no Portal de Clientes também seja usada para envio de cobrança registrada, o arquivo de retorno deve ser processado também no Financeiro (Office Banking) e na Carteira de Recebíveis (Processa Envio e Retorno / Convênio Bancário).

Importante

Antes de utilizar o Convênio Bancário, é necessário verificar a configuração de parâmetros:

  • Local: Carteira de Recebiveis > Opções > Configurações > Parâmetros > Parâmetros Adicionais.
  • Filiais: na guia Parâmetros Adicionais, no campo Filiais para Convênio Bancário, selecione a opção Todas as filiais

Visualização e Status dos Arquivos

A tela principal possui duas guias que permitem gerenciar as importações de retorno bancário:

Guia Convênio Bancário (Resumo dos Arquivos)

Esta guia mostra o resumo de todas as importações realizadas. Você pode usar os filtros de status:

StatusDescrição
ImportadoArquivo inserido, mas nenhuma baixa realizada.
PendenteO arquivo possui parcelas a serem vinculadas/baixadas (ou foi reativado).
ConcluídoTodas as baixas das parcelas do arquivo foram realizadas com sucesso.
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Guia Parcelas (Detalhe dos Títulos)

Esta guia mostra o detalhe das parcelas que estão vinculadas ao Convênio Bancário:

CampoExemplo de Informação
Dt. VencimentoData original de vencimento do título.
Valor PagoValor que o banco retornou como pago.
Dt. BaixaData em que a baixa do título foi realizada.
Cto. Sistema AtivoContrato de Recebíveis ao qual o título está vinculado.
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O que você pode fazer:

Gerenciar Importações de Retorno Bancário

Para importar o arquivo de retorno:

  1. Acesse ERP Mega > Construção > Carteira de Recebíveis > Integração Bancária > Convênio Bancário;
  2. Na tela principal, clique no botão ➕ Inserir no canto superior direito;
  3. Configure o Formato de Importação de acordo com o layout do arquivo de retorno do banco;
  4. Informe uma Descrição e a Data do Processo para o retorno;
  5. O arquivo será importado e aparecerá na lista com o status Importado.

Observação

Verifique se no layout já estão definidas as posições do campo Data de Movimento (data de crédito do título).

Realizar a Baixa Automática de Parcelas
1. Editar Convênio Bancário (Vincular e Baixar)

Confira o passo a passo operacional para fazer a vinculação e a confirmação da baixa:

  1. Acesso à Edição: selecione o arquivo importado e clique em Editar;
  2. Mecanismo de Vinculação: o sistema busca vincular automaticamente as Parcelas do Retorno Bancário com as Parcelas do Sistema, levando em consideração a data de vencimento e o valor das parcelas;
  3. Filtros de Apoio: a lista e explicação dos filtros disponíveis na tela de edição (Todas, Baixa Manual, Em Aberto, etc.);
  4. Ajuste Manual: possibilidade de alterar ou incluir vínculos que o sistema não fez;
  5. Confirmação: clique em OK para processar a baixa.

Flexibilidade: o Convênio Bancário permite que o usuário não vincule todas as parcelas do arquivo de uma só vez, podendo baixar apenas uma parte e editar o convênio novamente posteriormente.

2. Regras e Critérios Aplicados na Baixa

Esta seção detalha as condições que o sistema aplica no momento da baixa:

  • Valores Utilizados: o uso dos valores de desconto, multa e abatimento enviados pelo banco.
  • Ajuste de Valores: se o valor pago não for igual ao valor devido, a diferença será automaticamente colocada como desconto ou multa na parcela.
  • Tratamento de Diferenças: como o sistema lida com diferenças de valores, incluindo o alerta de campos em vermelho, os parâmetros de tolerância e a possibilidade de gerar baixa parcial ou carta de crédito.
  • Bloqueio de Data: a regra de que não são permitidas baixas com data inferior ao fechamento da carteira.
  • Vínculos: a informação de que o sistema exclui vínculos caso a parcela baixada estivesse ligada a outro banco.
  • Receita: a informação de que a receita na baixa será Banco (se vinculada a contrato bancário).
Gerar Antecipação de Parcelas Securitizadas

O Convênio Bancário permite criar uma antecipação na Carteira de Recebíveis para parcelas securitizadas, caso o arquivo de retorno possua essa identificação.

  • Campos Necessários no Formato:
    • Antecipação: identifica as parcelas que farão parte da mesma antecipação.
    • Tx. Antecipação: taxa mensal usada para o cálculo.
  • Status da Antecipação: a antecipação será gerada com status Em Estudo.

Atenção

O parâmetro Gerar antecipações com status Aprovada deve estar desmarcad, caso contrário a antecipação não será gerada e será colocada uma observação nas parcelas.

Manutenção do Convênio (Exclusão e Reativação)

  • Reativação: se uma parcela baixada for reativada, o Convênio Bancário retorna ao status Pendente e o sistema emite um aviso.
  • Exclusão: para excluir um Convênio Bancário, as parcelas não podem ter datas de baixa menores que o fechamento da Carteira.

Importante

Se a exclusão for bloqueada por causa da data, a Carteira deve ser reaberta para que o Convênio possa ser excluído. Após a exclusão, a planilha deverá ser gerada novamente.

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