Construção - Carteira de Recebíveis - Integração Bancária - Processa envio e retorno

Processa envio e retorno do Carteira de Recebíveis gera e processa arquivos de remessa e retorno bancário.

Fluxo do Processo

Após o vínculo de parcelas, deve-se gerar um arquivo de remessa a ser enviado via Office Banking, do módulo Financeiro, para serem transmitidos os arquivos a um determinado banco. Assim, são enviadas as parcelas com a devida cobrança via sistema bancário.

Tipos de Processamento

É possível, ainda, determinar qual processo será efetuado: Se os títulos serão enviados para remessa (cobrança) ou retorno (títulos pagos no banco).

Imagem

Funcionamento do processo de Retorno Bancário

Confira abaixo os parâmetros considerados pelo sistema para definição do funcionamento do processo de Retorno Bancário, quando o valor da baixa não for igual ao valor devido da parcela calculado pelo sistema.

Valores de tolerância para baixa de parcelas:

Pagamentos a Maior

Quando o valor pago no boleto é maior que o valor calculado pelo sistema no dia de pagamento, esta diferença é gravada como multa, dependendo da tolerância cadastrada neste parâmetro.

Exemplo: Se o valor pago a maior for igual ou inferior a R$ 5,00, o sistema grava esta diferença como multa e faz a baixa da parcela normalmente. Para diferenças acima deste valor, o sistema gera um aditivo na crédito do cliente, que poderá ser abatido na próxima parcela.

Pagamentos a Menor

Quando o valor pago no boleto é maior que o valor calculado pelo sistema no dia de pagamento, esta diferença é gravada como desconto, caso não extrapole a tolerância definida neste parâmetro. Caso extrapole, o sistema gera uma baixa parcial.

Exemplo: Se o valor pago a menor for igual ou inferior a R$ 5,00, o sistema grava esta diferença como desconto e faz a baixa da parcela normalmente. Para diferenças acima deste valor, o sistema faz uma baixa parcial, desdobrando a parcela em duas.

Baixa com diferenças acima da tolerância?

Este parâmetro define a forma que o Retorno Bancário irá tratar as baixas com valores que tiverem diferenças entre o valor retornado do banco e o valor calculado no sistema.

  • Caso o parâmetro esteja:
    • Marcado: O sistema irá executar a baixa independente dos valores de tolerância, realizando baixa total, baixa parcial ou baixa total com aditivo de carta de crédito.
    • Desmarcado: O sistema não fará as baixas caso o valor retornado pelo banco seja diferente do valor calculado pelo sistema.

ImagemVeja também:

Carteira de Recebíveis / Integração Bancária:

Este artigo ajudou você?

Ir para o topo da página