Construção - Carteira de Recebíveis - Integração Bancária - Processa envio e retorno

Processa envio e retorno do Carteira de Recebíveis gera e processa arquivos de remessa e retorno bancário.

Fluxo do Processo

Após o vínculo de parcelas, deve-se gerar um arquivo de remessa a ser enviado via Office Banking, do módulo Financeiro, para serem transmitidos os arquivos a um determinado banco. Assim, são enviadas as parcelas com a devida cobrança via sistema bancário.

Tipos de Processamento

É possível, ainda, determinar qual processo será efetuado: Se os títulos serão enviados para remessa (cobrança) ou retorno (títulos pagos no banco).

Imagem

Funcionamento do processo de Retorno Bancário

Confira abaixo os parâmetros considerados pelo sistema para definição do funcionamento do processo de Retorno Bancário, quando o valor da baixa não for igual ao valor devido da parcela calculado pelo sistema.

Valores de tolerância para baixa de parcelas:

Pagamentos a Maior

Quando o valor pago no boleto é maior que o valor calculado pelo sistema no dia de pagamento, esta diferença é gravada como multa, dependendo da tolerância cadastrada neste parâmetro.

Exemplo

Se o valor pago a maior for igual ou inferior a R$ 5,00, o sistema grava esta diferença como multa e faz a baixa da parcela normalmente. Para diferenças acima deste valor, o sistema gera um aditivo na crédito do cliente, que poderá ser abatido na próxima parcela.

Pagamentos a Menor

Quando o valor pago no boleto é maior que o valor calculado pelo sistema no dia de pagamento, esta diferença é gravada como desconto, caso não extrapole a tolerância definida neste parâmetro. Caso extrapole, o sistema gera uma baixa parcial.

Exemplo

Se o valor pago a menor for igual ou inferior a R$ 5,00, o sistema grava esta diferença como desconto e faz a baixa da parcela normalmente. Para diferenças acima deste valor, o sistema faz uma baixa parcial, desdobrando a parcela em duas.

Baixa com diferenças acima da tolerância?

Este parâmetro define a forma que o Retorno Bancário irá tratar as baixas com valores que tiverem diferenças entre o valor retornado do banco e o valor calculado no sistema.

  • Caso o parâmetro esteja:
    • Marcado: O sistema irá executar a baixa independente dos valores de tolerância, realizando baixa total, baixa parcial ou baixa total com aditivo de carta de crédito.
    • Desmarcado: O sistema não fará as baixas caso o valor retornado pelo banco seja diferente do valor calculado pelo sistema.

Automatização do Processo de Retorno Bancário

Para otimizar o fluxo de trabalho e reduzir a intervenção manual diária, o processo de retorno bancário pode ser configurado para execução automática. Isso proporciona mais agilidade, segurança e controle nas suas operações.

Importante

Funcionalidade disponível a partir da versão 5.02.01.38.

Principais Benefícios
  • Redução de Esforço Operacional: elimina a necessidade de intervenção manual frequente, liberando a equipe para tarefas mais estratégicas.
  • Minimização de Falhas Humanas: reduz a ocorrência de erros associados a processos repetitivos e manuais.
  • Rastreabilidade Aprimorada: cria um registro transparente e acessível de todas as execuções, facilitando a auditoria.
  • Confiabilidade e Agilidade: garante um processamento mais rápido e consistente dos retornos bancários.
  • Potencial de Agendamento: permite futuras integrações com sistemas de agendamento de tarefas para execuções automáticas.

Ativação da Automatização

Para ativar ou desativar o processamento automático de retorno bancário:

  1. Acesse: ERP Senior Mega > Construção > Carteira de Recebíveis > Configurações > Parâmetros > Guia Geral > Parâmetros 3.
  2. Marque/desmarque o parâmetro Processar retorno bancário automaticamente por filial.
Imagem

Log

Histórico de execuções automáticas

Para garantir a visibilidade e o controle sobre as execuções automáticas, o histórico detalhado de todas as operações realizadas está disponível em uma tela separada.

Confira a documentação completa do Log Retorno Bancário (Títulos Carteira).


ImagemVeja também:

Carteira de Recebíveis > Integração Bancária:

Este artigo ajudou você?