Orçamento

O que você pode fazer:

Atalhos das funcionalidades da tela de planilha de Orçamentos

Atalhos das funcionalidades da tela de planilha de Orçamentos, separados por guias.

Guia Edição
  • Inclusão de Nova Fase: Ctrl+Alt+F
  • Edição de Fase: Ctrl+Alt+K;
  • Inclusão de Novo Serviço: Ctrl+Alt+I;
  • Exclusão de Serviço: Ctrl+Alt+D;
  • Edição de Serviço: Ctrl+Alt+E;
  • Info. Adicionais do Serviço: Ctrl+Alt+A;
  • Narrativa do Serviço: Ctrl+Alt+N;
  • Insumos Genéricos do Serviço: Ctrl+Alt+G;
  • Produtividade do Serviço: Ctrl+Alt+W;
  • Ocorrências do Serviço: Ctrl+Alt+Y;
  • Composição do Serviço: Ctrl+Alt+O;
  • Inserir Vários Insumos: Ctrl+Alt+V;
  • Inserir Vários Serviços: Ctrl+Alt+P;
  • Inserir Vários Serviços Existentes no Orçamento: Ctrl+Alt+B.
Guia Processos
  • Gerar/Visualizar as Curvas ABC: Shift+Ctrl+A;
  • Gerar a Tabela de Produtividade: Shift+Ctrl+P;
  • Disponibiliza Serviço: Shift+Ctrl+D;
  • Substitui o Serviço Existente no Cadastro Padrão: Shift+Ctrl+C;
  • Divergências: Shift+Ctrl+V;
  • Diferenças: Shift+Ctrl+F;
  • Planilha de Valorização de Insumos: Shift+Ctrl+Z;
  • Gerar Histórico do Orçamento: Shift+Ctrl+G;
  • Copiar Serviços de Outras Origens: Shift+Ctrl+O;
  • Sincroniza Serviços: Shift+Ctrl+S.
Aba Visualização
  • Itens/Serviços: Shift+Ctrl+I;
  • Classe Serviço: Shift+Ctrl+Q;
  • Classe Insumo: Shift+Ctrl+N;
  • Config. de Estilo da Planilha: Shift+Ctrl+E;
  • Zoom de Serviços: Shift+Ctrl+M;
  • Restaura a Planilha: Shift+Ctrl+Y;
  • Localiza Registros na Planilha: Ctrl+L.
Guia Relatórios:
  • Listagem: Shift+Ctrl+L;
  • Relatório de Planilha de Orçamentos: Shift+Ctrl+H;
  • Gera Listagem de Dados: Ctrl+Alt+L.
Aplicar BDI no orçamento por Serviço

Para aplicar percentual de BDI por serviço, realize os passos a seguir:

  1. Clique em Construção > Administração de obras > Orçamentos> Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;
  3. Clique na guia Parâmetros > Origem % BDI, selecione a opção Serviço e clique em Atualizar % BDI;
  4. Clique em Sim;
  5. Selecione novamente o orçamento e clique em Editar > Editar planilhas;
  6. Com o botão direito do mouse clique no serviço desejado e selecione a opção Editar Serviço > Composição;
  7. Acesse a guia Info. Adicionais e informe o valor do percentual no campo %BDI;
  8. Clique em Gravar;
  9. No orçamento, clique na guia Processos > Recalcula o Valor do Orçamento e selecione Somente Serviços Alterados.
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Ao sinalizar a porcentagem de BDI por serviço nos parâmetros de seu orçamento, as atuais colunas de BDI de insumo serão suprimidas, e serão exibidas colunas categorizadas em níveis de fases e serviços.

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Editar % de BDI dos insumos do tipo equipamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de Obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Clique em Editar > Editar Planilhas;
  3. Selecione a aba Planilha de Grupo e clique na Aba Processos;
  4. Selecione a fase desejada em Fases da EAP;
  5. Clique em Planilha da ficha de Equipamento (Neste caso é possível inserir BDI para vários equipamentos distintos)
    Obs.: Caso queira inserir BDI de forma individual e/ou para um único equipamento: expanda e selecione o serviço desejado, e dentro da grade clique no ícone (imagem do ícone)
  6. No campo % BDI, insira o valor de BDI.
  7. Clique em Confirmar.
Recalcular Orçamento
  1. Clique em Construção > Administração de obras > Orçamentos;

  2. Clique em Editar > Editar Planilhas;

  3. Na guia Processos, clique no ícone Recalcula o Valor do Orçamento e selecione uma das opções sendo Somente Serviços Alterados ou Todo o Orçamento.

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Inserir um orçamento da obra
  1. Clique em Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Clique em Inserir;
  3. Preencha todas as abas com as informações correspondentes ao orçamento e clique em Confirmar;
  4. Selecione o orçamento criado e clique em Editar > Editar planilhas;
  5. Na planilha orçamentária, será necessário inserir as fases, serviços e insumos do orçamento. Para isso, elabore as fases da EAP.
Inserir insumos no orçamento da obra
  1. Clique em Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Na guia Edição, abra o serviço desejado, com o botão direito do mouse clique no insumo da composição e selecione a opção Editar Serviço > Composição;
  4. Ao lado direito da tela, clique no ícone Inserir Vários Insumos;
  5. Selecione um ou mais insumos e arraste para a composição do serviço;
  6. Caso necessário preencha os campos Coef. Insumo ou Qtde. Insumo e Custo Insumo;
  7. Clique em Gravar para aplicar e salvar as alterações;

Sempre que novos insumos forem inseridos, o orçamento deve ser recalculado. Caso contrário, ficará pendente de recálculo e poderá impedir a execução de diversos processos no módulo.

Antes de efetuar qualquer alteração, é importante confirmar com o responsável pelo setor.

Inserir fases em orçamento de obra
  1. Clique em Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;
  3. Na guia Edição, clique no botão Inclusão da Nova Fase;
  4. Informe um código no campo Cód. Estruturado e a descrição da fase no campo Descrição;
  5. Clique em Gravar.
Inserir serviços em orçamento de obra
  1. Clique em Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Na guia Edição, clique no ícone Inserir Vários Serviços ou Inserir Vários Serviços Existentes no Orçamento.

A opção Inserir Vários Serviços permite inserir serviços conforme com o banco de composições, já a opção Inserir Vários Serviços Existentes no Orçamento permite a inclusão de serviços já existentes no orçamento.

  1. No menu lateral direito, selecione os serviços que deseja inserir no orçamento e arraste para a respectiva fase.
Inserir Taxa de Administração
  1. Clique em Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;

  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;

  3. Clique na guia Geral;

  4. No sub grupo Obra, em %Tx Administração informe o valor correspondente;

O campo Taxa de Administração aceita valores entre 0% e 100%, e é exibido somente quando for obra terceirizada.
  1. Clique em Confirmar.
Editar a planilha orçamentária
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e dê um duplo clique no mouse
  3. Faça as edições necessárias
  4. Clique em fechar.
Gerar histórico de orçamento de Obra
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Outros > Gerar histórico;
  3. Clique em Sim para confirmar;
  4. Preencha o campo Justificativa e no campo Data de Referência, informe a respectiva data;
  5. Clique em Confirmar.

A geração de histórico não poderá ser revertido, e após criado o histórico também não será possível excluir o orçamento.

Criar orçamento com vários centros de custo
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;
  3. Na guia Projeto/C. Custo Fechamento, clique em Inserir e informe o centro de custos e projeto desejados;

O Centro de Custo e o Projeto informados serão utilizados no processo de Auditoria de Custos e no processo de Solicitação.

  1. Repita o passo 3 para todos os centros de custos e projetos que deseja inserir no orçamento;
  2. Clique em Confirmar.
Importar Orçamentos
Inserir Orçamento
Ao chegar no passo 7, é possível encerrar a importação do orçamento, fazer o vinculo automático ou importar composições.
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de Obras > Orçamento > Orçamento;

  2. Clique em Inserir/Importar;

  3. Clique em Selecionar Arquivo, localize o arquivo desejado em seu computador, e clique em Abrir;

  4. Clique em Avançar;

  5. Insira as informações nos campos correspondentes de: Nome do Orçamento, Padrão de Serviços, Máscara, Aba, Linha que começa os dados e linha que termina os dados. E clique em Avançar;

  6. Informe obrigatoriamente as colunas correspondentes ao: Cód. Estruturado, Cód Reduzido, Descrição, Unidade, Quantidade, Cód. Alternativo. E caso possua, poderá inserir as colunas de BDI e Taxa Adicional.

  7. Clique em Avançar, verifique as informações e clique em Avançar novamente;

  8. Após a conclusão da importação, clique em Vincular Automaticamente;

    Aqui é possível, a partir do passo 3 Importar planilha de composições.

  9. Confira as informações apresentadas (e se há mensagem alguma mensagem informativa sobre os serviços vinculados), e caso esteja tudo correto clique em Avançar.

    Caso precise realizar algum ajuste, basta clicar em Voltar

Editar um orçamento já existente
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de Obras > Orçamento > Orçamento;

  2. Selecione o Orçamento desejado e clique em Editar/ Atualizar Composição;

  3. Clique em Vincular Automaticamente;

  4. Confira as informações apresentadas (e se há mensagem alguma mensagem informativa sobre os serviços vinculados), e caso esteja tudo correto clique em Avançar.

    Caso precise realizar algum ajuste, basta clicar em Voltar.

Importar planilha de composições
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de Obras > Orçamento > Orçamento;

  2. Selecione o Orçamento desejado e clique em Editar/ Atualizar Composição;

  3. Clique em Importar Composições;

  4. Clique em Selecionar Arquivo, localize o arquivo desejado em seu computador, e clique em Abrir;

  5. Clique em Avançar;

  6. Insira as informações nos campos correspondentes de: Aba, Linha que começa os dados, Linha que termina os dados , Campo para vincular composições, e clique em Avançar;

  7. Informe obrigatoriamente as colunas correspondentes ao: Cód Reduzido, Código Item, Atividade auxiliar, Descrição insumo, Coeficiente e Custo Unitário.

  8. Clique em Avançar, verifique as informações e clique em Avançar novamente;

Para validar as informações importadas:

  1. Clique em Editar/ Editar Planilhas;

  2. Na guia Edição, clique com o botão direito do mouse e selecione Carregar todos os serviços.

Pesquisar por fases na planilha de orçamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Na guia Visualização, clique no botão Localiza Registros na Planilha;
  4. Em Opções selecione Fases;
  5. Informe os termos da pesquisa no campo Localizar e clique em Procurar.
Pesquisar por insumos na planilha de orçamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Na guia Visualização, clique no botão Localiza Registros na Planilha;
  4. Em Opções selecione Insumos, e em Campos selecione por qual campo deseja pesquisar;
  5. Informe os termos da pesquisa no campo Localizar e clique em Procurar.
Pesquisar por serviços na planilha de orçamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Na guia Visualização, clique no botão Localiza Registros na Planilha;
  4. Em Opções selecione Serviços, e em Campos selecione por qual campo deseja pesquisar;
  5. Informe os termos da pesquisa no campo Localizar e clique em Procurar.
Encerrar um Orçamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;
  3. Acesse a guia Informações Adicionais e clique em Encerrar Orçamento.
Inserir e alterar cores por nível da planilha de orçamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;
  3. Na guia Visualização, clique no botão Config. de Estilo da Planilha;
  4. Na coluna lateral direita, clique no nível que deseja editar e preencha os campos Fonte e Tamanho, Cor de Preenchimento e Cor da Fonte;
  5. Clique em Aplicar.
Parametrizar o orçamento para criar cronograma utilizando a planilha de módulo
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;
  3. Na guia Parâmetros, clique na sub guia Geral e no campo Medição marque a opção Módulo;
  4. Clique em Confirmar.
Parametrizar a Previsão e Estoque por insumo ou serviço
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;

  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;

  3. Clique na guia Parâmetros, e sub-guia Adicionais;

  4. No campo 100% Contratado Previsão e Estoque, marque a opção Insumo ou Serviço;

    Por padrão será mantido inicialmente por serviço, e a opção ficará bloqueada quando já existir período criado.

  5. Clique na sub-guia Planejamento, e marque a opção Considerar o valor de previsão no saldo de solicitação?

    Ao marcar esse parâmetro, o valor de previsão será considerado nos relatórios e rotinas que calculam o saldo de solicitação.

  6. Clique em Salvar.

Quando parametrizado por Insumo, a tela de Previsão e Estoque será exibida com os insumos, permitindo a inclusão direta dos valores

Por regra, na sincronização entre serviço e insumos, ocorre:

  • Ao marcar todos os insumos como 100% contratado, marca automaticamente o serviço.

  • Ao marcar o serviço como 100% contratado, é replicada a marcação para todos os insumos.

  • Valores digitados nos insumos são totalizados no serviço.

  • Valores digitados no serviço são rateados proporcionalmente entre os insumos.

    O rateio é baseado no valor do insumo dentro do serviço, ou seja, se hipotéticamente possuir um serviço com valor de R$ 300,00 e 3 insumos de R$ 50,00; R$ 100,00 e R$ 150,00 o rateio será rateado em: 16,67%, 33,33%, 50%.

Acessar a tela de Previsão e Estoque
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;

  2. Clique em Outros/Previsão e Estoque.

Criar planilha de módulo em um orçamento de obra
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;
  3. Na guia Parâmetros sub guia Geral, clique em Máscaras informe uma máscara para o campo Módulo;
  4. Clique em Confirmar;
  5. Na tela inicial de Orçamentos, selecione novamente o orçamento e clique em Editar > Editar planilhas;
  6. Clique na guia Planilha de Módulo que foi habilitada.
Verificar e ajustar as diferenças entre as planilhas de grupo e módulo de um orçamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;

  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;

  3. Na guia Planilha de Grupo e sub guia Processos, clique no botão Diferenças;

  4. Selecione a diferença e clique no botão Ajustar, selecione uma das opções de acordo com as informações abaixo:

    • Planilha de Grupos =>Planilha de Módulos: Através desta opção o sistema realiza o rateio da quantidade do serviço especificado na planilha de grupos entre os serviços filhos existentes na planilha de módulos e eventuais resíduos provenientes do rateio da quantidade serão atribuídos ao último serviço filho.
    • Planilha de Módulos => Planilha de Grupos: Através desta opção o sistema realiza a soma das quantidades dos serviços filhos existentes na planilha de módulos do projeto e em seguida atribui o valor da somatória para o serviço pai na planilha de grupos de serviço.
Visualizar curva ABC de um orçamento de obra
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Acesse a guia Processos e clique no ícone Gerar/Visualizar as Curvas ABC.
Filtrar as informações pelas fases do orçamento na Curva ABC
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Acesse a guia Processos e clique no ícone Curvas ABC;
  4. Em Filtrar por fases da EAP, selecione a fase que deseja.
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Copiar serviços de outras origens em um orçamento de obra
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Na guia Processos, clique no ícone Copiar Serviços de Outras Origens;
  4. Selecione a opção referente a origem que será copiada e informe os dados;
  5. Preencha os parâmetros apresentados na tela, e clique em Confirmar;
  6. No menu lateral, selecione os serviços desejados e arraste para a respectiva fase.
Copiar um orçamento de obra
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Clique em Outros / Copiar orçamento;
  3. Na Wizard, clique em Avançar;
  4. No campo Orçamento, selecione o orçamento que deseja copiar e clique em Avançar;
  5. Defina qual o Tipo de Obra e o Tipo da Estrutura;
  6. Informe uma Obra/Projeto e um Tipo Orçamento;
  7. Caso necessite que o novo orçamento seja copiado com valores zerados, marque as opções Zerar Quantidade e Zerar Valores;
  8. Em Descrição, informe uma descrição para o orçamento e clique em Avançar;
  9. Assim que apresentar o resumo do novo orçamento, clique em Finalizar.
Replicar alterações realizadas na Especificação de Grupos e Itens para o Cronograma
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Clique na guia Processos e em seguida no ícone Valorização de Insumos do Orçamento.;
  4. Clique em Avançar;
  5. Selecione os insumos que tiveram alteração das informações em Especificação de Grupos e Itens e na parte inferior da tela, clique em Processos >Copiar parâmetros da Especificação de Grupos e Itens;
  6. Após a mensagem de confirmação, clique em Avançar;

Fique atento à mensagem de atribuir custo. Caso não deseje atualizar o custo dos insumos, clique em Não.

  1. Clique em Finalizar.

Neste momento as alterações realizadas na Especificação de Grupos e Itens foram atualizadas no orçamento, no entanto ainda precisam ser atualizadas no Cronograma.

Definir padrão de serviços de um orçamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;
  3. Na guia Parâmetro sub guia Geral, clique em Padrão de Serviços informe um padrão no campo Cód. Padrão;
  4. Clique em Confirmar.

Somente será possível alterar esse campo caso o orçamento não possua nenhuma fase/serviço/insumo, caso contrário o campo ficará inativo para alterações.

Parametrizar o período de chuva no orçamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Selecione o orçamento desejado e clique em Editar > Editar orçamento;
  3. Na guia Parâmetros sub-guia Adicionais, no campo Períodos de Chuva por selecione a opção Filial ou Orçamento;
  4. Clique em salvar.
Atualizar custos unitários dos itens do orçamento.
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Clique na guia Processos e em seguida no ícone Valorização de Insumos do Orçamento.;
  4. No campo Forma de Atualização selecione o tipo de atualização que será realizada;
  5. Clique em Avançar;
  6. Marque os insumos desejados, ou clique em marcar todos (caso a alteração seja para todos os insumos relacionados).
  7. Clique em Finalizar.
Importar os custos unitários dos itens do orçamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Clique na guia Processos e em seguida no ícone Valorização de Insumos do Orçamento.;
  4. No campo Forma de Atualização selecione Importar Custo;

São aceitos somente os formatos: .csv, .xls e .xlsx

  1. Clique em exportar a tabela de itens, e clique em sim para visualizar a planilha;
  2. Faça as edições necessárias e salve. Caso necessário, poderá inserir uma observação;
  3. Clique em Importar Planilha, selecione a planilha e clique em abrir ;
  4. Assim que a planilha estiver importada, clique em avançar;
  5. Personalizar os campos, indicando a coluna e linha correspondente.

Os campos de preenchimento obrigatórios são: Linha que começa os dados, Cód. Item e Novo Custo


  1. Clique em Avançar e em Finalizar.
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Atualizar os parâmetros dos itens do orçamento
  1. Clique em Menu > Construção > Administração de obras > Orçamentos > Orçamentos;
  2. Clique em Editar > Editar planilhas;
  3. Clique na guia Processos e em seguida no ícone Parametrização de Insumos do Orçamento;
  4. Na caixa de Edição em Massa, informe os dados que deseja fazer a modificação em seu campo correspondente;
  5. Selecione os itens que deseja fazer a edição. Caso a alteração seja em todos os itens, clique em marcar todos.
  6. Clique em Aplicar Seleção.(Neste momento é possível limpar as classes (podendo escolher entre todas as classes, ou somente classes inválidas), como também copiar os parâmetros da Especificação de Grupos e Itens)
  7. Clique em Salvar.
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