Agenda de Escrituração
A tela de escrituração de documentos fiscais, tem como objetivo permitir que a escrituração seja executada em diferentes máquinas, com seus respectivos tipos de ação, de forma semelhante ao que já ocorre nos módulos de Contabilidade e Materiais.
Local: Fiscal > Tributos > Escriturações > Integração
A nova interface está dividida em guias, cada uma com campos específicos para configuração da escrituração fiscal.
Veja abaixo um resumo de cada uma:
Guia Geral
| Campo | Descrição |
|---|---|
| Nome do Computador que executa a Tarefa | Nome do servidor onde está instalado o Mega (servidor de aplicação). |
| Frequência | Define com que frequência a escrituração será executada. |
| Movimentos para Integração | • Todos pendentes: integra todos os documentos em aberto, independente da data. • Data Definida pelo Usuário: integra documentos dentro do período informado. |
| Status da Tarefa | Indica o status atual da tarefa de escrituração. |
Guia Online
| Campo | Descrição |
|---|---|
| Intervalo | Tempo (em minutos) entre as verificações por novos documentos a serem escriturados. |
Guia Tipos de Ação
| Campo | Descrição |
|---|---|
| Disponíveis | Lista os códigos de ação disponíveis para escrituração. |
| Selecionados | Lista os códigos de ação selecionados para serem escriturados. |
Guia Filiais
| Campo | Descrição |
|---|---|
| Filiais Ativas | Lista todas as filiais existentes e permite selecionar quais serão consideradas na escrituração. |
Gui Log
| Campo | Descrição |
|---|---|
| Servidor | Informa o servidor onde a escrituração está sendo executada. |
| Mensagem Proc. | Mostra o status atual da escrituração. |
| Período Movimentos | Indica o período fiscal que está sendo processado. |
| Próxima Integração | Mostra quando será feita a próxima escrituração. |
| Mensagens | Define quais mensagens serão exibidas no grid de log. |
| Mostrar Última Integração | Se ativado, exibe apenas a última integração realizada. |
Botões disponíveis
| Botão | Função |
|---|---|
| Aplicar | Salva e aplica as alterações feitas na configuração da agenda. |
| Executar Agora | Executa a escrituração imediatamente, sem alterar o agendamento configurado.🔔 Observação: Se a agenda estiver inativa, ela continua inativa mesmo após a execução. |
| Parar Agora | Interrompe a escrituração iniciada manualmente via Executar Agora. Mesmo com a agenda ativa, o processo será encerrado. |
| Reescriturar | Abre a tela para reescrituração. É necessário informar a filial, os códigos de ação e o período desejado. |
A Validação da Data de Emissão na Escrituração Fiscal tem como objetivo garantir o cumprimento do parâmetro de encerramento da escrituração fiscal.
Assim documentos fiscais com data de emissão posterior à data de fechamento poderão ser escriturados.
Funcionamento
Ao tentar escriturar um documento fiscal, o sistema:
-
Verifica a data de emissão do documento.
-
Compara com a data de encerramento da escrituração (definida no parâmetro de configuração).
-
Aplica a regra:
-
Se a data de emissão for menor ou igual à data de encerramento, o documento não será escriturado.
-
Somente documentos com data de emissão superior à data de encerramento serão processados.
Em conformidade com a legislação vigente, o sistema considera os valores referentes ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e ao Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL) durante a escrituração fiscal de documentos.
A funcionalidade abrange tanto os movimentos de entrada quanto de saída, permitindo o registro automático dos valores desses fundos nos seguintes tipos de ação:
-
Nota Fiscal de Entrada – Emissão Própria
-
Nota Fiscal de Saída – Emissão Própria
-
Nota Fiscal de Entrada – Emissão de Terceiros
Locais:
Fiscal > Tributos > Escriturações > Integração
Fiscal > Tributos > Movimentações > Entradas
Fiscal > Tributos > Movimentações > Saídas
English
Español

English
Español

