Empresarial - Contabilidade - Relatórios - Apropriação Imobiliária

Relatório S10) Cálculo de VP de Recebíveis

Introdução

Nome: S10) Cálculo de VP de Recebíveis

Rpt: R_CAR_VP_Recebiveis_Societario.RPT

Este relatório apresenta o valor presente de determinadas parcelas, mostrando o valor descapitalizado. Ele é usado para calcular o valor proporcional de cada parcela em relação ao saldo promitente do contrato.

Pré-Requisitos e Regras
CategoriaCondição / Regra
Pré-requisitos de GeraçãoPara a correta execução, é preciso que a Planilha e a Apropriação Societária estejam geradas no mês base informado.
ParâmetrosPara emissão correta do relatório, o parâmetro “Índice” localizado na tela de Cadastro do empreendimento (Módulo Global Construção > Botão Opções/Cadastro/Estruturas > Guia Empreendimento > Botão Contabilidade Imobiliária), deve estar preenchido.
Imagem
Regras de ExibiçãoO relatório só demonstra parcelas cujos valores corrigidos somados sejam menores ou iguais ao saldo promitente do contrato, e parcelas em aberto conforme a data base.
Regras de CálculoCaso não haja índice de taxa de VP cadastrado, o valor da taxa será considerado zero.
Obrigatoriedade de DataPara emitir este relatório, é necessário que o bloco possua uma data de entrega cadastrada.
Sistema de ExecuçãoEle é executado no gerador de relatórios Crystal XI.

Processos envolvidos: Apropriação Societária.

O relatório pode ser acessado no menu Relatórios/Contábeis ou pelo caminho Mega Empresarial > Empresarial > Contabilidade > Relatórios > Apropriação Imobiliária > Relatório S10) Cálculo de VP de Recebíveis.

Confrontamento:

  • O total da coluna “Base Valor Presente” deve ser igual ao campo “Saldo Promitente” do contrato.
  • O total de “Curto Prazo” soma as parcelas com data de vencimento igual ou menor que um ano após a data base. A soma das parcelas com vencimento acima dessa data é demonstrada no total de “Longo Prazo”.
  • Este saldo corresponde à coluna “Saldos Promitentes – Societário - Total” do relatório “S07) Mapa de Saldos Societário”.

Parâmetros

Imagem
  1. Empreendimento: código do Empreendimento (é necessário selecionar um empreendimento específico).
  2. Data Base: data base para a execução do relatório. Somente o mês e o ano serão utilizados deste campo.
  3. Tipo de Emissão: tipo de emissão do relatório, pode ser:
    • Analítica: demonstra a visão por parcelas.
    • Sintética: demonstra a visão por contrato.
    • Simplificada: demonstra a visão totalizada por mês ou ano.
  4. Exibe: opção para indicar se o relatório deve ser apresentado agrupado por mês, ano ou por contrato.

Relatório

Visão Analítica
Imagem
  1. Cabeçalho: composta do nome do empreendimento, data base da emissão, tipo de emissão e tipo de apropriação societária definida para a emissão.
  2. Parcela: código da Parcela;
  3. Data de Vencimento: data de vencimento da parcela.
  4. Valor da Parcela: valor da parcela corrigida até a data base;
    • Caso o parâmetro “Valor da Parcela” (destacado na imagem abaixo) esteja com a opção “Corrigido” selecionada, será apresentado:
      • Valor corrigido da parcela – Valor de Juros de Renegociação

        Valor corrigido: Calculado com base na data base, com cotações do índice cadastrado no parâmetro “Índice”, utilizando cotações Reais e Projetadas (caso haja) e caso o parâmetro “Descongelar Parcelas com Correção Anual” esteja selecionado e as parcelas sejam de correção anual, os valores serão descongelados (corrigidos mensalmente).

    • Caso o parâmetro “Valor da Parcela” esteja com a opção “Original” selecionada, será apresentado:
      • Valor Original da parcela.
Imagem
  1. Base Valor Presente: valor proporcional da parcela em relação ao saldo promitente do contrato. Para calcular esta coluna é utilizada a fórmula:

    Valor proporcional da parcela = (Saldo Promitente do Contrato / Soma das parcelas em aberto) x Valor da parcela.

    Poderá haver um ajuste na última parcela para que confronte com o valor do saldo de Promitente. Desta forma, o total desta coluna deverá ser igual ao campo “Saldo Promitente”, demonstrado na guia de unidades.

  2. Valor Presente: valor presente das parcelas, utilizando como base de cálculo a coluna “Base Valor Presente”. Para se calcular esta coluna é utilizada a seguinte fórmula:

    • Cálculo do VP: (“Valor Base” / (1 + “Taxa”)(“Dias Descap.” / 30)).

    • Cálculo Excel: através do Excel pela fórmula =VP((“Taxa”/100); (“Dias Descap.” / 30);;”Valor Base”) * (-1).

    • Cálculo HP:

      Imagem

    Observação

    Caso vencimento da parcela seja maior que a data base, a quantidade de “Dias Descap.” será o número de dias entre essas datas. Caso o vencimento seja menor que a data base, será considerado 0(zero).

  3. Valor Descapitalizado: corresponde a diferença entre os campos “Base Valor Presente” e “Valor Presente”;

  4. Taxa de Descapitalização: corresponde ao percentual de descapitalização. É utilizada a seguinte fórmula para se obter este valor: (“Valor descapitalizado” / “Base Valor Presente”) * 100.

  5. Dias Descap.: número de dias de descapitalização da parcela. Referente a quantidade de dias entre a data de vencimento da parcela e a data base. Caso a data de vencimento seja inferior a data base, é demonstrado o valor “0” (zero), pois não existe descapitalização.

  6. % Parcela: demonstra o percentual do valor base que cada parcela corresponde do total do empreendimento (coluna “Base Valor Presente dividido pelo Total do mpreendimento da coluna “Base Valor Presente”).

  7. Agrupamento: lista os blocos do empreendimento selecionado, informando também a sua data de entrega (DATA DE ENTREGA DO BLOCO), caso a data de entrega do bloco não esteja preenchida o campo será apresentado vazio.

  8. Unidade/Promitente: código da unidade e código/Nome do Promitente.

  9. Contrato: código do contrato.

  10. Data Venda: data de venda do contrato.

  11. Saldo: saldo promitente societário:

    ( Saldo de adiantamento de VO acumulado

    + Saldo de adiantamento de VM acumulado

    + Saldo de adiantamento de Juros acumulado

    + Saldo de adiantamento de VM de Juros acumulado

    - ( Valor de distrato de VO de promitente

    + Valor de distrato de VM de promitente

    + Valor de distrato de Juros de promitente

    + Valor de distrato de VM de Juros de promitente))

    Observação

    Este saldo corresponde a coluna “Saldos Promitentes – Societário - Total” do relatório “S07)Mapa de Saldos Societário”.

  12. Taxa: valor da taxa(VP) utilizada para o cálculo do valor presente.

  13. Investidor: percentual do investidor para a unidade/bloco (apresenta o percentual da organização). Se o parâmetro “Considerar investidores da unidade na “Contabilização” estiver marcado será considerado apenas o percentual de investidor cadastrado na unidade, independente do percentual cadastrado para o bloco. Se desejar considerar o percentual de investidor cadastrado para o bloco, o parâmetro citado acima deverá estar desmarcado.

  14. Totalizadores: totalizadores dos campos por contrato, bloco e empreendimento. Algumas colunas também são totalizadas por “Curto Prazo” e “Longo Prazo”, para o total de Curto Prazo, são somadas as parcelas cuja data de vencimento seja igual ou menor que um ano após a data base, ou seja, se a data base for 01/01/2014, o curto prazo será 01/01/2015. A soma das parcelas com data de vencimento acima desta data é demonstrada no total de “Longo Prazo”. Se o parâmetro “Considerar Investidores Contábeis com Data de Vigência?” estiver marcado, somente serão considerados os investidores cadastrados na guia “Investidores Contábeis com Vigência”.

Cadastro Estruturas > Guia Unidades > Processo Recebíveis
Imagem
Carteira de Recebíveis > Parâmetros > Guia “Contabilidade/Venda”
Imagem
Cadastros de Estruturas > Bloco > Processo Recebíveis > Guia Investidores > Guia “Investidores Contábeis com Vigência”
Imagem
Visão Sintética
Imagem
  1. Cabeçalho: composta do nome do empreendimento, data base da emissão, tipo de amissão e tipo de apropriação considerada para emissão;
  2. Promitente: código do Cliente;
  3. Unidade: código da unidade;
  4. Contrato: código do Contrato;
  5. Taxa: taxa utilizada para o cálculo do valor presente;
  6. Data da Venda: data de cadastro do contrato;
  7. % Investidor: percentual do investidor para a unidade/bloco (apresenta o percentual da organização). Se o parâmetro “Considerar investidores da unidade na Contabilização” estiver marcado será considerado apenas o percentual de investidor cadastrado na unidade, independente do percentual cadastrado para o bloco. Se desejar considerar o percentual de investidor cadastrado para o bloco, o parâmetro citado acima deverá estar desmarcado.
Cadastro Estruturas > Guia Unidades > Processo Recebíveis

Se o parâmetro “Considerar Investidores Contábeis com Data de Vigência?” estiver marcado, somente serão considerados os investidores cadastrados na guia “Investidores Contábeis com Vigência”.

Imagem
Carteira de Recebíveis > Parâmetros > Guia “Contabilidade/Venda”
Imagem
Cadastros de Estruturas > Bloco > Processo Recebíveis > Guia Investidores > Guia “Investidores Contábeis com Vigência”
Imagem
  1. Saldo Promitente: saldo promitente societário (este saldo corresponde a coluna “Saldos Promitentes – Societário - Total” do relatório “Mapa de Saldos Societário”);

  2. Valor da Parcela: valor da parcela corrigida até a data base;

  3. Base Valor Presente: valor proporcional da parcela em relação ao saldo promitente do contrato. Para calcular esta coluna é utilizada a fórmula: Valor proporcional da parcela = (Saldo Promitente do Contrato / Soma das parcelas em aberto) x Valor da parcela.

Poderá haver um ajuste na última parcela para que confronte com o valor do saldo de Promitente. Desta forma, o total desta coluna deverá ser igual ao campo “Saldo Promitente”, demonstrado na guia de unidades.

  1. Valor Presente: valor presente das parcelas, utilizando como base de cálculo a coluna “Base Valor Presente”. Para se calcular esta coluna é utilizada a seguinte fórmula:
  • Cálculo do VP: (“Valor Base” / (1 + “Taxa”)(“Dias Descap.” / 30))

  • Cálculo Excel: Através do Excel pela fórmula =VP((“Taxa”/100); (“Dias Descap.” / 30);;”Valor Base”) * (-1)

  • Cálculo HP:

    “(Dias Descap. / 30)” n

    “Taxa” i

    “Valor Base” FV CHS

    “0” PMT PV

  1. Valor Descapitalizado: corresponde a diferença entre os campos “Base Valor Presente” e “Valor Presente”;

  2. Agrupamento: lista os blocos do Empreendimento selecionado, informando também a sua data de entrega (DATA DE ENTREGA DO BLOCO), caso a data de entrega do bloco não esteja preenchida o campo será apresentado vazio;

  3. Totalizadores: totalizadores dos campos “Valor da Parcela”, “Base Valor Presente”, “Valor Presente” e “Valor Descapitalizado”, por contrato, bloco e empreendimento. As colunas também são totalizadas por “Curto Prazo” e “Longo Prazo”, para o total de Curto Prazo, são somadas as parcelas cuja data de vencimento seja igual ou menor que a data “Curto Prazo” indicada no cabeçalho do relatório, a soma das parcelas com data de vencimento acima desta data é demonstrada no total de “Longo Prazo”.

Este artigo ajudou você?