Contratos
O que você pode fazer
1.Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos;
-
Clique com o botão direito na descrição da grade;
-
Clique em Configurações > Edição;
-
Clique em inserir;
-
Nomeie o filtro em Título;
-
Marque as opções desejadas;
-
Clique em Confirmar.
Em cenários em que o campo Dt. Conclusão não esteja atualizado, será exibido a nomenclatura Dt. Prorrogação. Nesta situação se faz necessária a exclusão do perfil de filtros, reinicialização do ERP Mega e posteriormente criar um novo perfil de filtros para a exibição dos campos de preferência.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Clique na guia Contrato > botão Saldos;
- Localize a coluna Saldo Valor, nela será informada o valor do saldo atual do contrato.
Na da tela de visualização de saldo do contrato, ao clicar no botão Histórico,é apresentado também histórico de medições, aditivos e adiantamentos inseridos para esse contrato.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos;
- Localize o contrato o qual deseja inserir o aditivo; v 1
- Clique na guia Aditivos > Inserir;
- Selecione a opção Dt. Conclusão e preencha o campo Dt. Conclusão com a nova data;
- Clique em OK
Após realizar um aditivo de data de conclusão, na guia Geral do contrato, na data final será mantida a data original e a data do conclusão será alterada conforme com a data do aditivo.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos;
- Localize o contrato o qual deseja visualizar as informações
- Clique em Editar;
- Clique no botão Saldos;
- Na tela que se abrir, clique no botão Histórico.
Esse processo apresenta as informações de data dos aditivos e data de encerramento de contrato. Caso deseje visualizar as informações dos itens inseridos em cada aditivo, poderão ser verificadas através do caminho:
- Clique em Menu > Global > Construção Civil > Opções > Utilidades > Logs > Consulta;
- Realize o filtro com a data do contrato.
No resultado apresentado, será possível verificar data do aditivo, informação do item do aditivo, data de encerramento do contrato, entre outras informações.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos;
- Clique na guia Contrato > Medições;
- Na tela que será apresentada, serão exibidas todas as medições desses contratos e, no final da barra de rolagem será apresentado o código do usuário que inseriu a medição:
- Através do módulo Global Construção Civil:
- Clique em Menu > Global > Construção Civil > Opções > Utilidades > Logs > Consulta;
- Insira o período da Medição e execute;
- Serão apresentadas todas as movimentações realizadas no período informado;
- Na coluna Módulo, selecione o código MGEMP;
- Na coluna Usuário será apresentado o usuário que inseriu a medição.
- Clique em Menu > Contratos de Empreiteiros > Contratos;
- Selecione o contrato e clique em Editar;
- Selecione a guia Parâmetros;
- Na sub guia Notas Fiscais, vincule no campo Cond. Pagto. a condição que será utilizada nas notas deste contrato e clique em OK.
- Clique em Menu > Global > Construção Civil > Opções > Cadastros > Estruturas ou Estrutura de Terceiros;
- Selecione o empreendimento e clique na guia Blocos;
- Clique em Inserir;
- No campo Projeto, informe o projeto referente a esse bloco;
- Clique em Menu > Global > Cadastros > Projetos;
- Filtre o projeto informado no Passo 4 e clique em Editar;
- Na guia Geral, informe o agente do tipo obra no campo Obra;
- Clique em Menu > Construção > Contratos de Empreiteiros > Contrato;
- Filtreo contrato e clique em Editar;
- Na guia Contrato, no campo Blocos/Células, clique em Inserir;
- Informe o Bloco cadastrado no Passo 3 e realize o rateio;
- Clique em OK .
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Clique na guia Distratos, selecione o item e clique no botão Encerrar Item;
- Confira a mensagem de encerramento e clique em Confirmar.
O processo de encerramento de itens do contrato não pode ser desfeito.
Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Na guia Distratos > Distrata Contrato;
- Confira a mensagem de distrato e clique em Confirmar .
O distrato será realizado em todos os itens do contrato e não pode ser desfeito.
Antes de realizar qualquer alteração, verifique com o responsável pelo setor.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Na guia Distratos > Padrão de Cálculo escolha uma opção para cálculo do distrato Quantidade ou Valor;
- Insira a Quantidade ou Valor a ser distratado;
- Clique em Calcular > Distratar Item;
- Confira a mensagem de encerramento e clique em Confirmar.
O processo de distrato de itens não pode ser desfeito.
Antes de realizar qualquer alteração, verifique com o responsável pelo setor.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Clique em Edite no contrato do item liberado;
- Na guia Serviços, na grade que apresenta os itens, verifique o campo Dt. Liberação do item liberado;
- Clique em Menu > Global Construção Civil >Opções > Utilidades > Log > Consulta;
- Nos campos do período, coloque a data verificada no item 3 e clique no botão de raio;
- Localize a descrição Contratos - Itens Liberados, e o campo Texto que contém o item, contrato e a organização;
- Verifique no campo Usuário, qual usuário realizou a ação.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Clique na guia Descontos > Inserir;
- No campo Tipo Desc., selecione o tipo de desconto;
- Preencha os campos Dt. Inicio, Valor Total e Parcelas;
- Clique em Parcelas, para gerar as parcelas do desconto;
- Clique em Confirmar.
Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Acesse a guia Aditivos >Inserir;
- Informe a data no campo Dt. Aditivo e em Tipo, selecione a opção Serviços;
- Na sub guia Serviços > Inserir e selecione a opção Novo item ou Item já contratado;
- Na parte inferior da tela, preencha os demais campos pertinentes as informações do item a ser aditivado;
- Clique em Confirmar.
Observação
Após realizar esse processo, é necessário liberar do saldo do aditivo. Para isso, basta clicar em Liberar e selecionar a opção Libera Atual para liberar apenas o item selecionado ou Libera Todos para liberar todos os itens do aditivo.
Dependendo da definiçao dos parâmetros da filial, talvez seja necessário aprovar o aditivo para que só então ele possa ser liberado
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos ;
- Selecione o check box com a opção: Distratados e Encerrados;
- Selecione o contrato com Origem Cotação e em Analisar Cotação.
Aditivo de reajuste por índice:
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Acesse a guia Aditivos > Inserir;
- No campo Dt. Aditivo insira a data do aditivo;
- Em Tipo > Reajuste e selecione o item;
- Na guia Tipo de Reajuste selecione Índice;
- Informe o índice no campo Cód. Índice e clique em Reajusta;
- Clique em Ok .
Aditivo de reajuste por valor:
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Acesse a guia Aditivos > Inserir;
- No campo Dt. Aditivo insira a data do aditivo;
- Em Tipo > Reajuste e selecione o item;
- Acesse a sub guia Reajuste de Preços > Serviços, selecione o item que deseja reajustar;
- Na parte inferior da tela, clique em Tipo de Reajuste > Valor;
- Informe no campo Valor Unitário o novo valor do item e em seguida clique em Reajusta;
- Clique em Confirmar.
Após realizado esse procedimento é necessário aprovar e liberar o reajuste, de acordo com o que foi definido nos parâmetros da filial.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos ;
- Clique em Distratados e Encerrados;
- Selecione o contrato desejado, clique em Editar e verifique o campo Status.
A definição de distratos e Encarramento é distinta, sendo então:
Encerramento: utilizado quando definido de forma consensual entre as partes que os serviços / itens do contrato não serão mais utilizados;
Distrato: utilizado quando existir uma rescisão, invalidação ou anulação de um contrato, quando for encerrado de forma litigiosa por desacordo ou não cumprimento de cláusulas contratuais.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Clique na guia Contrato > Consultar Cadastro;
- Na tela consulte o resumo do cadastro do fornecedor.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- .Acesse a guia Retenções > Retenções > Inserir;
- Clique em Tipo Doc > Caução Contratual por Item;
- Preencha as demais informações referentes ao Caução por Item e indique no parâmetro Incide sobre Material? se a retenção irá incidir sobre itens de material;
- Clique em Confirmar.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Clique na guia Serviços > Dados Adicionais;
- Acesse a guia Apropriações, selecione o item e anote os dados da apropriação;
- Clique em Cancelar ;
- Na guia Serviços > Cotação;
- Na guia Dados Adicionais, anote o código da RM da coluna Nr. RM;
- Clique em Fechar;
- Clique em Menu > Construção > Administração de Obras > Planejamento;
- Selecione o Orçamento anotado no passo 4;
- Selecione o Cronograma e acesse a guia Solicitação;
- Selecione a mesma RM anotada no passo 7 e clique em Editar;
- Na guia Itens Solicitados, compare os dados anotados no passo 4 com os dados apresentados para os itens nas respectivas colunas da RM.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Clique na guia Serviços > Saldos;
- Consulte os saldos na coluna Saldo Material (Vlr.) para o item desejado.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Clique em Listagem;
- Selecione o relatório Relação de Notas Fiscais da Medição (R_EMP_Notas_Medicao.rpt), e clique em Executar;
- Informe os parâmetros desejados e clique em Visualizar.
Atenção
Essa listagem exibe as Notas fiscais do Contrato lançadas no módulo através da Medição, incluindo informações referente ao número do documento, AP e retenções caso exista. Ainda, se a nota foi integrada com módulo Financeiro, são exibidas as retenções do módulo. E se estiver integrada com módulo Fiscal são mostradas também as retenções do módulo.
Se as Notas Fiscais não estiverem integradas são mostradas as retenções do módulo de Contrato de Empreiteiros.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Clique na guia Contrato > Saldos;
- Localize e anote os valores das colunas Saldo Valor e Saldo Material;
- Subtraia os valores anotados nos passos 4 e 5. O resultado é o valor do saldo de serviço do item.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Clique na guia Retenções > Retenções;
- Selecione o imposto desejado;
- No campo Dt. Limite Ret., informe a data de encerramento;
- Clique em Inserir, e adicione o imposto novamente (Marque o parâmetro Incide sobre Material?, ou informe novo percentual e/ou valor);
- Informe a data de início no campo Dt. Início Ret., para que a retenção seja retida a partir desta data;
- Clique em Ok.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Na guia Retenções, selecione o item desejado;
- Altere o campo Cód. Serviço, com o código de serviço desejado;
- Clique em Ok.
Quantidade Contratada
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar > Saldos;
Será apresentado o que foi contratado menos o que foi medido para o item do contrato.
Quantidade Apropriada
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar > Saldos;
- Clique em Serviços > botão Dados Adicionais > aba Apropriações.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Acesse a guia Parâmetros e localize a opção Controle de Vínculo com Orçamento (Medição);
- Marque o parâmetro Controla Saldo de Apropriações? e em seguida clique em Ok;
- Ao inserir uma nova medição para o contrato, na guia Itens do Contrato > Apropriação será habilitada a coluna Saldo.
O parâmetro será habilitado para marcação no momento da inserção do novo contrato, ou caso já tenha sido criado, porém sem movimentações (medição, documento, entre outros).
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Clique na guia Posição Inicial >Medição Inicial, selecione o item no campo Serviços;
- Em Padrão Cálculo, selecione a opção Quantidade ou Total para definir como será feito o cálculo;
- Preencha o campo Quantidade ou Total, conforme a seleção do passo anterior;
- Em % Material, informe o percentual de material correspondente ao item;
- No campo Classe Financeira, selecione a classe financeira do item e clique em Calcular;
- Clique em Confirmar.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato que foi inserido o aditivo e clique em Editar;
- Acesse a guia Aditivos, selecione o aditivo a ser retornado para Aprovação e clique em Cancelar Aditivo;
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Aprovar de Pré-Contratos;
- Clique em Avançar e selecione o pré-contrato novamente para aditiva-lo a um já existente.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Localize o contrato desejado e verifique a coluna Origem.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato que será aditivado e clique em Editar;
- Acesse a guia Aditivos > inserir > Serviços
- Preencha as informações referentes ao item que será aditivado ao contrato;
- Clique em OK ;
- Edite o contrato novamente e acesse a guia Retenções > Aprovação Fiscal;
- Será apresentada uma nova linha de log informando que o contrato encontra-se disponível para aprovação;
- Clique em Aprovações > Aprovar;
- Clique em OK.
Atenção
Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado e clique em Editar;
- Identifique no contrato as informações a seguir: Tipo de Obra; Obra/Projeto; Bloco/Célula;
- Valide se o parâmetro de Recolhimento de ISS está apontado para Obra;
Tipo de Obra -Obra de Terceiros
- Clique em Menu > Contratos de Empreiteiros > Iniciar > Opções > Cadastros > Estruturas de Terceiros;
- Selecione o Empreendimento identificado no passo 3 e clique na guia Etapa;
- Selecione a Etapa e clique na guia Blocos;
- Selecione o bloco identificado no passo 3 e identifique na coluna Projeto qual o Projeto vinculado a esse bloco;
Tipo de Obra - Obra Própria
- Clique em Menu > Contratos de Empreiteiros > Iniciar > Opções > Cadastros > Estruturas de Terceiros;
- Selecione o Empreendimento identificado no passo 3 e clique na guia Etapa;
- Selecione a Etapa desejada e clique na guia Blocos;
- Selecione o bloco identificado no passo 3 e identifique na coluna Projeto qual o Projeto vinculado a esse bloco;
- Com o projeto identificado, clique em Menu > Global > Cadastros > Projetos;
- Selecione o Projeto e clique em editar;
- No campo Obra, identifique o agente do tipo Obra vinculado a este projeto;
- Em Menu > Global > Cadastros > Agentes;
- Selecione o agente, clique em editar;
- Selecione a guia Endereçamento , no campo Município é possível alterar o município informado clicando em busca;
- Clique em Confirmar.
Faturar os itens exclusivamente no contrato filho
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Escolha o contrato e clique em Editar;
- Clique na guia Parâmetros;
- Marque o parâmetro Itens serão exclusivamente faturados nos contratos filhos?;
- Clique em Outros > Dados adicionais;
- Selecione o item desejado e marque o parâmetro Exclusivo Faturamento Direto?;
Marque esse parâmetro para cada item que você deseja faturar no contrato filho.
- Clique em confirmar.
Observação: nesse caso, o sistema não irá bloquear o lançamento de movimentos (cancelamento, medições e etc) se os mesmos não tiverem o valor comprometido em contratos filhos.
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Escolha o contrato e clique em Editar;
- Clique na guia Parâmetros;
- Certifique-se que o parâmetro Itens serão exclusivamente faturados nos contratos filhos?, esteja desmarcado;
- Clique em Outros > Dados adicionais;
- Selecione o item desejado e marque o parâmetro Participa Faturamento Direto?
Marque esse parâmetro para cada item que você deseja faturar parte no contrato filho.
- Clique em confirmar.
Utilizar os descontos de materiais para abater o serviço
- Clique em Menu > Construção > Contrato de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Escolha o contrato e clique em Editar;
- Clique na guia Descontos e selecione o desconto desejado;
- Clique em Incidência > Ambos;
Observação
Caso queira separar qual desconto é relacionado a serviço e qual é relacionado a materiais, é possível inserir parcelas distintas e indicar no campo Incidência qual é de serviço e qual é de material.
Continue no artigo Como realizar a medição e lançamento da nota fiscal no contrato pai.
- Clique em Menu > Todos os módulos > Configurações > Globais > Todos os módulos > Segurança > Grupos e Usuários;
- Selecione e Edite o usuário que deseja bloquear as liberações;
- Na guia Perfil por Organização, verifique qual o perfil do usuário configurado para as organizações;
- AClique em Menu > Todos os módulos > Configurações > Globais > Todos os módulos > Segurança > Perfil de Usuário;
- Selecione o perfil identificado no passo 3;
- Clique na guia Cadastros/Processos > Inserir;
- No campo Módulo, selecione a opção Construção Civil - Gestão de Empreiteiros;
- No campo Cadastros/Processos, selecione a opção F-Editar/Inserir Contratos com Fornecedores;
- Na grade, desmarque o campo Visível na tela, das opções: Liberar Item Aditivo, Liberar Item Contrato, Liberar Todos Itens Aditivo e Liberar Todos Itens Contrato;
- Clique em Confirmar.
- Clique em Menu > Construção > Contratos de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado;
- Clique no botão Outros > Enviar para o Approvo;
- Confirme o envio.
Caso haja alguma incosistencia no envio, será apresentada uma mensagem solicitado a correção.
- Clique em Menu > Construção > Contratos de Empreiteiros > Contratos > Contratos;
- Selecione o contrato desejado;
- Clique em Inserir ou Editar; 4.Insira as informações (na criação: preencher os dados do contrato novo e na edição: alterar as informações necessárias)
- Clique em Salvar.
Neste momento o ERP Mega informará que não foi enviado automaticamente para o Approvo e confirmará se deseja enviar o contrato neste momento ao Approvo.