Movimentações Financeiras

A funcionalidade de Movimento Financeiro é destinada a execução da movimentação financeira (entradas e saídas) dos agentes do tipo Conta Financeira. Ela também permite que o usuário possa realizar lançamentos e consultas dos movimentos para os quais foram efetuados baixas.

Os lançamentos serão feitos de acordo com os Códigos de Ação listados em documento disponibilizado durante a implantação.

O que você pode fazer:

Movimento à vista

No ERP Mega a grande característica de uma movimentação à vista, é o fato de não ser necessário a provisão do título, seja no Contas a Pagar ou no Contas a Receber. Um exemplo é o caso das tarifas bancárias.

Para lançar um movimento à vista:

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
  2. Informe os campos solicitados na área Documento:
    • Ação: Indique o código de ação referente ao movimento que deseja lançar;
    • Agente: Indique a conta financeira da organização;
    • Nominal: Informe o nome do favorecido;
    • Doc. Interno: Informe o número do documento interno, se houver;
    • Tipo Documento: O tipo de documento é preenchido automaticamente a partir do código de ação informado, mas pode ser alterado pelo usuário;

      Caso o Tipo de Documento possua natureza Credora, será uma saída e, caso a natureza seja Devedora, será uma entrada

    • Documento: Informar o número do documento;
    • Data Docto e Vencimento: Informe a data do documento e, a data de vencimento do mesmo, respectivamente.
    • Valor: Informar o valor da despesa;
    • Moeda: Indique a unidade monetária a ser considerada para o lançamento;
    • Dt. Orçamento: Informe a data de orçamento para o lançamento;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se desejar;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
    • Cod. Conciliação: Código da Conciliação bancária referente o movimento.
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  3. Acesse a guia Movimento à Vista;

    A guia é disponibilizada segundo o código de ação de indicado.

  4. Clique em +Inserir, no menu lateral da guia;
  5. Informe os campos solicitados na tela Mov. A Vista:
    • Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
    • Classe: Indique a classe financeira relacionada;
    • Centro Custo: Indique o centro de custo relacionado;
    • Projeto: Indique o projeto relacionado;
    • Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
    • Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
  6. Clique em Confirmar, na tela de Mov. a Vista;

    Caso deseje inserir mais de uma classe, centro de custo, ou projeto, os registros relacionados devem ser todos inseridos na guia de Movimento à Vista. Para facilitar este processo, ao invés de clicar em Confirmar, clique em Salvar e criar outro, dessa forma a tela de inclusão não fechará ao salvar o registro atual.

  7. Clique em Confirmar, na tela de Movimento Financeiro, para salvar o respectivo lançamento de movimento a vista.
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Tarifas bancárias

Para realizar o lançamento de tarifas bancárias:

Certifique-se de utilizar o código de ação adequado para a movimentação que irá executar.

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
  2. Indique, no campo Ação, a opção MVFIN - Despesas Bancárias;
    A partir desta informação, os campos Tipo Documento e Documento são preenchidos automaticamente.
  3. Informe os campos solicitados na área Documento:
    • Agente: Indique o agente da tarifa bancária a ser lançada.
    • Data Docto: Informe a data de emissão do documento.
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
  4. Clique em +Inserir, na guia Movimento à Vista;
  5. Informe os campos solicitados na tela Mov. A Vista:
    • Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
    • Classe: Indique a classe financeira relacionada;
    • Centro Custo: Indique o centro de custo relacionado;
    • Projeto: Indique o projeto relacionado;
    • Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
    • Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.

      Os valores informados terão sua totalidade registrada automaticamente no campo Valor na área de Documento.

  6. Clique em Confirmar, na tela de Mov. a Vista.

    Caso deseje inserir mais de uma classe, centro de custo, ou projeto, os registros relacionados devem ser todos inseridos na guia de Movimento à Vista. Para facilitar este processo, ao invés de clicar em Confirmar, clique em Salvar e criar outro, dessa forma a tela de inclusão não fechará ao salvar o registro atual.

Transferência entre contas

Para realizar um lançamento de tranferência entre contas:

Certifique-se de utilizar o código de ação adequado para a movimentação que irá executar.

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
  2. Informe os campos solicitados na área Documento:
    • Ação: Indique o código de ação referente ao movimento que deseja lançar;
    • Agente: Indique a conta financeira da organização;
    • Nominal: Informe o nome do favorecido;
    • Doc. Interno: Informe o número do documento interno, se houver;
    • Tipo Documento: O tipo de documento é preenchido automaticamente a partir do código de ação informado, mas pode ser alterado pelo usuário;

      Caso o Tipo de Documento possua natureza Credora, será uma saída e, caso a natureza seja Devedora, será uma entrada

    • Documento: Informar o número do documento;
    • Data Docto e Vencimento: Informe a data do documento e, a data de vencimento do mesmo, respectivamente.
    • Valor: Informar o valor da despesa;
    • Moeda: Indique a unidade monetária a ser considerada para o lançamento;
    • Dt. Orçamento: Informe a data de orçamento para o lançamento;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se desejar;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
    • Cod. Conciliação: Código da Conciliação bancária referente o movimento.
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  3. Acesse a guia Transferência;

    A guia é disponibilizada segundo o código de ação de indicado.

  4. Clique em +Inserir, no menu lateral da guia;
  5. Informe os campos solicitados pela tela Transf. Mov. Destino:
    • Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
    • Centro Custo: Indique o centro de custo relacionado;
    • Projeto: Indique o projeto relacionado;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
    • Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
  6. Clique em Confirmar para salvar a respectiva transferência;
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  7. Clique em Confirmar, na guia Tranferência, para salvar o respectivo movimento financeiro.
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Depósitos a identificar

Os lançamentos de depósito a identificar são aqueles encontrados no movimento financeiro e, que não foram identificados na conciliação bancária. O valor de depósito não identificado deve ser inserido através de código de ação específico, na data em que ocorreu o lançamento de acordo com o extrato bancário.

Para lançar um depósito a identificar:

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
  2. Informe os campos solicitados na área Documento:

    Neste caso, utilize um código de ação referente ao lançamento de depósitos a identificar.X

    • Ação: Indique o código de ação referente ao movimento que deseja lançar;
    • Agente: Indique a conta financeira da organização;
    • Nominal: Informe o nome do favorecido;
    • Doc. Interno: Informe o número do documento interno, se houver;
    • Tipo Documento: O tipo de documento é preenchido automaticamente a partir do código de ação informado, mas pode ser alterado pelo usuário;

      Caso o Tipo de Documento possua natureza Credora, será uma saída e, caso a natureza seja Devedora, será uma entrada

    • Documento: Informar o número do documento;
    • Data Docto e Vencimento: Informe a data do documento e, a data de vencimento do mesmo, respectivamente.
    • Valor: Informar o valor da despesa;
    • Moeda: Indique a unidade monetária a ser considerada para o lançamento;
    • Dt. Orçamento: Informe a data de orçamento para o lançamento;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se desejar;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
    • Cod. Conciliação: Código da Conciliação bancária referente o movimento.
  3. Acesse a guia Movimento à Vista;

    A guia é disponibilizada segundo o código de ação de indicado.

  4. Clique em +Inserir, no menu lateral da guia;
  5. Informe os campos solicitados na tela Movimento A Vista:
    • Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique, se possível;

      A sugestão é utilizar uma opção de Débito de Banco para o agente da conta financeira.X

    • Classe: Informe a classe financeira pertinente ao lançamento de depósitos não identificados;

      A sugestão é utilizar uma opção de Crédito de Conta da Classe.X

    • Centro de Custo: Informe o centro de custo pertinente ao lançamento de depósitos não identificados
    • Projeto: Informe o projeto pertinente ao lançamento de depósitos não identificados
    • Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
    • Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
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  6. Clique em Confirmar, na tela Movimento A Vista, para salvar o respectivo lançamento;
  7. Clique em Confirmar, para salvar o respectivo movimento financeiro.
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Adiantamentos

Por meio do movimento financeiro é possível realizar o lançamento de adiantamentos para fornecedores (saída) e, de clientes (entrada).

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
  2. Informe os campos solicitados na área Documento:

    Neste caso, utilize um código de ação referente ao lançamento do Adiantamento que deseja lançar, se para fornecedor ou de cliente.X

    • Ação: Indique o código de ação referente ao movimento que deseja lançar;
    • Agente: Indique a conta financeira da organização;
    • Nominal: Informe o nome do favorecido;
    • Doc. Interno: Informe o número do documento interno, se houver;
    • Tipo Documento: O tipo de documento é preenchido automaticamente a partir do código de ação informado, mas pode ser alterado pelo usuário;

      Caso o Tipo de Documento possua natureza Credora, será uma saída e, caso a natureza seja Devedora, será uma entrada

    • Documento: Informar o número do documento;
    • Data Docto e Vencimento: Informe a data do documento e, a data de vencimento do mesmo, respectivamente.
    • Valor: Informar o valor da despesa;
    • Moeda: Indique a unidade monetária a ser considerada para o lançamento;
    • Dt. Orçamento: Informe a data de orçamento para o lançamento;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se desejar;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
    • Cod. Conciliação: Código da Conciliação bancária referente o movimento.
  3. Acesse a subguia Adiantamentos;
  4. Clique em +Inserir, no menu lateral direito;
  5. Informe os campos solicitados para inclusão do adiantamento:
    • Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
    • Centro de Custo: Indique o centro de custo de referência para o adiantamento;
    • Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
    • Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
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  6. Clique em Confirmar, na tela Movimentação Financeira;
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  7. Clique em Confirmar, para salvar o respectivo movimento financeiro.
Devolução de Adiantamento

Este movimento deve ser lançado nas situações em que for preciso registrar a devolução de valores adiantados ao agente, mas que não foram utilizados.

Para lançar uma devolução de adiantamento:

Certifique-se de utilizar o código de ação adequado para a movimentação que irá executar.

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
  2. Informe os campos solicitados na área Documento:
    • Ação: Indique o código de ação referente ao movimento que deseja lançar;
    • Agente: Indique a conta financeira da organização;
    • Nominal: Informe o nome do favorecido;
    • Doc. Interno: Informe o número do documento interno, se houver;
    • Tipo Documento: O tipo de documento é preenchido automaticamente a partir do código de ação informado, mas pode ser alterado pelo usuário;

      Caso o Tipo de Documento possua natureza Credora, será uma saída e, caso a natureza seja Devedora, será uma entrada

    • Documento: Informar o número do documento;
    • Data Docto e Vencimento: Informe a data do documento e, a data de vencimento do mesmo, respectivamente.
    • Valor: Informar o valor da despesa;
    • Moeda: Indique a unidade monetária a ser considerada para o lançamento;
    • Dt. Orçamento: Informe a data de orçamento para o lançamento;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se desejar;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
    • Cod. Conciliação: Código da Conciliação bancária referente o movimento.
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  3. Acesse a guia Movimento à Vista;

    A guia é disponibilizada segundo o código de ação de indicado.

  4. Clique em +Inserir, no menu lateral da guia;
  5. Informe os campos solicitados na tela Movimento A Vista:
    • Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
    • Adiantamento: Indique o adiantamento para o qual a devolução está sendo lançada;
      A partir do adiantamento indicado, os campos Classe, Centro Custo e Projeto serão preenchidos automaticamente.
    • Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número;
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
    • Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
  6. Clique em Confirmar para salvar a respectiva transferência;
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  7. Clique em Confirmar, na guia Tranferência, para salvar o respectivo movimento financeiro.
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Aplicação financeiras, resgates e retenções de impostos

A partir da funcionalidade de movimentação financeira também é possível registrar as aplicações financeiras realizadas, bem como os resgates feitos destas aplicações. Além disso, é possível registrar os impostos retidos referentes a aplicação.

Aplicações financeiras
  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
  2. Indique, no campo Ação, o código de ação referente ao lançamento da aplicação financeira;
  3. Informe os campos solicitados na área Documento:
    • Agente: Indique a conta financeira da qual será retirado o valor para aplicação.

      A partir desta informação o campo Tipo Documento e Documento é preenchido automaticamente. Além disso, é possível criar outros tipos de documentos que sejam pertinentes a este tipo de movimentação.
    • Data Docto: Informe a data de transferência do valor da conta informada para a aplicação.
    • Vencimento: Indique a data de vencimento do lançamento.
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
  4. Acesse a guia Transferência;
  5. Clique em +Inserir, no menu lateral;
  6. Informe os campos solicitados na tela Transf. Mov. Destino:
    • Agente: Indique a conta financeira de origem da aplicação.
    • Centro Custo: Indique o centro de custo relacionado.
    • Projeto: Indique o projeto relacionado a aplicação.
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
    • Valor: Informe o valor a ser transferido da conta de origem para a aplicação.
  7. Clique em Confirmar, para salvar a movimentação;
  8. Clique em Confirmar na tela de lançamento para salvar o respectivo lançamento.
Resgate das Aplicações
  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
  2. Indique, no campo Ação, o código de ação referente ao resgate de valores de aplicação financeira;
  3. Informe os campos solicitados na área Documento:
    • Agente: Indique a conta financeira utilizada para aplicação.

      A partir desta informação o campo Tipo Documento e Documento é preenchido automaticamente. Além disso, é possível criar outros tipos de documentos que sejam pertinentes a este tipo de movimentação.
    • Data Docto: Informe a data de resgate do valor da aplicação.
    • Vencimento: Indique a data de vencimento do lançamento.
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
  4. Acesse a guia Transferência;
  5. Clique em +Inserir, no menu lateral;
  6. Informe os campos solicitados na tela Transf. Mov. Destino:
    • Agente: Indique a conta financeira da aplicação.
    • Centro Custo: Indique o centro de custo relacionado.
    • Projeto: Indique o projeto relacionado ao resgate.
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
    • Valor: Informe o valor a ser transferido da conta de origem para a aplicação.
  7. Clique em Confirmar, para salvar a movimentação;
  8. Clique em Confirmar na tela de lançamento para salvar o respectivo lançamento.
Retenção de impostos
  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
  2. Indique, no campo Ação, o código de ação referente ao imposto que deseja lançar;
  3. Informe os campos solicitados na área Documento:
    • Agente: Indique a conta financeira na qual será lançado o imposto.

      A partir desta informação o campo Tipo Documento e Documento é preenchido automaticamente. Além disso, é possível criar outros tipos de documentos que sejam pertinentes a este tipo de movimentação.
    • Data Docto: Informe a data de retenção do valor do respectivo imposto.
    • Vencimento: Indique a data de vencimento do lançamento.
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
  4. Acesse a guia Movimento à Vista;
  5. Clique em +Inserir, no menu lateral;
  6. Informe os campos solicitados na tela Mov. A Vista:
    • Classe: Informe a classe financeira relacionada a retenção de impostos.
    • Centro de Custo: Indique o centro de custo para a retenção.
    • Projeto: Indique o projeto relacionado.
    • Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número.
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
    • Valor: Informe o valor correspondente a retenção do imposto.
  7. Clique em Confirmar, para salvar a movimentação;
  8. Clique em Confirmar na tela de lançamento para salvar o respectivo lançamento.
Saldos iniciais

A partir do passo a passo a seguir, você poderá realizar o lançamento do saldo inicial, necessário para uso do sistema.

Este lançamento deve ser feito antes do Go Live.

Exemplo: Se o Go Live será realizado em janeiro, o recomendado é que o lançamento de saldo inicial seja feito referente ao último dia do mês do anterior.

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
  2. Indique, no campo Ação, o código de ação referente ao lançamento de saldo inicial;

    Este lançamento pode ser tanto de crédito, quanto de débito.

  3. Informe os campos solicitados na área Documento:
    • Agente: Indique a conta financeira em que ocorrerá o lançamento do movimento.
    • Tipo Documento: Indique o tipo de documento a ser utilizado para o lançamento, se credor (saldo positivo) ou devedor (saldo negativo).
    • Data Docto: Informe a data do último dia do mês do anterior.
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
  4. Acesse a guia Movimento à Vista;
  5. Clique em +Inserir, no menu lateral;
  6. Informe os campos solicitados na tela Mov. A Vista:
    • Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
    • Classe: Informe a classe financeira conforme o tipo de saldo que está sendo lançado, se credor (saldo positivo) ou devedor (saldo negativo).
    • Centro de Custo: Indique o centro de custo de referência para o saldo inicial.
    • Projeto: Indique o projeto relacionado.
    • Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número.
    • Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver.
    • Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
    • Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
  7. Clique em Confirmar, para salvar a movimentação;
  8. Clique em Confirmar na tela de lançamento para salvar o respectivo lançamento.
Cancelar um estorno de baixa

Por meio do Movimento Financeiro é possível realizar o cancelamento do estorno de uma baixa, tanto do Contas a Pagar quanto do Contas a Receber. Para isso: 

  1. Acesse o caminho: Mega EmpresarialFinanceiro > Movimentações > Movimento Financeiro;

  2. Informe, no campo Documento, o número do documento que teve o estorno de baixa executado e que deseja cancelar ou, clique em Procurar para utilizar os filtros de busca;

    Confira os filtros disponíveis
    • Ação: Indique a ação relacionada ao documento do estorno de baixa que deseja localizar;
    • Documento: Informe o número do documento que deseja localizar;
    • Agente: Indique o agente relacionado ao documento que deseja localizar;
    • Emissão: Informe um intervalo de datas que abrange a data do movimento que deseja localizar;
    • Vencimento: Indique a data de vencimento do documento que deseja localizar;
    • Valores:  Informe um intervalo de valor que abrange o valor constante no documento que deseja localizar;
    • Complemento: Registre informações que estão nas observações e podem facilitar a localização do respectivo documento;
    • Nominal:
    • Classe: Indique a classe relacionada ao movimento que deseja localizar;
    • C. Custo: Indique o centro de custo relacionado ao documento/movimento que deseja localizar;
    • Projeto: Indique o projeto relacionado ao documento/movimento que deseja localizar;
    • Somente Movimentos Cancelados: Marque esta caixa de seleção para indicar que a busca pelo documento deve considerar apenas aqueles com movimentos cancelados. Caso prefira, deixe-o desmarcado, assim a busca irá considerar todas os documentos pertinentes;
    • Filtrar por Tipo de Movimento: Nesta área estão disponíveis filtros por tipo de movimento. Dessa forma, se desejar localizar um documento com determinado tipo de movimento marque a caixa de seleção correspondente. Os tipos de movimento que podem ser marcados, são:
      • Movimento à Vista: Tem como resultado apenas movimentos à vista;
      • Adiantamentos: Tem como resultado apenas documentos relacionados a adiantamento;
      • Recebimento de Clientes: Tem como resultado apenas documentos relacionados a recebimento de clientes;
      • Transferências: Tem como resultado apenas documentos relacionados a transferências;
      • Pagamento de Fornecedores: Tem como resultado apenas documentos relacionados a pagamento de fornecedores.
    • Doc. Original de Contas a Pagar: Marque esta caixa de seleção para conseguir realizar a busca exclusivamente por estornons de baixa do Contas a Pagar. É possível filtrá-los por:
      • Série AP: Informe a série AP do documentar que deseja localizar;
      • Documento: Informe o número que deseja localizar;
      • Parcela: Informe a parcela do documento que deseja localizar.
    • Doc. Original de Contas a Receber: Marque esta caixa de seleção para conseguir realizar a busca exclusivamente por estornos de baixa do Contas a Receber. É possível filtrá-los por:
      • Doc. Principal: Informe o número do documento principal do movimento que deseja localizar;
      • Documento: Informe o número do documento que deseja localizar;
      • Parcela: Informe a parcela do documento que deseja localizar.

    Para realizar a busca considerando os filtros informados, clique em Aplicar.

  3. Clique em Outros, com o documento que deseja cancelar aberto na tela;

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  4. Clique em Cancela Doc.;

  5. Clique em Sim para confirmar o respectivo cancelamento.

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