Movimentações Financeiras
A funcionalidade de Movimento Financeiro é destinada a execução da movimentação financeira (entradas e saídas) dos agentes do tipo Conta Financeira. Ela também permite que o usuário possa realizar lançamentos e consultas dos movimentos para os quais foram efetuados baixas.
Os lançamentos serão feitos de acordo com os Códigos de Ação listados em documento disponibilizado durante a implantação.
O que você pode fazer:
No ERP Mega a grande característica de uma movimentação à vista, é o fato de não ser necessário a provisão do título, seja no Contas a Pagar ou no Contas a Receber. Um exemplo é o caso das tarifas bancárias.
Para lançar um movimento à vista:
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
- Informe os campos solicitados na área Documento:
- Ação: Indique o código de ação referente ao movimento que deseja lançar;
- Agente: Indique a conta financeira da organização;
- Nominal: Informe o nome do favorecido;
- Doc. Interno: Informe o número do documento interno, se houver;
- Tipo Documento: O tipo de documento é preenchido automaticamente a partir do código de ação informado, mas pode ser alterado pelo usuário;
Caso o Tipo de Documento possua natureza Credora, será uma saída e, caso a natureza seja Devedora, será uma entrada
- Documento: Informar o número do documento;
- Data Docto e Vencimento: Informe a data do documento e, a data de vencimento do mesmo, respectivamente.
- Valor: Informar o valor da despesa;
- Moeda: Indique a unidade monetária a ser considerada para o lançamento;
- Dt. Orçamento: Informe a data de orçamento para o lançamento;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se desejar;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Cod. Conciliação: Código da Conciliação bancária referente o movimento.
- Acesse a guia Movimento à Vista;
A guia é disponibilizada segundo o código de ação de indicado.
- Clique em +Inserir, no menu lateral da guia;
- Informe os campos solicitados na tela Mov. A Vista:
- Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
- Classe: Indique a classe financeira relacionada;
- Centro Custo: Indique o centro de custo relacionado;
- Projeto: Indique o projeto relacionado;
- Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
- Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
- Clique em Confirmar, na tela de Mov. a Vista;
Caso deseje inserir mais de uma classe, centro de custo, ou projeto, os registros relacionados devem ser todos inseridos na guia de Movimento à Vista. Para facilitar este processo, ao invés de clicar em Confirmar, clique em Salvar e criar outro, dessa forma a tela de inclusão não fechará ao salvar o registro atual.
- Clique em Confirmar, na tela de Movimento Financeiro, para salvar o respectivo lançamento de movimento a vista.
Para realizar o lançamento de tarifas bancárias:
Certifique-se de utilizar o código de ação adequado para a movimentação que irá executar.
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
- Indique, no campo Ação, a opção MVFIN - Despesas Bancárias;
A partir desta informação, os campos Tipo Documento e Documento são preenchidos automaticamente. - Informe os campos solicitados na área Documento:
- Agente: Indique o agente da tarifa bancária a ser lançada.
- Data Docto: Informe a data de emissão do documento.
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Clique em +Inserir, na guia Movimento à Vista;
- Informe os campos solicitados na tela Mov. A Vista:
- Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
- Classe: Indique a classe financeira relacionada;
- Centro Custo: Indique o centro de custo relacionado;
- Projeto: Indique o projeto relacionado;
- Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
- Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
Os valores informados terão sua totalidade registrada automaticamente no campo Valor na área de Documento.
- Clique em Confirmar, na tela de Mov. a Vista.
Caso deseje inserir mais de uma classe, centro de custo, ou projeto, os registros relacionados devem ser todos inseridos na guia de Movimento à Vista. Para facilitar este processo, ao invés de clicar em Confirmar, clique em Salvar e criar outro, dessa forma a tela de inclusão não fechará ao salvar o registro atual.
Para realizar um lançamento de tranferência entre contas:
Certifique-se de utilizar o código de ação adequado para a movimentação que irá executar.
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
- Informe os campos solicitados na área Documento:
- Ação: Indique o código de ação referente ao movimento que deseja lançar;
- Agente: Indique a conta financeira da organização;
- Nominal: Informe o nome do favorecido;
- Doc. Interno: Informe o número do documento interno, se houver;
- Tipo Documento: O tipo de documento é preenchido automaticamente a partir do código de ação informado, mas pode ser alterado pelo usuário;
Caso o Tipo de Documento possua natureza Credora, será uma saída e, caso a natureza seja Devedora, será uma entrada
- Documento: Informar o número do documento;
- Data Docto e Vencimento: Informe a data do documento e, a data de vencimento do mesmo, respectivamente.
- Valor: Informar o valor da despesa;
- Moeda: Indique a unidade monetária a ser considerada para o lançamento;
- Dt. Orçamento: Informe a data de orçamento para o lançamento;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se desejar;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Cod. Conciliação: Código da Conciliação bancária referente o movimento.
- Acesse a guia Transferência;
A guia é disponibilizada segundo o código de ação de indicado.
- Clique em +Inserir, no menu lateral da guia;
- Informe os campos solicitados pela tela Transf. Mov. Destino:
- Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
- Centro Custo: Indique o centro de custo relacionado;
- Projeto: Indique o projeto relacionado;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
- Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
- Clique em Confirmar para salvar a respectiva transferência;
- Clique em Confirmar, na guia Tranferência, para salvar o respectivo movimento financeiro.
Os lançamentos de depósito a identificar são aqueles encontrados no movimento financeiro e, que não foram identificados na conciliação bancária. O valor de depósito não identificado deve ser inserido através de código de ação específico, na data em que ocorreu o lançamento de acordo com o extrato bancário.
Para lançar um depósito a identificar:
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
- Informe os campos solicitados na área Documento:
Neste caso, utilize um código de ação referente ao lançamento de depósitos a identificar.X
- Ação: Indique o código de ação referente ao movimento que deseja lançar;
- Agente: Indique a conta financeira da organização;
- Nominal: Informe o nome do favorecido;
- Doc. Interno: Informe o número do documento interno, se houver;
- Tipo Documento: O tipo de documento é preenchido automaticamente a partir do código de ação informado, mas pode ser alterado pelo usuário;
Caso o Tipo de Documento possua natureza Credora, será uma saída e, caso a natureza seja Devedora, será uma entrada
- Documento: Informar o número do documento;
- Data Docto e Vencimento: Informe a data do documento e, a data de vencimento do mesmo, respectivamente.
- Valor: Informar o valor da despesa;
- Moeda: Indique a unidade monetária a ser considerada para o lançamento;
- Dt. Orçamento: Informe a data de orçamento para o lançamento;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se desejar;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Cod. Conciliação: Código da Conciliação bancária referente o movimento.
- Acesse a guia Movimento à Vista;
A guia é disponibilizada segundo o código de ação de indicado.
- Clique em +Inserir, no menu lateral da guia;
- Informe os campos solicitados na tela Movimento A Vista:
- Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique, se possível;
A sugestão é utilizar uma opção de Débito de Banco para o agente da conta financeira.X
- Classe: Informe a classe financeira pertinente ao lançamento de depósitos não identificados;
A sugestão é utilizar uma opção de Crédito de Conta da Classe.X
- Centro de Custo: Informe o centro de custo pertinente ao lançamento de depósitos não identificados
- Projeto: Informe o projeto pertinente ao lançamento de depósitos não identificados
- Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
- Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
- Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique, se possível;
- Clique em Confirmar, na tela Movimento A Vista, para salvar o respectivo lançamento;
- Clique em Confirmar, para salvar o respectivo movimento financeiro.
Por meio do movimento financeiro é possível realizar o lançamento de adiantamentos para fornecedores (saída) e, de clientes (entrada).
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
- Informe os campos solicitados na área Documento:
Neste caso, utilize um código de ação referente ao lançamento do Adiantamento que deseja lançar, se para fornecedor ou de cliente.X
- Ação: Indique o código de ação referente ao movimento que deseja lançar;
- Agente: Indique a conta financeira da organização;
- Nominal: Informe o nome do favorecido;
- Doc. Interno: Informe o número do documento interno, se houver;
- Tipo Documento: O tipo de documento é preenchido automaticamente a partir do código de ação informado, mas pode ser alterado pelo usuário;
Caso o Tipo de Documento possua natureza Credora, será uma saída e, caso a natureza seja Devedora, será uma entrada
- Documento: Informar o número do documento;
- Data Docto e Vencimento: Informe a data do documento e, a data de vencimento do mesmo, respectivamente.
- Valor: Informar o valor da despesa;
- Moeda: Indique a unidade monetária a ser considerada para o lançamento;
- Dt. Orçamento: Informe a data de orçamento para o lançamento;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se desejar;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Cod. Conciliação: Código da Conciliação bancária referente o movimento.
- Acesse a subguia Adiantamentos;
- Clique em +Inserir, no menu lateral direito;
- Informe os campos solicitados para inclusão do adiantamento:
- Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
- Centro de Custo: Indique o centro de custo de referência para o adiantamento;
- Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
- Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
- Clique em Confirmar, na tela Movimentação Financeira;
- Clique em Confirmar, para salvar o respectivo movimento financeiro.
Este movimento deve ser lançado nas situações em que for preciso registrar a devolução de valores adiantados ao agente, mas que não foram utilizados.
Para lançar uma devolução de adiantamento:
Certifique-se de utilizar o código de ação adequado para a movimentação que irá executar.
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
- Informe os campos solicitados na área Documento:
- Ação: Indique o código de ação referente ao movimento que deseja lançar;
- Agente: Indique a conta financeira da organização;
- Nominal: Informe o nome do favorecido;
- Doc. Interno: Informe o número do documento interno, se houver;
- Tipo Documento: O tipo de documento é preenchido automaticamente a partir do código de ação informado, mas pode ser alterado pelo usuário;
Caso o Tipo de Documento possua natureza Credora, será uma saída e, caso a natureza seja Devedora, será uma entrada
- Documento: Informar o número do documento;
- Data Docto e Vencimento: Informe a data do documento e, a data de vencimento do mesmo, respectivamente.
- Valor: Informar o valor da despesa;
- Moeda: Indique a unidade monetária a ser considerada para o lançamento;
- Dt. Orçamento: Informe a data de orçamento para o lançamento;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se desejar;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Cod. Conciliação: Código da Conciliação bancária referente o movimento.
- Acesse a guia Movimento à Vista;
A guia é disponibilizada segundo o código de ação de indicado.
- Clique em +Inserir, no menu lateral da guia;
- Informe os campos solicitados na tela Movimento A Vista:
- Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
- Adiantamento: Indique o adiantamento para o qual a devolução está sendo lançada;
A partir do adiantamento indicado, os campos Classe, Centro Custo e Projeto serão preenchidos automaticamente. - Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número;
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver;
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios;
- Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
- Clique em Confirmar para salvar a respectiva transferência;
- Clique em Confirmar, na guia Tranferência, para salvar o respectivo movimento financeiro.
A partir da funcionalidade de movimentação financeira também é possível registrar as aplicações financeiras realizadas, bem como os resgates feitos destas aplicações. Além disso, é possível registrar os impostos retidos referentes a aplicação.
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
- Indique, no campo Ação, o código de ação referente ao lançamento da aplicação financeira;
- Informe os campos solicitados na área Documento:
- Agente: Indique a conta financeira da qual será retirado o valor para aplicação.
A partir desta informação o campo Tipo Documento e Documento é preenchido automaticamente. Além disso, é possível criar outros tipos de documentos que sejam pertinentes a este tipo de movimentação. - Data Docto: Informe a data de transferência do valor da conta informada para a aplicação.
- Vencimento: Indique a data de vencimento do lançamento.
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Agente: Indique a conta financeira da qual será retirado o valor para aplicação.
- Acesse a guia Transferência;
- Clique em +Inserir, no menu lateral;
- Informe os campos solicitados na tela Transf. Mov. Destino:
- Agente: Indique a conta financeira de origem da aplicação.
- Centro Custo: Indique o centro de custo relacionado.
- Projeto: Indique o projeto relacionado a aplicação.
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Valor: Informe o valor a ser transferido da conta de origem para a aplicação.
- Clique em Confirmar, para salvar a movimentação;
- Clique em Confirmar na tela de lançamento para salvar o respectivo lançamento.
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
- Indique, no campo Ação, o código de ação referente ao resgate de valores de aplicação financeira;
- Informe os campos solicitados na área Documento:
- Agente: Indique a conta financeira utilizada para aplicação.
A partir desta informação o campo Tipo Documento e Documento é preenchido automaticamente. Além disso, é possível criar outros tipos de documentos que sejam pertinentes a este tipo de movimentação. - Data Docto: Informe a data de resgate do valor da aplicação.
- Vencimento: Indique a data de vencimento do lançamento.
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Agente: Indique a conta financeira utilizada para aplicação.
- Acesse a guia Transferência;
- Clique em +Inserir, no menu lateral;
- Informe os campos solicitados na tela Transf. Mov. Destino:
- Agente: Indique a conta financeira da aplicação.
- Centro Custo: Indique o centro de custo relacionado.
- Projeto: Indique o projeto relacionado ao resgate.
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Valor: Informe o valor a ser transferido da conta de origem para a aplicação.
- Clique em Confirmar, para salvar a movimentação;
- Clique em Confirmar na tela de lançamento para salvar o respectivo lançamento.
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
- Indique, no campo Ação, o código de ação referente ao imposto que deseja lançar;
- Informe os campos solicitados na área Documento:
- Agente: Indique a conta financeira na qual será lançado o imposto.
A partir desta informação o campo Tipo Documento e Documento é preenchido automaticamente. Além disso, é possível criar outros tipos de documentos que sejam pertinentes a este tipo de movimentação. - Data Docto: Informe a data de retenção do valor do respectivo imposto.
- Vencimento: Indique a data de vencimento do lançamento.
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Agente: Indique a conta financeira na qual será lançado o imposto.
- Acesse a guia Movimento à Vista;
- Clique em +Inserir, no menu lateral;
- Informe os campos solicitados na tela Mov. A Vista:
- Classe: Informe a classe financeira relacionada a retenção de impostos.
- Centro de Custo: Indique o centro de custo para a retenção.
- Projeto: Indique o projeto relacionado.
- Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número.
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Valor: Informe o valor correspondente a retenção do imposto.
- Clique em Confirmar, para salvar a movimentação;
- Clique em Confirmar na tela de lançamento para salvar o respectivo lançamento.
A partir do passo a passo a seguir, você poderá realizar o lançamento do saldo inicial, necessário para uso do sistema.
Este lançamento deve ser feito antes do Go Live.
Exemplo: Se o Go Live será realizado em janeiro, o recomendado é que o lançamento de saldo inicial seja feito referente ao último dia do mês do anterior.
- Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
- Indique, no campo Ação, o código de ação referente ao lançamento de saldo inicial;
Este lançamento pode ser tanto de crédito, quanto de débito.
- Informe os campos solicitados na área Documento:
- Agente: Indique a conta financeira em que ocorrerá o lançamento do movimento.
- Tipo Documento: Indique o tipo de documento a ser utilizado para o lançamento, se credor (saldo positivo) ou devedor (saldo negativo).
- Data Docto: Informe a data do último dia do mês do anterior.
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Acesse a guia Movimento à Vista;
- Clique em +Inserir, no menu lateral;
- Informe os campos solicitados na tela Mov. A Vista:
- Agente: Indique o tipo de agente e, o identifique;
- Classe: Informe a classe financeira conforme o tipo de saldo que está sendo lançado, se credor (saldo positivo) ou devedor (saldo negativo).
- Centro de Custo: Indique o centro de custo de referência para o saldo inicial.
- Projeto: Indique o projeto relacionado.
- Documento: Indique o tipo de documento relacionado e, seu respectivo número.
- Hist. Padrão: Indique o histórico padrão a ser considerado, se houver.
- Complemento: Utilize este campo para registrar informações complementares e, posteriormente, extraí-las em relatórios.
- Valor: Informe o valor correspondente ao respectivo lançamento.
- Clique em Confirmar, para salvar a movimentação;
- Clique em Confirmar na tela de lançamento para salvar o respectivo lançamento.
Por meio do Movimento Financeiro é possível realizar o cancelamento do estorno de uma baixa, tanto do Contas a Pagar quanto do Contas a Receber. Para isso:
-
Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Movimentações > Movimento Financeiro;
-
Informe, no campo Documento, o número do documento que teve o estorno de baixa executado e que deseja cancelar ou, clique em Procurar para utilizar os filtros de busca;
Confira os filtros disponíveis- Ação: Indique a ação relacionada ao documento do estorno de baixa que deseja localizar;
- Documento: Informe o número do documento que deseja localizar;
- Agente: Indique o agente relacionado ao documento que deseja localizar;
- Emissão: Informe um intervalo de datas que abrange a data do movimento que deseja localizar;
- Vencimento: Indique a data de vencimento do documento que deseja localizar;
- Valores: Informe um intervalo de valor que abrange o valor constante no documento que deseja localizar;
- Complemento: Registre informações que estão nas observações e podem facilitar a localização do respectivo documento;
- Nominal:
- Classe: Indique a classe relacionada ao movimento que deseja localizar;
- C. Custo: Indique o centro de custo relacionado ao documento/movimento que deseja localizar;
- Projeto: Indique o projeto relacionado ao documento/movimento que deseja localizar;
- Somente Movimentos Cancelados: Marque esta caixa de seleção para indicar que a busca pelo documento deve considerar apenas aqueles com movimentos cancelados. Caso prefira, deixe-o desmarcado, assim a busca irá considerar todas os documentos pertinentes;
- Filtrar por Tipo de Movimento: Nesta área estão disponíveis filtros por tipo de movimento. Dessa forma, se desejar localizar um documento com determinado tipo de movimento marque a caixa de seleção correspondente. Os tipos de movimento que podem ser marcados, são:
- Movimento à Vista: Tem como resultado apenas movimentos à vista;
- Adiantamentos: Tem como resultado apenas documentos relacionados a adiantamento;
- Recebimento de Clientes: Tem como resultado apenas documentos relacionados a recebimento de clientes;
- Transferências: Tem como resultado apenas documentos relacionados a transferências;
- Pagamento de Fornecedores: Tem como resultado apenas documentos relacionados a pagamento de fornecedores.
- Doc. Original de Contas a Pagar: Marque esta caixa de seleção para conseguir realizar a busca exclusivamente por estornons de baixa do Contas a Pagar. É possível filtrá-los por:
- Série AP: Informe a série AP do documentar que deseja localizar;
- Documento: Informe o número que deseja localizar;
- Parcela: Informe a parcela do documento que deseja localizar.
- Doc. Original de Contas a Receber: Marque esta caixa de seleção para conseguir realizar a busca exclusivamente por estornos de baixa do Contas a Receber. É possível filtrá-los por:
- Doc. Principal: Informe o número do documento principal do movimento que deseja localizar;
- Documento: Informe o número do documento que deseja localizar;
- Parcela: Informe a parcela do documento que deseja localizar.
Para realizar a busca considerando os filtros informados, clique em Aplicar.
-
Clique em Outros, com o documento que deseja cancelar aberto na tela;
-
Clique em Cancela Doc.;
-
Clique em Sim para confirmar o respectivo cancelamento.
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