Global Construção - Cadastros - Estruturas - Empreendimentos
Empreendimento é a estrutura de mais alto nível. Representa o todo do espaço físico ocupado por ele, é o tipo de construção a ser realizada. Pode ser subdividido conforme a necessidade dentro das estruturas já citadas, e que serão descritas nos critérios abaixo.
Critérios estabelecidos quando falamos que o empreendimento é a maior estrutura:
- Empreendimento: É a obra em si na sua totalidade, ou seja, toda a construção a ser realizada no local.
- Etapa : De acordo com o tamanho ou recursos da construção, divide-se a execução da obra por etapas ou fases de construção, a qual pode conter um ou mais blocos.
- Blocos: Todo empreendimento possui no mínimo um bloco de construção, sendo possível ter vários blocos. Os blocos são os edifícios (ou torres, ou quadras) de um empreendimento.
Um empreendimento residencial possui 2 etapas, cada uma com 3 blocos:
Empreendimento Vale Feliz:
- Etapa 01
- BLC01 - Edifício Jardim Vertical
- BLC02 - Edifício Mare Alta
- BLC03 - Edifício Cascata
- Etapa 02
- BLC01 - Edifício Horizonte Verde
- BLC02 - Edifício Ponte da Inspiração
- BLC03 - Edifício Jardim Celeste
Processos
Neste painel, constam os botões referentes aos módulos Gestão Comercial, Carteira de Recebíveis e Contabilidade Imobiliária. Ao clicar nos botões, são apresentados os parâmetros das estruturas referentes ao módulo escolhido, e distintos a partir de cada guia desta tela.
Clique para ir na Guia desejada:
APROPRIAÇÃO IMOBILIÁRIA
- Nesta guia, sao definidos os parâmetros da Apropriação Imobiliária, Fiscal (Parâmetros e Variáveis Contábeis), e Societário.
- Baixar do estoque as unidades alugadas: Considera contratos de aluguel na Apropriação Imobiliária.
- Corrigir saldo do custo orçado à realizar: Aplica ao cálculo de correção o valor do índice sobre a diferença do saldo inicial e o custo incorrido.
- Defasagem do índice: Campo para preenchimento do percentual da defasagem do índice de correção do custo orçado.
- Percentual de custo incorrido do Projeto: Percentual do custo incorrido a ser considerado para o projeto no empreendimento.
Nesta tela, você pode configurar as Contas de Custo para a Apropriação Imobiliária, definindo quais contas contábeis serão utilizadas para apropriar os custos nos regimes Fiscal, Societário e IFRS
SPED
-
Participa SPED Pis/Cofins: É possível informar no empreendimento a forma de apuração PIS/Cofins, onde as duas possíveis formas de apuração são:Incidência exclusivamente no regime cumulativoIncidência exclusivamente no regime não-cumulativo.Dessa maneira os contratos de um mesmo empreendimento poderão ter diferentes formas de apuração.
-
Gerar F500 e F525: Gerar ou não os registros F500 e F525 no SPED.
-
Considerar Encargos: Indica se os valores de juros de atraso, multa e VM de atraso serão considerados na base de cálculo do SPED (F500, F525 e F1800).
-
Considerar contratos sem recebimento: Considerar contratos sem recebimento no período.
-
Considerar contratos de permuta no F200: Considerar ou não os contratos de permuta no F200 no SPED.
- Considerar o percentual permutado no contrato: Caso marcado, selecione se esta opção também será considerada ou não.
-
Considerar desconto PIS/COFINS: Considerar desconto para base de cálculo de incidência de PIS/COFINS e da PASEP.
- Tipo de desconto:
- Desconto Padrão.
- Desconto Diferenciado.
- Ambos.
- Tipo de desconto:
-
Considerar termos não contratuais: Considerar termos não contratuais no SPED F200, F500 e F525.
-
Considerar taxas adicionais: Considerar taxas adicionais nos registros F200, F500, F525 e F1800.
-
Considerar percentual de participação da empresa na base de cálculo de tributação do SPED: Considerar ou não este percentual.
- Patrimônio de Afetação: Parâmetro que quando marcado possibilita a realização correta do processo do registro F1800 no EFD Contribuições.
- Considerar valores de distrato conforme vencimento das parcelas: Se marcado, irá considerar as parcelas de distrato no SPED.
- Enquadramento ao Programa de Incentivo à Moradia: Indica se o empreendimento se enquadra no programa de incentivo do governo federal, com possibilidade de tributar com base na alíquota reduzida - RET 1%. É necessário marcar também o parâmetro ‘Programa de Incentivo à Moradia'' no Carteira de Recebíveis / Contratos / Contrato.
- Aguardar confirmação de renda pelo agente financeiro: Indica se deve ou não aguardar que o agente financeiro confirme a renda informada para iniciar a tributação com a alíquota reduzida. Se marcado, a confirmação de renda precisa ser informada na edição do contrato do cliente, marcando o parâmetro ‘Renda Confirmada’ e informando a data da confirmação do agente financeiro. Se desmarcado, irá ignorar o parâmetro ‘Renda Confirmada’.
- Considerar renda do cônjuge: Se estiver marcado, o salário do cônjuge também será considerado para definir se o cliente se enquadra na faixa de renda estipulada para o incentivo fiscal.
Importante
- Os parâmetros ‘Enquadramento no Programa de Incentivo à Moradia’, ‘Aguardar confirmação de renda pelo agente financeiro’ e ‘Considerar a renda do cônjuge’ estão disponíveis a partir das versões 5.00.00.90 e 5.02.01.20.
- Eles visam atender à Instrução Normativa RFB N° 2179/2024, que dispõe sobre os regimes especiais de tributação e pagamento unificado de tributos aplicáveis às incorporações imobiliárias e às construções de unidades habitacionais contratadas no âmbito dos Programas Minha Casa, Minha Vida - PMCMV e Casa Verde e Amarela
O que você pode fazer:
A fim de gerar flexibilidade, você conta com o parâmetro para consideração de taxas adicionais, sendo possível escolher:
- Se devem ou não fazer parte do SPED;
- Se irão no F200 ou no F500 e F525.
Importante
Funcionalidade disponível a partir as versões 5.01.00 e 5.00.00.30.
Para escolher se as taxas adicionais devem ou não fazer parte do SPED e optar por F200 ou F500 e F525, siga os passos abaixo:
-
Acesse Mega ERP / Construção / Global Construção / Cadastros / Estruturas / Guia Empreendimentos;
-
Clique em Contabilidade Imobiliária / Guia SPED;
-
Marque o campo ‘Considerar taxas adicionais caso opte por fazer parte do SPED’;
-
Selecione F200 ou F500 e F525;
O campo F1800 não é editável, apenas obedece a opção Considerar taxas adicionais do grupo e acaba sendo de caráter informativo.

- Clique no Botão Confirmar.
Observação
Também é possível realizar esta configuração em Bens de Terceiro no seguinte caminho no Mega: Construção / Global Construção / Cadastros / Bens de Terceiros.
Informações importantes:
EFD Contribuições:
Os valores de encargos (multa, atraso e variação monetária de atraso) passam a compor o valor recebido no mesmo registro que a parcela.
- Caso seja uma parcela contratual, os valores de encargos são enviados no registro F200 da EFD Contribuições.
- Caso seja uma parcela de termo não contratual, o envio respeitará o parâmetro do empreendimento ‘Considerar termos não contratuais’, onde você pode definir se os valores dos termos não contratuais e seus encargos serão enviados no registro F200 ou nos registros F500 e F525.
A fim de atender diferentes formas de contabilização dos saldos de Valor Presente dos contratos da Carteira de Recebíveis, criamos um parâmetro para escolher se a Descapitalização das parcelas com vencimento futuro ocorre por:
- Data de Entrega: As parcelas com vencimento anterior a Data de Entrega serão descapitalizadas até a data de vencimento da parcela. Já as parcelas com vencimento posterior a Data de Entrega serão descapitalizadas somente até a Data de Entrega.
- Vencimento das Parcelas: Todas as parcelas com vencimento futuro serão descapitalizadas até a sua data de vencimento, independente da data de entrega do bloco.
Para escolher quando ocorrerá a descapitalização das parcelas com vencimento futuro, siga os passos abaixo:
-
Acesse Mega ERP / Construção / Global Construção / Cadastros / Estruturas / Guia Empreendimentos;
-
Clique em Contabilidade Imobiliária / Geral / Apropriação Imobiliária / Societário / Dados 2;
-
Marque o campo Contabilização AVP;
-
Em Descapitalizar parcelas até, escolha Data de Entrega ou Vencimento da Parcela;

Observação
Por padrão, vem marcado do sistema Data de Entrega.
- Para salvar, clique no botão Confirmar.
Este parâmetro só terá efeito nos valores de AVP e do relatório ‘S10) Cálculo de VP de Recebíveis’ após o reprocessamento da Apropriação Societária do mês em questão.
Clique para ir na Guia desejada:
GERAL

- Nome comercial: Deverá constar o nome da estrutura segundo o memorial descritivo.
As apropriações financeiras, contábeis e informações para os módulos de construção (Centros de Custo Comercial, Engenharia e Projeto) aqui definidas serão acatadas pelas estruturas inferiores a esta.
- C.Custo Comercial: Será usado para a área comercial da empresa.
- C.Custo Engenharia: Será usado para as áreas de construção. Nos casos em que a empresa não usa o centro de custo engenharia, o sistema irá atribuir automaticamente a esse campo o mesmo centro de custo do setor comercial.
DADOS COMPLEMENTARES

- Taxa de Administração: É a taxa cobrada sobre o valor do empreendimento quando a empresa somente administra o empreendimento.
- Aliq. ISS: Alíquota de ISS para a taxa de administração.
- Tipo: O tipo da taxa de administração será utilizado no módulo Painel Gerencial, e tem o objetivo de diferenciar a forma de cálculo do imposto que incide sobre a taxa de administração. Podendo ser de dois tipos, dividendos diferenciais e NF de serviço (normal).
- Calcular Taxa para o Empreendimento: Este parâmetro é utilizado no módulo Painel Gerencial Fase II, no processo de geração do fluxo do empreendimento para o Estudo de viabilidade e planejamento estratégico. O parâmetro indica se na geração do fluxo do empreendimento deverá ou não ser calculada a taxa de administração para o empreendimento.
- Calcular taxa para os co-Investidores: Este campo indica se deverá ou não ser calculado taxa de administração para co-investidores.
- Taxa de Gerenciamento: É a taxa cobrada sobre o valor do empreendimento quando a empresa somente gerencia o empreendimento.
- Taxa de Fruição: É a taxa cobrada pela empresa para cobertura do período em que a unidade ficou a disposição do comprador que no momento efetua a devolução do imóvel por força de distrato.
- Datas de Início, Prazo e Término da Obra: São datas informativas, utilizadas pelo módulo Administração de Projetos no cronograma do orçamento.
- Regra de fatores de Correção: Indica se será utilizado o cadastro de Regra de Fatores de Correção, com opções de considerar todo o fluxo da proposta, ou desconsiderando parcelas de sinal. O cadastro das regras é feito no módulo Comercial (Cadastros / Regras de Fatores de Correção).
- Região: Região onde está localizado o empreendimento, podendo ser selecionado apenas as regiões cadastradas com o tipo venda. Este campo é utilizado pelo Módulo Painel Gerencial. As Áreas devem ser extraídas da documentação da obra e são apenas informativas.
- Áreas (m²):
- Terreno: Metragem total do terreno.
- Constr. Prefeitura: Área total registrada no projeto da prefeitura.
- Constr. Equiv.: Área de aproveitamento das unidades em relação a área total aprovada no projeto da prefeitura.
- Construção Total: Área total à ser construída.
- Área Equivalente: Área de aproveitamento das unidades em relação a construção total.
- Área Privativa: Metragem da área privativa.
- Área Total: Metragem do total das áreas.
- Tipo do Empreendimento: Indica o tipo de empreendimento utilizado na geração da DIMOB. Possui as opções ‘Rural’ e ‘Urbano’.
ENDEREÇO

- Informações sobre o endereço do empreendimento. Deve preferencialmente ser preenchido através do CEP.
IMAGEM
- Mostra a imagem do empreendimento.
Aceita arquivos de imagem.
CROQUI
- Mostra o croqui do empreendimento.
Aceita arquivos de imagem.
DESCRIÇÃO
- Conterá um texto com uma breve descrição do empreendimento. Sendo de livre preenchimento.
TERRENOS
- Para uma melhor flexibilidade no lançamento de despesas do terreno no processo de Planilha de Terreno no Estudo de Viabilidade e Planejamento Estratégico (Painel Gerencial), é possível utilizar esta guia Terrenos, permitindo vincular vários terrenos a um empreendimento, e posteriormente inserir quantos tipos de despesas forem necessárias para a distribuição do fluxo de desembolso com terreno (Painel Gerencial - Cadastros / Tipos de Desembolsos).
- Para vincular os terrenos ao empreendimento basta clicar no botão Inserir e escolher o terreno, que deverá estar cadastrado no menu Cadastros / Terrenos.
IPTU
Na edição ou inserção do empreendimento, temos a possibilidade de inserir o IPTU, através dos seguintes campos:
- Quantidade de parcelas: Indica a quantidade de parcelas que serão geradas para o exercício.
- Por Gleba: Indica se o IPTU será gerado por gleba ou individual. Caso por gleba, será utilizado o valor do IPTU cadastrado no exercício e este dividido entre as unidades do bloco, caso individual, será considerado o valor do IPTU cadastrado na unidade.
- Vencimento: Indica a data de vencimento.
- Dia útil?: Indica se o vencimento será em dias úteis ou corridos.
- Replicar Exercícios: Ao clicarmos nesse botão, o sistema abre um assistente, onde é possível selecionar os blocos para os quais os exercícios do IPTU serão replicados.
- Cadastro: Indica a data em que o exercício foi cadastrado.
- Exercício: Ano de exercício do IPTU.
- Valor Total do IPTU: Valor a ser dividido entre as unidades do bloco
TURNO DE TRABALHO
- É possível editar e inserir um novo turno de trabalho ou exclui-lo desde que não tenha nenhum vínculo.
Tela do Turno de Trabalho
O turno de trabalho pode ser composto de apenas um período, para isso bastar inserir 00:00 no campo de hora do início e do fim do período que se deseja desconsiderar.
Tela de Cadastro do Turno de Trabalho
Quando o parâmentro ‘Folha Externa - RH’ estiver marcado no Administração de Obras, será gerado o turno de trabalho com base na jornada de trabalho selecionada e cadastrada.
INTEGRAÇÃO

-
Disponibiliza empreendimento para Mobuss?: Selecionando este campo, a estrutura em questão será disponibilizada para a integração do Mega ERP com o Mobuss Construção, caso marcado serão habilitados os parâmetros de Pendência Financeira.
- Pendência Financeira
- Contrato Inadimplente: Verificará se o contrato estiver com status inadimplente no Carteira de Recebíveis e marcará o local associado com a estrutura com Pendência no Financeiro com ‘Sim’.
- Nº de Parcelas em Atraso: Caso marcado, será verificado se o contrato estiver com um número igual ou superior de parcelas em atraso ao valor parametrizado e marcará o local associado com a estrutura com Pendência no Financeiro com ‘Sim’.
- Pendência Financeira
-
Dt. Último Envio: Armazena a data da última vez que a estrutura foi atualizada para o Mobuss.
-
Dt. Criação: Data de criação da estrutura.
-
Dt. Alteração: Data da última alteração realizada na estrutura.
-
ID Integração: Identificador de integração, código que é utilizado para realizar as integrações.
-
Usuário Criação: Usuário de criação da estrutura.
-
Usuário Alteração: Usuário que realizou a última alteração na estrutura.
-
Vínculo com Orçamento obrigatório na Solicitação?: Será necessário vincular orçamento ao criar solicitação no móvel.
-
Apropriação obrigatória na Solicitação?: Será necessário vincular apropriação ao item solicitado no móvel.
CAMPOS ESPECÍFICOS
- O sistema abrirá uma tela onde será mostrado campos previamente definidos. Estes campos poderão ser informações adicionais para complementar o cadastro de Estruturas. Esta opção também está disponível para o cadastro de Bloco, Unidade e Garagem.