Global Construção - Cadastros - Estruturas - Empreendimentos

Empreendimento é a estrutura de mais alto nível. Representa o todo do espaço físico ocupado por ele, é o tipo de construção a ser realizada. Pode ser subdividido conforme a necessidade dentro das estruturas já citadas, e que serão descritas nos critérios abaixo.

Critérios estabelecidos quando falamos que o empreendimento é a maior estrutura:

  1. Empreendimento: é a obra em si na sua totalidade, ou seja, toda a construção a ser realizada no local.
  2. Etapa : de acordo com o tamanho ou recursos da construção, divide-se a execução da obra por etapas ou fases de construção, a qual pode conter um ou mais blocos.
  3. Blocos: todo empreendimento possui no mínimo um bloco de construção, sendo possível ter vários blocos. Os blocos são os edifícios (ou torres, ou quadras) de um empreendimento.
Exemplo

Um empreendimento residencial possui 2 etapas, cada uma com 3 blocos:

Empreendimento Vale Feliz:

  • Etapa 01
  • BLC01 - Edifício Jardim Vertical
  • BLC02 - Edifício Mare Alta
  • BLC03 - Edifício Cascata
  • Etapa 02
  • BLC01 - Edifício Horizonte Verde
  • BLC02 - Edifício Ponte da Inspiração
  • BLC03 - Edifício Jardim Celeste

Processos

Neste painel, constam os botões referentes aos módulos Gestão Comercial, Carteira de Recebíveis e Contabilidade Imobiliária. Ao clicar nos botões, são apresentados os parâmetros das estruturas referentes ao módulo escolhido, e distintos a partir de cada guia desta tela.

Recebíveis
Dados Complementares
  • Defina a parametrização das taxas para o processo da Carteira de Recebíveis.

Parâmetros

  • Mora (Atraso): define a taxa de mora aplicada em caso de atraso no pagamento.

  • Multa (Atraso): define a multa aplicada em caso de atraso no pagamento.

  • Fruição: parâmetro relacionado à fruição do imóvel.

  • Vlr. Presente: parâmetro para cálculo do valor presente.

  • Securitização:

    • Descap.: parâmetro para descapitalização.
    • Desc.: parâmetro para desconto.
  • Vincular taxas automaticamente para novos contratos?: indica se ao inserir um contrato, as taxas serão herdadas do empreendimento.

  • Manter valor original em caso de correção negativa?: indica se o valor calculado na correção da parcela for negativo, o valor original será mantido.

    Detalhes

    Observação

    Para casos de variação monetária negativa, o sistema pode ser configurado para não aplicar a correção se o valor final da parcela ficar menor que o valor original da parcela. Com essa configuração, é possível conceder desconto ao cliente em casos de correção negativa, limitando esse desconto ao valor original negociado na compra.

    Onde configurar o parâmetro
    Você encontrará esse parâmetro em dois locais
    • Tela de parâmetros da carteira do empreendimento: para que novos contratos já assumam esta configuração por padrão.
    • Tela de cadastro do próprio contrato: para definir essa nova regra em contratos já existentes, caso seja necessário.
    Comportamento
    Uma vez definida esta condição, o sistema se comportará da seguinte forma
    • Para parcelas com correção mensal: se a correção atual da parcela for negativa, o sistema não considerará a correção, mantendo o valor original da parcela.
    • Para parcelas com correção anual: se o valor da correção acumulada no período for negativo, o valor original da parcela será mantido. O valor do desconto não aplicado será armazenado e considerado na próxima aplicação de reajuste. A cada nova aplicação de reajuste, o sistema verificará o valor da correção não aplicada em reajustes anteriores. Se a variação do período mais a correção negativa não aplicada em reajustes anteriores for maior do que o valor original da parcela, toda a correção acumulada será considerada.
    Exemplos

    Considere uma parcela no valor original de R$1.000,00:

    • 1ª aplicação de reajuste anual: correção acumulada no ano = -R$20,00. Valor das parcelas da série de reajuste anual será mantido em R$1.000,00, pois se aplicar a correção, o valor da parcela ficará menor do que o valor original negociado com o cliente.
    • 2ª aplicação de reajuste anual: correção acumulada no ano = R$30,00. Neste caso, o novo valor das parcelas da série será de R$1.010,00, pois será levado em conta os R$30,00 referente a correção do último ano menos os R$20,00 da correção negativa que não foi aplicada no reajuste anterior. Como no acumulado desde o início do período a correção foi de R$10,00, considerando 2 anos de reajuste, este valor será considerado no novo valor da série após o reajuste.
    • 3ª aplicação de reajuste anual: correção acumulada no ano = -R$20,00. Neste caso, o novo valor das parcelas da série será de R$1.000,00, pois se descontada a correção negativa do último ano, o valor da parcela ficaria em R$990,00 (R$1.010,00 – R$20,00), porém como o valor ficaria menor do que o valor original negociado com o cliente no momento da venda, o valor será mantido em R$1.000,00, descontando apenas R$10,00 de correção e armazenando os R$10,00 restantes para ser descontado nos próximos reajustes.

    E assim será feito a cada nova aplicação de reajuste, sempre considerando a variação do ano e as correções negativas não aplicadas em reajustes anteriores, mantendo o mínimo do valor original da parcela negociada com o cliente no momento da venda.

Contabilidade Imobiliária
Apropriação Imobiliária
  • Defina os parâmetros da Apropriação Imobiliária, Fiscal (Parâmetros e Variáveis Contábeis), e Societário.
Guia Geral
  • Baixar do estoque as unidades alugadas: considera contratos de aluguel na Apropriação Imobiliária.
  • Corrigir saldo do custo orçado à realizar: aplica ao cálculo de correção o valor do índice sobre a diferença do saldo inicial e o custo incorrido.
  • Defasagem do índice: campo para preenchimento do percentual da defasagem do índice de correção do custo orçado.
  • Percentual de custo incorrido do Projeto: percentual do custo incorrido a ser considerado para o projeto no empreendimento.
Guia Plano de Contas
  • Configure as Contas de Custo para a Apropriação Imobiliária, definindo quais contas contábeis serão utilizadas para apropriar os custos nos regimes Fiscal, Societário e IFRS.
SPED
Guia Geral
  • Participa SPED Pis/Cofins: é possível informar no empreendimento a forma de apuração PIS/Cofins, onde as duas possíveis formas de apuração são:Incidência exclusivamente no regime cumulativoIncidência exclusivamente no regime não-cumulativo.Dessa maneira os contratos de um mesmo empreendimento poderão ter diferentes formas de apuração.

  • Gerar F500 e F525: gerar ou não os registros F500 e F525 no SPED.

  • Considerar Encargos: indica se os valores de juros de atraso, multa e VM de atraso serão considerados na base de cálculo do SPED (F500, F525 e F1800).

  • Considerar contratos sem recebimento: Considerar contratos sem recebimento no período.

  • Considerar contratos de permuta no F200: considerar ou não os contratos de permuta no F200 no SPED.

  • Considerar o percentual permutado no contrato: caso marcado, selecione se esta opção também será considerada ou não.

    • Considerar desconto PIS/COFINS: considerar desconto para base de cálculo de incidência de PIS/COFINS e da PASEP.
      • Tipo de desconto:
        • Desconto Padrão.
        • Desconto Diferenciado.
        • Ambos.
  • Considerar termos não contratuais: considerar termos não contratuais no SPED F200, F500 e F525.

  • Considerar taxas adicionais: considerar taxas adicionais nos registros F200, F500, F525 e F1800.

  • Considerar percentual de participação da empresa na base de cálculo de tributação do SPED: considerar ou não este percentual.

Guia RET / F100
  • Patrimônio de Afetação: parâmetro que quando marcado possibilita a realização correta do processo do registro F1800 no EFD Contribuições.
  • Considerar valores de distrato conforme vencimento das parcelas: se marcado, irá considerar as parcelas de distrato no SPED.
  • Enquadramento ao Programa de Incentivo à Moradia: indica se o empreendimento se enquadra no programa de incentivo do governo federal, com possibilidade de tributar com base na alíquota reduzida - RET 1%. É necessário marcar também o parâmetro ‘Programa de Incentivo à Moradia'' no Carteira de Recebíveis > Contratos > Contrato.
  • Aguardar confirmação de renda pelo agente financeiro: indica se deve ou não aguardar que o agente financeiro confirme a renda informada para iniciar a tributação com a alíquota reduzida. Se marcado, a confirmação de renda precisa ser informada na edição do contrato do cliente, marcando o parâmetro ‘Renda Confirmada’ e informando a data da confirmação do agente financeiro. Se desmarcado, irá ignorar o parâmetro ‘Renda Confirmada’.
  • Considerar renda do cônjuge: se estiver marcado, o salário do cônjuge também será considerado para definir se o cliente se enquadra na faixa de renda estipulada para o incentivo fiscal.

Importante

  • Os parâmetros ‘Enquadramento no Programa de Incentivo à Moradia’, ‘Aguardar confirmação de renda pelo agente financeiro’ e ‘Considerar a renda do cônjuge’ estão disponíveis a partir das versões 5.00.00.90 e 5.02.01.20.
  • Eles visam atender à Instrução Normativa RFB N° 2179/2024, que dispõe sobre os regimes especiais de tributação e pagamento unificado de tributos aplicáveis às incorporações imobiliárias e às construções de unidades habitacionais contratadas no âmbito dos Programas Minha Casa, Minha Vida - PMCMV e Casa Verde e Amarela.

O que você pode fazer:

Considerar taxas adicionais - EFD Contribuições

A fim de gerar flexibilidade, você conta com o parâmetro para consideração de taxas adicionais, sendo possível escolher:

  • Se devem ou não fazer parte do SPED;
  • Se irão no F200 ou no F500 e F525.

Importante

Funcionalidade disponível a partir as versões 5.01.00 e 5.00.00.30.

Para escolher se as taxas adicionais devem ou não fazer parte do SPED e optar por F200 ou F500 e F525, siga os passos abaixo:

  1. Acesse Mega ERP > Construção > Global Construção > Cadastros > Estruturas > Guia Empreendimentos;
  2. Clique em Contabilidade Imobiliária > Guia SPED;
  3. Marque o campo ‘Considerar taxas adicionais caso opte por fazer parte do SPED’;
  4. Selecione F200 ou F500 e F525;

O campo F1800 não é editável, apenas obedece a opção Considerar taxas adicionais do grupo e acaba sendo de caráter informativo.

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  1. Clique no Botão Confirmar.

Observação

Também é possível realizar esta configuração em Bens de Terceiro no seguinte caminho no Mega: Construção > Global Construção > Cadastros > Bens de Terceiros.

Informações importantes:

EFD Contribuições:
Comportamento no envio dos valores de encargos

Os valores de encargos (multa, atraso e variação monetária de atraso) passam a compor o valor recebido no mesmo registro que a parcela.

  • Caso seja uma parcela contratual, os valores de encargos são enviados no registro F200 da EFD Contribuições.
  • Caso seja uma parcela de termo não contratual, o envio respeitará o parâmetro do empreendimento ‘Considerar termos não contratuais’, onde você pode definir se os valores dos termos não contratuais e seus encargos serão enviados no registro F200 ou nos registros F500 e F525.
Envio da EFD para empreendimentos com RET

Se um contrato for criado durante o período de afetação, todos os recebimentos relacionados a este contrato irão para o registro F1800. Para o registro F200, serão considerados apenas os contratos que foram criados fora do período.

Envio dos registros F510 e F525 da EFD

O envio dos registros F510 e F525 da EFD Contribuições desconsideram encargos zerados quando o CST for diferente do valor base, evitando a rejeição no validador da Receita pelo motivo ‘Valor informado deve ser maior que zero’ e ‘Registro/Campo não informado ou inválido’.

Escolher o cálculo de AVP por data de entrega ou data de vencimento das parcelas

A fim de atender diferentes formas de contabilização dos saldos de Valor Presente dos contratos da Carteira de Recebíveis, criamos um parâmetro para escolher se a Descapitalização das parcelas com vencimento futuro ocorre por:

  • Data de Entrega: as parcelas com vencimento anterior a Data de Entrega serão descapitalizadas até a data de vencimento da parcela. Já as parcelas com vencimento posterior a Data de Entrega serão descapitalizadas somente até a Data de Entrega.
  • Vencimento das Parcelas: todas as parcelas com vencimento futuro serão descapitalizadas até a sua data de vencimento, independente da data de entrega do bloco.

Importante

Funcionalidade disponível a partir das versões 5.01.00.4 e 5.01.00.

Para escolher quando ocorrerá a descapitalização das parcelas com vencimento futuro, siga os passos abaixo:

  1. Acesse Mega ERP > Construção > Global Construção > Cadastros > Estruturas > Guia Empreendimentos;
  2. Clique em Contabilidade Imobiliária > Geral > Apropriação Imobiliária > Societário > Dados 2;
  3. Marque o campo Contabilização AVP;
  4. Em Descapitalizar parcelas até, escolha Data de Entrega ou Vencimento da Parcela;
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Observação

Por padrão, vem marcado do sistema Data de Entrega.

  1. Para salvar, clique no botão Confirmar.

Este parâmetro só terá efeito nos valores de AVP e do relatório ‘S10) Cálculo de VP de Recebíveis’ após o reprocessamento da Apropriação Societária do mês em questão.


Clique para ir na Guia desejada:

GERAL

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As apropriações financeiras, contábeis e informações para os módulos de construção (Centros de Custo Comercial, Engenharia e Projeto) aqui definidas serão acatadas pelas estruturas inferiores a esta.

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DADOS COMPLEMENTARES

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ENDEREÇO

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IMAGEM

Aceita arquivos de imagem.

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CROQUI

Aceita arquivos de imagem.

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DESCRIÇÃO

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TERRENOS

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IPTU

Na edição ou inserção do empreendimento, temos a possibilidade de inserir o IPTU, através dos seguintes campos:

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PLANO DE RATEIO

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TURNO DE TRABALHO

Tela do Turno de Trabalho

O turno de trabalho pode ser composto de apenas um período, para isso bastar inserir 00:00 no campo de hora do início e do fim do período que se deseja desconsiderar.

Tela de Cadastro do Turno de Trabalho

Quando o parâmentro ‘Folha Externa - RH’ estiver marcado no Administração de Obras, será gerado o turno de trabalho com base na jornada de trabalho selecionada e cadastrada.

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INTEGRAÇÃO

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CAMPOS ESPECÍFICOS

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