Financeiro - Contas a Pagar - Antecipação de Pagamento (Risco Sacado)

Conceito da funcionalidade

A funcionalidade de Risco Sacado se refere a antecipação de contas a pagar. Dessa forma, ela possibilita a antecipação, quando solicitada pelos fornecedores, de notas fiscais a receber de seus clientes. Esta é uma transação por meio da qual uma empresa compradora, denominada empresa âncora, contrata uma instituição financeira e monta uma operação de antecipação de pagamento aos seus fornecedores, potencializando investimentos e fortalecendo a parceria com eles. Assim, a fonte financiadora antecipa o valor a pagar para o fornecedor na data da solicitação e recebe o produto/serviço contratado depois.

O processo de antecipação será feito junto a BTG Pactual, dessa forma, tanto o fornecedor quanto o cliente Mega poderão acompanhar as negociações através da plataforma do BTG Pactual, conforme as regras e contrato em vigência entre eles. Nesse sentido, o objetivo é possibilitar que através da Plataforma BTG o fornecedor tenha um controle dos seus recebíveis junto ao Mega Empresarial.

BTG Pactual: o que é?

O BTG Pactual é um banco de investimentos brasileiro e da América Larina, que oferece soluções para clientes de pessoa física e jurídica.

Viabilizará, em parceria com a Senior, a antecipação de fornecedores, possibilitando antecipar as notas fiscais que seriam pagas no futuro, sem a criação de novas dívidas ou empréstimos e, sem a cobrança de IOF.

wiipo: o que é?

A wiipo é uma fintech criada pela Senior para se conectar ao ecossistema de soluções de gestão, simplificando as operações financeiras das empresas.

Por ser uma fintech, ela oferece serviços financeiros integrados aos sistemas de gestão para emissão de boletos, adiantamento de recebíveis e concessão de crédito consignado.

Benefícios no uso do Risco Sacado

Para o sacadoPara o cedente (fornecedor)
  • Facilita as negociações;
  • Aumenta os prazos de compras;
  • Otimiza o fluxo de caixa;
  • Traz autonomia para escolher fornecedores e quais notas serão antecipadas;
  • Totalmente integrado ao ERP Mega.
  • Maior poder de negociação;
  • Crédito com taxas acessíveis;
  • Taxas dinâmicas e negociáveis, maximizando o ganho em cada transação;
  • Redução do endividamento bancário;
  • Mais dinheiro em caixa no menor prazo (D + 0);
  • Processo automatizado;
  • Liberdade e facilidade para negociar.

Pré-requisitos para uso do Risco Sacado

A seguir estão descritas as configurações/parametrizações necessárias para o uso da funcionalidade de Risco Sacado, no módulo Financeiro do Mega Empresarial.

Ativação do serviço com o parceiro

Antes de utilizar a solução, entre em contato com a Plataforma BTG para ativar o serviço de antecipação e, criar um usuário de acesso.

Parametrização do Agente Fornecedor

Na tela de Cdastro de fornecedores serão apresentadas as informações de todos os fornecedores cadastrados no módulo Financeiro. Por meio dela é possível indicar quais fornecedores podem ter seus títulos negociados juntos a BTG Pactual.

Atenção

Antes de efetuar o cadastro, certifique-se junto ao atendimento se o Fornecedor já está habilitado na Plataforma BTG. Caso contrário os títulos do Fornecedor não serão tratados na Plataforma BTG

Só poderão ser parametrizados e selecionados para tratativas de negociação de antecipação os fornecedores que são pessoa jurídica.

Para registrar quais fornecedores negociarão os títulos pela Plataforma BTG:

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Contas a Pagar > Antecipação de Pagamento > Cadastro de Fornecedores;
  2. Acesse a guia Fornecedores Disponíveis;
Imagem
  1. Marque a caixa de seleção referente aos fornecedores para os quais deseja indicar que tenha seus títulos negociados junto ao BTG Pactual.
  2. Clique em Registrar Fornecedor.

Ao marcar, o fornecedor será migrado automaticamente para a guia Fornecedores Selecionados e, a partir desse momento, os novos Títulos (NF) serão enviadas automaticamente para jornada de negociação junto a BTG Pactual.

Imagem

Atenção

Os títulos registrados no Contas a Pagar anterior a data desse cadastro não serão considerados para envio. Portanto, serão enviados apenas os títulos registrados após a realização desta parametrização.

Parametrização do Tipo de documento

Ao realizar a parametrização do Agente Fornecedor, todos os tipos de documentos do Contas a Pagar serão automaticamente enviados para negociação junto ao BTG Pactual.

Atenção

Os boletos serão enviados, mas não serão elegíveis para negociação da antecipação.

Atenção

  • Não há custo de licenciamento e taxa de implementação;
  • Será cobrada taxa do serviço de operacionalização da Plataforma;
  • Será feita cobrança por transação e, a taxa cobrada é negociada entre o fornecedor e o BTG Pactual.

Fluxos do processo de antecipação

A seguir, está exemplificado um fluxo do processo de antecipação a partir da integração ERP Mega e Plataforma BTG Pactual.

Contexto: Quando o fornecedor faz uma venda a prazo e emite uma nota fiscal a pagar para o comprador, a partir do momento em que a nota fiscal foi lançada no sistema, o direito a receber do fornecedor pode ser antecipado, se ele estiver de acordo.

Entenda o fluxo de antecipação

Imagem

Fluxo para ativação da funcionalidade de Risco Sacado
  1. Aivação do serviço junto a Plataforma BTG (Ativação do serviço junto ao parceiro);

A Plataforma BTG deve ser acionada para ativação do serviço, geração do usuário e senha de acesso e, definição de campos para habilitar o uso do sistema.

  1. Parametrização da integração(Parametrização do agente fornecedor e Parametrização do tipo de documento);

Momento em que é feito as parametrizações necessárias para o uso da funcionalidade no Mega ERP para habilitar a integração das notas fiscais junto a Plataforma BTG.

Fluxo recorrente das antecipações
  1. Compra é realizada com o fornecedor;
  2. O serviço/produto é entregue ao cliente;
  3. Cadastro da NF no Mega ERP;

Os documentos/faturas serão enviados a Plataforma BTG com base na parametrização realizada.

  1. Ocorre a sicronização das informações na Plataforma BTG;
  2. Fornecedor visualiza todas as NFs em seu portal;
  3. Fornecedor solicita a antecipação das NFs;

O fornecedor (cedente) solicita a antecipação de seus recebíveis pendentes na Plataforma BTG. Por sua vez, o sacado avalia as solicitações de antecipação para aprová-las, conforme a disponibilidade de crédito (próprio ou de terceiros).

  1. Atualização das informaçãoes de antecipação no Mega ERP;

O Mega ERP recebe as solicitações aprovadas para processá-las, aplicando os descontos e a nova data de vencimento ou gerando um título para pagamento ao banco, de acordo com o tipo de operação de crédito usada. Nesta etapa, o sacado e o cedente podem monitorar as solicitações e antecipações pela Plataforma BTG.

  1. Pagamento antecipado direto ao fornecedor.

O sacado pode monitorar o status de integração dos títulos, as antecipações processadas e impedimentos na integração direto no Mega ERP.

Fluxo operacional da jornada de negociação

Imagem

O que você pode fazer:

Realizar a antecipação de uma título/documento

O passo a passo descrito a seguir apresenta como realizar o lançamento e antecipação de um título/documento. Antes de realizar a antecipação de um título/documento:

Saiba informações importantes para este processo:
  • Documentos/faturas de Previsão, Adiantamentoe** Boletos não serão elegíveis** para Antecipação;
  • O título não precisará estar aprovado para ser enviado a Plataforma BTG;
  • A liquidação dos títulos ocorrerão apenas por transferência bancária (não será válido Pix nem Boleto);
  • Boletos serão enviados para Plataforma BTG, mas não será elegível para negociação. Esta informação servirá apenas para o Controle de recebíveis pelo fornecedor.

Atenção

Para manter a integridade do título, se houver alterações nas informações listadas abaixo, elas deverão ser informadas para a Plataforma BTG durante toda jornada de negociação.

  • Alteração de saldo;
  • Prorrogação;
  • Status do documento,
  • Campo Forma de Pagamento.

Para realizar a antecipação de um título/documento:

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Contas a pagar > Contas a pagar;
  2. Realize o lançamento de um documento no Contas a Pagar;

Ao gravar o respectivo lançamento, estando elegível para antecipação, o mesmo constará na guia Enviados e, ficará aguardando o processamento pela Wiipo para ser transmitido para negociação junto a Plataforma BTG.

Consultar documentos durante o processo de negociação

É possível visualizar e monitorar dinamicamente os lançamentos para negociação junto a Plataforma BTG, assim como seu retorno, bem como situações de erros estornos ocorridos. Para isso, foram disponibilizadas três guias de consulta: Enviados, Antecipados e, Estornados/Erros.

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Contas a Pagar > Antecipação de Pagamento > Consulta de Lançamentos.
  2. Utilize os campos de filtros disponíveis para localização dos lançamentos:
    • Agente: Indique o fornecedor que solicitou a negociação de antecipação para obter todos os lançamentos relacionados a ele.
    • Prorrogado: Indique um período que abrange a data de vencimento do título original (AP) que deseja consultar.
  3. Clique em Filtrar.

Entenda os resultados para cada tipo de consulta realizada:

Guia Enviados

Nesta guia serão apresentadas as informações dos Títulos Originais (AP) que deram origem a jornada de Risco Sacado, todas elas originadas na tela de Contas a Pagar.

Uma vez que o título esteja em Enviados, significa que foi enviado a Plataforma BTG e aguarda o retorno da referente a negociação na condição de Antecipado ou Cancelado por não ter sido negociado.

Imagem

As informações exibidas para os títulos localizados, são:

  • Agente: O código do fornecedor.
  • Nome: O nome do fornecedor.
  • AP: O número da Autorização de Pagamento.
  • Tipo docto: O tipo de documento financeiro relacionado ao lançamento.
  • Documento e Parcela: O número do respectivo documento e, a parcela a que se refere.

XO número do documento e da parcela se tratam do identificador do título na Plataforma BTG. Exemplo: 45-001.

  • Prorrogado: Data de prorrogado do respectivo título.
  • Valor: É o valor do título, considerando o abatimento dos impostos gerados no ato da criação do título.
Entenda o cálculo do valor do título e seu registro no Contas a Pagar

Cálculo do título lançado:

Imagem

Registro no Contas a Pagar:

Imagem

  • Saldo: Valor do saldo em negociação enviado para Plataforma do BTG.

Sempre deverá ser o mesmo valor do Título, uma vez que não é possível realizar solicitação de antecipação parcial da parcela.

  • Complemento: Informação registrada na aba Histórico, quando houver.
  • Data status: Data e horário do efetivo envio para Plataforma BTG.
Guia Antecipados

Nesta guia serão apresentadas as informações dos títulos enviados e efetivamente negociados na Plataforma BTG.

Imagem

As informações exibidas para os títulos localizados, são:

  • Agente: O código do fornecedor.
  • Nome: O nome do fornecedor.
  • AP: O número da Autorização de Pagamento.
  • Tipo docto: O tipo de documento financeiro relacionado ao lançamento.
  • Documento e Parcela: O número do respectivo documento e, a parcela a que se refere.

XO número do documento e da parcela se tratam do identificador do título na Plataforma BTG. Exemplo: 45-001.

  • Prorrogado: Data de prorrogado do respectivo título.
  • Valor: É o valor do título, considerando o abatimento dos impostos gerados no ato da criação do título.
  • Saldo: Valor do saldo após envio para Plataforma do BTG.
  • Data negociada: Data em que a negociação foi efetivada e, houve retorno da negociação na Plataforma BTG.
  • Desconto negociado: Valor de desconto ofertado na baixa do título, se houver.
  • Valor negociado: Valor do título negociado. Esse valor considera todos os impostos pertinentes ao título original, tanto os impostos de retenção, como os impostos de baixa.

O valor Líquido de Negociação é o valor que será gerado no título para liquidação junto ao novo Cedente, Banco BTG.

Entenda o cálculo do valor líquido de negociação

Imagem

  • Data status: Data e horário do efetivo processamento da integração de retorno.
Guia Estornados/Erro

Nessa guia serão apresentados títulos nas seguintes situações:

  • Estornados: Títulos que tiverem a negociação da antecipação estornada pela Plataforma BTG.
  • Com Erros: São entendidos com títulos com erros aqueles que em que não houve transação concluída entre o Mega ERP e o Wiipo, o que impossibilita o envio do título para negociação junto a Plataforma BTG, bem como o seu retorno.
  • Cancelados: São as transações canceladas originadas no Mega ERP, independente de em que etapa do processo de negociação elas estejam.
Imagem

As informações exibidas para os títulos localizados, são:

  • Agente: O código do fornecedor.
  • Nome: O nome do fornecedor.
  • AP: O número da Autorização de Pagamento.
  • Tipo docto: O tipo de documento financeiro relacionado ao lançamento.
  • Documento e Parcela: O número do respectivo documento e, a parcela a que se refere.

XO número do documento e da parcela se tratam do identificador do título na Plataforma BTG. Exemplo: 45-001.

  • Descrição: Informa a situação que impossibilitou a integração ou negociação do título.

Atenção

Os títulos gerados e não negociados na Plataforma BTG , serão apresentados como Cancelados.

  • Observação: Informação adicional sobre o status do título.
  • Data status: Data e horário do efetivo processamento da situação.
Conferir variações no Contas a Pagar após a negociação e, após baixa

O processo de conferência das variações poderá feito após o processamento da negociação junto a Plataforma BTG.

Atenção

Os valores referentes aos Impostos Retido na Provisão, Impostos Previstos na Baixa, Pagamentos Parciais, Descontos Pertinentes a Fatura, Juros e Multas, serão tratados e apresentados exatamente como ocorrem atualmente.

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Contas a pagar > Contas a pagar;
  2. Localize o documento referente a negociação de antecipação;
  3. Acesse a guia Edição;
  4. Acesse a subguia Variações.
    • O valor de desconto tratado em negociação originado da Plataforma BTG será apresentado nos campos relacionados ao Desconto 1. E, mesmo sendo originado na Plataforma BTG, o mesmo será editável.
    • Valores de desconto não originados na Plataforma BTG serão apresentados nos campos relacionados ao Desconto 2.
Conferência após o processo de baixa

Para realizar a conferência do título negociado, acesse a guia Movimentações do respectivo título. Nela serão exibidos os movimentos correspondentes, conforme já ocorre atualmente.

Atenção

Toda e qualquer baixa deverá ser informada para Wiipo e Plataforma BTG.

Indisponibilizar um fornecedor para antecipação

É possível indisponibilizar um fornecedor, anteriormente selecionado, para antecipação. Dessa forma, ele não ficará mais elegível para efetuar antecipações.

Atenção

Ao indisponibilizar um fornecedor que havia sido selecionado, ses títulos em negociação serão automaticamente cancelados pela Plataforma BTG.

  1. Acesse o caminho: Mega Empresarial > Financeiro > Contas a Pagar > Antecipação de Pagamento > Cadastro de Fornecedores;
  2. Acesse a guia Fornecedores Selecionados;
  3. Selecione os fornecedores que deseja indisponibilizar para o processo de antecipação;
  4. Clique em Cancelar Fornecedor.

FAQ

Quais títulos/documentos não ficarão elegíveis para antecipação?

Documentos/faturas de Previsão e Adiantamento não serão elegíveis para Antecipação. Documentos que foram enviados a plataforma do BTG Pactual e que tiver código de barras gerado, caracterizando-o como boleto, também não será mais elegível e, ocorrerá o cancelamento automático do respectivo título.

O que acontece se não houver o pagamento do título até a data negociada?

Caso não ocorra o pagamento na data negociada, não ocorrerá nenhuma Movimentação Financeira para o título , e ele continuará seguindo a data de Pagamento Vencimento original.

Atenção

Nessa condição o título não poderá ser novamente negociado junto a Plataforma BTG.

Este artigo ajudou você?

Ir para o topo da página