Global Construção - Cadastros - Estruturas - Blocos
Os blocos são as construções propriamente ditas. Vários blocos podem constituir uma etapa e estas o empreendimento.
Clique para ir na Guia desejada:
GERAL

- Os primeiros 5 campos localizados na parte superior desta tela informam em qual pasta está se trabalhando. Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema.
As apropriações financeiras, contábeis e informações para os módulos de construção civil (Centros de Custo Comercial, Engenharia e Projeto) aqui definidas serão acatadas pelas estruturas inferiores a esta.
DADOS COMPLEMENTARES

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Unidades: Informa a quantidade de unidades comercializáveis que o bloco possui.
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Andares: Informa em quantos andares estas unidades estão distribuidas.
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Valor do Bloco: Informa o valor base das unidades no bloco, utilizado como base de cálculo para análise da Proposta de Venda. É necessário informar qual a Data Base deste valor no campo seguinte.
Datas
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Início e Fim da Obra: São datas informativas, utilizadas pelo Módulo Administração de Projetos no cronograma do Orçamento.
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Prazo (em dias): Campo onde mostra a quantidade de dias da data Início e data Fim.
Áreas
- Terreno: Informa à área ocupada pelo bloco no terreno.
- Construída: Informa à área total do bloco de acordo com o registro de incorporação (Lei 4591/65).
- Média: Área médias das unidades do bloco.
Custo
- Valor m²: É o custo médio de produção por unidade de área do bloco. Utilizado na análise da Proposta de Venda.
- Outros Custos: É o percentual médio das despesas indiretas (comerciais, administrativas, legais, etc) a serem atribuídas nos custos do bloco. Utilizado na análise da Proposta de Venda.
- Responsável: É o úsuário Mega responsável pela administração da cobrança do bloco.
- Endereço Próprio: Deve ser selecionada se o bloco possuir endereço diferente do empreendimento. Neste caso será exibida uma pasta para cadastrar este endereço.
- Natureza: Indica a finalidade da obra. Pode ser comercial, residencial, industrial, loteamento ou misto.
- Data de Averbação: É a data em que foi feito o registro de incorporação do bloco no registro de imóveis.
- Taxa de Administração: É a taxa cobrada sobre o valor do empreendimento quando a empresa somente administra o empreendimento.
- Taxa de Gerenciamento: É a taxa cobrada sobre o valor do empreendimento quando a empresa somente gerencia o empreendimento.
A soma das Áreas da Unidade Significativas vai determinar à área a ser utilizada na análise da Proposta de Venda.
ANDAMENTO

- Apresenta os dados sobre o andamento geral da obra. As Fases da Obra (ver Cadastro de Fases da Obra), podem ser cadastradas durante a execução, ou podem ser preenchidas todas no início.
- Cada fase possui as datas de Início e Final, percentual de conclusão e um campo para as observações sobre a execução da mesma.
- Não existe relação entre estes dados e o sistema de Administração de Projetos. Sugerimos usar esta pasta apenas para facilitar a troca de informações com os clientes quando solicitado.
Observação
No Espelho de Vendas serão apresentados os percentuais de cada fase, cadastradas na tela de edição do bloco, na guia Andamento. Nesta tela podem ser cadastradas todas as fases de andamento da obra e posteriormente alteradas caso haja necessidade.
ENTREGA

- É permitido somente inserir datas de entrega. Vale a última cadastrada, as demais ficam como histórico.
Durante a inclusão de uma nova data de entrega em um bloco, será exibida uma mensagem para confirmar o processo de ajuste das datas de vigência. Confirmando este processo e após clicar no botão Ok desta tela, o sistema realizará as seguintes operações:
- Seleciona somente os contratos (módulo Carteira de Recebíveis) de unidades e garagens, com a data de entrega cadastrada no contrato (campo Dt. Entrega) igual ao mês/ano da última data de entrega cadastrada no bloco (maior data do campo Dt.Cadastro). Considera-se a diferença entre as datas de entrega, sempre apenas os meses, sem considerar os dias.
- Dos contratos selecionados, atualiza o campo Dt.Entrega no cadastro do contrato com a nova data de entrega inserida pelo usuário.
- Dos contratos selecionados, atualiza a data de vencimento da(s) parcela(s) do tipo Conclusão com a nova data de entrega inserida pelo usuário.
- Dos contratos selecionados, todas as parcelas em aberto com correções e com o campo vincula vigência checado, atualiza a data de vigência somando a diferença em meses entre a nova data de entrega com a última data de entrega cadastrada.
- Grava a nova data de entrega inserida pelo usuário no bloco, preenchendo automaticamente o campo Dt.Cadastro com a data e hora corrente.
Observação
Este processo é irreversível. Caso tenha que corrigir as vigências, será necessário executar novamente o processo inserindo uma nova data de entrega, ou alterando as correções das parcelas manualmente.
Data de entrega anterior: 01/01/2024
Nova data de entrega: 01/03/2024
Diferença em meses entre nova data e última data: +2
Vigências das parcelas: 15/01/2024
Novas vigências após processo de alteração da data de entrega: 15/03/2024 (15/01/2024 + 2 meses)
Data de entrega anterior: 01/03/2024
Nova data de entrega: 01/02/2024
Diferença em meses entre nova data e última data: -1
Vigências das parcelas: 15/03/2024
Novas vigências após processo de alteração da data de entrega: 15/02/2024 (15/03/2024 - 1 mês)
QUADRO DE ÁREAS

- Este é o cadastro das áreas segundo a tipologia das unidades. Estas áreas devem ser cadastradas segundo o registro de incorporação.
Este cadastro é utilizado no cadastro das unidades, e em caso de estar preenchido, não haverá a necessidade de informar estes dados novamente. Se ele não existir para a tipologia estas informações deverão ser cadastradas junto com a unidade.
IMAGEM
- Mostra a imagem da etapa.
Aceita arquivos de imagem.
CROQUI
- Mostra o croqui do empreendimento.
Aceita arquivos de imagem.
OBSERVAÇÃO
- Conterá um texto com uma descrição do bloco. Pode ser usado em relatórios.
PROJETO / C. CUSTO

- A guia Projeto / C.Custo permite que sejam vinculados mais projetos e centros de custos no bloco, além daqueles que são vinculados da pasta Geral.
IPTU

Na edição ou inserção do bloco, temos a possibilidade de inserir o IPTU, através dos seguintes campos:
- Quantidade de parcelas: Indica a quantidade de parcelas que serão geradas para o exercício.
- Por Gleba: Indica se o IPTU será gerado por gleba ou individual. Caso por gleba, será utilizado o valor do IPTU cadastrado no exercício e este dividido entre as unidades do bloco, caso individual, será considerado o valor do IPTU cadastrado na unidade.
- Vencimento: Indica a data de vencimento.
- Dia útil?: Indica se o vencimento será em dias úteis ou corridos.
- Replicar Exercícios: Ao clicarmos nesse botão, o sistema abre um assistente, onde é possível selecionar os blocos para os quais os exercícios do IPTU serão replicados.
- Cadastro: Indica a data em que o exercício foi cadastrado.
- Exercício: Ano de exercício do IPTU.
- Valor Total do IPTU: Valor a ser dividido entre as unidades do bloco.
CAMPOS ESPECÍFICOS
- O sistema abrirá uma tela onde será mostrado campos previamente definidos. Estes campos poderão ser informações adicionais para complementar o cadastro de Estruturas. Esta opção também está disponível para o cadastro de Empreendimento, Unidade e Garagem.
O que você pode fazer:
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Clique no botão + Inserir;
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Selecione Inserir um buadra a partir de outro.

Na cópia de um bloco serão capturados os seguintes campos:
- Fração Ideal das unidades do bloco.
- Tx. Administração.
- Tx. Gerenciamento.
- Áreas da Unidade Significativas para a Análise da Proposta.
- Datas de Início e Fim da Obra.
- Parâmetros de contabilidade.
As informações do Andamento, Entrega, Investidores não foram incluídos na cópia por se tratarem de informações individuais de cada quadra.