Regras do PIS/COFINS
Geração de XML e Cálculo de PIS/COFINS (NT007)
A geração do arquivo XML e o cálculo dos impostos estão estruturados para atender às regras exigidas na NT007, com relação às tags de PIS e COFINS [1].
A seguir, estão detalhadas as parametrizações necessárias e as regras de comportamento do sistema.
Configurações de Parâmetros
O sistema permite determinar se os valores calculados para os impostos sofrerão arredondamento ou se serão truncados [2].
- Local: Fiscal > Configurações Globais > Tributos > Parâmetros [2, 3]
- Campos de controle:
- Arredondamento PIS: Define a regra de arredondamento ou truncamento aplicável ao valor do PIS [1].
- Arredondamento COFINS: Define a regra de arredondamento ou truncamento aplicável ao valor da COFINS [1].
Emissão de Nota Fiscal e Regras de Preenchimento do XML
A aplicação das regras de cálculo de impostos e a respectiva geração do XML são realizadas no momento do faturamento [2, 3].
- Local: Fiscal > Faturamento > Emitir Nota Fiscal [3]
A lógica de preenchimento das tags no arquivo XML obedece à seguinte distribuição:
- Impostos Devidos: Os valores referentes ao imposto devido são preenchidos nas respectivas tags individuais de PIS e COFINS no XML [2].
- Impostos Retidos: Os valores referentes ao imposto retido são somados e preenchidos na tag de CSLL [2].
English
Español

English
Español

