Campos customizados - Admissão Digital

Campos customizados são campos personalizados que você pode criar e adicionar aos convites de pré-admissão da Admissão Digital.

Com esses campos, você pode incluir no convite as informações que o seu RH precisa solicitar aos novos colaboradores e que não estão presentes no convite padrão do sistema.

Esta documentação explica como criar campos customizados para usar no sistema da Admissão Digital. Para informações gerais o recurso de campos customizados da senior X Platform, veja a documentação completa do recurso no manual da plataforma.

Como criar campos customizados no sistema da Admissão Digital

  1. Acesse a senior X Platform usando uma conta que tenha permissões de administrador.
  2. Acesse o menu: Tecnologia > Customização > Campos.
  3. Procure pelo domínio hcm na lista ou use o campo de pesquisa para encontrá-lo.
  4. No domínio hcm, procure pelo serviço onboarding. Com esse serviço é possível gerenciar os campos customizados do sistema da Admissão Digital, agrupados por entidade. As entidades representam grupos de informações, como company (empresa), bankAccount (conta bancária), entre outros.
  5. Clique no botão Entidade ao lado da entidade que você quer alterar. Será apresentada a tela onde é possível criar, editar, excluir ou inativar os campos relacionados a ela.

Observações

Como criar entidades personalizadas para agrupar campos customizados

  1. Acesse a senior X Platform usando uma conta que tenha permissões de administrador.
  2. Acesse o menu: Tecnologia > Customização > Campos.
  3. Procure pelo domínio hcm na lista ou use o campo de pesquisa para encontrá-lo.
  4. No domínio hcm, procure pelo serviço onboarding. Com esse serviço é possível gerenciar os campos customizados do sistema da Admissão Digital, agrupados por entidade.
  5. Procure pelas três entidades especiais customEntityOne, customEntityTwo e customEntityThree:



    Estas três entidades representam agrupadores, que aparecerão nas configurações do modelo de convite, na guia Outros:

  6. Para cada entidade especial — customEntityOne, customEntityTwo e customEntityThree — clique no botão Entidade. Será apresentada a tela para incluir novos campos na entidade selecionada, bastando clicar em Novo e adicionar os campos que quiser:



    Assim, os campos adicionados na entidade serão exibidos no agrupador correspondente da guia Outros, no modelo de convite.

Exemplo — passo a passo

Neste tutorial, vamos explicar como criar campos customizados para permitir que o colaborador informe cursos adicionais que ele concluiu e anexe o certificado desses cursos.

1. Acesse o serviço onboarding na tela de campos customizados

Na plataforma senior X, acesse o menu: Tecnologia > Customização > Campos. Lembre-se que esse menu fica habilitado somente para o administrador do sistema ou alguém com permissões equivalentes.

Na tela de customização de campos, procure pelo domínio hcm e expanda o agrupador do serviço onboarding:

2. Escolha a entidade onde quer adicionar os campos

Cada entidade representa um grupo de informações da tela de pré-admissão.

Neste tutorial, vamos adicionar os campos no grupo de informações complementares do colaborador.

Este grupo é representado pela entidade personalComplementary. Então, procure-a na lista e clique em Entidade:

3. Adicione os novos campos na entidade

Ao acessar a tela de alguma entidade, você pode notar que ela já apresenta alguns campos. Esses são campos padrão do sistema, que ficam protegidos contra qualquer tipo de edição e são identificados por um cadeado ().

Para criar o primeiro campo customizado, clique em Novo:

Será apresentada a tela onde você pode fazer todas as definições do campo.

Vamos configurar apenas os seguintes dados, que são essenciais para este tutorial:

Crie três campos, conforme os exemplos a seguir:

Campo 1 - Campo para o colaborador dizer se possui algum curso complementar

Campo 2 - Campo para o colaborador informar o nome do curso

Campo 3 - Campo para o colaborador anexar o certificado ou diploma do curso

Nota

Depois de criar os campos, lembre-se de clicar em Salvar na tela da entidade para gravar as informações. Se você criar os campos e fechar a tela sem salvar, suas alterações serão perdidas.

4. Tudo pronto! Veja os campos que você criou

Se você seguiu os passos corretamente até aqui, já poderá ver os três campos que foram criados.

Para isso, acesse os detalhes de uma pré-admissão qualquer. Em Dados pessoais, expanda o agrupador Complementares:

Dentro do agrupador, os novos campos estarão identificados como campos customizados:

Dessa forma, sempre que você enviar um convite de pré-admissão, o novo colaborador terá a opção de informar um curso complementar e anexar o certificado de conclusão.

Nota

Você pode reordenar os campos customizados que criou, para que eles apareçam na ordem que você quiser. Basta arrastar e soltá-los no modelo de convite. No entanto, não é possível reordenar os campos nativos (padrão) da Admissão Digital.

Integrar campos customizados da Admissão Digital com o Gestão de Departamento Pessoal

Para integrar os campos customizados entre os dois sistemas, é preciso criá-los com o mesmo ID (identificador), dentro das entidades que são equivalentes entre eles.

Veja os passos:

  1. Acesse a senior X Platform usando uma conta que tenha permissões de administrador.
  2. Acesse o menu: Tecnologia > Customização > Campos.
  3. Procure pelo domínio hcm na lista ou use o campo de pesquisa para encontrá-lo.
  4. No domínio hcm, procure pelo serviço onboarding (que é da Admissão Digital) e pelo serviço payroll (do Gestão de Departamento Pessoal).

    Com esses serviços é possível gerenciar os campos customizados dos dois sistemas, agrupados por entidades.
  5. Para que o campo seja integrado entre os dois sistemas, faça o seguinte:
    • Crie o campo nos dois serviços, usando a entidades que são equivalentes entre eles (veja a tabela de equivalência a seguir).
    • Preencha o mesmo ID do campo em ambas as entidades.

Quer conferir na prática como customizar campos da Admissão Digital? Então, confira este vídeo que transmitimos no YouTube, onde mostramos a funcionalidade na prática: Talk de Produto | Admissão digital: Adaptando os campos da Admissão Digital para o processo da minha empresa!

Este artigo ajudou você?