Validação por OCR - Admissão Digital
Atualmente, considerando o tempo como nosso recurso mais precioso, buscar por praticidade e otimização dos processos é fundamental.
A Admissão Digital, sempre atenta a todos os detalhes das jornadas de RH e candidatos, dispõe de uma incrível ferramenta que possibilita poupar até 70% de tempo para convertê-lo em produtividade na validação de documentos: a validação por OCR - Optical Character Recognition (Reconhecimento óptico de caracteres, em português).
De forma automática, o OCR realiza a leitura dos arquivos de imagem fornecidos e compara-os com os campos preenchidos no sistema — seja para que o futuro colaborador certifique-se de que preencheu corretamente todos os campos necessários, seja para poupar o tempo investido pelo RH realizando a conferência dos dados informados.
Jornada de pré-admissão
Com a implementação do OCR, a pré-admissão não mudou seu fluxo ou funcionamento — portanto, os processos descritos no item Pré-admissões da documentação Cadastros, convites e pré-admissões da Admissão Digital foram aprimorados, e não alterados, pelo novo recurso.
Está sem acesso ao novo recurso de OCR - Optical Character Recognition? Não se preocupe: basta contatar o seu executivo de contas para receber orientações e passar a desfrutar de toda a produtividade que essa tecnologia proporciona! Ou clique no banner abaixo e saiba mais:
Recursos Humanos
Quando o novo colaborador salvar o cadastro de suas informações, o RH pode visualizá-las na tela de Pré-admissões > aba Em validação antes de finalizar o processo. Essa validação também conta com o recurso de OCR — que confere para o RH, automaticamente, se as informações preenchidas pelo colaborador estão de acordo com documentos que foram por ele enviados.
Para analisar a validação realizada pelo recurso, acesse:
- XPlatform > Gestão de Pessoas | HCM > Admissão Digital > Pré-admissões > aba Em validação
Na tabela apresentada nesta tela, a coluna Validação por OCR permite que o RH visualize, em porcentagens, o progresso dos documentos que foram validados pelo recurso:
Todas as colunas — exceto pelas Mensagens e Ações — podem ser ordenadas da forma que, visualmente, melhor atenda a organização do RH.
Clicar nas porcentagens da coluna Validação por OCR ou no botão Ações > opção Detalhar abrirá a janela Resumo de validação por OCR da pré-admissão. Nessa janela, serão apresentadas todas as informações validadas com sucesso e seu percentual de completude; bem como aquelas que precisam ser avaliadas pelo RH, ou seja, que estão com o status Incompleto:
Ainda na janela de Resumo de validação por OCR da pré-admissão, o botão Ver detalhes levará o usuário para a tela de Detalhes da pré-admissão, com as seguintes abas:
- Pendentes: Exibe todos os documentos que não foram validados por OCR, sinalizando em vermelho quais campos o recurso não conseguiu verificar:
- Validados: Exibe todos os documentos em que o OCR teve êxito em sua verificação:
Importante
- Conforme imagens de exemplo acima, as abas Pendentes e Validados exibem os documentos de acordo com o que foi selecionado na lateral esquerda da tela: Dados pessoais, Documentos, Ficha familiar, etc., sem listar de forma unificada todos os documentos do processo de pré-admissão. Portanto, certifique-se de verificar as pendências de cada categoria de forma individual.
- Ainda que o recurso de OCR não tenha validado os documentos, é possível fazê-lo manualmente;
- Os documentos que foram validados automaticamente são identificados como tendo passado pelo OCR. Já no caso de validação manual pelo usuário, o registro apresentará o nome da pessoa responsável pela validação. Em ambos os casos, os registros fornecem informações sobre o dia e a hora da validação;
- Ao finalizar todo o processo de conferência dos documentos — validados por OCR ou manualmente — basta seguir com o fluxo normal de pré-admissão de candidatos, conforme demonstrado pela documentação Cadastros, convites e pré-admissões.