Cards do Ponto - Meu Analytics
Importante
- Todos os cards do Analytics estarão disponíveis conforme as configurações de permissão dos usuários e as configurações dos cards em Painéis. As informações apresentadas consideram a aplicação do filtro, múltiplos contratos e, caso possua, abrangência.
- Para o módulo Gestão de Remuneração, é obrigatório o cadastro de política salarial para a empresa e filial do gestor que está consultando o analytics.
Estes cards são acessados em: Analytics > Meu Analytics.
Importante
Os cards estarão disponíveis de acordo com a versão do sistema Gestão de Pessoas | HCM, módulo Gestão do Ponto, em que o card foi disponibilizado.
Jornada de hoje
Apresenta o andamento da jornada do colaborador no dia, como horas trabalhadas e previsão de saída. Ao clicar no card é direcionado para tela com mais detalhes sobre a jornada.
Pendências de acerto
Apresenta o total de pendências de acerto de ponto do colaborador no período da competência. Quando houver acertos pendentes, ao clicar no card, você será direcionado para a tela que permite realizar o acerto do ponto do colaborador.
Horas
Total de horas
Apresenta um resumo de horas no período da competência com as seguintes situações: horas trabalhadas, horas não trabalhadas e horas extras.
Tipos de horas consideradas
- Horas Trabalhadas
- Horas Faltas
- Afastamentos
- Horas Extras
As horas são consideradas conforme a definição das situações da tela Situações da apuração (FR060DSI) em: Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Definições > Situações:
- Faltas : todas as situações da guia Ausências, inclusive com a complementar.
- Extras: todas as situações da guia Extras, inclusive com a complementar. Considera também as situações de Separação com a complementar.
- Trabalho: a Situação de Trabalho da guia Gerais com a complementar.
- Afastamentos: a Situação Licença Remunerada Férias da guia Gerais.
Totalização das horas
- Horas trabalhadas: "01 - Trabalhando" ou "13 - Aviso Prévio Trabalhado";
- Faltas: "15 - Faltas";
- Afastamentos:
- "2 - Férias";
- "3 - Auxílio doença";
- "4 - Acidente Trabalho";
- "5 - Serviço Militar";
- "6 - Licença Maternidade";
- "7 - Demitido";
- "8 - Lic. s/ remuneração";
- "9 - Lic. Rem. p/ Empresa";
- "10 - Lic. Rem p/ Funcion.";
- "11 - Licença Paternidade";
- "12 - Férias Coletivas";
- "14 - Atestado";
- "19 - Auxílio Maternidade INSS";
- "21 - Férias Gozadas já Adiantadas";
- "23 - Acidente Trabalho 15 Dias";
- "24 - Maternidade Empresa Cidadã".
- Extras: situações com o tipo "16 - Horas Extras";
As situações com o tipo "Outros" não são consideradas no gráfico.
Colaboradores considerados
O gráfico e a visualização analítica das horas consideram colaboradores ativos e, também, colaboradores que estão demitidos.
Atenção
Os cards Total de Horas e Média de Horas consideram os colaboradores demitidos, enquanto o card Horas extras no período de apuração não considera colaboradores demitidos.
Para evitar informações divergentes, é possível desabilitá-los separadamente. Esta configuração é feita em Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis:
- Para desabilitar o card Horas extras no período da apuração, basta remover o recurso res://senior.com.br/analytics/hcm/time/overtimeCalculationPeriod;
- Já para desabilitar o card Total de horas, remova o recurso res://senior.com.br/rh/ponto/analytics/manager/time/total.
Para mais informações, acesse Papéis e permissões - Gestão do Ponto ou a documentação Papéis e permissões - Painel de Gestão.
Banco de Horas
Saldo
Apresenta a quantidade de horas totalizadas no último dia de apuração da competência. Ao clicar no card é exibido o extrato dos lançamentos do colaborador de acordo com a opção selecionada (positivo ou negativo).
- Positivo: quantidade de horas positivas de saldo do banco de horas.
- Negativo: quantidade de horas negativas de saldo do banco de horas.
Projeção de horas
Apresenta a projeção com total de horas a pagar e a descontar nos próximos seis meses, seguindo a parametrização do cadastro do banco de horas.
Incidentes
Justificativas
Apresenta a quantidade de incidentes gerados conforme seu status: "Não justificadas", "Pendentes com gestor", "Recusadas" e "Aceitas".
Importante
Quando utilizados os Cards do Gestão do Ponto por dentro da plataforma, ocorre o erro 404. Para que este erro não ocorra, acesse o caminho:
- Acesse o menu Tecnologia e em seguida a opção por tenant;
- Em domínios e Serviços, pesquise por HCM;
- Pesquise no filtrar serviços por Ponto, clique no editar, informe os campos: URL do frontend on-premise e URL do backend on-premise.
Acessando a URL https://<servidor>/gestaoponto-frontend:
- URL do frontend on-premise: https://<servidor>/gestaoponto-frontend
- URL do backend on-premise : https://<servidor>
Acessando o sistema pela URL https://<servidor>:8080/gestaoponto-frontend:
- URL do frontend on-premise: https://<servidor>:8080/gestaoponto-frontend
- URL do backend on-premise : https://<servidor>:8080