Gestão de Pessoas - senior X - Manual do Usuário > Analytics > Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

Saúde e Segurança do Trabalho (SST) - Analytics do RH e Gestor

Os analytics de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) ajudam o RH e gestores a acompanharem a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente profissional. Com os analytics de SST, a empresa:

O acompanhamento é feito por meio da análise de métricas sobre acidentes de trabalho, EPI (Equipamento de Proteção Individual), treinamentos SST e ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).

Você conhece nossa ferramenta de geração de indicadores de Saúde e Segurança do Trabalho – SST? Com ela, você pode monitorar, melhorar e comunicar o gerenciamento de riscos ocupacionais de sua empresa! Para saber mais, acesse a página de cadastro do People Analytics de SST e preencha o formulário.


Pré-requisitos


Como acessar os analytics de SST

Depois de gerar os dados de SST no HCM XT, eles são integrados para a XPlatform e você poderá consultá-los nas telas de analytics de SST.

As telas de analytics de SST são acessadas em locais diferentes da XPlatform, dependendo do perfil que estiver acessando:


Dados apresentados nos analytics de SST

Os dados que podem ser acompanhados nos analytics de SST são:

Para o RH, os analytics mostram um panorama global da empresa com os dados de todos os colaboradores. Já para o gestor, uma abrangência é aplicada para apresentar apenas os dados sobre seus liderados.

As telas de analytics de SST têm filtros avançados gerais para todos os dados apresentados, além de filtros específicos para cada tipo de assunto.

ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)

Os analytics de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) possibilitam a consulta da situação de exames periódicos dos colaboradores, facilitando a gestão do RH sobre atestados pendentes ou que precisam de atenção. Esses atestados devem ser emitidos para comprovar a aptidão do trabalhador para exercer suas funções.

Os atestados médicos são parte fundamental da gestão de segurança e medicina ocupacional. Além de serem importantes para a manutenção da saúde e bem-estar dos trabalhadores, esses atestados servem para reportar os exames realizados para o eSocial, por meio do evento S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador), assegurando que a empresa está cumprindo com as exigências legais da área de SST.

O envio correto desses dados ao eSocial proporciona a transparência necessária para a fiscalização das condições de trabalho e da saúde dos trabalhadores, permitindo a identificação precoce de possíveis doenças relacionadas ao trabalho e o acompanhamento da efetividade das ações preventivas implementadas.

A tela de analytics de ASO contém as seguintes informações:

Analytics de SST - tela de listagem dos atestados e exames periódicos

Nota

Se você precisa de mais detalhes sobre os atestados, você pode consultá-los no módulo Segurança e Medicina do HCM XT, pelo menu: Medicina > Consultas > Atestados (FRHISATE).

Acidentes

Os analytics de acidentes mostram quem são os colaboradores da empresa que têm ocorrências de acidentes de trabalho. A gestão sobre os acidentes é indispensável para o envio correto para o eSocial, por meio do evento S-2210 (Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT). A CAT é obrigatória e deve ser registrada sempre que um acidente de trabalho ou de trajeto ocorrer, ou que houver a ocorrência de doenças ocupacionais.

Essa comunicação é crucial para proteger os direitos do trabalhador, pois permite o reconhecimento do acidente ou doença ocupacional e o consequente acesso ao auxílio-acidente e outros benefícios relacionados.A empresa também se protege ao formalizar o evento, demonstrando que cumpriu com suas responsabilidades legais e que adotou as medidas necessárias para garantir a segurança dos colaboradores.

A tela de analytics de acidentes contém as seguintes informações:

Analytics de SST - tela de listagem dos acidentes de trabalho

EPI (Equipamento de Proteção Individual)

Os analytics de EPI mostram dados que facilitam a gestão dos equipamentos aos colaboradores da empresa. Os equipamento de proteção são essenciais para resguardar os colaboradores contra possíveis exposições a agentes de risco, como agentes físicos, químicos e biológicos, que podem afetar a saúde do trabalhador.

O controle sobre os fatores de risco existentes na empresa e a correta gestão dos EPIs são necessários para cumprir as normas regulamentadoras de segurança. Empresas que não registram adequadamente esses fatores podem enfrentar sérias consequências legais, como multas e processos trabalhistas, além de prejudicar a saúde e segurança dos colaboradores.

A tela de analytics de EPI contém as seguintes informações:

Analytics de SST - tela de listagem dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Treinamentos

Os analytics de treinamentos permitem acompanhar os registros de treinamentos SST realizados pelos funcionários. Esses dados ajudam a empresa a analisar a necessidade de investimentos em capacitação, pois mostram o nível de aderência dos colaboradores aos treinamentos disponibilizados. Ainda, ao cruzar os analytics de treinamentos com indicadores de produtividade e acidentes no local de trabalho, é possível identificar oportunidades para melhorar processos e prevenir a ocorrência de acidentes na organização.

A tela de analytics de treinamentos contém as seguintes informações:

Analytics de SST - tela de listagem dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Este artigo ajudou você?