Saúde e Segurança do Trabalho (SST) - Analytics do RH e Gestor
Os analytics de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) ajudam o RH e gestores a acompanharem a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente profissional. Com os analytics de SST, a empresa:
- encontra indicadores de SST aplicados à gestão de pessoas;
- identifica comportamentos e padrões;
- antecipa tendências e suporta decisões mais assertivas.
O acompanhamento é feito por meio da análise de métricas sobre acidentes de trabalho, EPI (Equipamento de Proteção Individual), treinamentos SST e ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).
Pré-requisitos
- Ter contratado e implantado os seguintes produtos:
- Gerar os dados de SST pela tela Geração de Informações Analytics SeniorX (FRINFDAS) — HCM XT, módulo Segurança e Medicina
Como acessar os analytics de SST
Depois de gerar os dados de SST no HCM XT, eles são integrados para a XPlatform e você poderá consultá-los nas telas de analytics de SST.
As telas de analytics de SST são acessadas em locais diferentes da XPlatform, dependendo do perfil que estiver acessando:
- Perfil RH: Gestão de Pessoas | HCM > Meu Analytics > botão
- Perfil Gestor: Gestão de Pessoas | HCM > Analytics > Analytics da equipe > guia Saúde e segurança
- Ao acessar com um perfil de Gestor, somente os totalizadores serão exibidos. Para acessar a tela com as informações completas de SST, o gestor deve clicar em Ver detalhes.
- A visão padrão do perfil de Gestor mostra somente os liderados diretos, mas é possível usar os filtros avançados da tela para exibir todos os liderados (diretos e indiretos).
Dados apresentados nos analytics de SST
Os dados que podem ser acompanhados nos analytics de SST são:
- ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)
- Acidentes de trabalho
- EPI (Equipamento de Proteção Individual)
- Treinamentos
Para o RH, os analytics mostram um panorama global da empresa com os dados de todos os colaboradores. Já para o gestor, uma abrangência é aplicada para apresentar apenas os dados sobre seus liderados.
As telas de analytics de SST têm filtros avançados gerais para todos os dados apresentados, além de filtros específicos para cada tipo de assunto.
ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)
Os analytics de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) possibilitam a consulta da situação de exames periódicos dos colaboradores, facilitando a gestão do RH sobre atestados pendentes ou que precisam de atenção. Esses atestados devem ser emitidos para comprovar a aptidão do trabalhador para exercer suas funções.
Os atestados médicos são parte fundamental da gestão de segurança e medicina ocupacional. Além de serem importantes para a manutenção da saúde e bem-estar dos trabalhadores, esses atestados servem para reportar os exames realizados para o eSocial, por meio do evento S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador), assegurando que a empresa está cumprindo com as exigências legais da área de SST.
O envio correto desses dados ao eSocial proporciona a transparência necessária para a fiscalização das condições de trabalho e da saúde dos trabalhadores, permitindo a identificação precoce de possíveis doenças relacionadas ao trabalho e o acompanhamento da efetividade das ações preventivas implementadas.
A tela de analytics de ASO contém as seguintes informações:
- Totalizadores: mostram o número total de exames que estão em dia ou vencidos.
- Lista de colaboradores: lista de colaboradores e sua situação em relação aos exames, incluindo o local de trabalho, vencimento do ASO periódico, data do último exame e data de agendamento para convocação de exames.
- Filtros: filtro para apresentar todos os colaboradores ou somente aqueles que estão com o exame em dia ou vencido.
- Busca: campo de pesquisa para procurar registros de colaboradores específicos na lista.
Nota
Se você precisa de mais detalhes sobre os atestados, você pode consultá-los no módulo Segurança e Medicina do HCM XT, pelo menu: Medicina > Consultas > Atestados (FRHISATE).
Acidentes
Os analytics de acidentes mostram quem são os colaboradores da empresa que têm ocorrências de acidentes de trabalho. A gestão sobre os acidentes é indispensável para o envio correto para o eSocial, por meio do evento S-2210 (Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT). A CAT é obrigatória e deve ser registrada sempre que um acidente de trabalho ou de trajeto ocorrer, ou que houver a ocorrência de doenças ocupacionais.
Essa comunicação é crucial para proteger os direitos do trabalhador, pois permite o reconhecimento do acidente ou doença ocupacional e o consequente acesso ao auxílio-acidente e outros benefícios relacionados.A empresa também se protege ao formalizar o evento, demonstrando que cumpriu com suas responsabilidades legais e que adotou as medidas necessárias para garantir a segurança dos colaboradores.
A tela de analytics de acidentes contém as seguintes informações:
- Totalizadores: consulte um panorama geral dos registros de acidentes na empresa.
- Lista de colaboradores: lista dos colaboradores que tiveram algum registro de acidente, incluindo o local de trabalho, total de acidentes e total de dias que ficou afastado.
- Filtros: filtro para apresentar todos os acidentes ou somente alguns tipos de acidentes.
- Busca: campo de pesquisa para procurar registros de colaboradores específicos na lista.
EPI (Equipamento de Proteção Individual)
Os analytics de EPI mostram dados que facilitam a gestão dos equipamentos aos colaboradores da empresa. Os equipamento de proteção são essenciais para resguardar os colaboradores contra possíveis exposições a agentes de risco, como agentes físicos, químicos e biológicos, que podem afetar a saúde do trabalhador.
O controle sobre os fatores de risco existentes na empresa e a correta gestão dos EPIs são necessários para cumprir as normas regulamentadoras de segurança. Empresas que não registram adequadamente esses fatores podem enfrentar sérias consequências legais, como multas e processos trabalhistas, além de prejudicar a saúde e segurança dos colaboradores.
A tela de analytics de EPI contém as seguintes informações:
- Totalizadores: consulte um panorama geral dos EPIs, incluindo o número total de equipamentos e a situação de validade e vencimento deles.
- Lista de colaboradores: lista dos colaboradores que possuem algum EPI, incluindo o local de trabalho e um resumo sobre o equipamento (nome e tipo do EPI, data de entrega e data de validade).
- Filtros: os filtros possibilitam exibir todos os EPIs ou somente os EPIs em determinadas situações (válidos, a vencer ou vencidos).
- Busca: campo de pesquisa para procurar registros de colaboradores específicos na lista.
Treinamentos
Os analytics de treinamentos permitem acompanhar os registros de treinamentos SST realizados pelos funcionários. Esses dados ajudam a empresa a analisar a necessidade de investimentos em capacitação, pois mostram o nível de aderência dos colaboradores aos treinamentos disponibilizados. Ainda, ao cruzar os analytics de treinamentos com indicadores de produtividade e acidentes no local de trabalho, é possível identificar oportunidades para melhorar processos e prevenir a ocorrência de acidentes na organização.
A tela de analytics de treinamentos contém as seguintes informações:
- Totalizadores
- Horas de treinamento: soma de toda a carga horária de treinamentos realizados pelos colaboradores. (A soma é feita em minutos e apresentada em horas no totalizador.)
- Taxa de participação: percentual de colaboradores inscritos em turmas de treinamento em relação ao total de colaboradores.
- Taxa de adesão: percentual de colaboradores com pelo menos um treinamento com situação Confirmado na inscrição, em relação ao total de colaboradores.
- Eficácia: percentual de colaboradores com o resultado Aprovado nos treinamentos, em relação ao número de colaboradores inscritos. (O cálculo de eficácia considera somente os colaboradores inscritos, independentemente da situação da inscrição.)
Nota
Para o perfil de RH, o cálculo dos totalizadores considera todos os colaboradores da empresa. Para o perfil de gestor, são considerados apenas os liderados.
- Lista de colaboradores: lista dos colaboradores e sua situação em relação aos treinamentos da empresa. A lista exibe somente colaboradores que não estão demitidos, incluindo a situação da inscrição e o resultado dos treinamentos.
- Busca: campo de pesquisa para procurar registros de colaboradores específicos na lista.