Requisição de pessoal
Observação
- Conteúdo compatível com a versão atualizada do módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleção, anteriormente intitulado de Gestão do Recrutamento.
- Se a sua empresa ainda não migrou para a versão atual do módulo, acesse as regras de negócio referentes à Requisição de Pessoal na versão original.
A requisição de pessoal é realizada sempre que o Gestor objetiva aumentar o quadro de colaboradores ou substituir alguém. Caso ele não tenha permissão de cadastrar uma vaga, poderá efetuar uma requisição de pessoal e aguardar a aprovação do RH.
Fluxo macro do processo de Requisição de Pessoal
Antes de iniciar o processo de requisição de pessoal é necessário que o fluxo de aprovação esteja cadastrado e configurado, para então dar início à solicitação pelo formulário. Esse processo tem como responsáveis o Administrador do módulo e o setor de RH.
Importante
Todas as funcionalidades da tela estarão disponíveis conforme a permissão do usuário, assim como, as telas atualizadas do processo de Requisição de pessoal, alteradas para atender o ATS Gestão de Recrutamento e Seleção.
Os usuários que utilizarem as telas atualizadas, perceberão os seguintes aspectos:
- As vagas nas situações concluídas e canceladas continuarão sendo visualizadas em: ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Solicitações > Acompanhamento de processos.
- As vagas nas situações em andamento - independente do local onde tenham sido criadas - , bem como as futuras requisições de pessoal aprovadas, estarão disponíveis para o Gestor em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas. E para o RH em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Gerenciar vagas da empresa.
Cadastrar uma requisição de pessoal
O cadastramento de uma requisição de pessoal poderá ser realizada somente pelo Gestor, ou seja, somente esse papel será o Solicitante de uma nova vaga.
A solicitação de uma nova vaga poderá ser realizada em: ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Solicitações > Requisição de pessoal > botão Adicionar.
Assim que o RH aprovar ou rejeitar a requisição de pessoal, o Gestor receberá uma notificação no sistema senior X Platform e também por e-mail.
Campo Solicitante
Este é o primeiro campo a ser preenchido na requisição de pessoal. É necessário preencher o campo Solicitante, para que os campos das guias Informações e Contrato de trabalho estejam disponíveis para o preenchimento.
A apresentação das informações desse campo dependem das pemissões de usuário, conforme:
- Caso o usuário possua permissão para visualizar todos os solicitantes, serão apresentados para seleção todos os Gestores da empresa. Exemplo: RH informa um Gestor da empresa como solicitante da Requisição de pessoal.
- Caso o usuário não possua a permissão para visualizar todos os solicitantes e esteja com um contrato de trabalho selecionado, desde que ele também seja um Gestor, este contrato é atribuído ao campo Solicitante e não é permitida a alteração.
- Caso o usuário não possua a permissão para visualizar todos os solicitantes e não tenha um contrato de trabalho selecionado, o campo Solicitante permite selecionar apenas os contratos ativos do usuário logado, desde que, este usuário seja um Gestor.
Importante
Somente o Gestor poderá cadastrar uma requisição de pessoal, ou seja, somente o Gestor poderá ser o Solicitante de uma vaga.
Guia Informações
Campo Colaborador substituído
Apresenta todos os liderados diretos, indiretos, transferidos, afastados e também os colaboradores desligados que possuem data de demissão informada, conforme a hierarquia de postos do Solicitante da requisição de pessoal.
Ao selecionar um colaborador a ser substituído, os campos Posto de Trabalho, Cargo, Empresa, Estabelecimento, Departamento, Centro de custo, Escala de trabalho, serão preenchidos automaticamente, de acordo com os dados do contrato deste colaborador, trazendo informações referentes à última movimentação do colaborador substituído, registradas no módulo Administração de Pessoal.
Importante
Mesmo que um colaborador já tenha sido informado como substituído em outra Requisição de Pessoal e/ou Vaga, caso a mesma já esteja concluída, será possível selecionar o colaborador novamente em uma nova Requisição de Pessoal ou Vaga de substituição.
Ou seja, será apresentado um bloqueio na seleção do colaborador, somente se a Requisição de Pessoal e/ou Vaga na qual ele já foi informado como substituído ainda estiver em andamento.
Caso seja necessário realizar esse bloqueio para requisições de pessoal já Concluídas, é necessário realizar a ativação dos recursos para o papel do usuário que irá abrir a requisição. Acesse os papéis e permissões para realizar essa ativação.
Ainda pelo link acima é possível validar somente requisições abertas para o mesmo colaborador no mesmo posto, ou seja, será validado somente requisições (Em Andamento, Suspensas e Concluídas) para o mesmo colaborador dentro do mesmo posto de trabalho.
Campo Localidade
Neste campo será preenchido automaticamente, com base na Cidade/Estado da filial do recrutador ou da pessoa solicitante, pois, em praticamente 100% dos casos, esta é a localidade para a qual a vaga deverá ser aberta. Este comportamento também influenciará no cadastro da vaga, quando o RH for abrir uma vaga em nome de algum gestor.
Campo Quantidade de vagas
O preenchimento do campo Quantidade de vagas deve ser realizado de acordo com o motivo da abertura da vaga, as quais podem ser:
- Substituição: quando o motivo da abertura da vaga for para substituir um colaborador, este campo estará desabilitado e o valor 1 será preenchido automaticamente.
- Aumento de quadro: é possível abrir duas ou mais vagas iguais a partir de uma única requisição de pessoal. Basta informar no campo Quantidade de vagas a necessidade de aumento de quadro em valor numérico, ou seja, a partir de 1 colaborador. Mesmo que a requisição de pessoal contemple somente uma vaga, é obrigatório preencher o campo. Caso deseje limitar a requisição de pessoal por aumento de quadro a apenas 1 vaga, verifique o parâmetro "Limitar 1 posição/vaga por requisição" disponível nas configurações do tenant.
Guia Contrato de trabalho
Na guia Contrato de trabalho são apresentados os seguintes campos:
- Empresa: neste campo serão apresentadas somente as empresas que estão abaixo da hierarquia do Gestor, informado no campo Solicitante, de acordo com a hierarquia de Postos de trabalho, definida no módulo Administração de Pessoal. É necessário preencher o campo Empresa para que o campo Posto de trabalho seja habilitado.
- Posto de Trabalho: neste campo serão apresentados somente os postos que estão abaixo da hierarquia do Gestor, informado no campo Solicitante, desde que, a empresa cadastrada nas características do Posto de Trabalho seja a mesma informada no campo Empresa.
- Quadro de vagas excedido e com a permissão da empresa para continuar a ação: mesmo que o quadro de vagas do posto de trabalho já tenha atingido o limite, ainda é possível encaminhar a requisição de pessoal.
- Quadro de vagas excedido e sem permissão para continuar a ação: a empresa não permite que mais uma requisição de pessoal seja enviada, pois o quadro de vagas já alcançou o limite previsto para o posto de trabalho selecionado.
- A validação do quadro de vagas ocorrerá sempre que os campos Empresa e Posto de trabalho, da guia Contrato de trabalho e os campos Motivo e Quantidade de posições, da guia Informações, forem preenchidos pela primeira vez ou alterados posteriormente.
- A data considerada para ocorrer a validação do quadro de vagas será a data em que o solicitante cadastrou a requisição de pessoal. No entanto, quando a requisição for encaminhada para a aprovação, a data considerada para a validação do quadro de vagas será a mesma do dia em que ela foi encaminhada para a aprovação.
- Para que o saldo do Quadro de vagas esteja atualizado, as informações das requisições de pessoal, criadas ou alteradas no módulo ATS Gestão de Recrutamento e Seleção serão sempre enviadas para o módulo Gestão de Pessoas | HCM (versão 6). O processo de envio ocorrerá toda vez que uma requisição for criada, editada, cancelada, reprovada ou aprovada (considerando o último passo de aprovação). No entanto, para ocorrer a atualização do saldo é necessário que o parâmetro Habilitar a integração das Requisições de pessoal e Vagas para sistema G5 esteja habilitado. Quando o campo Departamento não estiver preenchido,o sistema determinará um valor padrão para este campo, o qual será o primeiro código de local criado para a tabela de organograma da empresa, selecionada na requisição de pessoal ou na vaga.
- Estabelecimento, Centro de Custos, Departamento: estes campos serão automaticamente preenchidos e bloqueados para alterações, apresentando informações registradas no módulo Administração de Pessoal, nas características do Posto de trabalho. Caso contrário, os campos estarão disponíveis para o preenchimento, sempre respeitando a hierarquia de postos ativa do Gestor informado no campo Solicitante.
- Cargo: se a quantidade de cargos informada nas características do Posto de trabalho for somente uma, este cargo será automaticamente preenchido e ficará bloqueado para alterações. Caso ocorra o cadastramento de vários cargos nas características do Posto de trabalho, o campo Cargo, ficará liberado para que um dos cargos configurados nas características do Posto de Trabalho seja selecionado.
- Escala de trabalho: o comportamento desse campo depende do motivo da abertura da requisição de pessoal, o qual pode ser:
- Aumento de quadro: após preencher o campo Posto de trabalho é possível optar pela escala de trabalho. Se apenas uma escala de trabalho estiver registrada nas características do Posto de trabalho, o campo Escala de trabalho será preenchido automaticamente e bloqueado para edição.
Caso nenhuma escala de trabalho tenha sido registrada nas características do Posto, ou, ainda, se houver mais de uma registrada, o preenchimento deverá ser feito manualmente, optando por uma das dez opções apresentadas ou então, pesquisando por alguma outra no campo Escala de trabalho.
- Substituição: para o motivo de substituição, vale a mesma regra: ao selecionar o colaborador a ser substituído, o campo Escala de trabalho será preenchido automaticamente e bloqueado para edição, desde que, os dados do contrato de trabalho deste colaborador estejam vinculados à característica do Posto de trabalho, registrados no módulo Administração de Pessoal.
Caso contrário, o preenchimento deverá ser feito manualmente, sendo possível escolher uma, entre as dez opções apresentadas ou então, pesquisar no campo Escala de trabalho pela opção desejada.
- Aumento de quadro: após preencher o campo Posto de trabalho é possível optar pela escala de trabalho. Se apenas uma escala de trabalho estiver registrada nas características do Posto de trabalho, o campo Escala de trabalho será preenchido automaticamente e bloqueado para edição.
- Faixa salarial: o comportamento desse campo depende da configuração feita no parâmetro Autopreenchimento da faixa salarial, dentro do serviço vacancymanagement. Para configurar o parâmetro, acesse a documentação de Configurações por tenant. O sistema utilizará os valores atuais da tabela salarial no momento da abertura da requisição de pessoal. Caso a tabela salarial seja atualizada após a abertura da requisição, os valores não serão atualizados nas requisições de pessoal que já estão abertas.
Assim que um posto de trabalho for selecionado, o sistema realizará uma validação, informando sobre a situação do quadro de colaboradores. Para isso é necessário que as configurações de integração com o Quadro de Vagas estejam habilitadas.
Importante
O parâmetro utilizado pelo sistema para identificar a Empresa não vem da característica do Posto de trabalho, mas sim do ID da hierarquia de postos (onde o próprio posto de trabalho está incluso). Após verificar essa informação, o sistema confirma a qual empresa aquela hierarquia pertence.
Neste caso, é necessário que, no módulo Administração de Pessoal, a empresa utilize a mesma estrutura de postos da empresa do solicitante e das demais empresas que já aparecem. Se a estrutura de postos for diferente, consequentemente esta empresa terá outra hierarquia, pois a hierarquia por postos é com base na estrutura de postos cadastrada na empresa.
A validação do quadro de vagas ocorre sempre que uma requisição de pessoal é criada, visualizada ou editada. Uma mensagem na tela irá informar as seguintes situações:
Também é apresentado um saldo compondo os dados do atual Quadro de colaboradores. Estes dados são oriundos do módulo Quadro de vagas do Gestão de Pessoas | HCM (versão 6), bem como as opções de alertar ou bloquear a ação de cadastrar uma requisição de pessoal, mediante autorização da empresa.
Em ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Solicitações, na guia Em andamento, das telas Acompanhamento de processos e Minhas pendências também serão apresentadas mensagens sobre o saldo do quadro de vagas, auxiliando na decisão de aprovar ou reprovar as requisições de pessoal pendentes.
Observações
Importante
- Ao solicitar uma nova requisição de pessoal é obrigatório preencher os campos Empresa, Posto de trabalho, Estabelecimento e Cargo. Caso contrário, não será possível encaminhá-la para análise e aprovação do RH.
- Enquanto o campo Empresa não for preenchido, os campos, Posto de trabalho, Estabelecimento, Cargo, Centro de Custos e Departamento ficarão desabilitados.
Guia Aderência
Na guia Aderência é possível registrar as palavras-chave (tags), bem como selecionar as categorias do currículo onde elas devem ser consideradas. As tags servirão como fonte de pesquisa e consideradas no cálculo de aderência, a fim de apresentar os candidatos mais aderentes à cada vaga. A busca das palavras-chave é realizada considerando as seguintes informações do currículo por categoria:
- Trajetória profissional: busca as palavras-chave nos textos do resumo profissional e objetivo.
- Experiência profissional: considera o nome do cargo e a descrição de cada experiência profissional.
- Formação acadêmica: o nome do curso. Por exemplo: Administração.
- Idiomas: nome do idioma. Por exemplo: inglês, espanhol, italiano.
Importante
Para garantir a apresentação dos candidatos mais aderentes à vaga, cadastre as palavras-chave de acordo com as opções que podem ser pesquisadas pelo sistema.
O cálculo de aderência é realizado considerando um montante de 100%, atribuindo a mesma porcentagem para cada palavra-chave. Por exemplo, se o Gestor optou por cadastrar 4 tags na categoria Experiência profissional, cada uma valerá 25% de um total de 100%. Assim, se o candidato tiver 2 das 4 palavras-chave, a sua aderência será de 50% para a vaga.
Caso ele tenha cadastrado tags para mais de uma categoria, como Experiência profissional e Idiomas, o total de 100% da aderência será dividido por categoria, e, da mesma forma, para a quantidade de palavras-chaves relacionadas. Desta forma, a Experiência profissional e Idiomas valerão 50% cada uma. Se cada uma destas duas categorias tiver 5 tags cadastradas, cada palavra-chave valerá 10%.
O resultado do cálculo de aderência pode ser visualizado em: Gerenciamento de vagas > Triagem > Candidatos encontrados > guia Aderência. Por padrão, os candidatos encontrados são apresentados por ordem de aderência, da maior para a menor.
Observação
A utilização da aderência no sistema não é obrigatória para a solicitação de uma requisição de pessoal.
Editar requisições de pessoal
É possível editar somente as requisições de pessoal na situação Rascunho. Para alterar a faixa salarial e demais dados das requisições em andamento pelas telas de Acompanhamento de processos e Minhas pendências é necessário que sejam configurados os passos da aprovação nos quais a alteração estará disponível.
Observação
As informações sobre as requisições de pessoal são consolidadas, independente da versão do módulo. Isso significa que o sistema apresenta os dados, na versão atualizada, considerando também o que foi informado na versão original do módulo, anteriormente intitulado de Gestão do Recrutamento.