Requisição de pessoal

Observação

A requisição de pessoal é realizada sempre que o Gestor objetiva aumentar o quadro de colaboradores ou substituir alguém. Caso ele não tenha permissão de cadastrar uma vaga, poderá efetuar uma requisição de pessoal e aguardar a aprovação do RH.

Fluxo macro do processo de Requisição de Pessoal

Antes de iniciar o processo de requisição de pessoal é necessário que o fluxo de aprovação esteja cadastrado e configurado, para então dar início à solicitação pelo formulário. Esse processo tem como responsáveis o Administrador do módulo e o setor de RH.

Importante

Todas as funcionalidades da tela estarão disponíveis conforme a permissão do usuário, assim como, as telas atualizadas do processo de Requisição de pessoal, alteradas para atender o ATS Gestão de Recrutamento e Seleção.

Os usuários que utilizarem as telas atualizadas, perceberão os seguintes aspectos:

Cadastrar uma requisição de pessoal

O cadastramento de uma requisição de pessoal poderá ser realizada somente pelo Gestor, ou seja, somente esse papel será o Solicitante de uma nova vaga.

A solicitação de uma nova vaga poderá ser realizada em: ATS Gestão de Recrutamento e Seleção > Solicitações > Requisição de pessoal > botão Adicionar.

Assim que o RH aprovar ou rejeitar a requisição de pessoal, o Gestor receberá uma notificação no sistema senior X Platform e também por e-mail.

Campo Solicitante

Este é o primeiro campo a ser preenchido na requisição de pessoal. É necessário preencher o campo Solicitante, para que os campos das guias Informações e Contrato de trabalho estejam disponíveis para o preenchimento.

A apresentação das informações desse campo dependem das pemissões de usuário, conforme:

Guia Informações

Campo Colaborador substituído

Apresenta todos os liderados diretos, indiretos, transferidos, afastados e também os colaboradores desligados que possuem data de demissão informada, conforme a hierarquia de postos do Solicitante da requisição de pessoal.

Ao selecionar um colaborador a ser substituído, os campos Posto de Trabalho, Cargo, Empresa, Estabelecimento, Departamento, Centro de custo, Escala de trabalho, serão preenchidos automaticamente, de acordo com os dados do contrato deste colaborador, trazendo informações referentes à última movimentação do colaborador substituído, registradas no módulo Administração de Pessoal.

Importante

Mesmo que um colaborador já tenha sido informado como substituído em outra Requisição de Pessoal e/ou Vaga, caso a mesma já esteja concluída, será possível selecionar o colaborador novamente em uma nova Requisição de Pessoal ou Vaga de substituição.

Ou seja, será apresentado um bloqueio na seleção do colaborador, somente se a Requisição de Pessoal e/ou Vaga na qual ele já foi informado como substituído ainda estiver em andamento.

Caso seja necessário realizar esse bloqueio para requisições de pessoal já Concluídas, é necessário realizar a ativação dos recursos para o papel do usuário que irá abrir a requisição. Acesse os papéis e permissões para realizar essa ativação.

Ainda pelo link acima é possível validar somente requisições abertas para o mesmo colaborador no mesmo posto, ou seja, será validado somente requisições (Em Andamento, Suspensas e Concluídas) para o mesmo colaborador dentro do mesmo posto de trabalho.

Campo Localidade

Neste campo será preenchido automaticamente, com base na Cidade/Estado da filial do recrutador ou da pessoa solicitante, pois, em praticamente 100% dos casos, esta é a localidade para a qual a vaga deverá ser aberta. Este comportamento também influenciará no cadastro da vaga, quando o RH for abrir uma vaga em nome de algum gestor.

Campo Quantidade de vagas

O preenchimento do campo Quantidade de vagas deve ser realizado de acordo com o motivo da abertura da vaga, as quais podem ser:

Guia Contrato de trabalho

Na guia Contrato de trabalho são apresentados os seguintes campos:

Importante

Guia Aderência

Na guia Aderência é possível registrar as palavras-chave (tags), bem como selecionar as categorias do currículo onde elas devem ser consideradas. As tags servirão como fonte de pesquisa e consideradas no cálculo de aderência, a fim de apresentar os candidatos mais aderentes à cada vaga. A busca das palavras-chave é realizada considerando as seguintes informações do currículo por categoria:

O cálculo de aderência é realizado considerando um montante de 100%, atribuindo a mesma porcentagem para cada palavra-chave. Por exemplo, se o Gestor optou por cadastrar 4 tags na categoria Experiência profissional, cada uma valerá 25% de um total de 100%. Assim, se o candidato tiver 2 das 4 palavras-chave, a sua aderência será de 50% para a vaga.

Caso ele tenha cadastrado tags para mais de uma categoria, como Experiência profissional e Idiomas, o total de 100% da aderência será dividido por categoria, e, da mesma forma, para a quantidade de palavras-chaves relacionadas. Desta forma, a Experiência profissional e Idiomas valerão 50% cada uma. Se cada uma destas duas categorias tiver 5 tags cadastradas, cada palavra-chave valerá 10%.

O resultado do cálculo de aderência pode ser visualizado em: Gerenciamento de vagas > Triagem > Candidatos encontrados > guia Aderência. Por padrão, os candidatos encontrados são apresentados por ordem de aderência, da maior para a menor.

Observação

A utilização da aderência no sistema não é obrigatória para a solicitação de uma requisição de pessoal.

Editar requisições de pessoal

É possível editar somente as requisições de pessoal na situação Rascunho. Para alterar a faixa salarial e demais dados das requisições em andamento pelas telas de Acompanhamento de processos e Minhas pendências é necessário que sejam configurados os passos da aprovação nos quais a alteração estará disponível.

Observação

As informações sobre as requisições de pessoal são consolidadas, independente da versão do módulo. Isso significa que o sistema apresenta os dados, na versão atualizada, considerando também o que foi informado na versão original do módulo, anteriormente intitulado de Gestão do Recrutamento.

Este artigo ajudou você?