Dados complementares - Gestão de Departamento Pessoal

Informar os dados complementares do colaborador

  1. Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Se esta for uma nova admissão, você precisa primeiro adicionar o colaborador no sistema.

    Caso contrário, se estiver alterando os dados para um colaborador existente, clique em Opções ao lado do cadastro desejado e selecione Editar.
  3. Clique na guia Complementares. Esta guia está dividida em agrupadores para preencher diferentes tipos de informações.

    Veja a seguir como preencher cada agrupador:

Aposentadoria

As informações complementares de aposentadoria servem para que o sistema gere corretamente os valores para algumas obrigações, como por exemplo:

Fazer definições de aposentadoria do colaborador

Na guia Complementares, informe o tipo de aposentadoria. O tipo selecionado determina quais campos são exigidos ou desabilitados na tela.

A data de aposentadoria a ser utilizada na geração da Rais será o dia anterior ao informado na data de início, desde que o tipo de aposentadoria seja um dos seguintes:

Esta informação somente será demonstrada na Rais para os colaboradores com data da aposentadoria posterior à data de admissão. Os colaboradores admitidos na empresa que já são aposentados não terão esta informação demonstrada na Rais.

Observação

As informações de aposentadoria são exigidas somente quando o tipo de contrato for Aposentado.


Vale-transporte

Segundo a lei 7.418 de 16/12/1985, todo empregado terá direito a receber antecipadamente o vale-transporte para deslocamento ao trabalho.

Incluir um vale-transporte para o colaborador

Na guia Complementares, informe se o vale-transporte será necessário para o deslocamento de sua residência ao trabalho, e vice-versa.

Para isso, selecione as opções de escala e ponto de embarque que o colaborador vai usar.

Observação

Para incluir o vale-transporte para o colaborador, é preciso que todos os dados de transporte estejam previamente cadastrados.

Sempre que surgirem novas linhas de transporte que um colaborador ativo no benefício passará a utilizar, você precisará cadastrá-las também. Isto é necessário para atender o percurso utilizado pelo colaborador.


Saúde e segurança

Este agrupamento permite registrar as datas dos exames médicos ocupacionais do colaborador. Esta informação pode ser usada para auxiliar nos processos da gestão da saúde dos trabalhadores.

Para preencher as datas, acesse a guia Complementares na tela de admissão e informe a data em que ocorreu o último exame médico e a data do próximo exame.


Plano de saúde

Você pode fornecer os dados de plano de saúde atribuído para o colaborador.

Na guia Complementares, forneça os detalhes do plano de saúde que o colaborador possui, como o tipo do plano e número de matrícula junto à operadora do plano, entre outras informações.

Estes dados são informativos e não interferem em cálculos ou descontos no pagamento. Se deseja definir valores e verbas específicas a serem lançadas na folha do colaborador, você tem a opção de usar o lançamento de eventos..

Observação

Os dados de plano de saúde preenchidos aqui não têm relação com os dados de assistência cadastrados no módulo Benefícios e Tarefeiros do HCM XT. Ou seja, os dados de plano de saúde não são integrados entre estes módulos.


Ponto

Na guia Complementares, indique se existem marcações realizadas por este colaborador que devem ser eliminadas e, caso existam, em quais casos isto deve ocorrer.

Se a empresa utilizar crachás, preencha também a identificação do crachá do colaborador. Esta identificação deve ser um código de até 12 posições.

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