Escala e horários - Gestão de Departamento Pessoal
Por meio das escalas de horários, o sistema gera automaticamente as horas/mês dos colaboradores, dispensando a necessidade de informá-las a cada processamento da folha de pagamento.
A atribuição de escalas de trabalho aos colaboradores determina seus turnos, horários de sábado, revezamento, entre outras informações. Com elas o sistema irá gerar automaticamente as horas a pagar ao colaborador, inclusive adicionais noturnos e o Descanso Semanal Remunerado (DSR).
A vantagem de utilizar escalas horárias está no tratamento dos horários mistos (parte noturna e parte diurna) com o adicional noturno apurado proporcionalmente pelo sistema, inclusive com adicional noturno no DSR.
Informar uma escala durante a admissão
- Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
- Se esta for uma nova admissão, você precisa primeiro adicionar o colaborador no sistema.
Caso contrário, se estiver alterando os dados para um colaborador existente, clique em Opções ao lado do cadastro desejado e selecione Editar. - Clique na guia Horário e atribua uma escala e uma turma para o colaborador.
Os horários compõem a escala de trabalho do colaborador, que poderá ter vários horários dentro de uma única escala.
Opcionalmente, é possível usar o recurso de turmas de intervalo, se assim for definido pela organização.
Observação
Somente as escalas pertencentes à empresa do colaborador estarão disponíveis para seleção.
Alterar a escala de um colaborador
- Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
- Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos contratuais.
- Acesse a guia Escala e clique em Alterar para cadastrar uma nova escala.
Nesta guia você pode também visualizar ou excluir registros do histórico de escalas do colaborador. - Forneça a data de início do novo histórico e defina as turmas de escala (para revezamento) e as turmas de intervalo, e clique em Salvar.
Observação
Somente as escalas que pertencem à empresa do colaborador estarão disponíveis para seleção.
Para alterar a escala do colaborador:
- o colaborador não pode estar demitido
- a escala e turmas informadas precisam ser compatíveis com seu posto de trabalho
- o período de cálculo da folha não pode estar encerrado
Para excluir a escala do colaborador:
- o colaborador não pode ter uma escala com histórico em aberto, isto é, um registro com data de início posterior à data de término do registro anterior
- a escala a ser excluída não pode ser a inicial (registrada na admissão do colaborador)
- as informações relacionadas à escala anterior precisam continuar compatíveis com seu posto de trabalho
- o período de cálculo da folha não pode estar encerrado