Natureza de despesa - Gestão de Departamento Pessoal
No Gestão de Departamento Pessoal, a natureza da despesa do colaborador pode representar uma divisão contábil (custo) dentro da folha de pagamento, por exemplo: no mesmo centro de custo "001 - Produtivo", pode haver colaboradores divididos entre natureza de despesa "01 - Direta" e "02 - Indireta".
Dependendo da necessidade da organização, esta divisão influenciará nos processos de contabilização. Além disso, a natureza é um dos elementos que podem compor o grupo de características de um posto de trabalho.
Alterar uma natureza da despesa
Este é o procedimento para a movimentação de um colaborador que já foi admitido.
Para saber como informar dados contratuais em um novo cadastro, veja o procedimento da admissão.
- Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
- Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos contratuais.
- Acesse a guia Natureza da despesa e clique em Alterar para cadastrar um novo cargo no histórico.
Nesta guia você pode também consultar ou excluir registros do histórico de naturezas atribuídas ao colaborador. - Forneça a data de início do novo histórico, identifique a nova natureza e clique em Salvar.
Para alterar a natureza de despesa do colaborador:
- a natureza informada precisa ser compatível com seu posto de trabalho e diferente da natureza atual
- o colaborador não pode estar demitido
Nota
Se a natureza da despesa estiver definida como uma característica do posto de trabalho do colaborador, a natureza só poderá ser alterada na guia Posto de trabalho.
Caso contrário, o botão Alterar estará disponível na guia Natureza da despesa, para incluir um novo histórico.
Para excluir a natureza de despesa do colaborador:
- ele não pode ter uma natureza com histórico em aberto, isto é, um registro com data de início posterior à data de término do registro anterior
- a natureza a ser excluída não pode ser a inicial (registrada na admissão do colaborador)
- as informações relacionadas à natureza anterior precisam continuar compatíveis com seu posto de trabalho
- o período de cálculo da folha não pode estar encerrado