Sindicato - Gestão de Departamento Pessoal

Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes. Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.

Os salários, os tempos de descanso, as férias, a capacitação e as licenças (como maternidade e por doença) são algumas das condições que os sindicatos laborais devem acordar com o sindicato patronal.

Informar um sindicato durante a admissão

  1. Enquanto estiver adicionando um novo colaborador no sistema, clique na guia Sindicato.
  2. Escolha o sindicato ao qual o colaborador pertence.
  3. Marque as caixas de seleção aplicáveis (exemplo: informar se o colaborador é sindicalizado ou não).

Estas definições impactam diretamente na folha de pagamento, pois vão causar o desconto da mensalidade sindical, caso o colaborador seja optante desta contribuição.

Notas

Alterar o sindicato de um colaborador

  1. Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos contratuais.
  3. Acesse a guia Sindicato e clique em Alterar para cadastrar um novo registro no histórico.

    Nesta guia você pode também visualizar ou excluir registros do histórico de sindicatos aos quais o colaborador está associado.
  4. Forneça a data de início do novo histórico e selecione o novo sindicato.
  5. Se o colaborador estiver trocando de sindicato mandatário, escolha o novo sindicato e marque as caixas de seleção que se aplicam ao novo histórico.
  6. Informe se o colaborador é sindicalizado ou não. Esta indicação impactará diretamente na folha de pagamento pois, se aplicável, poderá sofrer o desconto da mensalidade sindical caso o colaborador seja optante desta contribuição.

    Observação

    Dependendo de como a organização definiu o sindicato em questão, o colaborador poderá ter este desconto mesmo que não seja sindicalizado.

  7. Por fim, clique em Salvar.

Nota

O colaborador pode estar vinculado a mais de um sindicato, porém somente o primeiro registro do histórico será considerado o seu sindicato mandatário (principal).

Incluir um histórico de contribuição sindical

  1. Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de Departamento Pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos eventuais.
  3. Na guia Contribuição sindical, faça as definições necessárias.

Cada colaborador deve ter um indicativo sinalizando se deseja ter a contribuição sindical descontada da sua folha ou não, uma vez que ela se tornou opcional com a Reforma Trabalhista de novembro de 2017.

Por causa desta flexibilidade, o indicativo de contribuição é mantido de forma histórica no sistema.

Informações adicionais sobre a contribuição sindical

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